04.07.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Pergolado de madeira cheio de personalidade na área da piscina (Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)

Pergolado de madeira: dicas e 3 inspirações de projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.07.2022
Uma tendência em áreas de lazer, o pergolado de madeira deixa qualquer ambiente mais charmoso. Veja tudo o que você precisa saber sobre essa estrutura!
minutos de leitura

O pergolado de madeira nada mais é do que uma estrutura decorativa feita com vigas paralelas apoiadas em colunas. Costuma servir de suporte para plantas ou para criação de espaços de descanso mais convidativos em áreas como jardins, varandas e quintais.

Na maioria das vezes, os pergolados são construídos com madeira, mas também podem ser feitos de outros materiais, como metal, bambu e concreto.

Essas estruturas se tornaram bastante populares porque criam uma atmosfera de relaxamento, formando uma espécie de galeria no local onde são fixados.

De onde veio a ideia do pergolado de madeira?

A palavra “pérgola” tem origem no latim antigo, no termo “pergula”, que se refere a uma cobertura protetora. Na Itália, os pergolados são muito usados em varandas, como uma extensão da estrutura da casa ou em meio a jardins.

Por lá, eles estão sempre cheios de trepadeiras, que deixam o ambiente bonito e com um aspecto clássico, criando espaços perfeitos para receber os amigos, ler um livro, fazer refeições ou apenas para contemplar. Há ainda quem use o pergolado de madeira para criar uma espécie de cobertura para garagem.

As pérgolas têm uma rica história que data dos jardins da Itália do século 17, que evoluíram a partir de vinhedos amadeirados. Por volta dos séculos 18 e 19, elas estiveram em baixa, mas voltaram a ser uma forte tendência para quem busca opções estilosas para os ambientes externos.

A maioria dos pergolados de madeira tem sua cobertura aberta. No entanto, com o objetivo de oferecer abrigo para a chuva, alguns modelos podem ser cobertos por plantas trepadeiras, placas de vidro, policarbonato e outros materiais naturais.

A sofisticação dos pergolados de madeira

O pergolado de madeira imprime sofisticação ao ambiente não apenas por influenciar na iluminação como também pela possibilidade de agregar plantas ornamentais e flores à sua estrutura, compondo um lindo jardim.

Construir um não é complicado, já que ele é formado apenas por pilares e vigas vazadas. E vale dizer que podem ser colocados tanto em áreas externas quanto internas.

Além disso, funciona como uma ótima solução arquitetônica, pois cria áreas de transição com um efeito de sombra bem interessante.

Pergolado de estrutura metálica e estilo contemporâneo (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Embora as versões vazadas sejam mais conhecidas, os espaços entre as vigas podem ser cobertos por vidro ou policarbonato translúcido. Dependendo do uso do espaço, um pergolado de madeira coberto traz uma dose extra de funcionalidade.

Para quem gosta de ter um cantinho aconchegante e convidativo, o pergolado é excelente. Oferece inúmeras possibilidades, podendo ser colocado na lateral da casa, em frente a uma cozinha gourmet, na varanda e em diversos ambientes.

Composição harmônica da decoração com pergolado

É indicado inserir uma cobertura de fechamento superior no pergolado de madeira para os dias mais chuvosos. Ainda, ripamentos em madeira ou bambu também funcionam bem abaixo da cobertura, proporcionando um sombreamento para o ambiente.

Outras opções para deixar o pergolado de madeira mais interessante e charmoso são os tecidos fixados nas vigas, que criam uma espécie de forro em movimento. Também são usados forros em bambu, criando uma malha mais fechada, ótima pedida para aqueles que querem uma sombra extra.

Tecidos no pergolado criam um efeito diferenciado nesta cobertura (Projeto: Capponi Arquitetura)

“A madeira em si traz certo aconchego”, salienta a arquiteta Leila Bonjardim. Para ela, o pergolado de madeira é uma forte tendência, porque, hoje em dia, quem tem um pouco mais de espaço está em busca de um ambiente de lazer que tenha uma área verde.

“Para a maioria dos meus clientes, isso é quase uma exigência, então eles pedem um pergolado. A maioria deles é construída em áreas verdes, fazendo parte do jardim da residência. Eles também são construídos perto da piscina”, destaca Bonjardim.

3 inspirações de projetos com pergolado de madeira

Confira a seguir algumas ideias de uso do pergolado de madeira em diferentes espaços de lazer que ganham um charme a mais com revestimentos da Portobello:

1. Oásis de tranquilidade

Elementos naturais e artesanais que conectam as pessoas à natureza
(Projeto: Fabiana Ferré | Foto: Alessandro Gruetzmacher)

O objetivo da designer de interiores Fabiana Ferré foi criar um ambiente funcional, sustentável e, ao mesmo tempo, que convidasse as pessoas a contemplar o simples.

Nesse sentido, o pergolado de madeira surgiu como a solução perfeita para criar esse lounge, de 135m², que é um verdadeiro oásis de tranquilidade. Na busca pelo contato com a natureza, foram usados elementos naturais não apenas na cobertura da estrutura como também no restante da decoração.

Além disso, a harmonia do espaço fica por conta do paisagismo de estilo tropical formado por espécies nativas de plantas. E também pelo revestimento Marea da Portobello, com uma superfície cheia de movimento e que parece ter sido esculpida por um mestre artesão.

2. Coberturas integradas para festejar

Espaço convidativo e aconchegante demarcado pelo pergolado (Projeto: Gabriela Assaf)

Este projeto integrou duas coberturas para uma família que adora se reunir com os amigos e familiares. Por isso, tudo foi pensado nos mínimos detalhes para acomodar pessoas e criar ambientes propícios à interação.

Além de uma bela piscina, a arquiteta Gabriela Assaf adotou um pergolado de madeira que não é totalmente vazado, mas conta com uma cobertura parcial que ajuda a quebrar o sol.

Embaixo dele, foram colocados um banco, duas poltronas e algumas mesas de suporte. E, claro, uma deliciosa rede de descanso.

Não é apenas no pergolado que a madeira se faz presente. No chão, a arquiteta optou pelo revestimento Araucaria Clara, que reproduz a madeira e garante a funcionalidade que uma área externa precisa.

3. Pergolado com ofurô

Neste projeto, o pergolado ajudou a trazer um aconchego extra para quem desfruta do ofurô (Projeto: Daniele Costa)

Usar o pergolado de madeira sobre um ofurô é outra ideia interessante para quem está em busca de inspirações diferentes para áreas de lazer.

Neste projeto da arquiteta Daniela Costa, a estrutura contribui para criar uma atmosfera de relaxamento e ao mesmo tempo delimita o espaço do ofurô. Além disso, o jardim vertical ao fundo gera uma conexão com a natureza, propícia a espaços como esse.

O contraste entre os diversos elementos usados na decoração da área de lazer torna o espaço ainda mais harmônico. Isso tanto pelas cores das plantas quanto pelo azul do revestimento Barlavento Caribbean usado na piscina.

Cuidado com a sustentabilidade ao escolher o material para o pergolado

Assim como qualquer estrutura, o pergolado exige atenção em relação ao material que será usado. Para isso, é preciso levar em conta não só o tipo de aplicação como também o ambiente em que a estrutura ficará exposta.

No caso do pergolado de madeira, a recomendação é usar uma madeira adequada para ambientes externos. Ou seja, que seja resistente o bastante para aguentar os efeitos do sol e da chuva sobre ela.

Além da resistência, outros fatores devem ser avaliados, como o peso, a dureza e até mesmo a contração mecânica. Também é preciso verificar se a madeira deve receber algum tratamento para não ser prejudicada pela umidade ou atacada por pragas, como cupins e traças.

Se você é do tipo que se preocupa com o meio ambiente, não deixe de conferir a procedência da madeira que está adquirindo.

Pergolado de madeira para abrigar a área da churrasqueira (Projeto: Flavio Machado)

Mas sabia que existem alternativas ainda mais amigáveis?

É o caso, por exemplo, dos revestimentos de porcelanato, que também podem ser usados na construção de pergolados em áreas externas.

Em vez de fazer toda a estrutura com madeira, uma solução sustentável é construir vigas de concreto e revesti-las com porcelanato que reproduz a madeira. Além de conferir uma excelente sustentação e resistência, o efeito visual é bem parecido com o da madeira natural.

Fique sabendo que a Portobello oferece uma diversidade de revestimentos amadeirados perfeitos para áreas externas.

Não é à toa que hoje existem tantos projetos incríveis de área externas e até mesmo de deques amadeirados que trocaram a madeira pelo porcelanato. Afinal, em ambientes expostos ao sol e à chuva, a durabilidade da madeira acaba sendo baixa.

Piso amadeirado de porcelanato Pau Brasil Natural da Portobello (Projeto: Amanda Andrade)

E os benefícios dessa troca vão além da sustentabilidade.

Isso porque o porcelanato não demanda tanta manutenção e oferece uma funcionalidade melhor, já que não absorve tanto calor quanto a madeira. Dessa forma, permite que as pessoas possam caminhar sobre o piso descalças, sem se preocupar em queimar os pés. Tratando-se de áreas de lazer, todo mundo quer ficar o mais à vontade possível, não é mesmo?

Seja qual for a sua escolha e o estilo do projeto, certamente o pergolado de madeira ajudará a criar uma atmosfera bem gostosa para aquele cantinho especial.

Aproveitando o gancho dos espaços aconchegantes, o que acha de saber mais sobre a arquitetura da felicidade? O conceito se espalhou pelo mundo, ajudando a contribuir para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas!

Imagem de destaque: Pergolado de madeira cheio de personalidade na área da piscina (Projeto: Luceia Maria Molena Ambrozio)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pergolado de madeira: dicas e 3 inspirações...

Pergolado de madeira: dicas e 3 inspirações de projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ótimas opções de Pergolado
    Muito Boa a matéria... Muitos clientes tem duvidas do tipo de revestimento que combina com pergolado e aqui temos otimas dicas

  2. lindos demais amei, estou me preparando para fazer o meu pergolado de madeira em 2018, alias este é o meu sonho de consumo
    um alivio pro corpo alma e mente.

  3. Lindos percolados. Mas há um equívoco nessa reportagem: um pilar de concreto revestido de porcelanato não é mais resistente que um pilar de madeira de lei, está última possui resistência de 50 a 60 MPa, enquanto um concreto padrão possui resistência de 25 a 30 MPa. Ou seja, um pilar de concreto tem a metade da resistência de um pilar de madeira. O que não se deve fazer é enterrar o pilar de madeira, para que ele não apodreça com o tempo; ele deve ser fixado no concreto através de chumbadores de aço, tipo Parabolt, por exemplo.

  4. prezados.
    É simplesmente maravilhoso esse formato de acabamento em variados tipos de pastilha e outro acessórios apresentado pelos senhores.

  5. Olá Florisvaldo, tudo bem?

    Ficamos felizes que tenha gostado!
    Agradecemos o seu comentário. Volte sempre!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  6. Olá Lais,

    Agradecemos seu comentário! Iremos repassar ao time responsável!

    Qualquer coisa ficamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  7. Olá Aparecida, tudo bem?

    É incrível, o seu vai ficar encantador!

    Agradecemos a sua visita. Volte sempre!

    – Equipe Archtrends Portobello

  8. Olá, tudo bem?

    Ficamos felizes que você tenha gostado da nossa matéria, continue visitando o nosso Portal para ficar por dentro dos nossos conteúdos!

    – Equipe Archtrends Portobello

  9. Olá, tudo bem?

    Ficamos super felizes em saber que você gostou da nossa matéria e convidamos você a voltar ao nosso portal para ficar por dentro dos nossos novos conteúdos!

    – Equipe Archtrends Portobello

  10. Olá, Luiz!
    Ficamos bem felizes que você gostou das nossas dicas!
    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  11. Olá, Vera,

    A Portobello é uma empresa de revestimentos cerâmicos. Aqui no Archtrends Portobello publicamos artigos sobre tendências no universo da arquitetura e design.

    Para saber sobre revestimento Portobello, indicamos você falar com nosso consultor da loja mais próxima a você.

    Clique aqui e digite o nome da sua cidade para ver os contatos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies