14.04.2022
Avaliação
()
Revestimento ladrilho, sala, mos soma terra, soma terra
Parede colorida com revestimentos é um jeito de levar diferentes sensações para a casa (Coleção 2022 Portobello / linha Soma, assinada por Paulo + Nadezhda Mendes da Rocha)
0

Parede colorida: como usar revestimentos para levantar o astral da casa

minutos de leitura
Porcelanato, monoporosos e outros revestimentos deixam a parede colorida, levando diferentes sensações para casa. Saiba mais e veja inspirações.
minutos de leitura

Os diferentes tons são capazes de despertar sensações e influenciar nas emoções, de acordo com a Psicologia das Cores. Sendo assim, incluir uma parede colorida na decoração pode fazer toda a diferença na hora de criar um ambiente calmo, acolhedor, alegre ou com outra característica importante para quem vai usar o espaço.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

No entanto, é comum ter dúvidas sobre a escolha das cores ou mesmo quanto à combinação entre elas. Agora, uma dica é certeira: colorir uma parede com revestimento garante maior durabilidade, versatilidade, além de ser acessível.

Se você tem dúvidas sobre como combinar as cores, acompanhe as linhas a seguir e descubra como ter uma parede colorida de um jeito prático. Além disso, confira projetos para se inspirar!

Aprenda a escolher as cores certas

Como a casa é o nosso refúgio, é importante que ela transmita as emoções e sensações que nos façam sentir à vontade. E isso pode ser feito por meio de uma parede colorida, que também ajuda a quebrar a decoração monótona apenas com tons neutros.

No entanto, a escolha dos tons ideais para uma parede colorida é muito subjetiva. Isso porque envolve não só as sensações que se quer passar com a decoração, como também com as preferências dos moradores.

parede colorida azul verde rosa claro
Escolha de tons para parede vai depender não só das sensações que se quer passar, como também do gosto pessoal
(Projeto: Portobello S.A.)

Por exemplo, se uma pessoa quer um espaço que remeta à calma, o azul pode ser uma boa opção. Mas se esse tom não agradar, pode-se pensar em outras alternativas, como rosa claro.

Contudo, há algumas dicas que influenciam diretamente na percepção do ambiente, não importa qual cor você escolha. Confira:

  • Torne o clima mais acolhedor com paredes e piso escuro. No entanto, certifique-se de que tem bastante espaço, para que o ambiente não pareça pequeno.
  • Deixe o ambiente mais estreito e fundo com duas paredes paralelas em tom escuro, e as demais claras. Piso e teto claros realçam essa impressão.
  • Reduza a profundidade do ambiente ao pintar a parede do fundo de tom escuro, deixando as outras claras.
  • Para dar amplitude, escolha tons claros para as paredes e para o teto, e escuro para o piso.
  • Alongue o ambiente com paredes escuras, teto e piso claros.
sala com parede colorida usando revestimento portobello verde
Paredes escuras criam clima intimista e acolhedor (Projeto: Studio Tivi / Foto: Felipe Araújo)

Como combinar diferentes tons para uma parede colorida

Outra dúvida bastante comum na hora de criar uma parede colorida com revestimento é quanto à combinação de cores. É possível combinar diferentes tons em uma mesma parede, em superfícies diferentes, ou até por meio de objetos de decoração.

Ou seja, quando você opta pela parede colorida, não precisa deixar de usar outras cores no mesmo ambiente. Para não errar na combinação, aqui vão alguns truques que usam o círculo cromático como base:

  • Combine cores tríades para uma combinação entre três tons equidistantes no círculo cromático. Para chegar a eles, basta escolher uma cor e formar um triângulo dentro do círculo a partir dela. Os tons nas extremidades da forma geométrica formam a tríade.
  • Considere cores complementares, que são aquelas que ficam na direção oposta no círculo cromático.
  • Outra opção é a decoração monocromática, com uma combinação de diferentes tons da mesma cor.
  • Por fim, há as cores análogas, ou seja, as que estão lado a lado no círculo cromático.
ambiente com parede colorida utilizando revestimento sunset key west da portobello
Truque para combinar cores na decoração é usar o círculo cromático (Projeto: Gabriela de Matos / Foto: Alessandro Gruetzmacher)

O que não usar em uma decoração com parede colorida

Basicamente, não há regra para o uso das cores na decoração. Um ambiente pode reunir diferentes tons, ser monocromático ou totalmente neutro, por exemplo. Tudo vai depender das preferências e objetivos de cada um.

Você pode ter uma cozinha preta, uma decoração inteira com tons terrosos, apostar em detalhes como mármore azul, e por aí vai!

No entanto, vale ficar de olho em algumas cores que são clássicas, como cinza, azul marinho e bege. Também é interessante observar as tendências de cores, caso queira investir em um projeto moderno.

Na paleta de decoração da Pantone para 2022, por exemplo, é possível encontrar tons pastel como verde, rosa, azul e amarelo. Já a cor do ano é a Very Peri. Uma mistura de lilás, vermelho e azul.

banheiro com paredes coloridas em tons pastel com revestimentos portobello
Tons clarinhos são tendência e podem ser combinados entre si (Projeto: Portobello S.A.)

6 projetos com parede colorida com revestimento

Uma das formas de aderir à parede colorida é por meio de revestimentos, como cerâmicas e porcelanatos. É um jeito de mudar a decoração sem gastar muito dinheiro ou investir muito tempo em uma obra.

Além disso, essa é uma opção que traz mais destaque do que a pintura. Pode ter texturas ou acabamentos que reproduzem materiais naturais como madeira, mármore ou argila, por exemplo. Assim, torna a decoração ainda mais personalizada e interessante.

Outra vantagem é a possibilidade de aplicar em áreas molhadas, como frontão ou box, por exemplo. Sem falar que o revestimento pode aparecer em paredes coloridas de áreas externas, levando o alto astral também para esses espaços de lazer.

Confira a seguir alguns projetos que usam revestimento colorido para decorar as paredes e inspire-se!

1. Combinação de cores análogas e terrosas para dar mais aconchego

parede colorida com revestimento portobello terralma arizona e jalapão
Tons terrosos aumentam a sensação de bem-estar e conforto (Projeto: Portobello S.A.)

Um exemplo de combinação entre cores análogas é o projeto em destaque. Ele mistura paredes em tons terrosos que se aproximam do vermelho e do laranja.

O resultado é uma decoração aconchegante, já que os revestimentos da linha Terralma remetem à essência da terra, gerando conexão com a natureza.

Para deixar os espaços ainda mais acolhedores, é possível apostar em outros elementos naturais como madeira, vime e rattan, por exemplo. Nos têxteis, linho e algodão são boas apostas. Também dá para combinar com porcelanato que reproduz mármore ou madeira, ampliando a sensação de bem-estar dos espaços.

2. Decoração com todas as paredes coloridas

parede colorida de banheiro com revestimento portobello em tom de rosa
Em tom claro e sereno, rosa pode ser usado em mais de uma parede sem deixar o ambiente pesado (Projeto: Portobello Shop Niterói)

O rosa claro na decoração é muito usado para levar serenidade e delicadeza. Mas também pode levantar o astral com um pouco de entusiasmo para os espaços.

Como não é muito vivo ou marcante, dá para aplicar não só em uma parede colorida, mas em várias (ou todas!). É o que acontece no projeto em destaque, que mistura dois tipos de revestimentos para um banheiro moderno cheio de charme.

Ao fundo, o porcelanato Bonbon Rosa Antico tem formas irregulares e forma mosaicos ideais para projetos elegantes e despojados. Tudo isso com a assinatura da designer Paola Navone.

A personalidade do ambiente se completa com a mistura dos tijolinhos Terralma Noronha. A mistura de formas e tonalidades cria um espaço único e moderno.

3. Parede colorida de destaque

parede com revestimento shibori, criação da designer italiana Paola Navone em parceria com a Portobello
Contraste de uma parede colorida com decoração neutra cria ponto de destaque (Projeto: Portobello S.A.)

A parede colorida também pode ser um recurso para destacar um espaço ou até para levar um pouco de cor para a decoração, sem que fique poluída.

Essa técnica pode ser aplicada, basicamente, em qualquer ambiente, desde banheiros até áreas externas. O tamanho da parede também pode variar. Ou seja, dá para destacar paredes tanto em lugares espaçosos quanto naqueles bem pequenos.

No projeto acima, o uso de azulejos (nova coleção da Portobello assinada pela designer Paoloa Navone!) chega para levar personalidade e cor à decoração neutra. Como a aplicação é em uma parede grande, chama a atenção e ganha destaque no projeto.

4. Decoração com meia parede estampada

meia parede colorida é tendência de decoração
Dois estilos de revestimentos que dividem meia parede é tendência (Projeto: Portobello S.A.)

Outra possibilidade é aplicar revestimento somente em metade da parede, o que é uma tendência. Assim, é possível equilibrar o uso de estampas e cores no ambiente. É ainda uma boa alternativa para quem prefere o uso de tons neutros, mas decidiu se arriscar com a aplicação de um pouco de cor.

Além disso, dá para misturar tanto dois tipos de revestimentos quanto deixar a metade da parede com cerâmica e a outra parte com tinta.

Essa ideia também é uma boa pedida para quem quer usar cores mais fortes ou estampas na parede, mas não quer que o ambiente pareça poluído. Nesse caso, o ideal é deixar a outra metade com uma cor clarinha ou em outro tom, mas sem estampa.

5. Parede colorida até na área externa

parede colorida com revestimento portobello em área externa
Versatilidade dos revestimentos permite levar cores para paredes de áreas externas (Projeto: Portobello S.A.)

O azul é uma cor que remete à tranquilidade e à calmaria. Por isso, costuma ser uma das principais escolhas para ambientes como quartos. Mas ela também pode levar essa sensação para outros ambientes, inclusive para áreas externas.

Aliás, a tonalidade usada no projeto em destaque é uma das tendências para 2022. Ela remete à imensidão do céu, trazendo a natureza para perto.

Como é um tom suave, dá para combinar com outras cores pastel, ou até com tons vibrantes e que ganhem destaque, como o laranja.

6. Divisão entre ambientes com revestimentos de diferentes cores

parede colorida em banheiro com duas opções de cores
Revestimentos de diferentes cores podem ajudar a dividir espaços (Projeto: Andréa Gonzaga)

Uma das formas de dividir espaços sem precisar de paredes é usando revestimentos em diferentes cores. Essa dica é interessante para quem tem ambientes integrados, como cozinha e sala, e quer fazer uma “quebra” entre eles.

A técnica também é muito usada em banheiros, para separar o box. No caso do projeto acima, o destaque vai para a parte em que fica a banheira. Ela ganhou um cantinho todo colorido, em tom terroso que cria um clima agradável para relaxar durante o banho.

Para dar ainda mais evidência a essa parte do banheiro, o restante da cerâmica é em cor clara e neutra.

Usar revestimentos nas paredes certamente vai ajudar a tornar a decoração mais atrativa sem muito esforço. A Portobello conta com diferentes acessórios de parede para levar elegância e sofisticação para a sua obra. Conheça!

Imagem principal: Parede colorida com revestimentos é um jeito prático e acessível de levar diferentes sensações para dentro de casa (Coleção 2022 Portobello / linha Soma, assinada por Paulo + Nadezhda Mendes da Rocha)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies