Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Revestimento de parede: descubra o ideal para cada ambiente

É possível aplicar revestimento de parede em projetos de todos os estilos (Projeto: Portobello)

Para dar um toque especial àquele cantinho da casa, o revestimento de parede se torna um aliado e tanto. O importante, porém, é conhecer as características de cada ambiente e as possibilidades do produto que será aplicado.

Imaginar o “lar doce lar” decorado traz questionamentos importantes sobre a quantidade e tamanho dos ambientes, mobiliário e tipo de revestimento.

Afinal, além de proteger, o porcelanato na parede imprime a personalidade dos moradores e é peça-chave para a harmonia do local. A ampla variedade de modelos e texturas inspira muitos arquitetos.

Nesse sentido, não existem revestimentos em alta ou em baixa, e sim a necessidade de escolher peças que agradem o gosto dos moradores da casa. Acompanhe as dicas deste post e saiba como fazer isso!

Porcelanato é revestimento de parede para todos os ambientes

Durável, resistente à água e disponível em diversos modelos, o porcelanato pode ser aplicado em vários ambientes residenciais.

Áreas internas e externas se beneficiam com as características do produto — que, além de cores puras, também traz estampas que reproduzem a aparência de outros materiais.

Os revestimentos cerâmicos coloridos também são excelentes opções para decorar a parede da cozinha, principalmente na área da rodabanca ou backsplashs.

Veja agora quais fatores considerar na escolha da peça ideal para cada espaço.

Revestimento de parede colorido
Revestimento de parede colorido leva mais alegria à decoração (Projeto: Mini Studio Arquitetura / Foto: abriel Konrath)

Cozinha: revestimento de parede precisa ser resistente

Para esse espaço, o ideal é escolher um revestimento que mescle a resistência e a funcionalidade. Além do quesito estético, é preciso levar em conta a segurança que o porcelanato para cozinha vai trazer.

Por facilitar a limpeza e a manutenção das superfícies, o produto é uma excelente alternativa para revestir áreas próximas da pia e do fogão. Isso porque tendem a ficar sujas em contato com a poeira, água e gordura.

Banheiro: local úmido pede porcelanato

Revestimento de parede com porcelanato marmorizado
Revestimento de parede com o clássico porcelanato marmorizado traz sofisticação ao ambiente (Projeto: Jessica Gnoatto / Foto: Fabio Severo)

Nos banheiros, o porcelanato escolhido deve oferecer segurança e resistência à presença da umidade.

O cuidado com esse detalhe deve estar principalmente em áreas como o box e a parede atrás da pia. Afinal, costumam receber muito vapor e respingos de água.

Mesmo que não contem com chuveiro, os lavabos também merecem atenção, já que contam com pia e pode haver excesso de umidade.

Sobretudo nos banheiros, é possível ainda criar prateleiras e nichos de porcelanato nas paredes, o que dá um charme a mais e complementa a decoração dessas superfícies.

Quarto: revestimento de parede pode ter diferentes utilidades

Cabeceira da cama revestida com porcelanato
Cabeceira da cama pode ser revestida com porcelanato, ganhando a dupla funcionalidade de decoração e praticidade (Projeto: archi [lab] Karen Felix e Maira Rossi)

Para o quarto, o revestimento de parede deve oferecer sensação de conforto e bem-estar, sem deixar de lado a valorização da personalidade de quem dorme no local.

Aplicar porcelanato na parede onde fica a cabeceira da cama já transforma toda a decoração do ambiente, mas existem várias possibilidades.

Um quarto delicado e trabalhado com cores neutras, por exemplo, pode receber texturas com um detalhe composto por peças decorativas.

Outra ideia interessante é revestir uma parede inteira do quarto com produtos de cores fortes ou que tenham a aparência de materiais chamativos.

Tons escuros e acabamentos rústicos são perfeitos para cômodos que pedem um clima intimista. Por exemplo, em ambientes em estilo industrial.

Sala: porcelanato ajuda na decoração

painel de tv de porcelanato
Entre os revestimentos de parede para sala, as lastras de porcelanato são muito usadas para o painel da tv (Projeto: Oficina de Morar)

Já na sala, o revestimento para parede deve contribuir para a criação de um ambiente aconchegante e funcional.

Isso porque é o espaço mais frequentado da casa e o principal ponto de encontro de amigos e familiares. Portanto, capriche na hora de decorá-lo com porcelanato de parede para aproximar pessoas e encantar com o resultado.

E são muitas as possibilidades nesse espaço! Dá para usar porcelanato em uma lareira ou para formar um painel de televisão, por exemplo.

Outra ideia é criar paredes vazadas. Afinal, elas proporcionam continuidade visual e adicionam um toque artístico à sala

Área externa: proteção também é função do revestimento de parede

proteção das paredes da área externa com porcelanato
Para a proteção das paredes da área externa, muitos arquitetos têm preferência pelo porcelanato
(Projeto: Marco de Stella e Beatriz Ribeiro Arquitetura e Interiores / Foto: Felipe Cuine) 

As paredes das áreas externas ou fachadas demandam produtos duráveis e resistentes à ação das intempéries.

Mais uma vez o porcelanato de parede representa uma excelente escolha, e o motivo é simples. Além de proteger as superfícies, o produto acrescenta detalhes que são essenciais para um acabamento bonito e de qualidade.

Peças com design único fazem das fachadas de casas verdadeiros cartões de visita das residências.

A valorização ocorre com a utilização de porcelanatos claros, escuros ou inspirados em materiais naturais.

Sabendo que existem várias maneiras de aplicar porcelanato na parede, não deixe de buscar bons produtos para utilizar em seus projetos.

Os próximos tópicos trazem modelos que podem fazer a diferença na composição de cada ambiente. Siga com a leitura para conferir as opções!

Leia também:

Quais são os principais tipos de revestimento de parede?

Nas linhas a seguir, vamos apresentar os principais tipos de revestimento de parede, além de dar exemplos de produtos da Portobello para você escolher. Acompanhe!

Marmorizado

O mármore é um material nobre, usado há séculos na arquitetura. Ele é ótimo para revestir paredes, levando elegância e sofisticação aos projetos.

Além disso, conta com uma aparência que nunca sai de moda, ideal para projetos atemporais e duradouros.

No entanto, esse é um material natural com extração finita. Sem falar que muitos tipos vêm de outros países, o que torna seu valor mais alto do que o porcelanato, por exemplo.

Portanto, investir em um porcelanato marmorizado para o revestimento de parede pode ser uma ótima opção.

Uma das vantagens de usar esse tipo de porcelanato é, sem dúvida, o menor peso por metragem, menor espessura, menor preço e a facilidade de limpeza e de manutenção.

Sem falar que o porcelanato consegue reproduzir uma grande quantidade de mármores. Tanto no que diz respeito aos desenhos quanto à textura.

E com os grandes formatos de porcelanato (Lastras), essa reprodução fica ainda mais fiel, sobretudo ao usar como revestimento de parede.

Linha Timeless

Parede marmorizada em porcelanato cinza
Parede marmorizada é elegante e sofisticada (Projeto: Carlos Carvalho)

Na Portobello, a linha Timeless é aquela que reúne revestimentos de parede clássicos e atemporais. São reproduções de mármores raros e muito conhecidos, ideais para projetos de todos os estilos, por exemplo:

Linha Unique

Mármore verde em porcelanato
Mármore verde leva personalidade à decoração da parede (Projeto: Portobello)

Já a linha Unique traz mármores com mais personalidade, ideais para quem busca um revestimento de parede diferenciado. Entre as opções, estão:

Amadeirado

O porcelanato amadeirado é uma ótima alternativa de revestimento de parede. Afinal, a reprodução desse material é tão fiel que consegue levar a mesma sensação de bem-estar da madeira natural.

Isso acontece por meio da avançada tecnologia de impressão digital. Essa tecnologia permitiu, inclusive, a impressão dos veios da madeira e toda a rusticidade das tábuas e demolição em porcelanato.

Sem falar na variação de cores, que torna o resultado final muito natural e bonito, levando aconchego aos projetos.

Portanto, é um material ideal tanto para vertentes rústicas quanto para estilos mais sofisticados.

Os porcelanatos que reproduzem madeira também são indicados para ambientes que necessitam de uma dose extra de praticidade. Entre eles, cozinhas e áreas externas, por exemplo.

Isso porque o porcelanato é fácil de limpar, é altamente resistente, inclusive à água, não tende a manchar e também não requer manutenção frequente, como acontece com a madeira natural.

Linha Avantgarde

madeira sustentável em porcelanato
Reprodução de madeira é fiel ao material natural (Projeto: Portobello S.A.)

Essa é a recriação de carvalho em porcelanato, que chega em três tonalidades para usar tanto no piso quanto como revestimento de parede.

A linha Avantgarde expressa o movimento vanguardista das artes e da cultura no início do século XX, na França.

Portanto, transforma algo consolidado com novas ideias. Tal como a reprodução dessa madeira de lei tradicional e típica de florestas europeias e americanas.

Com a tecnologia exclusiva da Portobello (Soft Touch), o produto traz textura que desafia o material, provocando sensações inesperadas.

Linha Araucaria

Revestimento de parede amadeirado
Revestimento de parede amadeirado para banheiro não absorve umidade (Projeto: Arquiteta Licyane Cordeiro/ Foto: Fernando Zequinao)

Araucaria é uma linha inspirada na espécie de mesmo nome, nativa da Mata Atlântica, do Sul do Brasil. Traz superfície desenvolvida com aplicação de microgrânulos de quartzo, a partir de um ciclo especial de queima.

É assim que o produto traz um toque mais natural, que reproduz a sensação das fibras da madeira e seu relevo fino. Como resultado, temos ambientes mais aconchegantes, incluindo banheiros.

Linha Boreal

porcelanato que reproduz madeira na parede da sala
Resistente, porcelanato que reproduz madeira pode ser usado até em lareiras (Projeto: Tatiana Pradal / Foto: Giovana Gonçalves)

Mais uma opção amadeirada de revestimento de parede é a linha Boreal. Os produtos são inspirados nas florestas boreais, no hemisfério norte, e contam com uma aparência mais rústica.

Na natureza, são madeiras fortes como abetos, pinheiros, faias e bétulas. De maneira geral, têm cores claras e nuances douradas, com a presença de nós que levam personalidade às peças.

Porcelanato que reproduz pedra

A pedra é um material bastante resistente e ótima opção, sobretudo, para áreas externas. A vantagem é que também é possível obter essa aparência usando porcelanato.

Com diferentes opções, a cerâmica que reproduz pedra é um revestimento de parede que vai bem tanto em áreas externas quanto internas.

Sua aplicação é interessante em projetos de diferentes estilos, sejam rústicos, industriais ou modernos.

Linha Via Durini

pedra na parede da sala
Reprodução de pedra deixa parede mais moderna (Projeto: Studio FP02)

Uma ótima opção de revestimento de parede que reproduz pedra é a linha Via Durini. São produtos com um ar cosmopolita, com textura suave e tons neutros.

Conta com superfície delicada, mas que equilibra a força do material. É possível escolher entre quatro tons e diferentes formatos. Inclusive, uma lastra 90x270 exclusiva para paredes. Assim, é possível expressar a elegância das grandes cidades europeias de um jeito prático.

Linha Ms. Barcelona

parede com porcelanato na churrasqueira
Para espaços minimalistas, revestimento de parede neutro é ideal (Projeto: Juliana Agner)

Já a linha Ms. Barcelona é ideal para projetos minimalistas. Afinal, sintetiza simplicidade a partir de composições complexas.

Os produtos trazem uma fusão de materiais como limestones, cimentos e basaltinas, criando uma superfície marcante. Isso, claro, sem deixar de ser minimalista.

Contam com veios e elementos de pedras naturais que aparecem em texturas de cimento com agregados, equilibrando as cores e formando um revestimento de parede único.

Linha Folk

Diferentes materiais podem ser reproduzidos em porcelanato, incluindo pedra
Diferentes materiais podem ser reproduzidos em porcelanato, incluindo pedra (Projeto: Gabriela de Matos)

Inspirada em elementos naturais, a linha Folk recria Limestone em uma composição contemporânea.

São Lastras em tons neutros, com pequenos agregados fossilizados que se expressam na superfície elegante do porcelanato.

Lombarda Viva

pedra com seixos em porcelanato
Versátil, pedra com seixos em porcelanato pode ser usado em banheiro (Projeto: Stanke Arquitetura)

Lombarda Viva é inspirada na cartela cromática da rocha da arquitetura lombarda, que marca a paisagem de Milão. A linha de porcelanato reedita o clássico da Portobello Pietra Lombarda.

Chega com mais expressão e vivacidade na decoração, trazendo soluções in and out para todos os projetos, incluindo as paredes.

Concreto e cimento queimado

Sobretudo em projetos modernos, a reprodução de concreto e de cimento queimado caem muito bem.

Esses materiais dão ainda um ar rústico e podem ser ideais para decorações industriais, por exemplo.

Contudo, ao optar por um revestimento de parede cerâmico, é possível garantir maior durabilidade, facilidade de limpeza e acabamento impecável.

Linha Oh!Take

Concreto colorido na parede
Concreto colorido é marca de Ruy Ohtake (Projeto: Portobello S.A.)

Um dos últimos trabalhos do mestre da arquitetura Ruy Ohtake, essa é uma linha que traz concreto colorido para dentro de casa.

A linha Oh!Take reúne revestimentos de parede inusitados, unindo ousadia e genialidade. Com os produtos, é possível obter simplicidade e elegância, envolvendo e encantando.

Linha Soma

revestimento de parede geométrico
Parceria com grandes nomes proporciona revestimento de parede autêntico (Projeto: Renata Figueiredo - Estúdio AURE)

Outra parceria de sucesso foi com Paulo Mendes da Rocha e sua filha Nadezhda Mendes da Rocha. Juntos, trouxeram a linha Soma, que oferece ladrilhos em grande escala. Este revestimento recebeu em 2023 o prêmio Elle Deco.

São revestimentos de parede democráticos e descontraídos, que permitem formar painéis, cabeceiras, entre outras possibilidades.

Linha Dansk

Tons terrosos levam aconchego em revestimento de parede
Tons terrosos levam aconchego em revestimento de parede (Projeto: Juliana Pippi / Foto: Mariana Boro)

Para quem está em busca de um revestimento de parede neutro e atemporal, a linha Dansk é um prato cheio. Sua origem é na pureza estética, que busca por funcionalidade e simplicidade.

Linha Creta

formato longo de revestimento na parede
Formato longilíneo proporciona elegância à parede (Projeto: Portobello S.A.)

Para fugir um pouco do básico, a linha Creta traz revestimento de parede tipo cimento em diferentes intensidades de cores atemporais. Assim, é possível transformar os ambientes.

Sua inspiração é na paisagem mediterrânea da ilha de Creta, na Grécia. Os produtos têm formato longilíneo e bricks que formam um jogo de escalas arrojado e cheio de personalidade.

Metalizado

O porcelanato é tão versátil que consegue entregar até mesmo um revestimento de parede que reproduz metal.

Esse material confere uma estética urbana e industrial, que cai bem tanto dentro quanto fora dos projetos, incluindo fachadas.

Linha Steel

Reprodução de metal  em porcelanato
Reprodução de metal pode ser usada em fachadas (Projeto: Rodrigo Fagá)

Um exemplo é a linha Steel, inspirada nos edifícios americanos da Escola de Chicago. A interpretação de aço aparece em dois tons industrializados.

Com textura de tecido

Os elementos têxteis são ótimos para levar conforto e aconchego aos espaços. Como revestimento de parede, o porcelanato é capaz de levar essas sensações, mas de uma maneira bem mais prática.

Afinal, é fácil de limpar e não acumula poeira, como costuma acontecer com tecidos. Portanto, se a ideia é ter um ambiente que abraça, esse revestimento de parede pode ser ideal.

Linha Bloomy

Textura de tecido, revestimeto de parede
Textura de tecido leva conforto aos espaços (Projeto: Portobello S.A.)

Pensando em oferecer a melhor sensação de estar em casa, a linha Bloomy traz diferentes opções de revestimento de parede com a reprodução de tecido.

São produtos neutros e acolhedores que formam superfícies sofisticadas e elaboradas em cada detalhe. Eles trazem toques específicos para cada aplicação, criando uma atmosfera que convida a ficar.

Painel ripado

O painel ripado é uma tendência na decoração e pode ser obtido por meio do porcelanato como revestimento de parede.

Assim, é possível variar a aparência do painel de madeira, obtendo novas cores e texturas para a superfície.

Dá para usar as ripas tanto em paredes inteiras como para formar um painel de televisão, uma cabeceira de cama, entre outras possibilidades.

Linha Ripa Mood

Painel ripado preto na sala
Painel ripado pode ser usado em diferentes ambientes internos (Projeto: Cristiane Trommer / Foto: Cristiano Carniel)

A linha Ripa Mood traz diferentes propostas em mármore e cimento monocolor. As peças têm formato 30x120 em acabamento natural ou polido. Como resultado, temos revestimentos de parede elegantes e contemporâneos.

Texturizados

Adicionar textura à decoração é uma das formas de preencher os espaços. Ou seja, dá para usar o revestimento de parede como parte fundamental do estilo que você escolheu para o ambiente.

Os relevos também são interessantes para destacar uma parede ou para que uma superfície maior não pareça sem graça, em uma única cor.

Linha Artemática

Formas geométricas na parede
Formas geométricas e texturas personalizam paredes (Projeto: Portobello S.A.)

São peças com desenho geométrico e texturas variadas. Assim, adicionam cor de uma maneira refinada, proporcionando criatividade e originalidade para paredes de ambientes internos.

Linha Biscuit

Revestimento de parede com textura
Revestimento de parede com textura e sem se mesclam em superfície autêntica (Projeto: Studio FP02)

Nas cores branco e terra, a linha Biscuit traz toque suave e seco, que imprime naturalidade aos produtos. Seus relevos podem ser compostos de muitas formas, com ou sem uma peça lisa junto. Portanto, dá para personalizar os projetos facilmente.

Linha Loom

Revestimento de parede geométrico
Revestimento de parede pode ser aplicado na horizontal, na vertical ou em outras paginações (Projeto: Portobello S.A.)

A linha Loom resgata processos manuais combinando listras e bordados. Esse mix de texturas na mesma superfície permite complexas combinações, usando diferentes elementos, formas e tamanhos.

Extra: cobogós

Apesar de não serem propriamente um revestimento de parede, os cobogós são ótimas opções para decorar.

Eles são inspirados em elementos da arquitetura árabe, os muxarabis. A versão brasileira chegou em 1929, revolucionando a arquitetura por aqui.

Além da função estética, eles são bastante funcionais. Ajudam a formar divisórias ou paredes que delimitam espaços, sem deixar a integração de lado.

Sem falar que valorizam a iluminação natural e a ventilação. Portanto, são ótimos para projetos em regiões de clima quente.

Eles formam paredes vazadas, que trazem para a casa uma tendência no mundo da arquitetura e da decoração: a transparência. Isso porque esses elementos permitem visualizar o que tem do outro lado.

São ótimos para ambientes integrados, como sala e cozinha. No entanto, também podem ser usados em varandas e quartos, por exemplo.

Linha On Fire

Paredes vazadas com cobogós
Paredes vazadas ajudam a integrar espaços (Projeto: Portobello S.A.)

Se você curte a ideia de usar cobogós na decoração, precisa conhecer a linha On Fire. Ela traz a potência do fogo em tonalidades terrosas, sempre remetendo à argila.

Afinal, esses cobogós são inspirados na naturalidade da argila, principal matéria-prima da cerâmica, da qual são feitos.

Os produtos da linha contam com tons terrosos. São avermelhados e quentes, com bordas em várias cores para decorar diversos ambientes internos.

Sua estética foi pensada para que possam ser incorporados facilmente a diferentes tipos de arquitetura. Assim, é possível ter obras que impactam na estética e na funcionalidade.

De maneira geral, trazem ousadia natural em projetos em que a simplicidade se torna luxo. Sem falar que, assim como outros produtos da Portobello, são feitos para durar.

Além de contribuir com a estética, o revestimento de parede também é funcional. Entenda como escolher a melhor cerâmica para parede com umidade!

Sair da versão mobile