01.11.2016
Avaliação
0
(0)
Versátil, o porcelanato para cozinha pode ser usado no piso, nas paredes, na bancada e na ilha (Projeto: Portobello S.A.)
0

Porcelanato para cozinha: como escolher a melhor opção?

minutos de leitura
Aprenda a escolher o porcelanato para cozinha, com dicas sobre tamanhos, bordas, estampas, cores e aplicações do revestimento! Atualizado em 05/05/2021
minutos de leitura

O porcelanato é indicado para diferentes tipos de ambientes. No entanto, como existem várias especificações, é importante escolher corretamente o porcelanato para cozinha, garantindo beleza, praticidade e segurança.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Quando bem escolhido, o porcelanato facilita a rotina, porque é um revestimento fácil de limpar e manter. Quer transformar a sua cozinha, mas não sabe como? Confira as nossas dicas!

Quais são os melhores tipos, acabamentos e bordas de porcelanato para cozinha?

A cozinha é um ambiente sujeito a umidade, gordura, queda de alimentos etc. Por isso, o recomendado é optar por um porcelanato que seja fácil de limpar e manter.

Tipos

O porcelanato pode ser técnico ou esmaltado. Ambos podem ser usados na cozinha, embora o técnico seja mais indicado para áreas com tráfego intenso.

Por isso, o porcelanato esmaltado é o mais procurado. Ele recebe uma camada de esmalte por cima da massa com a estampa desejada. São os produtos que recriam mármores, madeiras, cimentícios e muitos outros.

Acabamentos

Em relação aos acabamentos, o porcelanato pode ser polido, natural ou EXT.

A nossa recomendação é evitar o porcelanato polido na cozinha. Embora ele seja muito bonito, em contato com a água pode se tornar escorregadio e causar acidentes. Também tem mais chances de riscar ou manchar.

Por isso, nesse caso, a melhor opção é o porcelanato natural. Ele é produzido a partir da prensagem de um composto cerâmico constituído de materiais nobres. O revestimento não recebe acabamento, sendo ideal para essas áreas. Além disso, tem baixíssima absorção de água, alta resistência mecânica e é retificado.

Como é pouco escorregadio e fácil de limpar e manter, ele é uma escolha excelente para as cozinhas.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de usar o porcelanato EXT nas cozinhas. Esse material foi desenvolvido para áreas externas e locais em contato frequente com a água. Como tem uma superfície abrasiva, acaba escorregando muito menos e é mais resistente.

Embora essas características o tornem interessante para a cozinha, é importante destacar que o porcelanato EXT é mais difícil de limpar que os demais. Então, pode acabar não sendo uma escolha muito prática para o dia a dia. Por isso, ele não é tão usado nesse ambiente.

Porcelanato para cozinha
porcelanato retificado é um dos mais usados atualmente, porque permite a instalação com pouco rejunte, dando uma sensação de continuidade (Projeto: Portobello S.A.)

Bordas

Em relação às bordas, o porcelanato pode ser retificado ou bold.

O bold foi um dos primeiros a surgir no mercado. Suas bordas são arredondadas; por isso, ele precisa de mais rejunte na aplicação, o que deixa um espaço maior entre os pisos.

Já as peças retificadas são as mais usadas atualmente. A principal diferença está nas bordas retas. A exatidão só é possível graças ao corte com discos de diamante.

Visualmente, a diferença é muito grande. Como o ângulo final entre a superfície e a espessura é de 90º, quando um porcelanato retificado é colocado ao lado do outro, a necessidade de rejunte é mínima. Essa característica dá ao ambiente uma sensação de amplitude maior.

Por isso, o porcelanato para cozinha retificado é o mais procurado atualmente, trazendo modernidade e ajudando a ampliar visualmente os espaços. Além disso, como há menos rejunte, há menos sujeira acumulada, o que proporciona higiene.

Quais são os tamanhos e formatos mais indicados de porcelanato para cozinha

Quando o assunto é porcelanato para cozinha, uma dúvida muito comum é em relação ao tamanho. Na verdade, não existem dimensões ideais. Tudo depende das preferências dos moradores.

Atualmente, os porcelanatos de grandes formatos e as lastras estão em alta. Isso porque eles dão uma sensação de continuidade e, assim, ajudam a ampliar visualmente o ambiente.

Porcelanato para cozinha
O porcelanato para cozinha pequena pode ser ousado e reproduzir diferentes texturas, como o cimentício, que traz mais modernidade aos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Mas se você quiser trazer um ar retrô à sua cozinha, pode investir nos porcelanatos em tamanhos menores ou até nos que interpretam ladrilhos hidráulicos, com diferentes estampas.

As peças pequenas, entre 50 e 60 cm, também são bastante procuradas por quem tem cozinha pequena. Mas isso não significa que esses ambientes não possam receber porcelanatos maiores. Basta que o projeto de paginação seja executado com cuidado.

O mais importante é avaliar as dimensões, pensando em um piso que seja proporcional ao ambiente. Um porcelanato grande demais em uma cozinha muito pequena exigirá diversos cortes para a paginação, gerando desperdício. Então, bom senso é fundamental.

Como escolher estampas e cores de porcelanato para cozinha?

Os porcelanatos que recriam texturas são uma forte tendência e ajudam a deixar os ambientes ainda mais diferenciados. E é claro que eles também podem ser usados na sua cozinha.

Nesse caso, para escolher o melhor porcelanato para cozinha, é preciso pensar, primeiro, no estilo do ambiente e no efeito decorativo que você deseja.

Estampas

As estampas lisas costumam transmitir um ar clean para a decoração, permitindo que você use uma mobília mais colorida ou descolada.

Se você deseja uma atmosfera retrô, pode investir em porcelanatos coloridos ou estampados que lembrem os ladrilhos hidráulicos.

Porcelanato para cozinha
O mármore é um dos mais buscados para cozinhas modernas, sofisticadas e luxuosas (Projeto: Portobello S.A.)

Quem não abre mão da sofisticação, com certeza preferirá os porcelanatos que interpretam pedras nobres, como os diferentes tipos de mármore.

No entanto, se a ideia é deixar a cozinha mais aconchegante, nada melhor do que os porcelanatos amadeirados.

Para quem ama cozinhas modernas e industriais, as estampas que reproduzem os cimentícios são boas pedidas, trazendo um ar urbano bem interessante. Esses pisos também podem ser usados em projetos rústicos, combinando super bem com os metais e a madeira.

Caso a sua cozinha tenha uma bancada separando ambientes — como no caso da cozinha americana —, a dica é evitar revestimentos estampados. Os pisos dos espaços podem ter cores diferentes, mas o ideal é que sejam lisos ou padronizados, para deixar a composição mais leve.

Contudo, se você deseja usar um porcelanato estampado em uma cozinha americana, opte, então, pela mesma estampa na cozinha e nos demais ambientes. Por exemplo, as versões amadeiradas.

Cores

Em relação às cores, tudo dependerá do efeito visual que você deseja criar. Para cozinhas pequenas, os pisos em tons claros são mais indicados, porque ampliam visualmente o espaço e deixam o ambiente bem iluminado.

Se a sua cozinha é bastante colorida, com móveis em tons fortes, também é válido pensar em suavizar o piso com um porcelanato em tom neutro. Mas se o restante do ambiente é clean e o mobiliário tem cores neutras, então você poderá ousar, investindo em uma cor vibrante, escura ou diferente.

Como ir além do piso no porcelanato para cozinha?

O porcelanato para cozinha não precisa ficar restrito ao piso. Pelo contrário, com tantos lançamentos, você poderá ousar, transformando bancadas e paredes.

Bancada em porcelanato

O porcelanato pode ser usado tanto em bancadas quanto em ilhas, deixando as cozinhas mais elegantes e funcionais. Para isso, o fundamental é optar por um material de qualidade.

ilha de cozinha
A bancada em porcelanato traz charme, sofisticação e funcionalidade para a sua cozinha (Projeto: Portobello S.A.)

Se você não deseja visualizar juntas nas superfícies, prefira grandes formatos e lastras — por exemplo, com placas de 300×100 cm —, compondo uma peça única.

Outra dica é optar pelo porcelanato retificado, que permite menor distância entre as placas, deixando as emendas quase imperceptíveis.

Você também pode usar o porcelanato que tem uma espessura reduzida em comparação a outros modelos, entre 3 a 6 mm.

As bancadas de porcelanato contam com inúmeras vantagens, como baixa absorção de água (evitando o surgimento de manchas), facilidade de limpeza e maior durabilidade.

Paredes

Um revestimento diferenciado na parede pode ser o que falta para deixar a sua cozinha ainda mais moderna. É muito comum colocar porcelanatos nas áreas onde ficam o fogão e a pia, para deixar as paredes bem protegidas.

Atrás do fogão, você deve ter uma atenção maior, já que essa área serve para proteger a parede dos respingos de óleo e água, além da umidade. Como costuma ser um espaço pequeno, ele é ideal para investir em detalhes que ajudem a transformar. Por exemplo, com pastilhas e mosaicos, em diferentes opções de cores.

Você também poderá usar porcelanatos na rodabanca, criando um efeito diferenciado. Há inúmeras opções capazes de trazer charme e elegância, como as que interpretam mármore ou concreto. Outra ideia é a dos revestimentos texturizados, que ficam excelentes nesses ambientes.

rodabanca
As paredes atrás da pia e do fogão são as que mais exigem atenção na escolha do revestimento, devido aos respingos de água e à umidade (Projeto: Portobello S.A.)

Não é necessário aplicar o revestimento na parede inteira. Também não é preciso se restringir a materiais lisos. Você pode intercalar texturas para chegar no seu estilo. 

Uma opção em alta é a parede de madeira, com os porcelanatos amadeirados. Na Portobello, você encontra peças que reproduzem mais de 30 espécies, permitindo desenvolver espaços com diferentes tonalidades e estilos.

O mármore, é claro, é um dos revestimentos de parede que nunca sai de moda. E, nesse caso, nada melhor do que os porcelanatos que recriam esse material. Com essa opção, você terá uma cozinha mais sofisticada e elegante.

Os porcelanatos que interpretam azulejos também são opções interessantes. Eles trazem mais personalidade à sua cozinha, como aqueles que lembram a azulejaria portuguesa ou traduzem diferentes sensações por meio de estampas únicas.

Indicação de uso

Na hora de escolher o porcelanato para cozinha, confira se a indicação de local de uso permite a aplicação em paredes.

Na Portobello, trabalhamos com as siglas RI, para revestimento interno; PE, para paredes externas de até 3 m de altura; e FA, para fachadas.

Para as cozinhas, o ideal é optar por porcelanatos RI para as paredes e RE para o piso.

Como limpar o porcelanato para cozinha

O porcelanato para cozinha é uma alternativa prática e funcional, principalmente graças à sua facilidade de limpeza.

Para limpar no dia a dia, use uma solução de 5 l de água com uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro e aplique sobre a superfície com um pano úmido. Seque sempre com pano seco para evitar manchas.

Se houver algum tipo de sujeira impregnada, você poderá deixar a solução de detergente e água agir por alguns minutos e depois esfregar com uma vassoura de cerdas macias.

Evite usar palha de aço e similares, pois eles podem riscar, danificar e retirar o brilho ou o esmalte do porcelanato. Depois, é só enxaguar com bastante água e secar com um pano limpo.

Para uma limpeza pesada, você poderá usar Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso (CIF). Lembrando que esses produtos devem ser usados na versão neutra, diluídos em água e aplicados com pano úmido.

Evite usar ceras e impermeabilizantes. Se você for alérgico a produtos de limpeza, use vinagre diluído em água. Para a limpeza do rejunte, use o CleanMax, da Portokoll, ou saponáceo cremoso.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o porcelanato para cozinha? Acesse o site da Portobello e encontre diferentes opções para transformar a sua casa!

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Bom dia
    Minha casa tem um estilo rústico. Vou colocar o porcelanato na cozinha, o natural combina mais?

  2. Olá,
    Acabei de adquirir um apto de 41m², o ideal é colocar o mesmo porcelanato no apto inteiro? Qual seria mais apropriado?

  3. Olá
    A minha casa, estou colocando tudo em madeira, portas, janelas, o telhando tem acabamento interno do forro de madeira padrão americano.
    Minha pergunta é?
    Qual o porcelanato que combina mais?
    Posso colocar piso meio branco com traços cinza ou melhor seria estilo madeira.
    Caso for madeira, posso colocar aqueles bem destacado?

  4. Estou fazendo um espaço gourmet numa chácara onde terei fogão a lenha, churrasqueira e forno de pizza. Tenho duvidas em qual porcelanato é melhor para esse ambiente, uma vez que terá sugeria de gordura etc. E quais produtos devo utilizar para lavar e limpar considerando gorduras etc.

  5. gostaria de saber qual tipo de porcelanato para colocar na cozinha visto que com aderência com a agua fica escorregadio

  6. Olá bom dia! No chão da cozinha revesti com porcelanato amadeirado acetinado ficou perfeito, agora nas paredes fica bom se revestir com um porcelanato polido tom nude ou é melhor um porcelanato acetinado? Gosto de tons claros.

  7. Boa tarde, estou querendo coloca porcelanato preto polido na cozinha, mas me falaram que por ser preto é difícil de limpar e mancha muito. Isso é verdade?

  8. Bom dia!
    Tenho uma dúvida cruel, pois amo o brilho mas tenho medo de ficar escorregadio demais para cozinha e não sei se são resistentes o bastante para cozinha. Meu apartamento tem sala estar e jantar integradas com cozinha.

  9. Estou construindo e tenho dúvidas com relação ao piso da cozinha. Gostei do piso de madeira. Mas como tenho copa e cozinha integrados no mesmo ambiente, estou preocupada. O piso porcelanato da ´portobelo madeira modelo betula, gostei muito. Minha dúvida é: coloco na copa e cozinha toda? O espaço será divido com uma bancada, entre a cozinha e copa, entorno de 15 metros quadrado para cada ambiente (copa/cozinha). Outro detalhe a copa servirá de entrada da garagem fundos. Também gostaria de opções para os banheiros. Um gostaria de fazer no tom de cinza, branco e preto. Outro marmorizado, mas com opção de não colocar em todas as paredes. Outro banheiro piso porcelanato imitando madeira e paredes brancas, uma dela em revestimento em relevo. Também gostaria de saber sobre os pisos porcelanatos acetinados claros ou marmorizados, se eles são difíceis de limpeza e que encardem facilmente. Um grande abraço, desde já agradeço a atenção.

  10. Boa noite, estou pra fazer reforma nos banheiros de minha casa, e estou pensando em por porcelanato acetinado . Teria muito problema com sujeira, no sentido de encardir com o tempo, ou a opção melhor seria o porcelanato esmaltado ?

  11. Boa noite! Pode colocar porcelanato polido quero colocar na cozinha e sala e banheiro o mesmo porcelanato!! Fica bom? Pode me passar dicas para o banheiro?

  12. Bom dia.. tenho uma porcelanataria, e a maior dúvida nossa e dos clientes é qual porcelanato comprar para pia... por causa da resistência.. pode me orientar sobe isso?

  13. Boa tarde, minha casa é bem pequena, qual o tamanho ideal para o piso interno? É errado colocar o mesmo piso na casa inteira? Obrigado

  14. Preciso trocar o piso da minha cozinha. É um espaço pequeno 8m, qual o porcelanato ficaria mais adequado?

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.