20.09.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ao mesmo tempo em que protege a parede, a rodabanca é um elemento que agrega à decoração de cozinhas de todos os estilos (Projeto: Portobello S.A.)

Rodabanca: 9 projetos de cozinhas criativas para inspirar você

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.09.2021
A rodabanca tem um papel importante na cozinha, pois une funcionalidade e estética. Confira as ideias que selecionamos para essa superfície!
minutos de leitura

Rodabanca é o nome dado àquela faixa de revestimento sobre a bancada da cozinha ou do banheiro. Além de ajudar a proteger a parede de respingos d’água, gordura e outras sujeiras indesejáveis, ela deixa o ambiente charmoso. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

É por isso que está cada vez mais presente nos projetos de cozinha contemporâneos. Neste artigo dedicado à rodabanca, vamos falar a respeito da função dela, mostrar suas principais vantagens e compartilhar algumas ideias inspiradoras! 

Para que serve a rodabanca? 

Pode parecer um simples detalhe, mas quem usa bastante a cozinha em casa para preparar as refeições sabe que a rodabanca faz toda a diferença. Isso porque ela traz mais praticidade para o dia a dia, já que facilita a higienização.

Em vez de ter que esfregar diretamente a parede, um pano úmido com o produto de limpeza adequado costuma dar conta do recado. Assim, o ambiente não fica com a aparência desagradável causada pelas manchas.

E o melhor de tudo é que o revestimento escolhido não precisa ser aplicado na cozinha ou na parede inteira. A faixa que compõe a rodabanca é suficiente para proteger a superfície de sujeiras e reter os líquidos. 

Em geral, os revestimentos cerâmicos são as melhores opções de materiais para essa área, pois eles atendem a todas essas funcionalidades. Além disso, estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e texturas.

O porcelanato que reproduz madeira é uma alternativa para quem gosta de materiais naturais e preza pela funcionalidade da rodabanca
O porcelanato que reproduz madeira é uma alternativa para quem gosta de materiais naturais e preza pela funcionalidade da rodabanca (Projeto: Portobello S.A.

Dessa maneira, a rodabanca ajuda a compor a decoração da cozinha, conferindo mais personalidade. Para tanto, é preciso ter um bom senso estético, de modo a garantir que ela "case" com o estilo decorativo escolhido.

Como decorar com rodabanca? Inspire-se com 9 projetos criativos

Veja, a seguir, ótimas ideias para você se inspirar. 

1. Mood lúdico

Até um tempo atrás, as cozinhas eram pensadas como ambientes meramente funcionais. Ou seja, o aconchego não era uma preocupação. 

Mas cada vez mais as pessoas buscam criar uma atmosfera acolhedora em suas cozinhas. Isso porque é lá onde compartilhamos momentos gostosos da rotina.

Pensando nisso, revestimentos que fogem do tradicional começaram a ser criados, como é o caso do White Bubble, da linha White Home, da Portobello. 

Desenvolvido especialmente para paredes internas, ele é muito fácil de ser integrado a diferentes estilos de cozinha. 

Aqui, relevos côncavos e convexos com arestas finíssimas criam uma superfície que lembra bolhas de sabão
Aqui, relevos côncavos e convexos com arestas finíssimas criam uma superfície que lembra bolhas de sabão (Projeto: Portobello S.A.

Seu diferencial está na textura, que convida ao toque. Ele acolhe por conta de sua superfície acetinada, que remete à suavidade da seda. Essa estética apurada acaba criando um mood lúdico.

Assim como outros revestimentos brancos, o Bubble se dá bem com tons neutros e materiais naturais, como a madeira. 

2. Estilo urbano

Nos projetos contemporâneos, os elementos urbanos ganham espaço, pois traduzem a pluralidade das grandes cidades. 

E, assim como em outras artes, a arquitetura e a decoração refletem aspectos da realidade em que a gente vive. 

Black Parkour faz parte da linha Urban Mood, da Portobello
Black Parkour faz parte da linha Urban Mood, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.

Para quem gosta desse estilo ou de compor ambientes mais sóbrios, vale a pena apostar nos revestimentos em tons frios, tanto para a rodabanca quanto para o piso. 

A linha Urban Mood reproduz o concreto, um material bastante característico dos espaços urbanos. Também oferece opções com cores, texturas e relevos diferentes. 

Portanto, permite fazer composições variadas nos projetos de cozinha. 

3. Quartzitos brasileiros

Os quartzitos são rochas duríssimas, que apresentam uma grande diversidade de desenhos e tons, mas sempre com alta resistência mecânica. 

Com o avanço das tecnologias de mineração, essas formações minerais ganharam espaço nas casas brasileiras. 

Nesta cozinha, o mesmo porcelanato polido retificado aplicado na rodabanca foi usado na bancada
Nesta cozinha, o mesmo porcelanato polido retificado aplicado na rodabanca foi usado na bancada (Projeto: Portobello S.A.

A boa notícia é que já existem porcelanatos que reproduzem quartzitos, como os da linha Quartzites, sendo essa uma alternativa de fácil aplicação e alta durabilidade para os apreciadores dessas rochas. 

Disponíveis em lastras, esses produtos oferecem possibilidades ilimitadas para revestir, mobiliar e decorar as cozinhas. 

4. Superfícies listradas

Quem gosta de decoração com movimento costuma se apaixonar por materiais com texturas e relevos diferentes. E o White Zigzag, da coleção Color Block, é um bom exemplo disso, com suas linhas retas, que sobem e descem pelo plano. 

Ótima opção de revestimento para conferir um efeito tridimensional à rodabanca
Ótima opção de revestimento para conferir um efeito tridimensional à rodabanca (Projeto: Portobello S.A.

Apesar de simples, ele é capaz de criar impacto na decoração do ambiente por meio da força da geometria. Sua superfície mate branca se dá bem com diversos estilos de composições, desde as monocromáticas até as contrastantes. 

Portanto, é um prato cheio para os projetos de cozinhas criativas e também de outros espaços internos. Aliás, em ambientes nos quais o pé-direito é baixo ou o teto é rebaixado, as paredes listradas na orientação vertical parecem mais alongadas. 

5. Tijolinhos à vista

Os tijolinhos são atemporais no mundo da decoração, mas isso não significa que eles têm sempre a mesma cara. Além dos tradicionais, hoje existem opções em estilos e cores diversas. 

O revestimento Artisan Brick Smoke se tornou o protagonista neste projeto de cozinha ao ser aplicado tanto na rodabanca quanto na base da bancada
O revestimento Artisan Brick Smoke se tornou o protagonista neste projeto de cozinha ao ser aplicado tanto na rodabanca quanto na base da bancada (Projeto: Portobello S.A.

As paredes de tijolinhos em cores escuras trazem um ar de modernidade ao ambiente, principalmente se combinadas com móveis em linhas retas. Já as claras deixam o espaço da cozinha mais clean

Quando a decoração é bem planejada, o revestimento entra em harmonia até mesmo com os ambientes com uma pegada campestre.

Liverpool White dando um toque urbano a uma cozinha com cara de casa de campo
Liverpool White dando um toque urbano a uma cozinha com cara de casa de campo (Projeto: Doma Arquitetura

6. Integrando cores

Casablanca inspirou a criação de uma linha de revestimentos da Portobello em cores primárias e tons pastel, excelentes para os projetos de cozinhas criativas. Isso porque é uma cidade que une culturas, belezas e modernidade como nenhuma outra.

Solaire é um dos tons que fazem parte da linha Casablanca
Solaire é um dos tons que fazem parte da linha Casablanca (Projeto: Bia Guedes

Esses produtos se diferenciam por usar uma técnica marroquina de azulejaria chamada de zellige. Por serem feitas artesanalmente, as peças contam com pequenas irregularidades. 

No entanto, são elas que deixam a cozinha mais charmosa. As cores e as bordas surpreendem, pois criam um mood sofisticado e, ao mesmo tempo, descontraído. 

Certamente, é uma alternativa para as pessoas que apreciam um estilo minimalista, mas sem ter que abrir mão do colorido.

7. Desenhos geométricos

A rodabanca também pode contar com revestimentos geométricos, que transformem por completo a decoração da cozinha, como é o caso do porcelanato Náutica Mix, da linha Azuleja. 

Composto por triângulos em variados tons de azul, verde e marrom, ele faz essa superfície ficar em destaque. 

Neste apartamento no litoral, os tons de azul ajudaram a trazer o mar para dentro do lar
Neste apartamento no litoral, os tons de azul ajudaram a trazer o mar para dentro do lar (Projeto: Renata Manso e Amanda Lima

Para que o espaço fique equilibrado, o revestimento estampado pode ser combinado com peças de mobiliário em cores claras

8. Estilo industrial 

O estilo industrial é uma tendência urbana que surgiu no século XX, conquistou seu lugar e hoje se destaca nos projetos contemporâneos. 

Materiais rústicos como o tijolo e o concreto se sobressaem em espaços totalmente integrados, junto de elementos como madeira, ferro e vidro. 

O revestimento Woodstock Blend apresenta variações de tom para reproduzir os tradicionais tijolinhos de argila
O revestimento Woodstock Blend apresenta variações de tom para reproduzir os tradicionais tijolinhos de argila (Projeto: Ana Luiza Tomasi; Foto: Mariana Boro) 

E a rodabanca pode ser aproveitada pelos amantes desse tipo de decoração para deixar a cozinha ainda mais característica. 

Da mesma forma, o piso e as demais paredes podem contar com revestimentos que agreguem ao estilo industrial. 

9. Sentido vertical

Vimos até aqui projetos de cozinha com rodabancas de diferentes tamanhos. Mas não pense que é preciso ter uma superfície grande para que ela compense. 

Isso porque a rodabanca tem, acima de tudo, um papel funcional. Portanto, mesmo quando é reduzida, vale a pena assentar um revestimento adequado para facilitar o dia a dia.

O revestimento Liverpool Pistache da rodabanca foi usado como ponto de cor, criando uma atmosfera descontraída
O revestimento Liverpool Pistache da rodabanca foi usado como ponto de cor, criando uma atmosfera descontraída (Projeto: Maria Fernanda Vidigal

Como mostra o projeto acima, ela ainda pode ser usada de forma estratégica na decoração. E a cor pistache é apenas uma entre as tantas disponíveis no mercado hoje. 

Sendo assim, para mandar bem nos projetos de cozinha, o primeiro passo é conhecer as possibilidades. Tendo a funcionalidade da rodabanca em mente, pesquise sobre as opções de revestimento para criar composições no estilo desejado.

Aliás, quando o assunto é funcionalidade, o planejamento faz toda a diferença. Veja como montar uma cozinha planejada

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Rodabanca: 9 projetos de cozinhas criativas p...

Rodabanca: 9 projetos de cozinhas criativas para inspirar você

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies