14.07.2022
Avaliação
()
Porcelanato permite criar lareiras de diferentes tipos e estilos (Projeto: Portobello S.A.)
0

Lareira em porcelanato: 7 estilos diferentes para aquecer a casa

minutos de leitura
Revestimento versátil, sustentável e resistente, dá até para ter uma lareira em porcelanato! Conheça os modelos e se inspire com diferentes estilos
minutos de leitura

Ter uma lareira em porcelanato é sinônimo de aconchego e bem-estar. Mas, claro, também pode vir acompanhada de modernidade e elegância.

Tudo vai depender dos materiais e do estilo que você escolher para a sua lareira em porcelanato. Há diversas possibilidades de cores, padrões e texturas, todas resistentes e fáceis de limpar, dando praticidade ao dia a dia.

A seguir, confira as principais vantagens de uma lareira em porcelanato, veja os tipos mais comuns, confira 7 inspirações e algumas dicas para aquecer seu ambiente!

As vantagens de ter uma lareira em porcelanato

Hoje em dia, é muito comum preferir modelos de lareira que não queimam lenha. Isso porque são mais práticas de instalar e de fazer a manutenção. 

Sem falar que não geram fumaça ou cheiro. Estamos falando de lareiras como a elétrica, a gás ou ecológica, por exemplo.

Todas precisam de uma estrutura para a instalação, como um móvel, parede ou base em alvenaria.

Nesses casos, é possível revestir essa estrutura em porcelanato, já que o material apresenta diferentes benefícios, como:

  • Sustentabilidade, pois sua produção causa menos danos ao meio ambiente em relação a materiais naturais como a pedra;
  • Facilidade de manutenção, bastando usar um pano úmido ou um pouco de detergente neutro para limpar o porcelanato;
  • Variedade de cores, estilos, texturas e formatos, incluindo grandes peças, que chamamos de Lastras;
  • Versatilidade, podendo revestir paredes, nichos, bancadas e outras estruturas;
  • Resistência à mudança de temperatura e a altas temperaturas.
Officina Portobello disponibiliza para algumas cidades do Brasil lareira em porcelanato sob medida (su misura), garantindo acabamento de alta costura (Projeto: Portobello S.A.)

Principais tipos de lareira em porcelanato

Ter uma lareira de porcelanato certamente traz muitos benefícios. Além disso, é possível optar por diferentes modelos para fazer o acabamento com revestimento cerâmico.

Entre as principais opções estão:

Lareira a gás

Muita gente não sabe, mas dá para ter uma lareira em porcelanato que funcione a gás. Esse tipo tem como grande vantagem o fato de não fazer sujeira ou fumaça, como acontece durante a queima da lenha. Sendo assim, não é necessário ter uma chaminé.

Porém, é preciso ter um ponto de gás no local destinado à lareira em porcelanato. Então, você vai precisar contar com a ajuda de um profissional para essa instalação.

Até porque, esse tipo de lareira requer sistemas de segurança, que são regulamentados pela ABNT na NBR 13.103.

Por exemplo, é necessário ter uma válvula que corta o fornecimento de gás caso a chama apague. Isso evita que o gás se espalhe pelo ambiente.

Nesses casos, o mais comum é usar gás natural, encanado. Porém, também é possível usar botijão de cozinha.

Há dois modelos de lareira a gás:

  • Lareira em porcelanato linear, que usa pedras vulcânicas em sua base.
  • Lareira com lenho cerâmico refratário, que tem um tipo da lenha artificial na base, simulando a queima como em um modelo tradicional.

Lareira elétrica ou virtual

A lareira em porcelanato elétrica também não requer chaminé e nem propaga fumaça, o que são suas grandes vantagens.

Além disso, como sugere o nome, é ligada à rede elétrica, o que também elimina o risco de acidentes por causa do gás natural.

Esse modelo tem instalação fácil e pode ficar na parede, desde que tenha acesso à eletricidade. O acionamento também é bastante simples, por um botão ou controle remoto.

O interessante é que não gera uma chama real, mas sim uma projeção do fogo. Ainda assim, mantém a função de aquecimento. Ou seja, é uma espécie de lareira decorativa, que substitui o aquecedor elétrico tradicional.

Contudo, é importante ficar de olho no tamanho do ambiente, para comprar uma lareira compatível. Também é bom lembrar que haverá aumento na conta de luz.

A lareira elétrica geralmente já vem pronta, e pode ser de embutir. Portanto, dá para criar uma estrutura de alvenaria em volta, revestindo com o porcelanato que você preferir.

Lareira ecológica

No caso da lareira ecológica, a chama não é formada nem pela queima da lenha nem por meio de gás. Nesse modelo, é usado álcool à base de etanol. A substância é renovável e menos poluente do que as outras opções.

Além dessa vantagem, ela também não requer limpeza após o uso e nem consome energia elétrica. Sem falar que não gera fumaça e, por isso, não precisa de chaminé.

Como é possível comprar apenas o aquecedor, dá para embutir em uma parede ou em um móvel de alvenaria. Portanto, pode ser facilmente uma lareira em porcelanato.

7 inspirações de lareira em porcelanato

Confira algumas possibilidades para ter sua lareira em porcelanato, complementando a decoração e aquecendo o ambiente!

1. Lareira contemporânea

Ambiente minimalista ganhou lareira em porcelanato discreta e elegante (Projeto: Portobello S.A.)

A arquitetura contemporânea traz características como o minimalismo, a sustentabilidade, o contraste e a tecnologia. O que tem tudo a ver com a lareira em porcelanato, que pode reunir todos esses elementos.

O projeto acima segue o estilo minimalista, sem perder a elegância ao revestir piso, parede e lareira em porcelanato marmorizado.

A sustentabilidade aparece, inclusive, na escolha desse material, que é mais sustentável em relação ao mármore natural.

Enquanto isso, a tecnologia se aplica ao modelo da lareira e também ao porcelanato em grande formato. Já o contraste é formado pelos sofás em tons terrosos no ambiente claro e neutro.

2. Lareira clássica

Design clássico de lareira em porcelanato ganha destaque no ambiente (Projeto: Guilherme Corradi)

Quando a gente pensa em lareira, geralmente vem à mente aquele modelo clássico, que tem destaque na sala, indo do chão ao teto.

Esse tipo de modelo geralmente é a lenha, e a estrutura na parede é por causa da chaminé. 

Porém, dá para ter uma lareira em porcelanato reproduzindo o mesmo visual, mas sendo a gás ou ecológica.

É o que acontece no projeto em destaque, que traz a lareira acoplada em uma estrutura de alvenaria revestida em porcelanato que reproduz mármore marrom. O resultado é elegante e imponente, ganhando destaque no ambiente.

3. Lareiras em conjunto

É possível instalar mais de uma lareira a gás ou ecológica, deixando o ambiente mais aquecido (Projeto: Portobello S.A.)

O interessante de lareiras como a gás ou ecológica é que você pode comprar mais de um módulo e instalar como quiser. Uma solução interessante para quem precisa aquecer grandes ambientes.

É o que acontece no projeto acima, que traz dois pontos de chama, potencializando o aquecimento. A instalação foi feita em uma estrutura com porcelanato que reproduz o mármore italiano Travertino.

4. Lareira que comporta objetos decorativos

Apesar de não ser necessária, lenha compõe decoração da lareira (Projeto: Portobello Shop Alphaville)

E que tal usar lenha e objetos decorativos para chamar a atenção para a lareira em porcelanato? A composição pode incluir uma mistura de itens, como vasos, esculturas e por aí vai.

Inclusive, esse é um recurso de decoração muito interessante para dar mais personalidade ao ambiente. 

Portanto, escolha objetos que representem sua personalidade e que combinem com a lareira em porcelanato e outros elementos do ambiente.

5. Lareira em nicho ou embutida na parede

Lareira embutida, como um nicho, é opção discreta (Projeto: Arquiteta Licyane Cordeiro)

Esse é um tipo de lareira em porcelanato que parece com um nicho decorativo. É ideal para quem quer discrição, já que ela se camufla à decoração quando está desligada. Principalmente quando se usa o mesmo revestimento na parte de dentro e do exterior da lareira. 

Contudo, se quiser dar destaque a ela, pode apostar em porcelanatos diferentes, formando contraste.

É muito comum usar esse tipo de lareira em salas de estar, junto com o painel da televisão. Ela pode ficar bem abaixo da TV ou um pouco mais para o lado. Tudo vai depender do projeto e do layout do ambiente.

6. Lareira junto ao rack

Projeto tem lareira com base no mesmo porcelanato usado para o rack (Projeto: Thales Cerquiz)

E não é só a lareira de embutir que pode vir junto ao rack! Afinal, o porcelanato é um material tão versátil que permite até criar ou revestir móveis. 

Inclusive, eles podem servir de base para a lareira. Em muitos casos, a preferência é por usar Lastras, que têm gigantes formatos.

Por falar nisso, a Officina Portobello mostra toda a arte da porcelanateria em mobiliários feitos a partir do revestimento.

No projeto em destaque, a escolha para o rack que tem uma lareira anexa foi a Lastra em porcelanato 90x270. O tom claro contrasta com o painel da televisão, também em Lastra, mas ainda maior: 120x270.

7. Lareira em porcelanato no chão

Lareira em porcelanato também pode ser instalada bem perto do chão (Projeto: Portobello S.A.)

Outra alternativa interessante é criar uma lareira em porcelanato bem perto do chão. A ideia é boa, principalmente, para ambientes grandes ou externos, por exemplo.

Caso tenha crianças ou pets em casa, uma dica é incluir um vidro ou grade de proteção, evitando que cheguem perto da chama.

Um recurso que evita que isso aconteça é a estrutura em alvenaria que fica acima da lareira em porcelanato, acompanhando seu formato.

Além da lareira em porcelanato, é possível criar outros móveis e espaços com o revestimento. Inclusive, se você gosta de receber e já sabe como manter todos aquecidos, que tal conferir as dicas para ter um bar em casa?

Imagem principal: Porcelanato permite criar lareiras de diferentes tipos e estilos (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies