18.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Aconchego e praticidade estão entre as vantagens dos revestimentos amadeirados em áreas externas (Projeto: Fabiana Ferré / Foto: Alessandro Gruetzmacher / CASACOR | SP 2021)

Top 5 revestimentos amadeirados para áreas externas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.04.2022
Resistentes, sustentáveis e acolhedores: assim são os revestimentos amadeirados de porcelanato. Conheça as melhores opções para áreas externas!
minutos de leitura

Levar a natureza para casa é uma das formas de aumentar o bem-estar e gerar conexão, uma das tendências para 2022. O melhor é que dá para fazer isso de um jeito responsável e sustentável, por exemplo, com os revestimentos amadeirados de porcelanato.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Eles dão um toque de sofisticação, deixam o ambiente superaconchegante e ainda proporcionam um visual natural, incluindo aspectos de madeiras em extinção. Um jeito prático e de fácil manutenção para ter uma casa acolhedora.

Isso tudo sem deixar a sustentabilidade de lado, já que evitam a extração da madeira natural. Para a fabricação do porcelanato, a matéria-prima (argila e rochas) retirada da natureza é superficial e de fácil recuperação.

Inclusive, os revestimentos que reproduzem a madeira podem ser perfeitos para áreas externas, já que têm baixa absorção de água e não precisam dos mesmos cuidados que a madeira natural.

Nesses casos, deve-se optar pelo piso com acabamento EXT, que tem características antiderrapantes. Agora, em áreas cobertas uma alternativa é o porcelanato com acabamento natural. Já para paredes, é possível escolher ambas as opções, de acordo com as características do produto.

Para te inspirar e apresentar diferentes opções, separamos alguns projetos com revestimentos amadeirados da Portobello. Confira!

5 projetos de áreas externas com revestimentos amadeirados

Além das vantagens que citamos, o porcelanato amadeirado ainda é mais acessível, mais fácil de instalar, além de proporcionar conforto térmico.

Isso sem falar que são versáteis e podem aparecer em diferentes tonalidades, como as que selecionamos a seguir:

1. Araucaria Clara

revestimentos amadeirados, areas externas
Revestimentos de porcelanatos amadeirados podem aparecer até em pisos externos (Projeto: Wilnes e Amanda Tortoro)

As araucárias são árvores coníferas com cerca de 20 espécies diferentes. Podem ser encontradas em países de continentes distintos como Austrália e Argentina. Sua maior concentração é em uma ilha chamada Nova Caledônia. No Brasil, está presente nas regiões sul e sudeste.

Essa é a espécie reproduzida no porcelanato Araucaria Clara, que tem formato de tábua em 20x120cm, ou quadrado em 120x120cm. Como tem opções com acabamento natural e externo (EXT), pode ser usado no piso de áreas externas ou cobertas.

Inclusive, está aqui na nossa lista para mostrar a versatilidade dos revestimentos amadeirados. Afinal, ele também pode ser aplicado em superfícies como a parede, formando detalhes que diferenciam o ambiente.

Além das áreas externas, também pode levar o aconchego dos revestimentos amadeirados para dentro de casa. Alguns exemplos de aplicação são em cabeceiras, painéis de televisão ou destacando uma parede na decoração.

2. Deck Peroba Envelhecida Castanho

revestimentos amadeirados, areas externas
Tonalidade rosada do revestimento que reproduz peroba é boa combinação com tons quentes e terrosos (Projeto: Portobello S.A.)

Já a peroba é uma madeira dura e rosada, muito usada na carpintaria e na construção civil. Ela é tão versátil que pode servir tanto como viga até para portas, portões, rodapés, degraus de escada e móveis. A árvore brasileira é típica da Mata Atlântica e sua exploração levou ao desequilíbrio dessas áreas.

Por isso, optar por revestimentos amadeirados de porcelanato pode ser uma ótima opção tanto em termos de resistência quanto de preservação do meio ambiente.

Além do revestimento em paredes, você sabia que dá para ter um deck com porcelanato que interpreta a madeira? Essa é a proposta de alguns produtos da Portobello que levam “deck” no nome.

No geral, têm formato quadrado, neste caso 60x60, já com o padrão de assentamento em um deck, o que torna o porcelanato ainda mais semelhante ao material natural.

Esse é o caso do revestimento Deck Peroba Envelhecida Castanho, indicado para pisos das áreas externas. Sua tonalidade é versátil, combinando perfeitamente com outros elementos comuns do lado de fora, como concreto, pedras e até um projeto de paisagismo.

Para quem quer um espaço convidativo e relaxante, o ideal é combinar com tons terrosos, que proporcionam essa sensação de acolhimento. Contudo, outras cores quentes e vibrantes, como amarelo, também combinam bem e podem trazer alegria e descontração para o ambiente.

3. Parquet D’Oliver

revestimentos amadeirados, areas externas
Áreas externas podem receber revestimentos amadeirados também em paredes (Projeto: Portobello S.A.)

Os revestimentos amadeirados de porcelanato também podem ser inspirados em outra espécie bastante valorizada, a oliveira. Inclusive, é a responsável pela famosa produção de azeite de oliva no sul da França.

Portanto, essa é uma madeira exótica e nobre, conhecida por sua baixa variação de tonalidade e veios largos, características que aparecem no porcelanato Parquet D’Oliver.

Ele é perfeito para levar o aconchego da madeira para áreas externas, já que tem esse tipo de acabamento com características antiderrapantes. Além disso, permite o assentamento em áreas de tráfego intenso, como espaços comerciais, por exemplo.

No projeto em destaque, mostra sua versatilidade em aplicação no piso da área externa e na parede. Nota-se ainda sua alta resistência, por estar em um ambiente exposto ao sol, chuva e, claro, água, tanto da piscina quanto do chuveiro.

A vegetação do entorno completa a atmosfera convidativa ao relaxamento. Um ambiente perfeito para descansar ou se divertir em família.

4. Ibirapuera Mix

revestimentos amadeirados, areas externas
Graças à alta resistência, revestimentos amadeirados podem ser usados em áreas abertas e expostas à ação do sol e da chuva
(Projeto: Portobello S.A.)

Para quem gosta de revestimentos amadeirados mais escuros, o porcelanato Ibirapuera Mix pode ser perfeito. Ele tem formato de tábua (20x120cm) e alta variação (V4). Assim, forma-se um painel que mescla diferentes tons e torna o visual ainda mais próximo do natural.

Quando usada em ambientes internos, a tonalidade mais fechada requer espaços mais amplos e bem iluminados. Assim, não faz com que pareçam menores.

Já em pisos e paredes de áreas externas é um dos revestimentos amadeirados de porcelanato perfeitos para levar bem-estar. 

Na área em destaque, o piso que reproduz madeira conversa com outros elementos para trazer aconchego. A mistura de tons e texturas confere ainda mais personalidade ao espaço.

5. Pau Brasil Natural

revestimentos amadeirados, areas externas
Para preservar espécies, como pau-brasil, uso de revestimentos amadeirados pode ser melhor opção
(Projeto: Fabiana Ferré / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

Outra madeira típica da Mata Atlântica, o pau-brasil ficou conhecido por dar nome ao nosso país. Além disso, foi a primeira fonte de atividade extrativista dos portugueses na América, no século XVI.

Essa é uma árvore alta, que tem em média de 10 a 15 metros. Sua madeira é bem versátil. Serve tanto para a produção de objetos e móveis quanto para tingir tecidos a partir do corante extraído de sua resina. Porém, com a iminência de extinção da espécie, sua exploração passou a ser limitada, não podendo ser cortada de florestas.

No entanto, a coloração do tronco chama a atenção por misturar tons acinzentados e avermelhados, o que torna cada corte único.

No porcelanato Pau Brasil Natural, é possível ter essa raridade em casa de forma sustentável, com a reprodução da parte avermelhada da madeira. O acabamento externo faz desse revestimento amadeirado uma boa opção para ambientes ao ar livre, como varandas.

Sua coloração é uma boa aposta para uma decoração rústica ou no estilo industrial. Entre as ideias de combinação estão o cimento queimado e a vegetação, por exemplo.

Nesses casos, o uso de outros elementos como vime, rattan, ferro e tijolo aparente é que vão determinar o estilo da decoração.

Gostou de conhecer os revestimentos amadeirados, mas ainda tem dúvidas sobre esse tipo de cerâmica? Descubra qual o tom de porcelanato cor de madeira é ideal para cada ambiente da casa!

Imagem principal: Aconchego e praticidade estão entre as vantagens dos revestimentos amadeirados em áreas externas (Projeto: Fabiana Ferré / Foto: Alessandro Gruetzmacher / CASACOR | SP 2021)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Top 5 revestimentos amadeirados para áreas e...

Top 5 revestimentos amadeirados para áreas externas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies