21.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala e área externa intergradas, ambas amplas e minimalistas
Novo acabamento TACT permite usar o mesmo revestimento in and out (Projeto: Portobello)

In and out: como integrar ambientes internos e externos?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.07.2023
Valorizar o paisagismo e a iluminação, além de usar o mesmo revestimento, estão entre as dicas para projetos in and out. Descubra mais
minutos de leitura

A versatilidade é uma tendência crescente em arquitetura e decoração. Nesse contexto, os ambientes in and out se destacam como uma solução inovadora, que integra áreas internas e externas.

Para saber o que é esse conceito e entender como aplicá-lo nos seus projetos, continue a leitura deste artigo. Descubra ainda quais são as vantagens de contar com espaços assim!

O que são ambientes in and out?

área interna e externa da casa integrada
Ambientes in and out podem se conectar por meio da uniformidade do mesmo revestimento no piso (Projeto: Seferin Arquitetura)

 

Como o próprio nome sugere, ambientes in and out são projetados para unir espaços internos e externos de forma harmoniosa.

Essa abordagem busca estabelecer uma transição suave entre a área interna de uma residência ou um estabelecimento e a área ao ar livre. Assim, cria uma conexão fluida entre ambas.

Isso permite que as pessoas desfrutem da natureza do lado de fora, mas sem abrir mão do conforto e da comodidade dos ambientes internos.

Leia também:

Quais são as vantagens desse conceito para os projetos?

Há diversos benefícios em adotar a tendência dos ambientes in and out em projetos arquitetônicos e decorativos, sobretudo nos residenciais. Alguns dos principais você confere na sequência.

Conexão com a natureza

Afinal, os espaços in and out proporcionam uma sensação de conexão maior com o que há do lado de fora.

Ou seja, permitem que os moradores ou visitantes desfrutem da beleza da paisagem. Assim, é possível ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Aumento do espaço útil

apartamento in and out, mesmo piso na área externa e interna
Até apartamentos podem se beneficiar do conceito in and out (Projeto: IK Studio)

Principalmente em plantas menores, a integração entre áreas externas e internas ajuda a ampliar a metragem disponível para utilização.

Portanto, é uma maneira de otimizar os ambientes. Além disso, permite criar espaços funcionais, como áreas de lazer, varandas gourmet e jardins.

Essa expansão oferece uma maior flexibilidade de uso e acomodação de atividades variadas, o que deixa a rotina mais prática.

Luminosidade e ventilação

Os ambientes in and out são caracterizados pela presença de grandes aberturas. Por exemplo, portas de correr, janelas amplas e, até mesmo, paredes retráteis.

Esses elementos permitem a entrada de luz natural abundante e promovem uma boa circulação de ar, criando um espaço mais saudável e agradável.

Como criar espaços in and out?

Para criar ambientes in and out, é necessário considerar alguns aspectos importantes. Aí vão algumas dicas práticas para incorporar essa tendência em seus projetos.

Explore o paisagismo

Planeje o projeto paisagístico em conjunto com os espaços internos, criando uma transição suave entre os dois ambientes.

Utilize plantas, vasos e elementos decorativos que se harmonizem com a estética geral, proporcionando uma conexão visual agradável.

Caso haja pouco espaço horizontal disponível, é possível pensar soluções como um jardim vertical ou de inverno.

Dessa maneira, você valoriza a natureza do lado de fora e potencializa a sua inclusão nos ambientes internos.

Crie áreas de convivência in and out

Ao apostar em um projeto in and out, muita gente busca o aumento da convivência. Seja entre os próprios moradores ou com visitantes.

Por isso, na hora de pensar nesse tipo de ambiente, inclua itens que fomentem a interação. Uma área gourmet com espaço para cozinhar, fazer churrasco e se sentar à mesa é uma das ideias.

Também dá para ter um projeto in and out com sala de estar e piscina fluidas. Assim, não importa se quer ficar do lado de dentro ou curtir um dia de sol: todos estarão integrados.

Prefira divisórias sutis

Sala ampla em tons terrosos
Divisões protegem a área interna de intempéries, mas devem permitir a integração
(Projeto: Leandro Sumar Arquitetura)

Geralmente, os projetos in and out contam com uma divisão entre os espaços. Contudo, ela tende a ser transparente ou translúcida, justamente para integrar.

Portas de vidro de correr estão entre as preferidas. No entanto, também dá para usar cobogós e outros materiais.

Proteja o lado de dentro em projetos in and out

Para garantir o conforto nos ambientes in and out, é fundamental considerar a proteção contra intempéries.

Utilize coberturas retráteis, toldos ou pergolados que protejam do sol e das chuvas. Assim, será possível desfrutar desses espaços em qualquer condição climática.

Valorize a iluminação

Esse é um fator crucial na criação de ambientes in and out. Portanto, combine iluminação natural e pontos de luz estrategicamente posicionados, ressaltando a beleza do espaço a qualquer hora do dia e criando uma atmosfera aconchegante.

Escolha materiais de qualidade

Opte por revestimentos e móveis que sejam adequados para uso tanto interno quanto externo. Materiais como madeira tratada, tecidos impermeáveis e cerâmica são excelentes opções para garantir a durabilidade e a praticidade dos ambientes in and out.

Use o mesmo revestimento in and out

piso orgânico dentro e fora da casa, in and out no piso
Diferentes acabamentos permitem o uso do mesmo piso in and out (Projeto: Diego / Foto: Everson Martins)

Uma das formas de obter um espaço in and out é utilizar o mesmo revestimento em ambos os ambientes.

Isso ajuda a criar sensação de continuidade e favorece a integração. Sobretudo quando são usados grandes formatos de porcelanato.

Esse truque pode ser adotado tanto em pisos quanto em paredes. No entanto, quando se trata do piso, é importante dar atenção especial à segurança.

Afinal, em áreas externas essa superfície precisa ter certa aderência, ajudando a evitar escorregamentos. No caso de cerâmicas, como o porcelanato, o acabamento deve ser EXT, ou externo.

Isso quer dizer que o revestimento ajuda a prevenir acidentes se o piso estiver molhado, seja por causa da chuva ou da água da piscina.

Entretanto, esse não é o tipo de produto indicado para dentro de casa, pois é muito difícil de limpar. Em áreas internas, o ideal são os acabamentos natural ou polido.

Atualmente, é possível encontrar o mesmo revestimento com ambos os acabamentos. Isso permite uma aplicação in and out segura, prática e bonita.

Revestimento com acabamento TACT é ideal para projetos in and out

Quarto de casal amplo em tons de bege e cinza
Linha Ms. Barcelona é a primeira a receber acabamento TACT (Projeto: Portobello)

Sempre em busca de tecnologias e inovações, a Portobello desenvolveu um novo acabamento para seus revestimentos: o TACT.

O que parecia impossível se tornou real com a evolução de matérias-primas minerais, das possibilidades de design e da inovação nos processos de produção.

Trata-se de uma superfície que pode ser usada em projetos in and out sem restrições. Portanto, facilita na hora de projetar ambientes integrados.

É a combinação da suavidade dos produtos para uso interno com a segurança proporcionada por aqueles voltados para espaços externos.

mesmo piso a área externa e interna
Tecnologia inédita no Brasil, acabamento TACT permite revestir todos os ambientes da casa (Projeto: Portobello)

Dessa forma, é possível ter a mesma superfície transitando entre a sala e a varanda; o quarto e a sacada; o hall e a garagem; etc.

Para garantir continuidade nos ambientes in and out, a primeira linha da Portobello a receber o acabamento TACT é Ms. Barcelona.

Minimalista e versátil, a coleção também é sofisticada e ousada. Traz elementos de pedras naturais, além de textura de cimento com agregados, equilibrando as cores e formando um produto único.

Fique por dentro de todas as novidades em revestimentos! Acesse o site da Portobello e confira os lançamentos.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

In and out: como integrar ambientes internos ...

In and out: como integrar ambientes internos e externos?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies