22.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Com revestimento, textura de parede ganha em resistência, durabilidade e facilidade de limpeza (Projeto: Portobello S.A.)

Textura de parede: como explorar a tendência com revestimentos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.11.2023
Entre as melhores opções para ter uma textura de parede está o revestimento cerâmico. Entenda quais as vantagens e confira inspirações
minutos de leitura

A textura de parede é uma tendência que veio para ficar. Ela traz elementos sensoriais e ainda permite personalizar a decoração dessas superfícies.

Por meio da textura, também dá para explorar elementos como luz e sombra, adicionando mais charme e sofisticação às paredes.

Como a textura pode ser obtida por meio de diferentes materiais, cores e formas geométricas, esse tipo de decoração pode se encaixar em ambientes de todos os estilos.

No entanto, nas linhas a seguir você vai entender por que a textura de parede feita em revestimento cerâmico é a melhor opção.

Além disso, separamos alguns ambientes que vão servir de inspiração para você aderir a essa tendência. Acompanhe e saiba tudo sobre a textura de parede.

Principais formas de obter textura de parede

textura de parede para sala
Cerâmica amadeirada é alternativa a painel ripado de madeira (Projeto: Portobello S.A.)

Diferentes materiais e técnicas podem ser usadas para ter textura de parede. Porém, você precisa levar alguns pontos em consideração.

Resistência, durabilidade, preço, facilidade de instalação e aparência estão entre o que você precisa prever.

Para te ajudar a encontrar a melhor solução em textura de parede, selecionamos os principais materiais disponíveis atualmente.

  • Gesso: as placas têm texturas variadas e o acabamento fica bonito. No entanto, o material não é muito resistente, além da restrição para instalação em áreas molhadas;
  • Revestimento: tem boa duração, fácil instalação e variedade de formatos, cores e texturas. Pode ser usado em qualquer lugar da casa;
  • Madeira: outra forma de ter textura de parede é incluindo esse material natural na decoração. Contudo, não costuma ser de fácil manuntenção ou, em alguns casos, não é sustentável;
  • Pedra: outro material natural que pode contribuir para a textura de parede. Porém, é ideal para áreas secas ou fachadas de casa;
  • Cobogó: além da textura, esse elemento permite ter uma parede vazada, que leva luz e circulação de ar para os espaços;
  • Grafiato: é como se fosse uma pintura com ranhuras, feita a partir de uma massa específica e desempenadeira.

As vantagens de usar revestimento texturizado

textura de parede listrada
Revestimento com textura pode ser usado até em áreas molhadas, como box (Projeto: Alessandra / Foto: Foto: Julia Novoa)

Principalmente entre os materiais que mencionamos, o revestimento se mostra uma opção mais interessante para ter textura de parede.

Se você ainda está na dúvida sobre qual material escolher, confira os principais benefícios da cerâmica nas linhas a seguir e decida!

Permite o uso em todos os espaços

Uma das principais vantagens de usar revestimento para ter textura de parede é o fato da cerâmica ser impermeável e muito resistente.

Isso quer dizer que você vai poder usar tanto em espaços secos, como sala e quarto, quanto em banheiros ou cozinhas.

Aliás, uma das aplicações mais interessantes da textura de parede é na rodabanca, ou splash. Ou seja, aquela faixa que fica atrás da pia da cozinha, em que costuma respingar água facilmente.

E além dos ambientes internos, o revestimento com textura também pode aparecer em áreas externas, como quintais, fachadas e muros.

Para isso, basta observar o tipo de acabamento da cerâmica. Se for EXT (externo), quer dizer que você pode usar nesses locais.

Vale mencionar ainda que a textura de parede também é uma boa alternativa para consultórios, escritórios e outros espaços comerciais.

É possível combinar a superfície com a identidade da marca ou da empresa, incluindo ainda outros elementos decorativos que conversem entre si,

Instalação simples

De maneira geral, o assentamento de um revestimento texturizado acontece da mesma forma que as demais cerâmicas.

Portanto, você não vai precisar rodar muito para encontrar um profissional qualificado que possa fazer o serviço em seu projeto.

Além disso, o trabalho costuma ser rápido, a depender do tamanho da superfície que você quer revestir.

Na hora da instalação da cerâmica, lembre-se de escolher um rejunte da mesma cor ou o mais próximo possível. Dessa forma, você terá uma superfície mais homogênea.

Variedade de cores, texturas e formatos

textura de parede com tijolinhos terracota
Como há muitas opções de revestimento texturizado, fica mais fácil combinar com os estilos de decoração (Projeto: Denise Barretto)

Para quem quer uma parede personalizada de verdade, a boa notícia é que há diferentes modelos de revestimento texturizado para escolher.

Há cores de todos os tipos, desde as mais claras até tons terrosos e chamativos, ou mesmo aqueles escuros e ideais para uma decoração moderna.

Além disso, é possível encontrar cerâmica para textura de parede em reprodução de diferentes materiais naturais. Entre eles pedra e madeira, por exemplo.

Portanto, o revestimento é ainda uma opção mais sustentável para quem quer ter uma parede texturizada.

Por fim, os formatos também são interessantes, pois permitem brincar na hora da aplicação. O revestimento com textura pode ser pequeno ou grande, quadrado, retangular ou até em triângulo. Assim, fica mais fácil usar a imaginação!

Possibilidades de paginação

Além dos diferentes formatos, a cerâmica ainda pode ser aplicada de muitas maneiras. A paginação ajuda a dar o mood da decoração e é um elemento a mais de parede.

Ela pode ser chevron, escama ou espinha de peixe, transpasse… São muitas as possibilidades para ir além da textura de parede.

Facilidade de limpeza

Dependendo do material escolhido para a textura de parede, pode ser desafiador manter a superfície sempre limpa.

Isso é um problema, sobretudo em espaços como cozinhas e banheiros, que precisam estar sempre limpos.

Contudo, ao escolher um revestimento texturizado, fica mais fácil garantir que a parede vai ficar livre da sujeira.

Afinal, é fácil limpar cerâmica e porcelanato. De maneira geral, basta passar um pano úmido e pronto.

Caso seja necessário, ainda é possível usar um pouco de detergente neutro para potencializar a limpeza.

Resistência e durabilidade

textura de parede
Entre as principais vantagens do revestimento texturizado está a sua resistência (Projeto: Portobello S.A.)

E não para por aí! A textura de parede com revestimento cerâmico ainda é bastante resistente. Diferentemente de outros materiais, como o gesso, o revestimento cerâmico não danifica facilmente, como ao esbarrar com um móvel, por exemplo.

Além disso, a cerâmica é altamente durável, podendo ficar na parede por anos a fio sem sofrer qualquer dano.

3 formas de decorar com textura de parede

Agora que você já sabe mais sobre textura de parede, chegou a hora de conferir algumas inspirações.

Na sequência, descubra exemplos de como obter o efeito tridimensional nas superfícies de diversos ambientes da casa.

1. Textura de parede dá um up em decoração minimalista

revestimento com textura de parede
Mesmo com um visual mais clean, textura de parede pode ser usada (Projeto: Portobello S.A.)

Quem prefere um visual mais clean, sem tantos detalhes ou enfeites, pode achar que a textura de parede não é uma boa ideia.

No entanto, o projeto acima mostra como adicionar informação à decoração, mantendo a discrição e o baixo impacto visual.

Nesse caso, uma dica é projetar uma textura de parede que seja na mesma cor, ou em tom parecido com o do restante das superfícies.

Assim, o que sobressai é mesmo a textura, e não cores ou outros elementos que possam tornar a parede o centro das atenções.

Para quem está seguindo uma decoração minimalista, outras dicas são usar cores neutras, valorizar a iluminação natural, além de usar plantas para levar cor e vida aos espaços.

2. Misture formas e texturas de parede

textura de parede
Diferentes formas e texturas podem aparecer de forma harmônica em uma mesma parede (Projeto: Portobello S.A.)

Nem todo mundo quer seguir uma linha mais discreta. Afinal, ter textura de parede é justamente uma maneira de destacar um espaço.

Ela também pode ajudar a dividir os ambientes ou fazer a ligação entre ambientes integrados, por exemplo.

Contudo, em todos os casos, existe a possibilidade de misturar texturas, formatos e até cores. O resultado é uma parede única, cheia de estilo.

Nesse caso, o interessante é procurar por linhas de revestimento que ofereçam diferentes possibilidades.

Assim, fica mais fácil encontrar peças que combinem entre si, para conquistar uma textura de parede mais harmônica.

3. Inclua textura nos detalhes

revestimento com textura
Bancadas e painéis podem ter textura, ganhando destaque no ambiente (Projeto: Portobello S.A.)

Além de revestir uma parede inteira com cerâmica texturizada, você também pode apostar em alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Meia parede, bancadas de cozinhas e banheiro, cabeceira de porcelanato para a cama, criação de painéis e mosaicos, inclusive para a televisão, além de revestimento para lareira, entre tantas outras possibilidades.

E é você que escolhe se vai destacar mais ou menos a superfície. Para um visual mais discreto, aposte em revestimentos monocromáticos.

É o que acontece no projeto em destaque, que traz meia parede que serve como divisória no banheiro todo em tom claro.

No entanto, se você quiser chamar a atenção para a textura de parede, prefira cores chamativas ou que gerem contraste.

Nesse caso, outra dica interessante é explorar a luz natural, para que dê ainda mais destaque para a parede. Outra opção é seguir com um projeto de iluminação artificial, que tem efeito semelhante.

Para te manter a par de todas as tendências de arquitetura e decoração, a Portobello está sempre de olho no mercado nacional e internacional. Confira o nosso Trend Report com os principais destaques da Cersaie 2022, a maior feira de revestimento do mundo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Textura de parede: como explorar a tendência...

Textura de parede: como explorar a tendência com revestimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies