Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Qual o melhor revestimento para paredes com umidade?

Lastras, porcelanatos e cerâmicas são os melhores revestimentos para paredes com umidade e podem ser usados em todos os ambientes da casa. No destaque, Concrete Rope, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Bolor, bolhas e odor desagradável. Esses são alguns sinais de que a umidade se instalou na sua casa. Para quem sofre com isso, é fundamental entender qual é o melhor revestimento para paredes com umidade.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Afinal, o uso do material certo ajuda a resolver a questão e evitar que outros problemas maiores apareçam nos ambientes, favorecendo o conforto e o bem-estar. Confira as orientações e dicas que reunimos neste artigo!

O que causa umidade?

A umidade nas paredes tem inúmeras causas. Os vazamentos em canos são as mais graves e precisam de conserto imediato. Outros motivos são:

Como identificar e resolver o problema?

Cada um dos motivos que citamos acima tem uma resolução diferente. Por isso, ao notar sinais como manchas escuras, presença de bolor e mofo, bolhas, pinturas descascadas e revestimentos estufados, contrate um profissional especializado.

O bolor e o mofo, sem dúvida, são os problemas causados pela umidade que mais preocupam. Embora sejam semelhantes, não são a mesma coisa. O bolor apenas infecta os objetos, enquanto o mofo os corrói.

No caso do bolor, a superfície se apresenta acinzentada e a remoção é simples: basta usar um pano umedecido em uma solução anti-bolor.

Já o mofo conta com pontos escuros e é mais difícil de ser retirado, pois causa danos profundos e irreversíveis ao material afetado.

Algumas dicas que ajudam a resolver e a evitar o problema das paredes com umidade são:

Qual o melhor revestimento para paredes com umidade?

Somente após resolver a causa da umidade é que você poderá aplicar o revestimento.

Um mito é pensar que basta instalar um bom revestimento para paredes com umidade que o problema se resolverá sozinho.

Isso não acontecerá; se você não cuidar da causa da umidade, mesmo com o melhor revestimento, ela eventualmente retornará.

Então, o primeiro passo é consertar e depois aplicar o revestimento. Caso contrário, você pode ter diversos problemas, como descolamento do produto e eflorescência, entre outros, sem contar o prejuízo.

Vamos ver algumas boas opções de revestimento para paredes com umidade.

Lastras, porcelanatos e cerâmicas

Sem dúvida, as lastras, os porcelanatos e as cerâmicas são os melhores revestimentos para paredes com umidade. Isso porque apresentam características interessantes, como a resistência a fungos, a facilidade de instalação, a baixa manutenção e a possibilidade de instalar em qualquer superfície.

No caso das lastras e porcelanatos, ainda há outras vantagens, como a alta resistência à abrasão, a grande durabilidade e a versatilidade de tamanhos, cores e texturas. Como tem uma porosidade mínima, ele é bastante impermeável e requer pouquíssima manutenção.

Lastras, porcelanatos e cerâmicas podem ser usados em pisos e paredes em praticamente toda a casa. Só tome cuidado em locais com contato frequente com a água — como no banheiro —, preferindo especialmente para o piso as versões com acabamento natural, que são menos escorregadias.

Outra dica importante: em ambientes com muita retenção de umidade — como garagens, depósitos e similares —, é altamente recomendável a aplicação do porcelanato ou da cerâmica tanto nas paredes quanto nos pisos.

Os porcelanatos têm baixíssima absorção de água, além de recriarem diferentes materiais, como o mármore. Na imagem, Bleu de Savoie, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Mármores e granitos

Esses materiais são bem duros e têm maior abrasão. Por isso, custam mais caro que os anteriores.

Os mármores são muito porosos e absorvem água, necessitando de tratamento especial para não sofrerem com manchas e outros problemas.

Já o granito é menos impermeável, sendo mais resistente às manchas e ao mofo.
Essas duas pedras são muito usadas em bancadas, mas também podem ser aplicadas em pisos e paredes.

Pastilhas

As pastilhas podem ser de cerâmica ou de vidro. São ótimas para dar um charme extra, sendo muito usadas, principalmente, em cozinhas e banheiros.

Para paredes com umidade, as de porcelanato são as mais recomendadas, especialmente no caso de áreas molhadas, como dentro do box.

Elas oferecem uma enorme variedade de estilos, modelos e cores, permitindo personalizar qualquer ambiente.

As pastilhas são boas opções de revestimento para paredes com umidade e trazem um toque diferente à decoração. Na imagem, Colors Glam Diesel, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico é um revestimento produzido artesanalmente e tem uma atmosfera retrô bem interessante. Contudo, sua aplicação exige mão de obra especializada.

Pode ser usado em pisos e paredes com umidade, mas é fundamental realizar a impermeabilização das peças, de modo a reduzir a incidência de manchas com o passar dos anos.

Granilite

É uma massa de cimento com pedaços de pedra, como calcário, mármore e quartzo, em diferentes granulometrias, com acabamento rústico ou liso. É muito resistente, mas exige bastante manutenção e não pode ter contato com produtos abrasivos.

É possível usá-lo como revestimento de pisos e paredes. No entanto, se for aplicá-lo no chão, é fundamental usar uma resina na versão polida, que vai deixá-lo menos escorregadio.

É importante destacar que os porcelanatos e as cerâmicas conseguem reproduzir de maneira muito fidedigna todos esses revestimentos.

Portanto, você pode apostar em um produto com baixíssima absorção de água, mas sem deixar o seu design favorito de lado.

Há opções de porcelanatos para pisos e paredes que interpretam mármores, granitos, pastilhas, ladrilhos hidráulicos, granilites e muitos outros materiais.

Revestimentos que não devem ser usados

Existem alguns revestimentos que não são indicados para ambientes com umidade, como é o caso do laminado de madeira, que não pode ter nenhum tipo de contato com a água, para evitar o estufamento e o apodrecimento.

Como resolver o problema da umidade em cada cômodo de casa?

Como são muitas as causas de umidade nas paredes, é fundamental contar com a avaliação de um especialista. Mesmo assim, separamos algumas dicas que podem ajudar.


Banheiros

O banheiro é a área da casa que mais sofre com a umidade. Se o motivo é o vapor, que não tem por onde sair, é preciso melhorar a ventilação.
O ideal seria instalar novas janelas. Mas se não tiver como, você poderá adotar exaustores, que ajudam a retirar o ar quente.

A falta de ventilação é uma das principais causadoras de umidade no banheiro. Os revestimentos cerâmicos podem ser instalados em paredes e pisos nesses ambientes. Na imagem, Calacatta Blanc, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Outra dica simples é evitar deixar toalhas e tapetes molhados no banheiro, especialmente quando o cômodo estiver fechado.

Mas se o problema for mais grave — por exemplo, causado por uma infiltração —, será necessário investigar a fundo a situação.

Alguns sinais indicativos são: manchas de mofo ou bolor na parede ou no teto; partes pintadas com tinta amolecidas, com bolhas ou descascando; revestimento oco ou ameaçando se soltar; ou rejunte se soltando com facilidade ou com aspecto de molhado.

Nesse caso, é preciso chamar um especialista para encontrar e resolver a infiltração. Será necessário remover o revestimento atual, consertar o problema, refazer a impermeabilização e, finalmente, assentar um novo revestimento para paredes com umidade.

Quartos e salas

Em quartos e salas, a umidade está relacionada, principalmente, à falta de impermeabilização durante a fase de construção, em especial na laje ou nas vedações.

Também pode ser causada por problemas nas calhas, danos no telhado ou ao redor dos caixilhos das janelas. Esses últimos são mais fáceis de resolver.

Quem mora em cidades litorâneas ou regiões úmidas pode sofrer constantemente com o problema. Nesses casos, escolher um bom revestimento para paredes com umidade faz toda a diferença.

O ideal é investir em lastras e porcelanatos, tanto para o piso quanto para eventuais detalhes nas paredes.

Nos quartos, usar o revestimento certo na parede da cabeceira traz elegância e ajuda a resolver o problema da umidade. Na imagem, Bianco di Lucca Marea, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Em quartos e salas, são várias as possibilidades decorativas que um revestimento para paredes com umidade oferece, como:

Cozinhas

As cozinhas podem sofrer com umidade nas paredes. Geralmente, a falta de ventilação é uma das principais causas, como acontece nos banheiros.

Pensar em soluções que favoreçam a ventilação, como a instalação de janelas, é o ideal. No entanto, se o motivo for uma infiltração ou um vazamento, precisa ser resolvido por um especialista.

Nas cozinhas, o porcelanato ajuda a proteger contra a umidade e trazer um charme extra, como o detalhe com Nero Venato, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Nas cozinhas, não há um revestimento para paredes com umidade mais usado, mas sim três: as lastras, os porcelanatos e as cerâmicas.

Você ainda pode compor a rodabanca e usar esses materiais nos pisos, evitando que o problema retorne.

As pastilhas também podem ser usadas, dependendo do efeito estético desejado.

Paredes externas

Paredes externas com umidade, na maioria das vezes, têm problemas de impermeabilização. Mas também podem sofrer com vazamentos hidráulicos.

Se sua parede não foi impermeabilizada na fase de obra, será preciso fazer isso. Retire a pintura ou o revestimento e aplique um impermeabilizante. Depois, refaça o acabamento.

As fachadas também exigem cuidados em relação à umidade. Na imagem, a arquitetura ganhou ainda mais destaque com a aplicação de Travertino Grigio Marea, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

As paredes externas e os muros podem receber revestimentos como lastras e porcelanatos e, inclusive, ficam muito mais charmosos desse jeito.

Nesse caso, a dica é sempre conferir a indicação de uso do produto ou falar com um consultor. Opte por aqueles apropriados para fachadas e paredes externas, que são resistentes às intempéries.

Agora você já sabe qual é o melhor revestimento para paredes com umidade? Encontre opções incríveis no site da Portobello e deixe sua casa bonita e funcional!

Sair da versão mobile