24.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
De revestimentos até objetos decorativos, a decoração de paredes reúne um universo de possibilidades (Projeto: Paola Navone para Portobello)

Decoração de parede: 15 referências para todos os estilos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.10.2022
Reunimos dicas de decoração de parede para você se inspirar, lançar a mão da criatividade e se aventurar em novos estilos
minutos de leitura

Pensar na decoração de parede é como trabalhar com uma tela em branco. Ali existem muitas oportunidades de unir a beleza com a funcionalidade, imprimir sua personalidade e dar vida a um novo lar - ou a um novo estilo de lar.

E o melhor: cada parede da casa pode ter uma proposta completamente diferente! Já que cada uma delas possui necessidade específicas - as paredes de áreas úmidas como banheiro e cozinha requerem cuidados diferentes de paredes da sala, por exemplo.

E não faltam opções de cores, revestimentos, objetos de decoração, iluminação e por aí vai.

A seguir, separamos 15 inspirações de decoração de parede para você se inspirar, arriscar, se divertir e planejar a sua próxima reforma.

Revestimentos espelhados
Revestimentos espelhados garantem personalidade e sofisticação às paredes dos ambientes (Projeto: Pedro Luiz de Marqui)

1. Paredes revestidas de pedras

A palavra-chave de uma parede revestida de pedra é: elegância. A proposta pode ser aplicada em todos os ambientes da casa, de áreas externas até os cantos mais aconchegantes. E, se combinadas com o piso, trazem sensação de amplitude.

Para sair do quadrado, invista em organicidade, como a linha Ipanema, assinada por Oskar Metsavaht para a Portobello, inspirada nas pedras portuguesas.

pedras orgânicas
As pedras com desenho orgânico podem decorar qualquer ambiente da casa (Projeto: Quadriarq Arquitetura / Foto: Cristiano Bauce)

2. Decoração de parede com ladrilhos hidráulicos

É difícil uma parede com ladrilhos hidráulicos passar em branco. O revestimento, que também é extremamente versátil, tem a capacidade de conferir muita personalidade e aconchego na parede em que for instalado.

Além disso, é um grande trunfo para aqueles que são mais práticos, pois quando uma parede é revestida com ladrilhos hidráulicos, as outras podem seguir uma linha muito mais minimalista.

Ladrilho da linha Azuleja, o Nautiva Mix
Ladrilho da linha Azuleja, o Nautiva Mix, ajuda a criar uma atmosfera mais aconchegante (Projeto: Renata Manso e Amanda Lima)

3. No estilo boiserie

Essa opção de decoração de parede é para quem curte ambientes bem clássicos. Boiserie (se pronuncia boisserrí) é uma técnica francesa de revestimento em que a textura na parede tem o formato de uma moldura, mesmo sem abrigar um quadro no seu interior.

Normalmente, ela acompanha a cor do restante da parede, mas não é obrigatório. Esse estilo vai muito bem para salas de estar e quartos, pois remete ao aconchego. Também é indicado para ambientes um pouco mais espaçosos.

parede de boisere
A parede de Boisere quase sempre vem acompanhada de outros itens mais clássicos e luxuosos, como no caso do lustre (Projeto: Karen Mazzo)

4. Com revestimento 3D

Quer personalidade? Pois é isso que esse tipo de decoração de parede entrega. As paredes de revestimentos com relevo tridimensional são indicadas para projetos originais e cheios de charme.

Ao ser usada em uma sala, no exemplo abaixo, a sensação é que a parede tem ondas, que inclusive contribuem para dar mais vida ao ambiente.

parede de revestimento tridimensional
Na foto, os revestimentos da coleção L'arc casam perfeitamente com o vaso de planta (Projeto: Portobello S.A)

5. Paredes com azulejos

As reproduções de azulejos já figuram na decoração de paredes há muito tempo. Entretanto, a cada ano elas ganham novas cores e formatos, portanto, nunca caem em desuso.

É uma opção com excelente custo-benefício e que possui uma enorme variedade de estilos, modelos e cores, permitindo personalizar qualquer ambiente.

Indicado para áreas mais úmidas e molhadas, como cozinhas e todos os lugares do banheiro - até dentro do box.

pastilhas em paredes
As paredecom reproduções de azulejos podem sair do lugar comum e buscar um toque de modernidade, como no caso da foto, em que há a mescla de três produtos da Linha Gouache (Projeto: Portobello S.A)

6. Paredes rústicas

As paredes rústicas são uma tendência atemporal. Vão bem em casas de campo, de veraneio, da cidade e em apartamentos.

São indicadas especialmente para ambientes que prezam pelo aconchego. Ao serem misturadas com elementos específicos, como iluminação direta, quadros e plantas, podem compor ambientes bem modernos.

Os revestimentos da linha Terracotta, por exemplo, podem decorar paredes externas, de áreas em comum e quartos.

parede rústica
As paredes com revestimentos rústicos são mais versáteis do que parecem, pois podem decorar ambientes rústicos ou modernos
(Projeto: Denise Barreto)

7. Parede de porcelanato marmorizado

Pensou em elegância, pensou em mármore. E pensou em sustentabilidade, elegância, excelente custo-benefício e praticidade, pensou em porcelanato marmorizado.

Esse tipo de parede é feita para ser a protagonista do ambiente, portanto raramente também abriga objetos de decoração e móveis.

Deve-se pensar que ela pode ser central na sala, cozinha, área de convívio etc. No projeto a seguir, destaque para a Lastra Or de Cacau no painel do quarto.

parede de porcelanato marmorizado
A parede de porcelanato marmorizado centraliza o protagonismo do ambiente (Projeto: Portobello S.A)

8. Parede bicolor

Uma decoração de parede bicolor está em alta. E o melhor: é muito fácil de ser criada. Basta escolher uma cor que faça parte da paleta de cores do ambiente e mesclar com um subtom.

Vale para quem ainda tem receio de apostar no colorido, mas quer inovar, e para quem tem um orçamento mais enxuto para decoração.

parede bicolor
Simplicidade e beleza definem as paredes bicolores (Projeto: Duda Senna Arquitetura)

9. Parede com nichos

As paredes com nicho são para os práticos. Em caso de nichos coloridos, como na foto, vale apostar em tons mais neutros ou complementares, e em caso de nichos brancos, o céu é o limite.

Vai superbem em ambientes pequenos, que possuem poucos móveis ou lugares que precisam de organização constante, como quarto de criança e escritório.

parede de nichos
No projeto da foto, as cores do nicho sobrepõem a cor da parede. O efeito é mais vibrante do que se fosse o contrário
(Projeto: João Almeida e Gustavo Almeida - Arquitetura e Interiores)

10. Parede curva

As formas orgânicas são uma tendência permanente, por isso as paredes curvas são uma opção para os amantes da arquitetura e design.

Elas podem ser naturais da planta do projeto ou arredondadas durante a reforma com alvenaria. Entre as vantagens está a amplitude do ambiente, facilidade de circulação e, principalmente, o fato de servirem como um elemento decorativo por si só.

Caso a curvatura seja para “dentro” é possível decorar a parede com alguns objetos, no caso contrário é mais indicado investir em revestimentos de alto impacto visual.

parede curva
A parede curva é uma herança do modernismo que figura em muitos projetos com toque mais ousado
(Projeto: Bruno Bressan / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

11. Parede geométrica

É uma boa alternativa para personalizar qualquer ambiente.

Quando se opta pelo porcelanato com desenho geométrico para revestir a parede, é possível fazer inúmeras combinações de formatos - desde os mais tradicionais triângulos, retângulos, pentágonos e hexágonos - até a possibilidade de personalização da paginação.

parede geométrica
Parede com Linha Soma da Portobello, assinada por Nadezhda e Paulo Mendes da Rocha, ganha destaque na decoração (Projeto: Martin Corullon)

12. Parede de cobogó

O cobogó é um elemento vazado que nasceu com a função básica de separar os ambientes e trazer conforto térmico. Com o tempo, ele foi ganhando espaço como um artifício decorativo, portanto é comum vê-lo principalmente em projetos com veias modernistas.

Uma parede de cobogó pode ser aplicada na divisão de qualquer ambiente, principalmente pela brincadeira que ele propõe com a luz. O céu é o limite para decorar com os cobogós.

parede de cobogó
Parede de cobogó Mundaú, produto Portobello desenvolvido pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio em parceria com o artesão Itamácio dos Santos (Projeto: Portobello S.A)

13. Parede viva

A parede viva é muito usada para trazer beleza e vida para dentro de casas e apartamentos situados na cidade.

Além do lado estético, ela auxilia na umidade e limpeza do ar. Apesar de ser mais comum na varanda, ela pode estar na sala, como na foto.

parede vivas
A parede viva é uma tendência nas casas das grandes cidades (Projeto: Cardoso Chouza Arquitetos / Foto: Pemón Chouza)

14. Parede com Lastras

Usar Lastras na decoração de paredes é um recurso para conferir amplitude e continuidade ao ambiente, graças à principal característica deste tipo de porcelanato em grandes formatos: o tamanho, que vai de 90cm x 180cm até 160cm x 320cm.

É possível fazer a decoração de paredes com Lastras em todos os ambientes de casa, com todas as vantagens do porcelanato: sustentabilidade, durabilidade, facilidade de limpeza e de instalação.

Apostar em uma parede com Lastras permite que você imprima 100% do seu estilo. Afinal, a Portobello possui uma grande variedade de lastras para todos os gostos: elegantes, discretos, clássicos e modernos.

objeto com curvas na parede
Parede com Lastras da linha Oh!take decorada com revestimento cimentício e curvilíneo, ambos assinados pelo mestre da arquitetura Ruy Ohtake (Projeto: Portobello S.A.)

15. Parede de painel ripado

A parede de painel ripado pode ser revestida de duas formas. A primeira é fixando individualmente as ripas de madeira natural. No caso de porcelanato que reproduz perfeitamene as ripas de uma madeira, o revestimento é mais prático de ser aplicado, já que são placas acopladas de 30x120, a exemplo do Mos Ripa, sem falar do material ser mais sustentável.

A decoração de parede com painel ripado pode ser usada para divisões mais sutis, assim como no caso do cobogó, mas também pode ser aplicada, por exemplo, na parede principal da sala, na parede da cabeceira da cama ou ainda em detalhes decorativos da cozinha, como na base da bancada.

parede de painel ripado
O painel ripado da linha Mos Ripa reproduz com fidelidade as ripas de madeira (Projeto: Portobello S.A)

Depois de todas essas inspirações é hora de selecionar as suas favoritas e começar a transformar o seu ambiente.

Quer conferir inspirações para decorar o espaço considerado o coração da casa? Então veja essas 50 ideias de cozinha.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Decoração de parede: 15 referências para t...

Decoração de parede: 15 referências para todos os estilos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies