08.04.2022
Avaliação
()
Cabeceira de porcelanato é um jeito de levar personalidade aos ambientes (Projeto: Portobello Shop Maringá)
0

Cabeceira de porcelanato: você já pensou nessa alternativa?

minutos de leitura
Descubra como é uma cabeceira de porcelanato, quais são as vantagens, como escolher, como instalar, como limpar e como usar!
minutos de leitura

Um revestimento, muitas possibilidades. Assim é o porcelanato, que permite ir além do básico no piso e nas paredes. É possível criar painéis, móveis e tudo mais o que se puder imaginar, como é o caso da cabeceira de porcelanato.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Inclusive, essa é uma forma de garantir um modelo exclusivo para o quarto, aproveitando toda a variedade do porcelanato quanto a formatos, tamanhos, cores e texturas. Dá para misturar diferentes tipos de cerâmica, mesclar com papel de parede, madeira e por aí vai!

Portanto, você pode ter desde uma cabeceira de porcelanato amadeirado, para uma decoração rústica, até um revestimento que interpreta o cimento, para seguir o estilo industrial. São vários caminhos para deixar o ambiente cheio de personalidade.

Quer entender melhor sobre o assunto e conferir algumas inspirações de cabeceira de porcelanato? Acompanhe este artigo!

Como é uma cabeceira de porcelanato?

cabeceria personalizada de porcelanato
Painel de porcelanato pode formar uma cabeceira personalizada
(Projeto: Quintino Facci Arquitetos / Foto: Carolina Mossin / CASACOR RIBEIRÃO PRETO | SP 2021)

Você já deve ter visto diferentes modelos de cabeceira: de madeira, de metal, estofada…

E a feita com revestimento cerâmico segue a mesma lógica. No entanto, nesse caso você pode usar um porcelanato para formar o painel.

O formato e o acabamento vão depender das preferências dos moradores e, claro, do tipo de porcelanato escolhido. Basicamente, dá para utilizar qualquer um.

Outro ponto interessante é que é possível criar uma cabeceira de porcelanato em quartos de casal, de solteiro e até mesmo de hóspedes: não há restrições!

Quais são as vantagens da cabeceira de porcelanato?

O porcelanato oferece muitos benefícios. Por isso, é um material interessante para ter no quarto e, sobretudo, na cabeceira.

Ele proporciona as seguintes vantagens:

  • torna a decoração única: há muitas possibilidades de formatos, tamanhos, cores e texturas de porcelanato. Portanto, as chances de encontrar uma cabeceira como a sua são bem pequenas. Sem falar que você pode combinar diferentes produtos para dar ainda mais personalidade à composição;
  • ocupa menos espaço: em comparação com aquelas cabeceiras estofadas, as placas de porcelanato economizam área, pois não costumam ser muito espessas. Essa é uma vantagem interessante para quem tem um quarto pequeno e precisa otimizar cada centímetro;
  • é fácil de limpar: principalmente se você escolher uma cabeceira com porcelanato esmaltado do tipo polido ou natural, vai ser bem simples manter a higiene. Isso porque esse revestimento cerâmico não é poroso e, portanto, não acumula sujeira;
  • oferece versatilidade: como dá para cortar e modelar a cabeceira de porcelanato como quiser, é possível fazer a aplicação em praticamente qualquer tipo de ambiente. Suíte do casal, quartos infantis etc.;
  • conta com durabilidade e resistência: o porcelanato é um material bem forte e fácil de conservar. Por isso, você vai poder contar com a sua cabeceira intacta por muito tempo;
  • é antialérgico: esse tipo de material cerâmico evita o acúmulo de micro-organismos que causam alergias.
cabeceria ripada de porcelanato
Cabeceira é um ripado de projeto su misura, feito sob medida pela Officina Portobello
(Projeto: Quadriarq Arquitetura / Foto: Cristiano Bauce / CASACOR | RS 2021)

Como escolher o produto ideal para a cabeceira?

No caso da cabeceira, como a aplicação é na parede, não há muita restrição em relação ao tipo de porcelanato. Apenas evite aqueles mais ásperos, que tendem a acumular sujeira.

Sendo assim, é possível optar tanto por peças com acabamento polido quanto natural, com relevo ou decoradas. Tudo vai depender do efeito que deseja dar.

Inclusive, a cabeceira é capaz de seguir diferentes estilos, de acordo com o material que você escolher para o ambiente.

Observe a paleta de cores e os demais móveis para encontrar um porcelanato que se encaixe na decoração do quarto.

cabeceira de madeira porcelanato
Porcelanato que reproduz madeira na cabeceira deixa quarto mais aconchegante (Projeto: Gabriella Gochinski)

Se ela for minimalista, prefira peças com cores neutras e poucos detalhes. Já se for rústica, o porcelanato amadeirado é o ideal, pois vai deixar o ambiente mais aconchegante.

Para um estilo contemporâneo, a utilização de um porcelanato ou uma lastra que recria mármore em tons escuros pode ser a escolha certa.

Por fim, em uma decoração moderna ou industrial, o uso da cerâmica que reproduz cimento queimado costuma se encaixar bem.

Como instalar o porcelanato na cabeceira?

Se você entendeu que o porcelanato é o material perfeito para a sua cabeceira e escolheu o produto que combina com a decoração do seu quarto, é hora de aprender a instalar as peças. Nesse caso, o assentamento de porcelanato segue as mesmas regras de aplicação em paredes. Recomendamos contratar um profissional especializado para realizar a aplicação. Assim, você garante o resultado esperado e evita o desperdício de tempo e materiais.

cabeceira de mármore porcelanato
O ideal é contar com a expertise de um profissional para instalar a cabeceira de porcelanato (Projeto: Stilo Arquitetura)

Para começar o assentamento, observe se a parede tem algum problema, como rachaduras ou infiltrações. É importante que você conserte o que for necessário antes da instalação da cabeceira.

Além disso, se a parede estiver pintada, primeiro você vai precisar remover essa tinta, para depois aplicar o porcelanato. Isso pode ser feito com uma lixadeira elétrica ou manual.

Com tudo certo, limpe bem a superfície. Passe uma vassoura e depois um pano úmido para remover qualquer sujeira.

Faça isso em toda a parede — não só na parte da cabeceira — e espere secar. Assim, evita que resíduos caiam durante o trabalho. Ainda antes de começar a aplicação, planeje como vai ser a paginação do porcelanato. É essencial medir a área onde ele será assentado e traçar um plano.

Então, prepare a argamassa de acordo com as indicações da embalagem. Faça isso apenas no momento do assentamento, já que ela tem validade de até 2h30min em temperatura igual ou inferior a 20ºC.

Sua aplicação na parede deve ser com uma desempenadeira dentada, formando cordões em sentido parelelo e fazendo o arraste da peça para romper o cordão.

Vale ressaltar que as placas com mais de 30x30 cm precisam de dupla colagem. Ou seja, além de passar a argamassa na parede, também é necessário passar na placa, evitando que descole.

Após finalizar a colagem e esperar secar a argamassa colante, é a hora de aplicar o rejunte. Para um acabamento discreto, prefira uma cor parecida com a do porcelanato.

cabeceira de azulejo
Assentamento de cabeceira de porcelanato pede planejamento para um acabamento impecável (Projeto: Gabriella Gochinski)

Como limpar uma cabeceira de porcelanato?

Para a limpeza da cabeceira de porcelanato, você deve seguir basicamente as mesmas indicações da higienização de uma parede revestida.

É importante se atentar à limpeza pós-obra — que, quando bem-feita, tende a facilitar a conservação no dia a dia.

Esse também é um momento que pede atenção porque pode haver resíduos de argamassa ou rejunte que risquem o porcelanato. Portanto, o cuidado precisa ser redobrado!

Vale lembrar ainda que você deve esperar a argamassa e o rejunte secarem completamente para começar a limpeza.

Então, umedeça uma esponja macia em água e passe por toda a superfície para remover os excessos. Depois, seque com um pano.

cabeceira de porcelanato que interpreta o mármore
Rotina de limpeza da cabeceira de porcelanato é parecida com a de paredes revestidas (Projeto: Marla Bravim)

Já para a limpeza do dia a dia, o ideal é usar um pano úmido. Se não for o suficiente, faça uma solução com uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro diluído em 5 litros de água.

Em seguida, passe o pano umedecido com essa mistura na cabeceira de porcelanato. Por fim, seque com pano seco, para evitar manchas.

Como usar a cabeceira de porcelanato?

É possível fugir do lugar-comum e criar cabeceiras de porcelanato cheias de estilo. Quer saber como? Confira algumas aplicações que selecionamos para inspirar você.

Cabeceira de porcelanato com nicho

cabeceira de concreto porcelanato
Além da cabeceira, porcelanato ainda pode formar nichos usados, que serão como mesa lateral (Projeto: Portobello S.A.)

O interessante de fazer uma cabeceira de porcelanato é que você pode usar alguns recursos comuns em outros ambientes da casa, como no banheiro.

Um deles é o nicho, que tende a funcionar como uma espécie de mesa de cabeceira no quarto.

Nesse caso, ele fica integrado à cabeceira em si. Ideal para uma decoração minimalista, com um visual sem muitos detalhes.

Cabeceira de lastra

cabeceira em quarto com lastra de porcelanato
Lastra pode ser opção mais prática para ter cabeceira de porcelanato (Projeto: Laura Magalhães)

As lastras nada mais são do que gigantes superfícies de porcelanato. Sendo assim, levam muita elegância para ambientes como quartos.

O interessante é que, como tem tamanho superior, pode ser necessário apenas uma peça para criar a cabeceira. Isso facilita o processo de instalação e proporciona um visual sem emendas.

No caso de lastras que interpretam o mármore, há ainda mais versatilidade para criar a cabeceira, já que os veios podem dar continuidade em outras peças, dando uma sensação de superfície contínua e tornando-as mais fidedignas ao material natural.

Cabeceira de porcelanato que reproduz pedra

cabeceira granilite porcelanato
Com aspecto de pedra, cabeceira de porcelanato confere ar moderno (Projeto: Eduardy Falcão)

E que tal uma cabeceira em porcelanato que reproduz pedra? Sem dúvida, o material deixa o ambiente moderno e sofisticado.

A combinação com tons terrosos pode aumentar a sensação de aconchego do quarto. Mas se a ideia for dar alguma amplitude ou destacar a cabeceira, aposte em cores claras.

Cabeceira que segue parede lateral

cabeceira em L porcelanato
Em quartos pequenos, cabeceira que acompanha lateral da cama dá amplitude (Projeto: Yago Sobreira)

Em quartos pequenos, principalmente de solteiro, essa é uma técnica muito usada para fazer com que o espaço pareça maior. É que a continuação da cabeceira na lateral da cama dá sensação de amplitude.

Nesse caso, a combinação com outras cores claras faz com que o ambiente aumente visualmente, ainda que o porcelanato seja escuro.

Vale ficar de olho também se o porcelanato é 3D ou com relevo. Isso porque a textura tende a ocupar um espaço precioso em quartos pequenos.

Além da cabeceira, o porcelanato ainda pode ser usado nas paredes para formar painéis, entre outras possibilidades.

Para encontrar o material ideal para a sua reforma ou construção, acesse o site da Portobello e confira todas as novidades!

Foto de destaque: Cabeceira de porcelanato é um jeito de levar personalidade aos ambientes (Projeto: Portobello Shop Maringá)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Estou construindo uma casa na chácara e estou pensando em fazer as camas, guarda roupa e sofá, de alvenaria e revestir com porcelanato.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies