30.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área de lazer em terraço, com piscina, estofados e paisagismo
Mesmo pequena, área de lazer pode ter móveis e piscina para relaxar e receber (Projeto: Leandra de Conto / Foto: Renata Salles

14 dicas para montar a sua área de lazer pequena

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.01.2024
Entenda como otimizar o espaço e conquistar uma área de lazer pequena, bonita e funcional. Confira ideias para não errar na reforma ou construção
minutos de leitura

Deixar uma área de lazer pequena, bonita e funcional é um desafio que pode se transformar em uma expressão de criatividade. 

Seja na varanda descoberta, no terraço tipo laje ou em qualquer cantinho externo, otimizar o espaço é a chave para criar um refúgio aconchegante.

No entanto, há outras dicas que podem tornar a área de lazer pequena mais interessante. Tudo vai depender das suas preferências e do estilo que quer seguir.

Para você entender melhor, reunimos algumas ideias na sequência. É só continuar a leitura!

Como projetar uma área de lazer pequena

Áreas de lazer pequenas englobam desde varandas até terraços. Portanto, estamos nos referindo a espaços ao ar livre que podem ser aproveitados para momentos de relaxamento e convívio.

Embora não tenha uma metragem muito grande disponível, você pode ter um ambiente belo e útil, seguindo as dicas que apresentamos a seguir.

Leia também:

1. Prefira revestimentos que ampliem visualmente o espaço

Área de lazer com piscina encostada no muro, espreguiçadeiras e paisagismo
Cores claras ajudam a ampliar área de lazer pequena (Projeto: Artemis Fontana Arquitetura)

Para começar, nada melhor do que os revestimentos. Afinal, eles funcionam como uma espécie de base para todo o ambiente.

No caso de uma área de lazer pequena, escolha produtos que proporcionem sensação de amplitude. Pisos claros e materiais reflexivos são boas opções para aproveitar cada centímetro.

2. Integre ambientes

Varanda integrada à sala de estar, com madeira predominando na decoração
Ambientes integrados ajudam otimizam os espaços (Projeto: Pietro Terlizzi / Foto: Guilherme Pucci)

Quando você tem pouco espaço à disposição, a principal dica é otimizar, concorda? Então, que tal fazer a integração dos ambientes interno e externo?

Projetos in and out são ótimos para dar sensação de amplitude. Além disso, eles incentivam a interação entre as pessoas que estão dentro e fora de casa.

Uma dica é utilizar o mesmo revestimento nos dois ambientes. Ao proporcionar a impressão de continuidade, você consegue fazer com que os espaços pareçam visualmente maiores.

Entretanto, fique de olho em um detalhe importante: o acabamento do produto. Em áreas internas, é possível usar mais opções, incluindo o polido, que tem superfície brilhante.

Por outro lado, em ambientes externos, o recomendado é utilizar revestimentos que ajudem a evitar deslizamentos.

Se for um espaço coberto, como uma varanda, o acabamento natural já é suficiente. Porém, se a área de lazer for aberta, você precisa optar pelo EXT.

Fabricantes como a Portobello já oferecem o mesmo revestimento com acabamentos diferentes, o que ajuda a manter essa continuidade entre os ambientes.

Inclusive, a marca lançou o acabamento TACT, que pode ser utilizado tanto dentro quanto fora de casa. Vale a pena considerar!

3. Planeje a iluminação da área de lazer pequena

Muitas vezes, o projeto de iluminação é negligenciado em reformas e construções. No entanto, ele pode fazer toda a diferença nos espaços, sobretudo quando falamos de uma área de lazer pequena.

Invista em luzes direcionadas e pontos focais para criar uma atmosfera convidativa durante a noite, tornando o ambiente utilizável mesmo após o pôr do sol.

Isso é possível por meio de iluminação embutida no teto ou nas paredes. Assim, você evita ocupar espaço com luminárias.

4. Selecione cores claras para dar amplitude

Escolha cores claras para paredes e móveis. Tons como branco, bege e cinza-claro ajudam a dar a sensação de amplitude à área de lazer pequena.

Contudo, nada impede de usar outras tonalidades para compor a decoração do espaço. Ao escolher um revestimento amadeirado, por exemplo, uma dica é dar preferência à reprodução de madeira clara.

Nessa linha, se você optar por instalar uma piscina, prefira também os revestimentos claros e brilhantes para o interior do tanque. Isso porque o material reflete a luz e cria a ilusão de amplitude.

5. Escolha o tipo de cobertura

Pergolado em área de lazer, rodeado por paisagismo
Pergolado é opção que leva charme à área de lazer (Projeto: Nor Arquitetura)

Utilize pergolados, toldos retráteis ou até mesmo ombrelones para proteger a área externa da ação do tempo ou proporcionar um charme extra a ela.

6. Adote móveis funcionais para otimizar o espaço

Área de lazer pequena em cobertura, com estofados, mesinhas, bancos e biombo
Banco pode servir de mesa e ainda se encaixar abaixo de bancada (Projeto: Thiago Patrício da Silveira)

Opte por móveis dobráveis, empilháveis ou modulares, adaptando-se às dimensões do ambiente e permitindo diferentes arranjos conforme a necessidade.

É possível encontrar mesas, cadeiras e espreguiçadeiras assim. Quando não estiverem em uso, você pode dobrar ou empilhar, liberando área.

Esse tipo de móvel ainda é capaz de servir para mais de um propósito. Por exemplo, bancos com espaços de armazenamento interno. Dessa forma, dá para eliminar o excesso de mobiliário e objetos.

Outro ponto para ficar de olho é o material desses móveis. Para garantir uma boa durabilidade, invista em peças de alumínio, além de fibras sintéticas e tecidos impermeáveis.

7. Invista em armários embutidos

Outra dica relacionada aos móveis para uma área de lazer pequena é investir naqueles que possam ser embutidos. 

Afinal, eles ocupam menos espaço e permitem manter o local organizado, uma vez que dá para guardar itens como utensílios de churrasco ou acessórios de piscina.

8. Considere os móveis suspensos

Dê preferência a móveis suspensos, como balcões ou prateleiras, para manter o piso livre e criar uma sensação de leveza. Isso também é interessante porque facilita a limpeza.

Pensando no conforto, uma dica é instalar balanços e redes de descanso, que dão um charme, mas sem ocupar muito espaço.

9. Aposte no paisagismo

Piscina pequena em área de lazer, rodeada por plantas
Plantas deixam os ambientes mais aconchegantes (Projeto: Tadu Arquitetura)

Adorne a área de lazer com plantas de pequeno porte, que podem aparecer em vasos no piso, suspensas ou, até mesmo, sobre os móveis.

Considere ainda um jardim vertical, trazendo frescor e vida ao ambiente. Essa opção é interessante porque não ocupa espaço. Portanto, é ideal para varandas e terraços, por exemplo.

10. Componha a decoração com objetos bonitos e funcionais

Escolha objetos que agreguem personalidade e aconchego, como lanternas, tapetes, almofadas e esculturas, transformando a área de lazer em um reflexo do seu estilo.

Outra estratégia nessa linha é incorporar espelhos, de modo a refletir a luz e criar a ilusão de um espaço maior.

11. Decore com cortinas leves

Principalmente quando falamos de ambientes in and out, é interessante optar por cortinas leves e translúcidas.

Basicamente, elas permitem a passagem de luz, proporcionando privacidade, mas sem sacrificar a luminosidade. 

Aliás, a iluminação natural pode ajudar a deixar o espaço visualmente mais amplo, além de gerar sensação de bem-estar.

Cortinas também são bem-vindas em varandas fechadas com vidro e pergolados ao melhor estilo SPA ou resort.

12. Tenha um espaço gourmet na área de lazer

área de lazer com pequena cozinha com churrasqueira
Pequena cozinha com churrasqueira deixa espaço de lazer mais convidativo (Projeto: Degradê Arquitetura e Interiores)

A área de churrasqueira tende a ser uma das mais usadas, quando pensamos em espaços voltados para a diversão e o relaxamento.

Ainda que você tenha pouca metragem à disposição, é possível ter uma área de lazer pequena e funcional.

Nesse sentido, algumas medidas ajudam a aproveitar melhor cada centímetro, como é o caso dos formatos em "L" ou "U".

Uma bancada de cozinha americana ainda integra os espaços, otimizando ao permitir a inclusão de armários, prateleiras e, claro, bancos e banquetas para refeições rápidas.

Além disso, se você for amante de um bom churrasco, escolha churrasqueiras compactas, integrando a gastronomia ao ambiente.

13. Instale piscina, hidromassagem ou ofurô para relaxar

Piscina de vidro encostada na parede em cobertura
Piscina no canto é opção para aproveitar melhor os espaços (Projeto: Conceito N)

Quando pensamos em área de lazer, um dos itens que costuma vir logo à cabeça é a piscina. E, ainda que haja pouco espaço, é possível aproveitar com a ajuda de alguns artifícios.

A piscina encostada no muro, por exemplo, otimiza a área de lazer pequena. Outra ideia é o modelo redondo, que pode aparecer sobre um deck. 

Aliás, para ter um espaço realmente prático, prefira o porcelanato que reproduz madeira, evitando manutenções frequentes do material natural.

Vale mencionar ainda outras opções, como banheiras de hidromassagem e ofurôs. Essas são alternativas mais compactas, ideais para quem quer aproveitar melhor a metragem disponível.

Ter uma sauna também pode ser interessante. Dá para construir uma ou comprar um modelo pronto, que é compacto e proporciona momentos de descanso para você, a sua família e os seus convidados.

14. Complete com cascata e chuveiro

Nem sempre é possível incluir uma piscina ou banheira no projeto. Principalmente no caso de apartamentos e terraços, pode ser que o prédio não conte com a estrutura necessária para a instalação.

No entanto, há outras alternativas a se considerar para se refrescar nos dias quentes, sem ocupar tanto espaço na área de lazer pequena.

Estamos falando de opções como cascatas e chuveiros. Verticais, eles podem ficar em um cantinho aconchegante, com plantas e, até mesmo, um local para se sentar e aproveitar.

Em resumo, criar uma área de lazer pequena é um convite à inovação e à otimização. Com escolhas inteligentes e soluções multifuncionais, é possível transformar até os espaços mais modestos em oásis de conforto e beleza.

Continue aqui no Archtrends e saiba mais sobre arquitetura e decoração. Que tal começar vendo inspirações de casas com piscina?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

14 dicas para montar a sua área de lazer peq...

14 dicas para montar a sua área de lazer pequena

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies