17.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
: O painel ripado adiciona contraste e sofisticação a qualquer ambiente. As versões que reproduzem madeira são ainda mais aconchegantes, como Mos Ripa, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Painel ripado: revestimentos são alternativas para aderir à tendência

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.01.2022
Entenda o que é o painel ripado, em quais ambientes ele pode ser usado e como aderir a essa tendência decorativa na sua casa!
minutos de leitura

O painel ripado é uma tendência. Moderno e arrojado, ele pode aparecer em diversas soluções, como revestimento de parede, divisórias de espaços e até em móveis. Se você ama madeira, que tal investir nessa ideia? 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Também é possível utilizar outros materiais mais ecologicamente corretos para esse fim, como os revestimentos cerâmicos, sem perder a estética amadeirada que caracteriza o painel ou criando ambientes exclusivos com produtos que reproduzem pedras e cimentícios. 

Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é painel ripado?

Como o próprio nome sugere, é uma estrutura feita, principalmente, com ripas de madeira, embora possa ser produzido em outros materiais. Os revestimentos cerâmicos são uma dessas opções. 

Dessa forma, você conseguirá a beleza do painel ripado de uma maneira mais sustentável, além de poder decorar sua casa com reproduções de madeiras exóticas, pedras raras e cimentícios diversos.

Como padrão, o espaçamento entre as ripas é de 3 cm. No entanto, essa medida tende a variar, dependendo do efeito desejado. 

Assim, é possível encontrar painéis com espaçamentos maiores ou menores, imprimindo personalidade ao décor.

Por que investir no painel ripado?

Além de ser uma tendência, o painel ripado é capaz de trazer uma série de vantagens ao seu décor. Por exemplo:

  • versatilidade, já que é possível encontrar painéis com ripas mais largas ou estreitas, dispostas na vertical ou na horizontal, com espaçamentos em tamanhos regulares ou irregulares e assim por diante, o que permite inúmeras aplicações;
  • dependendo do sentido em que as réguas são instaladas, é possível conseguir diferentes efeitos, como ampliar o pé-direito ou dar a impressão de que o ambiente é mais largo e profundo;
  • a madeira conversa muito bem com outros materiais e elementos decorativos, funcionando em inúmeros estilos;
  • proporciona uma sensação de conforto e aconchego ao ambiente, em especial o painel amadeirado;
  • adiciona sofisticação e estilo inconfundíveis aos espaços, criando um ponto focal e dando contraste;
  • é perfeito para “camuflar” portas, pois permite ter uma parede inteiriça, sem divisões visuais;
  • em espaços que precisam de mais privacidade, a solução ajuda no isolamento acústico;
  • auxilia na uniformidade dos ambientes, sendo ideal para áreas integradas;
  • colabora para quebrar a monotonia, dando movimento aos espaços;
  • é uma opção que nunca ficará datada;

Os painéis ripados em revestimentos cerâmicos ainda contam com benefícios adicionais, como o fato de serem mais resistentes, duráveis e sustentáveis.

Os painéis ripados em cerâmica reproduzem de maneira fidedigna inúmeros materiais, incluindo a madeira, como essa parede com Mos Ripa
Os painéis ripados em cerâmica reproduzem de maneira fidedigna inúmeros materiais, incluindo a madeira, como essa parede com Mos Ripa (Projeto: Portobello S.A.)

Onde usar o painel ripado?

O painel ripado é extremamente versátil.

Ao optar por uma solução em cerâmica, ele poderá aparecer em qualquer ambiente da casa, até nos úmidos, como banheiros (menos na área do box) e cozinhas.

Veja algumas dicas e ideias que reunimos!

Paredes

O uso mais tradicional do painel ripado é como revestimento de parede. Ele é excelente para criar um ponto focal ou adicionar contraste.

Além disso, pode ser usado para cobrir áreas das paredes que se deseja esconder, como as com fiações expostas.

Divisões de ambientes

Ambientes integrados são uma tendência decorativa. Mas, às vezes, é preciso criar áreas privativas em um projeto.

Uma solução interessante é o uso do painel ripado, que também pode ganhar funções extras, como a de painel de TV.

A grande vantagem de usar esses painéis é que, como as ripas são espaçadas, elas permitem a circulação de ar e a passagem de luz.

Do teto ao piso

Uma forma de transformar o painel ripado em protagonista no cômodo é brincar com o efeito caixa, usando o revestimento do teto ao piso.

Essa solução pode ser utilizada para uma área de destaque, contrastando com outros revestimentos e cores leves, para garantir o equilíbrio.

A grande sacada desse uso é fazer com que o olhar seja “enganado”, dando uma sensação de continuidade e amplitude. 

Caso crie essa ideia com ripado branco, você deixará o espaço ainda maior visualmente, além de dar impacto e adicionar modernidade.

Balcões e bancadas

Além de revestir paredes e teto, os painéis ripados aparecem com destaque em balcões e bancadas, adicionando textura. Essa solução pode ser usada em cozinhas, áreas gourmet e outros ambientes do tipo.

O painel ripado pode ser usado como detalhe em balcões e bancadas, tanto residenciais quanto comerciais. Nessa ideia, aplicação de Mos Ripa Sequoia
O painel ripado pode ser usado como detalhe em balcões e bancadas, tanto residenciais quanto comerciais. Nessa ideia, aplicação de Mos Ripa Sequoia (Projeto: Portobello S.A.)

Móveis e cabeceiras de cama

Os painéis ripados ainda podem ser usados em móveis.

Em ambientes pequenos, essa é uma solução muito inteligente, porque traz informação visual e favorece a sensação de amplitude.

Outro uso interessante é a aplicação na cabeceira da cama, adicionando um detalhe diferenciado no quarto e criando um ponto de destaque.

Ambientes comerciais

Não são apenas as residências que têm a ganhar com esses painéis. Eles também ficam incríveis em ambientes comerciais, como ornamentos das paredes da recepção ou do escritório, balcões de atendimento ou até como destaque no teto da sala de reuniões.

Como decorar com painel ripado?

O primeiro passo é definir onde o painel ripado será usado, pensando nas soluções mais interessantes para o ambiente. 

Por exemplo, para dividir ou integrar espaços, ajudar a deixar a área ampla ou profunda, criar contraste etc.

Materiais

Depois disso, considere o estilo decorativo que você pretende seguir, pensando nos materiais que melhor o interpretam.

Se for usar um painel ripado de madeira, lembre-se de que esse é um elemento neutro e suave, que conversa muito bem com:

  • matérias-primas mais rústicas, para criar um ambiente sofisticado, porém aconchegante;
  • cimento queimado, para um décor industrial ou rústico-chique;
  • mármore e outras pedras naturais, para um efeito clássico;
  • plantas, para um design urban jungle ou biofílico;
  • vidro ou aço, para uma decoração moderna.
Combinar o painel ripado com mármore e plantas cria ambientes aconchegantes e diferenciados, como essa cozinha com Mos Ripa Dansk Cement White
Combinar o painel ripado com mármore e plantas cria ambientes aconchegantes e diferenciados, como essa cozinha com Mos Ripa Dansk Cement White (Projeto: Gabriela Ordahy; Foto: Cristiano Bauce)

Cores

As cores são cruciais no seu painel ripado, porque precisam materializar os objetivos de uso desse elemento. Os tons tradicionais de madeira são os mais usados.

Também é possível investir nos tons mais escuros, caso deseje adicionar aconchego ou profundidade ao ambiente.

Em espaços pequenos, cuidado apenas com o excesso de tonalidades escuras, suavizando o restante da área com nuances mais claras.

O painel ripado mais escuro adiciona profundidade, combinando com ambientes modernos e urbanos, como esse detalhe em Mos Ripa Dansk Cement Grafite
O painel ripado mais escuro adiciona profundidade, combinando com ambientes modernos e urbanos, como esse detalhe em Mos Ripa Dansk Cement Grafite (Projeto: Lucas Vitorino e Chara Yene Kokowise)

Se a ideia é ampliar visualmente o cômodo ou dar uma sensação de continuidade, prefira os tons mais claros ou até branco ou pátina.

Já se o objetivo é criar um ambiente moderno, industrial ou impactante, dê preferência as versões bem escuras, próximas ao cinza profundo ou ao preto.

Elementos naturais

Os painéis ripados de madeira, pedra ou cimentício conversam com elementos orgânicos, que podem ser usados para complementar a decoração do ambiente.

Nos quartos, o painel pode compor a parede da cabeceira, combinando com móveis em madeira ou roupas de cama em tecidos naturais.

Em uma sala de estar com painel ripado na parede, você pode coordenar com um sofá de couro ou um tapete de linho. 

Para um painel ripado na sala de jantar, é possível compor com detalhes em mármore, cadeiras com palhinha e vasos de plantas.

Tudo isso também combina perfeitamente para os painéis em cozinhas, especialmente se elas contarem com bancadas em mármore ou granito.

Nos painéis em ambientes externos cobertos, como as varandas, os vasos de planta são os melhores aliados. Eles podem aparecer em materiais como a cerâmica. 

Além da madeira, o painel ripado pode aparecer reproduzindo outros materiais, como os cimentícios. Por exemplo, nessa parede com aplicação de Mos Ripa Dansk Cement Rope
Além da madeira, o painel ripado pode aparecer reproduzindo outros materiais, como os cimentícios. Por exemplo, nessa parede com aplicação de Mos Ripa Dansk Cement Rope (Projeto: Portobello S.A.)

Iluminação

O painel ripado pode funcionar como uma estrutura para um projeto de iluminação detalhado e exclusivo.

Afinal, não é difícil incluir spots e fitas de LED, o que assegura uma luz suave e difusa, que reforça a sensação de aconchego.

Soluções da Portobello para seu painel ripado

Já está convencido de que o painel ripado é uma excelente escolha para imprimir mais personalidade e estilo ao seu ambiente residencial ou comercial? Então, conheça alguns produtos da Portobello!

A Portobello conta com várias soluções de revestimentos para painéis ripados, que recriam madeira e outros materiais. Nesse projeto, parede com Mos Ripa Dansk Cement White
A Portobello conta com várias soluções de revestimentos para painéis ripados, que recriam madeira e outros materiais. Nesse projeto, parede com Mos Ripa Dansk Cement White (Projeto: Mariana Magalhães Costa)

Ripa Mood

A linha Ripa Mood é a que melhor traduz a tendência do painel ripado, com inúmeras soluções para personalizar seu ambiente. 

Além das várias versões que recriam diferentes madeiras, a coleção conta com propostas em mármore e cimento monocolor.

Assim, você poderá expandir a trend do painel ripado, criando espaços exclusivos com detalhes em outras matérias-primas.

Algumas opções são:

  • Mos Ripa Dansk Cement (em diversas tonalidades, como Grafite, Mud, Rope e White);
  • Mos Ripa Nero Venato & Graphite;
  • Mos Ripa Bianco Di Elba & Rope;
  • Mos Ripa Larga Sequoia;
  • Mos Ripa.

Nord

A linha Nord, que é um dos grandes sucessos da Portobello, também conta com a sua versão ripada: a Nord Ris Decor Ripado. 

Nord revisita o percurso essencial do minimalismo, do Oriente à Escandinávia, apresentando uma superfície de concreto com mini estampas gráficas, com um efeito elegante que favorece a amplitude.

White Home

Quem disse que a parede branca precisa ser sem graça? Com a linha White Home, você pode transformá-la com inúmeras possibilidades de composições.

E uma forma de conseguir isso é com o Decor Branco Ripado, um painel ripado branco, perfeito para ambientes que precisam ganhar amplitude e estilo.

Ripado branco da linha White Home, Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Tropical

Você é um amante incondicional do painel ripado de madeira? 

A linha Tropical é perfeita para o seu caso, uma vez que ela reinterpreta as madeiras brasileiras, brincando com a brasilidade que está tão em alta no décor. 

Dentro da coleção, você encontra o Decor Canela Ripado e o Decor Ibirapuera Ripado, que são perfeitos para ter o aconchego da madeira em casa.

Linha Tropical, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Já sabe tudo sobre painel ripado? Aproveite para ver nosso conteúdo com várias dicas e inspirações de painel de porcelanato. Aprenda a usar essa solução diferenciada nos seus ambientes!

Foto de destaque: O painel ripado adiciona contraste e sofisticação a qualquer ambiente. As versões que reproduzem madeira são ainda mais aconchegantes, como Mos Ripa, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Painel ripado: revestimentos são alternativa...

Painel ripado: revestimentos são alternativas para aderir à tendência

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies