Terraço: uma grande tendência em projetos de arquitetura
Após a eclosão da pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a valorizar mais os espaços ao ar livre nas residências, tendo em vista que é necessário passar muito tempo em casa. Esse é um dos fatores que impulsionaram a tendência de aproveitar o terraço em projetos de arquitetura.
Afinal, esse ambiente é ideal para tomar um banho de sol, descansar, ler um bom livro, reunir os amigos para conversar, praticar exercícios físicos e até mesmo ficar sozinho sentado, observando a paisagem e refletindo sobre a vida.
Pensando nisso, resolvemos preparar este artigo para que você possa saber mais sobre o terraço e se inspirar para desenvolver belos ambientes nesse tipo de espaço. Acompanhe!
O que é e para que serve o terraço
O terraço pode ser definido como uma área externa elevada, aberta e plana. Nas edificações, trata-se da estrutura que fica na parte de cima da construção. Dependendo do local onde o empreendimento se localiza, a vista pode ser espetacular.
O uso do terraço em projetos acontece há muitos séculos, tendo sido encontrados registros em construções de civilizações antigas, como o Império Romano e o Império Grego. No Brasil, ele também é usado há bastante tempo.
Acima, você pode observar uma pintura feita em 1816 pelo artista Nicolas-Antoine Taunay, que pintou frades em um terraço observando o mar e a paisagem da cidade do Rio de Janeiro.
É interessante se atentar para a diferença entre terraço, varanda e sacada. O primeiro, conforme explicamos, fica na parte de cima das edificações, no espaço que também é conhecido como laje.
A varanda, por sua vez, é considerada uma extensão da casa e, geralmente, fica na parte da frente da edificação ou interligada a um cômodo de entrada. Por conta da continuidade, esse espaço é muito utilizado para fazer churrasqueiras e áreas gourmet, se tornando uma parte da cozinha, por exemplo.
Já a sacada não segue o alinhamento da parede. Esse espaço, na maioria das vezes, é ligado às janelas ou às portas, dando a impressão de que a pessoa está saindo do apartamento quando vai até ela. É um local ideal para sentar e descansar, visualizando a vista da rua.
Como projetar um terraço
Ao projetar um terraço, a primeira coisa a ter em mente é o tamanho do espaço. É preciso prestar atenção nisso para que a área não seja computável.
Segundo o artigo 108 do Código de Edificações (COE), o terraço deve ter uma área máxima de 5% da área dos terrenos. Esse limite se aplica por pavimento.
Além disso, o terraço não pode abrigar funções essenciais para a unidade. Ou seja, não é permitido fazer um banheiro nesse espaço, por exemplo. Ele deve pertencer a um ambiente de permanência, como uma sala de estar ou uma área para repouso.
É importante ter isso em mente para evitar complicações ao elaborar as plantas dos ambientes com terraços e não ter problemas com as prefeituras e os órgãos fiscalizadores.
No que se refere ao fechamento, o terraço pode ter uma espécie de muro, cerca ou até mesmo uma parede de vidro. Isso é importante, sobretudo, para manter a segurança.
Para o piso do terraço, assim como as paredes, uma opção interessante é o porcelanato. Esse tipo de revestimento é seguro e de fácil manutenção, além de permitir que você imprima diversos estilos no ambiente.
Ao escolher o porcelanato para o terraço, uma boa prática é optar pelos que têm acabamento EXT, que são ideais para ambientes externos. Eles possuem características antiderrapantes e, por conta disso, evitam quedas.
Sobre a decoração do terraço, você pode inovar ou seguir o estilo adotado no restante da construção, de acordo com o gosto dos moradores.
Também é uma boa ideia apostar em plantas, para dar um ar ainda mais agradável e de proximidade com a natureza. Até mesmo piscinas podem fazer parte do terraço.
Quais são as vantagens do terraço para os projetos residenciais
Ter um terraço em casa proporciona diversas vantagens para os moradores. Veja algumas das principais.
Dispor de um espaço para plantar
Quem gosta de cultivar flores e folhagens ou até mesmo ter uma horta para plantar temperos, frutas e verduras pode aproveitar o terraço para essa finalidade.
Essa é uma excelente maneira de ficar próximo à natureza, mesmo vivendo em um grande centro urbano, por exemplo.
Contar com uma vista privilegiada
O terraço fica em pontos altos da edificação. Por isso, ele costuma proporcionar uma vista privilegiada, principalmente em cidades onde a paisagem urbana é agradável.
A vista também é linda em cidades litorâneas ou que têm grandes rios e paisagens naturais, já que é possível contemplar a beleza da região.
Ter um espaço para atividades de lazer
Você pode utilizar o terraço para realizar diversas atividades de lazer, como se reunir para conversar com os amigos, relaxar ao ar livre, fazer churrascos e outras celebrações familiares, como festas de aniversário.
Quais são os principais cuidados que devem ser tomados nesse espaço
Ao projetar e decorar um terraço, também é importante ter alguns cuidados básicos. Veja, a seguir, os principais deles.
Preste atenção na escolha da mobília
Ao escolher a mobília dos terraços, é fundamental optar por materiais que tenham bastante resistência. Peças de plástico, acrílico, alumínio e fibras sintéticas são as mais indicadas.
Caso use guarda-sóis, cortinas, tapetes ou qualquer produto de tecido no local, o ideal é que sejam escolhidos materiais impermeáveis.
Lembre-se que, por ser total ou parcialmente aberto, o terraço é um espaço que fica vulnerável às variações climáticas, como as chuvas e os ventos. Por isso, a durabilidade é necessária.
Capriche na escolha do piso
O piso precisa ser seguro e prático de limpar.
As pedras naturais e as madeiras são usadas com frequência, mas essas opções são mais difíceis para fazer a manutenção. Além disso, podem manchar ou estragar com facilidade.
O porcelanato é uma das melhores opções para o piso do terraço, conforme explicamos anteriormente, principalmente os que são projetados para uso em ambientes externos.
Avalie a construção de uma cobertura
A cobertura total ou parcial é opcional nos terraços. Analisar a posição solar do ambiente, assim como as características climáticas da região, é o mais indicado para escolher a melhor alternativa.
Recomenda-se que se tenha um espaço que produza sombra no verão e amenize a ação dos ventos frios em regiões onde o inverno é mais rigoroso. Inclusive, os solários podem ser construídos nesse local.
Certamente, o terraço é uma excelente opção para os projetos de arquitetura, tendo em vista as vantagens que ele proporciona para os moradores. Aproveitar as belezas naturais é algo que sempre deve ser considerado para dar mais qualidade de vida aos usuários dos espaços.
Além dos terraços, uma boa maneira de aproveitar os recursos naturais é apostar na iluminação zenital. Saiba mais em nosso artigo que trata desse assunto!