03.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
O grupo Portobello+arquitetura visitou a Cersaie 2023 na companhia de Luiza Vegini, correspondente internacional do Archtrends na Itália (Foto: Portobello)

Tendências da Cersaie 2023

calendar-blank-line
03.10.2023
Confira os destaques da mais importante feira internacional de revestimentos e acabamentos do mundo, que aconteceu na semana passada na Itália, com a presença da Portobello
minutos de leitura

Após uma semana imersiva em busca de tendências pelos corredores da Cersaie 2023, preparamos um compilado inspirador para dividir com vocês.

A equipe de design Portobello, junto dos arquitetos convidados pelo programa Portobello+arquitetura, compartilharam uma experiência única durante a última semana. Foram dias de pesquisa pela maior feira de revestimentos e acabamentos do mundo, que acontece todos anos em Bolonha, na Itália. 

Com diferentes olhares, incluindo arquitetos de todas as regiões do Brasil, conseguimos montar um report com as tendências mais vistas pelos 634 estandes da feira. Confira a seguir!

Baixa intensidade de cores

Tons neutros inclusive no estande da Portobello (Foto: Portobello)

Nas últimas feiras de design na Itália - Cersaie 2022 e Salone del Mobile 2023 -, vimos com frequência o uso de cores fortes e vibrantes. Muitas vezes até nos questionamos se seria um reflexo do período pós-pandemia e se essa tendência viria para ficar. Na Cersaie 2023, tivemos a afirmação que os tons neutros já estão voltando com tudo. E, quando as cores aparecem, são em baixa intensidade. Os tons terrosos ainda presentes - mas também perdendo força - abrem espaço para uma paleta de cores com variações de cinza e bege.

Mármore em alta - especialmente travertino

A arquiteta Daniele Franco, de Brasília, convidada do Portobello+arquitetura, aprecia mármore travertino (Foto: Portobello)

O travertino foi muito visto em praticamente todos os estandes, assim como outros marmorizados. Na grande maioria, sempre seguindo a paleta de cores citada acima - tons neutros e monocromáticos criando pouco contraste. 

Mobiliário funcional

Mobiliários funcionais (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

Os móveis, principalmente os de banheiro, cada vez mais aparecem com uma funcionalidade integrada, nos quais o próprio design acaba oferecendo algum uso, sem que seja preciso adicionar muitos elementos extras, oferecendo assim uma função completa. 

Tecnologia funcional

Tecnologia de sistema de ralos (Imagem cortesia: Luiza Vegini)

O que chamou muito a nossa atenção foi também a funcionalidade dos materiais e a tecnologia implementada, desde o acabamento dos mobiliários, até sistemas de ralos, soluções para escadas, entre outros. 

Portobello protagonista de design

Equipe Portobello, junto dos arquitetos convidados pelo programa Portobello+arquitetura, no estande da Portobello na Cersaie (Foto: Portobello)

Não podemos deixar de mencionar o sucesso do estande da Portobello durante a feira. Conferimos de perto o projeto minimalista e monocromático, feito em colaboração com o escritório Marchetti Bonetti. 

O destaque foi o lançamento Tropezienne, o produto com cortes especiais revestiu toda a fachada do estande, com uma beleza simples, despretensiosa e naturalmente sofisticada, inspirada na Riviera francesa. O novo produto ousa trazer a sofisticação despreocupada - característica da França - para os revestimentos, a partir de novas tecnologias para fabricação de cerâmicas.

Os tons naturais do Tropezienne em um material compacto e contemporâneo, confirmam também as tendências vistas nos últimos dias. 

Gostaram de acompanhar conosco essa semana especial e cheia de novidades? Foi um prazer compartilhar todas as inspirações que vimos durante os últimos dias com vocês, até a próxima!

Arrivederci! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Tendências da Cersaie 2023...

Tendências da Cersaie 2023

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies