15.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Philippe Starck se destaca por atuar em diversas áreas do universo criativo (Foto: jikatu)

Philippe Starck: referência em design leve e contemporâneo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.03.2021
Neste artigo, saiba mais sobre a vida e o trabalho do renomado arquiteto e designer francês Philippe Starck, que assina projetos no mundo inteiro!
minutos de leitura

"Subversivo, ético, ecológico, político, humorístico… É assim que vejo o meu dever profissional", diz Philippe Starck. O arquiteto e designer francês é uma referência quando falamos em design leve e contemporâneo. Para ele, o mundo não precisa de novos produtos, mas sim de novas soluções.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Profissional de renome, quando falamos em arquitetura e design, Starck se destaca pela ampla variedade de projetos nos quais esteve à frente. Ele tem em seu currículo criações como hotéis, restaurantes, bares, clubes, móveis, coleções de malas e até mesmo iates.

Apaixonado pelo seu trabalho, o profissional diz que tem a capacidade de desenhar uma cadeira em poucos minutos e que precisa de apenas um dia e meio para projetar toda a decoração de um hotel.

Sem dúvida, Starck é uma grande referência para qualquer profissional da arquitetura e do design, concorda? Foi por isso que desenvolvemos este artigo, que pretende servir como inspiração para os seus projetos. Siga a leitura!

A vida pessoal e profissional de Philippe Starck

A maior inspiração de Starck é o pai, que foi engenheiro aeronáutico
A maior inspiração de Starck é o pai, que foi engenheiro aeronáutico (Foto: dumpsterdriver)

Philippe Starck nasceu em Paris, em 18 de janeiro de 1949. Ele é filho de um engenheiro aeronáutico que desenhava aviões para empresas. Vendo o pai sempre criando coisas novas, ele teve o seu instinto criativo explorado desde pequeno.

O pai de Starck também passou uma lição primária para o filho: tudo deve ser organizado com elegância e rigor, tanto nas relações humanas quanto na visão conclusiva que preside sobre cada gesto criativo.

Para ele, essa é a filosofia que permite a criatividade benéfica para todos e faz com que o trabalho seja desenvolvido com entusiasmo implacável, até os detalhes.

Motivado a seguir uma carreira criativa após concluir a escola, Starck ingressou nos cursos de Arquitetura e Design da École Nissim de Camondo, em Paris.

Foi durante a faculdade que ele projetou uma estrutura inflável, com base na ideia de materialidade, que refletia o seu interesse em espaços da vida.

Anos depois, ele fundou a sua primeira empresa de design industrial, a Starck Product, que mais tarde passou a se chamar Ubik, em homenagem ao famoso romance de Philip K. Dick.

Em 1983, Starck ganhou projeção mundial quando foi escolhido por François Mitterrand, ex-presidente da França, para decorar o Palácio do Eliseu, a residência oficial da presidência do país.

Os prêmios recebidos pelo profissional

Ao longo da carreira, Starck recebeu muitos prêmios pelos seus projetos
Ao longo da carreira, Starck recebeu muitos prêmios pelos seus projetos (Foto: Natasa Borenovic)

No decorrer de sua carreira, Philippe Starck foi agraciado com vários prêmios.

Entre eles está o Prêmio Eco Design, que ele recebeu em 2012, quando projetou uma lata de lixo 100% reciclada, feita com plástico vegetal.

Ainda em 2012, o designer recebeu o prêmio Best of CES por ter desenvolvido um fone de ouvido sem fio, com painel de controle sensível ao toque e reconhecimento de gestos.

Como decorador, Starck também foi premiado. Em 2011, ele recebeu o Prêmio Design de Interiores da Feira Domotex de Hannover, por ter apresentado um projeto de decoração para uma casa usando produtos da Fletco, empresa dinamarquesa que produz carpetes.

O profissional, que projeta embarcações, recebeu prêmios nessa área. Em 2002, por exemplo, o seu projeto batizado de Wedge II foi considerado o melhor barco do ano.

Já em 2009, na Feira Marítima de Cannes, ele recebeu o prêmio de Design de Iate Exterior Mais Inovador pelo seu projeto chamado de "A", uma embarcação discreta e ecológica, inspirada no ritmo das ondas e na forma de um peixe.

As principais obras de Philippe Starck

"Se não há visão humana, social ou amorosa, um projeto não tem legitimidade para existir", afirma Philippe Starck. E é isso que o renomado profissional deseja passar ao desenvolver um novo trabalho.

Os projetos de Starck se destacam nas mais diversas áreas e são tantos que seria praticamente impossível citar todos. Por isso, escolhemos alguns dos principais, para que você possa conhecer e se inspirar.

Hotel Rosewood

Na Cidade Matarazzo, Starck é responsável pela decoração do Hotel Rosewood
Na Cidade Matarazzo, Starck é responsável pela decoração do Hotel Rosewood (Foto: Ruy Teixeira)

O Hotel Rosewood é o coração da Cidade Matarazzo, complexo desenvolvido pelo empresário Alexandre Allard que deve se tornar um novo símbolo da cidade de São Paulo.

Philippe Starck foi convidado para projetar esse empreendimento, que deve ser um dos mais luxuosos hotéis da América Latina.

Para a execução do projeto, o designer tem a missão de usar somente materiais nacionais e contratar apenas fornecedores brasileiros.

Esse projeto de grande magnitude, inclusive, foi apresentado no Archtrends Summit 2020.

Fasano Hotel

O famoso Fasano Hotel, no Rio de Janeiro, é um projeto de Starck
O famoso Fasano Hotel, no Rio de Janeiro, é um projeto de Starck (Foto: Starck)

O primeiro projeto de Philippe Starck no Brasil é o Fasano Hotel, um dos endereços mais fascinantes da orla de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Entre os atrativos do hotel está a piscina de borda infinita, que se debruça sobre a praia e tem como cenário o Arpoador, o Morro Dois Irmãos e o Corcovado.

Nesse projeto, Starck faz referência ao espírito da arquitetura e do design brasileiro das décadas de 1950 e 1960, homenageando a Bossa Nova.

Ma Cocotte Aux Halles

Starck projetou o restaurante Ma Cocotte Aux Halles, em Paris
Starck projetou o restaurante Ma Cocotte Aux Halles, em Paris (Foto: Starck)

Localizado em Paris, o Ma Cocotte Aux Halles é um restaurante com uma atmosfera calorosa e benevolente. Todo o espaço é formado por um parquet de madeira, totalmente coberto por tapetes.

Além disso, o local tem uma cozinha aberta, onde os frequentadores podem entrar para descansar e apreciar a vista da capital francesa.

Taschen Shop

A loja da editora Taschen tem um ar moderno e foi totalmente projetada por Starck
A loja da editora Taschen tem um ar moderno e foi totalmente projetada por Starck (Foto: Starck)

Philippe Starck também desenvolveu o projeto da Taschen Shop, loja pertencente à editora de mesmo nome, que publica livros dos mais diversos temas, como turismo, arquitetura e fotografia.

A loja se localiza em Nova York, considerada a capital cultural do mundo. Essa característica foi relevante para Starck no desenvolvimento do projeto.

L’avenue At Saks

Em Nova York, Starck também é responsável pela decoração do restaurante L'avenue At Saks
Em Nova York, Starck também é responsável pela decoração do restaurante L'avenue At Saks (Foto: Starck)

Também em Nova York, Philippe Starck desenvolveu a decoração de interiores do restaurante L'avenue At Saks.

Por ser especializado em culinária francesa, todo o projeto foi inspirado nas tendências da França da década de 1940.

O restaurante conta com um piso de madeira de carvalho escovado e tapetes macios, além de grandes vitrines de vidro.

O L’avenue At Saks fica localizado na Saks Fifth Avenue e já virou o queridinho de várias celebridades. É o caso da cantora Taylor Swift e da socialite Kim Kardashian, que já foram flagradas várias vezes no espaço.

A genialidade de Philippe Starck é algo sem precedentes! Ele se destaca em diversas áreas, alcançando grande êxito em todas elas.

É por isso que ele é uma das atrações convidadas para o Archtrends Summit 2021, evento que faz parte da programação Portobello durante a feira de revestimentos Expo Revestir, que este ano ocorre entre os dias 23 e 26 de março, pela primeira vez em um formato totalmente online.

Leia agora o nosso artigo que fala sobre a arquitetura exótica e os hotéis mais peculiares do mundo. Ele traz mais um exemplo de projeto desenvolvido por Philippe Starck.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Philippe Starck: referência em design leve e...

Philippe Starck: referência em design leve e contemporâneo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies