21.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lista de elementos importantes na área de churrasqueira inclui pia e bancada de trabalho (Projeto: BCP Engenharia)
Lista de elementos importantes na área de churrasqueira inclui pia e bancada de trabalho (Projeto: BCP Engenharia)

Área de churrasqueira: 8 ideias para a sua área de lazer

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.10.2022
Ter uma área de churrasqueira significa ter mais praticidade na hora de preparar os alimentos, e ainda oferecer uma área de lazer. Saiba como planejar
minutos de leitura

A área de churrasqueira é um espaço muito usado nos lares brasileiros. Afinal, quem não gosta de reunir amigos e familiares para um almoço, confraternização ou comemoração com boa comida?

Esse ainda é um espaço democrático, já que aparece em todos os tamanhos de construção. Portanto, mesmo quem mora em apartamento pode ter uma área de churrasco na varanda. Ou ainda usufruir de espaços de convivência no condomínio, por exemplo.

Para te ajudar a planejar um espaço mais agradável e aconchegante, vamos abordar alguns pontos importantes sobre a área de churrasqueira, além de mostrar algumas inspirações. Confira!

Ideias para planejar uma área de churrasqueira

Quando se trata de reforma ou construção, planejamento é tudo! É nessa fase que você entende pontos importantes do projeto, além de fazer definições que vão determinar o estilo e o espaço que a área de churrasqueira vai ocupar.

1. Entenda o espaço disponível

projeto de área churrasqueira pequena
Área de churrasqueira pode ocupar até mesmo espaços pequenos (Projeto: Elder Salim Alonso / Foto: Felipe Cuine)

O primeiro passo para quem está planejando uma área de churrasqueira é entender onde ela vai ficar e qual o espaço disponível.

Assim, é possível definir itens abordados nos próximos tópicos, como o tipo de churrasqueira, os móveis e os itens que podem compor a decoração.

Nessa etapa, um ponto importante a considerar é a cobertura. Afinal, é mais confortável que a área de churrasqueira esteja protegida do sol e da chuva.

Dessa forma, o espaço se torna mais agradável e pode ser usado em todas as épocas do ano. Portanto, considere incluir um telhado ou pergolado de madeira, por exemplo.

2. Escolha entre os tipos de churrasqueira

Como a estrela da área de churrasqueira, não poderia ser diferente. A escolha do tipo ideal é uma das primeiras definições que você precisa fazer.

Há diversas possibilidades, que podem ser escolhidas de acordo com o paladar, com o espaço disponível ou mesmo com as regras do condomínio.

Nas linhas a seguir, confira os principais tipos de churrasqueira e escolha a melhor para a sua área de lazer.

Churrasqueira pré-moldada

A churrasqueira pré-moldada é aquela feita sob medida ou comprada em tamanhos padronizados.

Geralmente, esse tipo de churrasqueira é fabricado em concreto refratário. Como já vem pronta, não requer obra ou quebra-quebra, o que é uma grande vantagem para quem quer praticidade e rapidez.

Churrasqueira braseiro

churrasqueira braseiro
Porcelanato e monoporosas podem revestir a churrasqueira do tipo braseiro (Projeto: Juliana Abad)

A churrasqueira braseiro é uma caixa embutida na bancada revestida de tijolos refratários que vai comportar o carvão. Para esse tipo de churrasqueira, porcelanatos, cerâmicas ou monoporosas podem ser aplicadas na parte da chaminé, atrás da churrasqueira e na bancada.

Churrasqueira de alvenaria

Essa é aquela conhecida por ter tijolinhos característicos. É um dos modelos mais usados, principalmente em casas e áreas comuns de prédios. Como tem um estilo mais rústico, ajuda a tornar o ambiente mais aconchegante.

Vale lembrar que esse também é um modelo bastante durável e resistente, bom para áreas de churrasqueira que ficam na parte externa.

Nesse caso, a churrasqueira pode ser revestida externamente até mesmo com porcelanato ou monoporosas, por exemplo. Contudo, é importante ter atenção ao assentamento.

Dicas de assentamento para churrasqueira de alvenaria
  1. Preveja os cortes próximos à “boca” da churrasqueira para evitar fissuras no revestimento. Eles devem ficar a 45 graus das quinas.
  2. Antes de assentar revestimentos frontais e laterais, faça três queimas na churrasqueira.
  3. Tanto para o assentamento na frente quanto nas laterais, use argamassa colante Ultra Bicomponente Portobello.
  4. No assentamento do interior, é indispensável o uso de tijolos refratários com argamassa refratária.

Churrasqueira elétrica ou a gás

projeto com churrasqueira elétrica
Entre as melhores opções para ambientes internos ou apartamentos está a churrasqueira elétrica ou a gás (Projeto: Pallet Arquitetura)

Esses são modelos ideais para uma área de churrasqueira interna, ou para quem quer evitar fumaça.

Entre as vantagens estão as opções de modelos compactos, bons para a instalação em apartamentos. Sem falar naqueles portáteis, que você pode levar para onde quiser.

3. Defina o melhor lugar para colocar a churrasqueira

Outra definição importante para a área de churrasqueira é onde será a instalação. O ideal é que fique perto de uma pia e de uma bancada. Isso facilita o manuseio de alimentos e louças, além de ser útil para lavar utensílios.

Também é importante instalar a churrasqueira em uma área com boa ventilação, evitando o acúmulo de fumaça e facilitando a dispersão do cheiro.

4. Considere integrar o espaço a outras áreas de lazer

projeto área churrasqueira integrada
Integração entre área de churrasqueira e outros espaços amplia a convivência (Projeto: Henrique Yokoyama / Foto: Luiz Franco)

Mais uma ideia é ampliar o uso da área de churrasqueira, integrando a outros espaços destinados ao lazer e à convivência. Esse é o caso de um jardim, piscina, edícula ou da sala da casa, por exemplo.

5. Tenha atenção ao escolher os revestimentos

área de churrasqueira com porcelanato
Resistência ao escorregamento é característica importante em revestimento de área de churrasqueira (Projeto: Bibiana Menegaz)

O acabamento dos pisos e outras superfícies deve ser pensado em conjunto com o material aplicado na churrasqueira. Assim, você garante a harmonia visual.

Se a escolha for pintura de paredes e muros, o ideal é optar pela tinta emborrachada ou acrílica (fosca, semibrilho ou acetinada). Isso evita o desbotamento, descascamento e surgimento de mofo.

Já os revestimentos cerâmicos precisam ter acabamento EXT (externo) no piso. Isso porque oferecem resistência ao escorregamento para evitar acidentes em dias úmidos ou chuvosos.

6. Considere transformar a área de churrasqueira em espaço gourmet

espaço gourmet com área de churrasqueira
Área de churrasqueira pode se transformar em um verdadeiro espaço gourmet (Projeto: Flat Arquitetura)

Muita gente se pergunta qual a diferença entre área gourmet e de churrasqueira. Elas são realmente bem parecidas.

No entanto, o espaço gourmet não necessariamente precisa ter uma churrasqueira. Por outro lado, traz facilidades para momentos de descontração e lazer, tendo como centro as refeições. Isso inclui a escolha de móveis e eletrodomésticos que tornem seu uso prático e agradável.

Já a área de churrasqueira não necessariamente conta com todo esse aparato. Pode ser mais simples, só com a churrasqueira e uma pia, por exemplo.

Sendo assim, se você quer um espaço completo e diferenciado, considere ter uma área gourmet com churrasqueira.

7. Liste os móveis e eletros

Pense na funcionalidade da área de churrasqueira. Sendo assim, inclua prateleiras e armários para guardar os utensílios que precisam estar à mão.

Outra dica é ter uma bancada para trabalho e uma pia, que vão fazer toda a diferença no preparo do churrasco.

E, claro, para que todos possam se servir, comer e confraternizar, inclua móveis como mesas, bancos e cadeiras na decoração.

Vale a pena pensar também em uma geladeira ou frigobar, evitando o entra e sai de casa para pegar alimentos e bebidas.

Existe ainda a possibilidade de ter uma adega ou mesmo um bar em casa. Boas ideias para quem gosta de apreciar bebidas na temperatura certa.

8. Inclua objetos de decoração na área de churrasqueira

projeto área de churrasqueira
Plantas são boas opções para decorar área de churrasqueira, mas há outras opções como utensílios e vasos (Projeto: Juliana Agner)

Por fim, são os objetos de decoração que vão dar personalidade e charme à área de churrasqueira.

Para dar mais conforto, pense em almofadas para poltronas e cadeiras. Já as plantas sempre serão protagonistas na decoração de áreas de lazer externas.

Portanto, nada de economizar nas espécies: trepadeiras ou pendentes, aquáticas ou terrestres, todas são bem-vindas quando se adaptam ao clima local.

Vale usar ainda esculturas e vasos de cerâmica, quadros e outros itens personalizados que combinem com a área de churrasqueira.

Afinal, é possível ter um espaço seguindo qualquer estilo de decoração. Quer ver um exemplo? Descubra como ter uma área gourmet rústica!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Área de churrasqueira: 8 ideias para a sua �...

Área de churrasqueira: 8 ideias para a sua área de lazer

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies