13.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Revestimento granilite, lavabo
Revestimento granilite ganha releitura com a linha Beats, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Revestimento granilite: clássico ganha estética atualizada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.04.2022
Linha Beats, da Portobello, reproduz revestimento granilite em uma releitura cheia de personalidade, para compor diferentes projetos
minutos de leitura

Várias pedrinhas em uma superfície lisa. Assim podemos definir a estética do revestimento granilite, que voltou com tudo aos projetos arquitetônicos e ganhou até uma releitura.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Afinal, o processo de fabricação é um pouco complexo. Por isso, a Portobello lançou a linha Beats, com produtos com aspecto de granilite que permitem aderir à tendência de um jeito bem mais prático.

É uma forma de ter um visual clássico, mas com uma pegada moderna. E com diferentes tonalidades, você vai poder compor projetos de diversos estilos, combinando com cores e texturas variadas.

Saiba mais!

Entenda o que é o revestimento granilite

Granilite voltou à moda e pode ser reproduzido em diferentes superfícies, que vão de têxteis a revestimentos (Projeto: Portobello S.A.)

Podemos definir o revestimento granilite como um agregado de diferentes materiais. Entre eles, azulejos, pedras naturais, granito, quartzo e vidro, além de mármore e pasta de cimento ou cal.

O resultado é um produto com aparência única, já que reúne grânulos de diversos tamanhos e cores.

A técnica é bastante antiga. Há registros desde os anos 800, na Grécia e na Roma Antigas. No entanto, foi só no século XV que o granilite começou a se popularizar em Veneza, na Itália.

É que o mármore se tornou popular em construções luxuosas do período. Do corte dele, sobraram diversos grânulos, que começaram a ser usados por artesãos para criar o chamado terrazzo veneziano.

Muito utilizado na pavimentação de espaços públicos, ele aparecia em cores e texturas diferentes e ganhou popularidade por causa de suas vantagens. 

Além de permitir reaproveitar materiais, evitando o desperdício, ainda tem alta durabilidade e estética destacada.

No Brasil, o revestimento ficou conhecido como granilite. E é fácil encontrar o material em construções nacionais mais antigas, principalmente as da década de 1940, quando ele foi tendência. 

Naquela época, era usada resina para agregar os materiais. Atualmente, o granilite pode ser encontrado em reproduções feitas com outras matérias-primas. 

Por isso, é possível ter essa estampa de retalhos em paredes, bancadas, vasos e até em tecidos, como tapetes. 

Mas, claro, o revestimento granilite segue como uma possibilidade interessante para pisos, como veremos a seguir.

Assim como no mundo da moda, na arquitetura as tendências vêm e vão. E com todas essas possibilidades de aplicação da estética que remete ao granilite, ele voltou com tudo!

Conheça Beats, um revestimento que reproduz granilite

Revestimento granilite, moodboard
Linha Beats, da Portobello, traz três opções de revestimento granilite (Projeto: Portobello S.A.)

Hoje em dia, a tecnologia permite criar revestimentos com aspecto de diferentes materiais, como madeira, mármore e metal. 

Assim, é possível contar com produtos cada vez mais sustentáveis e, em alguns casos, até com qualidade superior aos originais.

Isso é o que acontece com os revestimentos granilite da linha Beats, que são produzidos em chapas, em vez da modelagem do terrazzo veneziano original.

Os produtos chegam como uma releitura irreverente e sofisticada, com tons de cinza e pontos de cor que compõem muito bem com os demais lançamentos da coleção UNLTD Dreams e outros revestimentos da Portobello.

O nome da linha, Beats, faz referência a uma nova batida musical. Clássica, mas com um ar descontraído. Uma tradução de como a vida pode ser mais leve e criativa, e como isso se reflete na composição da casa dos sonhos, levando versatilidade e personalidade.

É um produto supercool, com três versões que variam entre os tons claro, médio e escuro. A estética do terrazzo veneziano aparece atualizada em uma superfície com fragmentos maiores, cores neutras e fundo quente. Ótima alternativa para um ambiente aconchegante!

O formato é 90x90 e o acabamento é natural. Além disso, há a opção EXT, que é ideal para áreas externas. Sendo assim, é possível aplicar Beats de muitas formas, seja em ambientes internos ou externos.

Confira projetos com revestimento granilite para se inspirar

Agora que você já sabe como surgiu o revestimento granilite e conhece uma possibilidade prática de ter esse tipo de material nos seus projetos, é hora de conferir algumas inspirações.

Revestimento granilite em projeto aconchegante

Revestimento granilite, banheiro
Banheiro traz revestimento granilite em tom de verde que remete à natureza e proporciona aconchego (Projeto: Portobello S.A.)

Entre as tonalidades da linha Beats está Sage ou sálvia. Um esverdeado quente que é ideal para compor ambientes acolhedores, como o projeto em destaque.

A composição é com outros elementos ideais para uma casa-refúgio: estampas de folhas, azulejos verdes ao fundo e janelas que deixam a natureza entrar.

Isso sem falar nos metais dourados e nos demais itens em cores quentes, que remetem ao acolhimento e ao relaxamento, perfeitos para um momento de cuidado pessoal.

Tonalidade clara revela versatilidade do granilite

Revestimento granilite, cozinha
Cozinha em tons claros tem revestimento granilite para compor o visual vintage (Projeto: Portobello S.A.)

Apesar de ser uma espécie de revestimento decorado, o granilite pode ser discreto e versátil, compondo projetos com outros materiais, texturas e padronagens.

Isso é possível principalmente se a cerâmica tiver fundo claro, como acontece com Bone, da linha Beats. 

A superfície com grânulos leva modernidade para o piso do projeto em destaque. Inclusive, ele traz outros elementos que remetem aos anos que se passaram.

Por exemplo, a cerâmica que se parece com azulejos retangulares e as cores suaves, tanto dos revestimentos quanto da marcenaria. Assim, o ambiente ganha um ar vintage.

Granilite tanto no interior quanto no exterior do projeto

Revestimento granilite, área interna e externa
Granilite pode revestir áreas internas ou externas (Projeto: Portobello S.A.)

A versatilidade do granilite aparece também quando falamos de projetos In & Out. Ou seja, que contam com o mesmo revestimento em áreas internas e externas.

Isso ajuda a criar unidade visual e é um recurso ótimo para ambientes pequenos, pois tende a ampliar os espaços.

Com o revestimento granilite Ash, da linha Beats, isso é possível. Afinal, ele conta com opções com acabamento natural e EXT. 

Portanto, dá para aplicar em todos os ambientes do projeto, como na imagem em destaque.

Assim como na linha Beats, a Portobello está em constante inovação e traz novidades que podem ser usadas em diferentes projetos. Acesse o site da marca e conheça esses e outros produtos!

Foto de destaque: Revestimento granilite ganha releitura com a linha Beats, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento granilite: clássico ganha esté...

Revestimento granilite: clássico ganha estética atualizada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies