30.11.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Tendências reúnem conceitos como ética, bem-estar e autenticidade (Imagem: Reprodução/Trendbook 2024)

Portobello Trendbook 2024: transformações em alta voltagem

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.11.2023
Um mundo repleto de mudanças e acontecimentos importantes molda o relatório de tendências 2024 da Portobello, apontando o futuro da arquitetura e do design
minutos de leitura

A Portobello sempre foi uma empresa orientada pelo novo. E isso pode ser percebido não só no Trendbook 2024, como também em outras iniciativas, como parcerias e o uso de tecnologias.

Contudo, o Trendbook é uma das principais maneiras de pesquisar, dialogar com as novidades e com o diferente, o diverso e o contraditório.

O relatório de tendências, que é feito anualmente, tem o propósito de ser um guia para a própria Portobello e para profissionais e entusiastas da arquitetura e do design.

Afinal, o Trendbook permite entender a “big picture” que guia o ser humano e os próximos passos da humanidade.

Por meio dele, é possível explorar possibilidades de construir o futuro que queremos: com partilha, sustentabilidade, diversidade, humanidade, otimismo e pacificidade.

Nas linhas a seguir, entenda mais sobre como o Trendbook 2024 foi produzido e conheça as tendências mapeadas no relatório deste ano!

Como são as pesquisas para o Trendbook?

trendbook 2024
Trendbook é formado a partir de um longo processo que inclui pesquisas, viagens e eventos (Imagem: Reprodução / Trendbook 2024)

Para construir o Trendbook 2024, o Ciclo de Inovação da Portobello precisou atravessar diferentes pontos de comunicação. Tudo isso para trazer um olhar completo do contexto atual, que é capaz de revelar para onde estamos caminhando.

Portanto, é levada em consideração a cultura em geral. Isso inclui o olhar da sociedade, a moda, o design e a arquitetura, por exemplo.

Levando todos esses aspectos em consideração, cria-se o Trendbook 2024. Para isso, passamos por alguns pontos importantes:

  1. Pesquisadores: há uma equipe de desenvolvimento multidisciplinar. Nela, talentos de diversos departamentos da Portobello e de outras empresas do Portobello Grupo trabalharam em colaboração com criativos renomados mundialmente, incluindo arquitetos, designers e estilistas.
  2. Inteligência Artificial (IA): tecnologia incluída em nossa metodologia de pesquisa, reconhecendo seu impacto em nosso presente e futuro. Por meio dela, aprimora-se as análises e direcionamento dos resultados de uma forma mais precisa.
  3. Pesquisas qualitativas e quantitativas: são estudos etnográficos e netnográficos, além de eventos, viagens, entrevistas e collabs criativas. Em 2023, por exemplo,a Portobello esteve nos maiores eventos do mercado, como o Salone del Mobile, em Milão, e o Cersaie, em Bolonha. Também realizou viagens, como por Israel, em busca de inspiração para novos produtos que exploram o inexplorado.
  4. Resultados: todos os dados reunidos são, finalmente, compilados e analisados, dando forma ao Trendbook 2024.

Leia também:

Contexto mundial tem influência direta no Trendbook 2024

Todos os pontos que listamos acima passam pelo contexto mundial da economia, da política e, claro, do comportamento da sociedade.

Para entender a evolução desses comportamentos e conseguir prever como ele vai se desenvolver ao longo do tempo, o ponto de partida para a construção do Trendbook 2024 é o contexto de “alta voltagem” das transformações. Afinal, elas acontecem em um mundo em que as divisas entre redes sociais e a realidade física estão cada vez mais entrelaçadas.

Em contrapartida, isso faz surgir a vontade de criar conexões autênticas, de indivíduos se integrarem com comunidades. Mas não como antes. Agora, temos a tecnologia que conduz a expressivas novas formas de interagir.

O novo cenário nos leva a multipossibilidades. Seja para ver, viver ou se relacionar com o mundo. Estamos desafiando o que era conhecido sobre a essência humana por meio de novas aventuras em territórios desconhecidos.

Ao explorar novas identidades e modos de existência, somos confrontados com questões que exigem reflexão.

Por exemplo, ao mesmo tempo em que buscamos conexão, uma batalha geopolítica se forma no cenário mundial. Vivemos tensões entre superpotências, crise climática e uma virada demográfica impressionante que reconfigura a pirâmide etária. Um cenário desafiador, mas que precisa ser observado porque molda nosso futuro.

E é nele que o Trendbook 2024 mergulha, trazendo temas como o caos criativo, a ética na era digital, a busca pela autenticidade, a solidariedade social e o poder das comunidades.

3 macrotendências identificadas no Trendbook 2024

No Trendbook 2024 aparecem as macrotendências. Ou seja, movimentos amplos e duradouros, que moldam nossa forma de vida por pelo menos cinco anos e causam impactos significativos na sociedade.

Anualmente, a Portobello reporta a evolução dessas macrotendências, que acompanham as transformações pelo mundo.

Essas macrotendências se desdobram ainda em microtendências. Por sua vez, elas são mais breves e afetam diretamente áreas como moda e design.

Acompanhe a leitura para entender como se deu a evolução das macrotendências mapeadas pela Portobello no Trendbook 2021 e conferir o que vai estar em alta em 2024.

1. Multipl(us)

macrotendência 2024
Evolução de We Manifesto traz necessidade de expressão individual (Imagem: Reprodução / Trendbook 2024)

Essa é uma evolução da tendência We Manifesto. Seu foco é no pertencimento e na formação de comunidades. Portanto, celebra a fusão de referências que contrastam de forma única e poderosa, convidando a se expressar de maneira individual, embora esteja em um coletivo diverso.

No contexto atual, Multipl(us) leva em consideração a reorganização das estruturas sociais, o aumento das tensões geopolíticas, o receio e a ansiedade da população em um mundo que passa por uma profunda transformação.

Para expressar essa macrotendência, o Trendbook 2024 traz 3 microtendências associadas, que você confere na sequência.

Harmony of Dissonance

A estética abraça o caos criativo para celebrar a mistura de conceitos opostos. Um exemplo prático é o contraste entre o minimalismo e o maximalismo.

O ponto-chave é a busca pela harmonia entre ideias divergentes, deixando de lado o medo de desafiar normas já estabelecidas.

AI Topia

A criatividade atinge novos patamares com a aplicação da inteligência artificial. É nesse cenário que se forma um espaço utópico, com possibilidades de criação que vão além da barreira entre a imaginação e a realização.

Conceitos abstratos se tornam realidade tangível. Com a IA, transformamos o surreal em real. Surgem realidades paralelas, é possível experimentar diferentes carreiras ou imaginar personagens com imagens hiper-realistas.

Co-builders

Exclusividade e pertencimento agora coexistem como um desafio, e também uma resposta. É uma tendência que surge da vontade de criar e pertencer a comunidades, descentralizando o protagonismo de marcas e empresas por meio de alianças com consumidores.

Esse empoderamento coletivo e cooperativo surge a partir da construção de laços entre pessoas comuns, que se tornam um “consumidor-acionista”.

Ou seja, agora podem tomar decisões não só sobre o que consomem, mas também sobre o que as empresas produzem, como produzem e usam seus dados. Surge, por exemplo, a cocriação de produtos e até a formação de cooperativas. 

2. Rewind

macrotendência 2024
Aceitação e autenticidade fazem parte de tendência Rewind, do Trendbook 2024 (Imagem: Reprodução / Trendbook 2024)

Outra macrotendência mapeada no Trendbook 2024 é Rewind, uma evolução de Inside Out. Agora, a tendência vai além do bem-estar e da aceitação das imperfeições.

Passa, então, a contemplar o passado, convidando a desacelerar e a se reconectar com a essência. Nesse sentido, é importante ter um novo olhar sobre o que já é conhecido, contemplando e refletindo sobre a nossa jornada.

Trespass

Chegou a hora de repensar espaços e o modo de vida. Para ter mais liberdade, menos paredes. Para casas pequenas e portáteis, objetos modulares e que podem se transformar.

Isso reflete uma vida mais livre e líquida. Ou seja, não estamos mais presos a um lugar e precisamos ressignificar casas, famílias, conexões e relações.

Feels Like Home

Em um mundo incerto, buscar pelo passado é uma maneira de ter mais segurança. Essa tendência do Trendbook 2024 mostra a saudade até mesmo do que não vivemos, com uma estética vintage, diretamente do túnel do tempo.

O retorno ao conhecido traz ainda boas memórias, que servem como porto seguro em um mundo em constante mudança.

Self Tale

Com uma realidade conturbada mundo afora, olhar para dentro se tornou uma tendência no Trendbook 2024. Ela começou a se revelar com a pandemia, em que muitos focaram no autoconhecimento, no autocuidado e na saúde mental.

Tudo isso leva à redescoberta da autenticidade em um mundo padronizado. Nossa habilidade de encontrar o extraordinário no cotidiano é resgatada, como uma oportunidade de abraçar o presente com intensidade e propósito.

3. e-Ethics

macrotendência 2024
Com avanço da tecnologia, questões éticas estão cada vez mais latentes (Imagem: Reprodução / Trendbook 2024)

Em e-Ethics, vamos além da interação entre real e digital, explorando os profundos impactos dos avanços das tecnologias nas estruturas sociais.

A evolução da tendência Neo Real traz reflexões éticas sobre questões ainda complexas. Elas nos leva a repensar como a tecnologia vem moldando o mundo, nossas vidas, valores e princípios. Traz ainda a paixão como a última fronteira entre o homem e a IA.

Real Deal

A vida como ela é entra em cena, rejeitando criações artificiais. Em meio a um universo midiático, é preciso apreciar a veracidade.

Essa tendência do Trendbook 2024 fala sobre valorizar a beleza da vida real, do cotidiano. De celebrar a diversidade e abraçar imperfeições humanas. Padrões estéticos convencionais são deixados de lado, bem como as ilusões digitais.

Terms of Humanity

A ética no contexto digital se tornou um debate ainda mais necessário com o crescente uso da inteligência artificial.

O que é eticamente aceitável agora é pauta não só de governantes, como também molda a conduta de empresas. É necessário impor limites para deepfakes e recriações de personalidades famosas falecidas, por exemplo.

First Things First

O que realmente importa? No Trendbook 2024, identificamos que é a hora de apoiar comunidades vulneráveis, combater a crise climática e promover a solidariedade.

Afinal, a humanidade está diante de desafios complexos, que exigem responsabilidade também por parte das empresas, que precisam olhar além do lucro.

A era das tendências chegou ao fim?

relatório de tendências portobello
Trendbook 2024 identificou dois movimentos que comprometem tendências (Imagem: Divulgação Jazzelle Zanaughtti)

Desafiando as bases das macrotendências do Trendbook 2024, surgem movimentos que atravessam seus conceitos e também estão no relatório. Portanto, colocam em cheque a existência das tendências.

"Disruptivo" e “Brazil on the Rise” chegam para mudar a maneira como a sociedade de consumo se comporta a partir de 2024. 

Ao mesmo tempo em que influenciam as macrotendências, esses movimentos também sofrem sua interferência.

O disruptivo chega justamente para desafiar as tendências, questionando até que ponto faz sentido segui-las. É uma verdadeira quebra de padrões que leva à autenticidade.

Já em Brazil on the Rise, vemos a cultura brasileira ganhando o mundo, para muito além do samba e do futebol.

Portanto, tais movimentos fazem com que a previsão de tendências seja menos clara e óbvia, desafiando também profissionais de diferentes mercados, que precisam estar atentos a todos os acontecimentos.

Gostou de entender melhor e quer conferir todos os detalhes dessas tendências? Baixe o Trendbook 2024 gratuitamente agora mesmo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello Trendbook 2024: transformações e...

Portobello Trendbook 2024: transformações em alta voltagem

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies