31.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Portobello traz nova linha de cobogós. São seis cores versáteis para paredes vazadas e charmosas (Projeto: Portobello S.A.)

On Fire: um novo cobogó para ter uma parede vazada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.10.2022
Cobogós são uma ótima maneira de obter uma parede vazada. Conheça a linha On Fire, lançamento da Portobello em seis cores intensas e versáteis
minutos de leitura

Os cobogós são a principal maneira de obter uma parede vazada. Eles podem ter diversos estilos, formatos e cores, além de aparecerem em diferentes materiais.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Sua versatilidade é um ponto que chama a atenção. Afinal, servem como fechamento em uma porta pivotante, em uma divisória e em fachadas.

Sem falar que são capazes de aparecer como um elemento decorativo, formando até mesmo estantes e nichos, por exemplo.

Nas linhas a seguir, entenda melhor o que são os cobogós, conheça uma linha da Portobello perfeita para construir uma parede vazada e saiba como fazer isso na prática!

Entenda o que são os cobogós

Parede vazada, cobogó
Cobogós são elementos vazados e versáteis (Projeto: Portobello S.A.)

O cobogó é uma espécie de tijolo vazado, que foi criado na década de 1920 aqui no Brasil, em Pernambuco.

A inspiração foi no muxarabi, um elemento da arquitetura islâmica. Feito em madeira, ele também é vazado.

Originalmente, o cobogó era produzido de concreto. Afinal, foi concebido por engenheiros donos de uma fábrica de tijolos.

Contudo, com o passar do tempo, ele foi ganhando novos formatos e materiais, como aço, vidro, cerâmica e até gesso.

De maneira geral, os cobogós têm formas orgânicas, inspiradas na natureza. Ou seja, por si só, esse elemento já é capaz de tornar os espaços mais acolhedores.

Além disso, uma parede vazada proporciona entrada de luz natural, circulação de ar e, claro, muito charme para a decoração.

Os cobogós estiveram em alta entre as décadas de 1950 e 1960, durante a era de ouro do modernismo no Brasil. Como exemplos, podemos citar projetos do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Atualmente, eles são uma tendência na arquitetura.

Conheça a linha On Fire

Parede vazada, linha On Fire
On Fire é linha da Portobello ideal para a construção de parede vazada (Projeto: Portobello S.A.)

Sempre de olho nas tendências, a Portobello tem cobogós que ajudam a criar paredes de destaque.

Para complementar o portfólio, a marca traz a linha On Fire, com peças em forma simples, porém contemporâneas e expressivas.

O nome da coleção revela toda a potência do fogo na hora de transformar a argila em cerâmica. A matéria-prima ancestral é essencial para os revestimentos.

Para uma releitura dos tradicionais cobogós, além da argila crua, as peças trazem esmalte em algumas das faces.

A paleta de cores pode assumir tanto um papel funcional quanto decorativo. São tons intensos, mas neutros:

Assim, é possível expressar as sensações do momento pós-pandemia, mas de um jeito fácil de decorar ambientes de todos os estilos.

A versatilidade também fica aparente na hora de aplicar os cobogós da linha On Fire. No formato 9x19 cm, eles podem ser usados na vertical ou na horizontal.

São produtos ideais para dar charme às áreas internas, sejam elas residenciais ou comerciais. Sem falar na possibilidade de personalizar a fachada da casa.

Outro exemplo de uso são as portas pivotantes. A Portobello convidou o arquiteto Leonardo Zanatta para o editorial DreamBook e ele criou um ambiente com este recurso.

Parede vazada, portas pivotantes
Portas pivotantes e brises também são possibilidades com cobogós (Projeto: Leonardo Zanatta)

On Fire faz parte do quinto ciclo de lançamentos da Portobello para 2022, be.you.ty, que amplia o portfólio destinado à personalização de paredes.

Para isso, traz relevos, texturas e cores inéditas, que expressam múltiplas personalidades. Assim, os produtos ajudam a tornar os espaços acolhedores graças ao reconhecimento.

Saiba como usar parede vazada na decoração

Nada melhor do que ver projetos com produtos da linha On Fire para você entender, na prática, como ela pode ser versátil. Acompanhe!

Divisão de ambientes integrados ganha charme com parede vazada

Parede vazada, ambientes integrados
Parede vazada é solução para dividir ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Os ambientes integrados são uma ótima solução para quem busca por espaços funcionais. Sem falar que podem ajudar a dar sensação de amplitude em plantas menores.

Contudo, existem itens que separam as várias áreas, deixando tudo visualmente organizado e confortável. Sobretudo se estamos falando de lofts ou studios.

Meia parede, revestimentos diferentes e móveis são só alguns exemplos. No entanto, uma das melhores opções é a parede vazada.

Ela mantém a visibilidade nos dois ambientes, além de permitir a passagem de luz e ventilação. Importante quando um dos espaços não tem janela, por exemplo.

Dá para construir uma parede vazada entre a sala de estar e a de jantar, entre a cozinha e a sala de jantar ou mesmo entre o quarto e o closet etc.

Ela ainda pode ir do piso ao teto ou ser como uma espécie de mureta que divide os espaços, sempre servindo como elemento decorativo.

Parede vazada como fechamento da construção

Parede vazada, fechamento
Fachadas e paredes externas também podem contar com o charme da linha On Fire (Projeto: Portobello S.A.)

Já pensou ter um ambiente sempre iluminado e fresco? A parede vazada pode substituir as tradicionais para levar mais conforto térmico.

Além disso, acaba ajudando a reduzir o consumo de energia elétrica, graças à iluminação e ao vento em abundância.

Vale observar que os cobogós não podem ser usados como paredes estruturais. Sendo assim, é necessário pensar em alternativas para incluir esses elementos, como a construção de colunas e vigas.

É o que acontece no projeto em destaque. Inclusive, podemos notar uma abertura que funciona como uma espécie de janela permanente.

Nesse caso, a cobertura é fundamental para evitar a entrada excessiva de sol, o que poderia esquentar o espaço. Sem falar que também serve para proteger da chuva.

Opção também para um design biofílico

Parede vazada, parede curva
Cobogós da linha On Fire podem ser usados em parede curva (Projeto: Portobello S.A.)

O design biofílico é aquele que busca conciliar a natureza com as construções. Uma maneira de nos integrar ao meio ambiente e gerar mais bem-estar.

Para conquistar um espaço assim, há diferentes técnicas que podem ser aplicadas. Uso de formas orgânicas, plantas, materiais naturais, iluminação natural, ventilação e por aí vai.

Nesse sentido, a parede vazada por ser uma grande aliada. No projeto acima, os cobogós da linha On Fire foram usados para a construção de uma parede curva, ou seja, orgânica.

O tom quente também remete à terra e, assim, ajuda a deixar o espaço mais aconchegante. Sem falar que os elementos deixam a luz e o ar entrarem.

Além dos cobogós, a Portobello conta com muitas outras soluções em arquitetura e decoração. Acesse o nosso site e conheça todos os produtos!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

On Fire: um novo cobogó para ter uma parede ...

On Fire: um novo cobogó para ter uma parede vazada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies