07.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Rooftop é ideal para trazer descontração e relaxamento a ambientes urbanos (Projeto: MCP Arquitetura)

Rooftop: inspirações para uma área de lazer nas alturas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.07.2023
Você sabe o que é um rooftop? Veja aqui mais detalhes e inspirações para fazer o seu próprio espaço de lazer nas alturas
minutos de leitura

Uma área de lazer em um rooftop proporciona uma experiência única e diferenciada, e não é por acaso que esse tipo de ambiente se consolidou pelo mundo.

Se você deseja transformar sua área externa nas alturas em um espaço privilegiado e especial, descubra a seguir algumas inspirações para ter um rooftop incrível. Boa leitura!

O que é um rooftop?

Um rooftop é um espaço aberto, localizado no topo de um prédio, que é utilizado como área de lazer, convivência e entretenimento. 

rooftop residencial
Projeto de rooftop residencial tem vista 360° da cidade de Porto Alegre (RS) (Projeto: Seferin Arquitetura)

Esse tipo de espaço pode ser encontrado em diversos tipos de edifícios, como hotéis, restaurantes, bares, prédios comerciais e residenciais.

Além disso, normalmente, um rooftop é equipado com mobílias específicas para áreas externas, como cadeiras, mesas, guarda-sóis e espreguiçadeiras. Em alguns casos, pode incluir até mesmo jacuzzis e piscinas.

O intuito é proporcionar um ambiente descontraído e agradável, que permita apreciar a vista panorâmica da cidade e relaxar ao ar livre.

Atualmente, a ideia de rooftop vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente em grandes cidades, como Nova York e São Paulo, onde a presença de áreas verdes é restrita.

Além de ser um espaço para o lazer, muitos rooftops também são utilizados para a realização de eventos, como festas, shows e exposições.

rooftop de hotel
Os rooftops são um espaço aberto, comercial, como hotel, ou residencial, localizado no topo de um prédio, com vista panorâmica e espaços para entretenimento (Projeto: Rodolpho Curcio)

Qual a diferença de um rooftop para cobertura e terraço?

Os rooftops são um espaço aberto, localizado no topo de um prédio, com vista panorâmica e espaços para entretenimento, cujo propósito é oferecer lazer e entretenimento para os moradores ou visitantes do edifício, proporcionando um ambiente agradável e sofisticado.

Por outro lado, uma cobertura é um espaço exclusivo do morador do último andar de um edifício residencial. 

Já o terraço é um espaço também no topo de um edifício, porém sem a elaboração e a estrutura pensada para um rooftop.

Em suma, apesar de serem todos espaçso nas alturas, a principal diferença entre rooftop, cobertura e terraço é o seu propósito e sua estrutura.

Leia também:

Inspirações de projetos de rooftop

Se você quer criar um rooftop, selecionamos algumas inspirações de projetos que utilizam essas áreas externas de forma criativa e inovadora, transformando-as em verdadeiras extensões da casa ou do escritório.

Desde espaços para receber amigos e familiares, até áreas para exercícios físicos, jardins e até mesmo piscinas, as possibilidades são muitas. E as ideias podem se adaptar às necessidades e estilo de cada um. 

Confira a seguir algumas de nossas sugestões inspiradoras para aproveitar seu rooftop!

1. Estilo sustentável

rooftop sustentável
Áreas verdes podem ser muito bem exploradas em um projeto de rooftop (Projeto: Daniel)

Preenchendo o terceiro pavimento, esse espaço foi pensado como área de lazer e bem-estar para quem for utilizá-lo. A sustentabilidade do projeto se dá justamente na proposta verde, sendo possível viabilizar o resfriamento natural dos interiores de cada casa.

O telhado verde conta com vários benefícios, entre eles ter maior aproveitamento da luz do sol, atrair pássaros e biodiversidade e aumento da qualidade de vida atrelada à biofilia.

Essa é uma opção muito interessante para quem deseja estar próximo da natureza, mesmo no meio das grandes cidades.

2. Ambiente Corporativo

rooftop corporativo
Um rooftop corporativo é uma boa pedida para os usuários curtirem momentos de descanso e networking (Projeto: Malu Carvalho)

Se você quer criar um rooftop corporativo, é importante começar colocando plantas e folhagens, que agregam um ar mais natural e sofisticado. 

Além disso, você pode adicionar cadeiras confortáveis, como poltronas ou puffs, para criar o conforto e a personalidade ideal.

Outra dica é integrar cores mais sóbrias na mobília, com elementos naturais no piso, por exemplo. Assim, você cria um perfil equilibrado para o ambiente.

3. Decoração industrial

projeto de rooftop industrial
Decoração industrial combina com proposta de rooftop (Projeto: BCP Engenharia)

Fazer uma decoração industrial no rooftop é uma forma de deixar o ambiente mais moderno e descontraído. 

Utilizando materiais como ferro, madeira e concreto, é possível criar ambientes confortáveis e intimistas, enquanto mantém a sensação de estar em uma área aberta.

A iluminação também é um elemento importante nesta decoração, com lâmpadas de filamento, luzes de LED e spots metálicos. Para complementar, plantas em vasos de metal ou concreto podem trazer uma energia natural para o espaço.

A decoração industrial no rooftop é ideal para quem busca um ambiente descolado, urbano e sofisticado.

4. Com elementos naturais

rooftop  área externa com plantas
Projeto valoriza conexão com a casa (Projeto: Portobello)

Amplitude, elegância e conforto fazem parte desse projeto de rooftop. Ele foi pensado para que possamos nos conectar profundamente com nossas casas e valorizar cada vez mais os espaços ao ar livre em meio à natureza.

Foi feita uma paginação diferente, criando texturas e personalidade com o piso cerâmico Bleu de Savoie, produto conhecido por sua originalidade e raridade.

O grande formato 120x120 no piso guiou a modulação de “rasgos” que recebem os vasos de concreto. Seixos grafite dão acabamento e contrastam com o tom cinza dos vasos e cinza azulado da cerâmica.

5. Espaço integrado

projeto de rooftop integrado
Rooftop tem espaço acolhedor, integrado e aproveita ao máximo a iluminação natural (Projeto: Hr Arc Arquitetura e Interiores)

O primeiro passo para criar um design contemporâneo na decoração deste rooftop foi escolher um esquema de cores neutras e limpas, com tons de cinza, branco e preto.

Em segundo lugar, investiu-se em um mobiliário minimalista e moderno, com peças de linhas simples e elegantes. Também foram incluídos elementos naturais, como plantas e madeira, para trazer um toque orgânico e aconchegante para o espaço.

Por fim, a iluminação natural e a planejada faz toda a diferença para criar um ambiente sofisticado e agradável para desfrutar de momentos agradáveis com amigos e familiares.

Com essas inspirações, você poderá decorar seu rooftop do jeito que sempre sonhou, para ter momentos incríveis com sua família e amigos em casa!

Aqui no Archtrends você encontra milhares de projetos para ser sua fonte de referência. Que tal navegar na nossa página de projetos agora mesmo?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Rooftop: inspirações para uma área de laze...

Rooftop: inspirações para uma área de lazer nas alturas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies