28.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ferramentas de inteligência artificial (IA) podem auxiliar na projeção de ambientes inusitados (Crédito: imagem gerada pela IA Stable Diffusion)

Inteligência artificial e arquitetura: transformações e ferramentas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.03.2023
Saiba como a inteligência artificial já está transformando a forma como projetamos na arquitetura e conheça algumas ferramentas para testar já
minutos de leitura

A Inteligência Artificial (IA) está mudando a forma como trabalhamos e a arquitetura não é uma exceção. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Essa nova tecnologia oferece muitos benefícios aos arquitetos, desde a automação de tarefas até a visualização de projetos em 3D

Ela permite ainda a análise de dados em grande escala. Isso ajuda a melhorar a tomada de decisão em processos que envolvem planejamento, por exemplo.

Neste post, vamos explorar alguns dos principais ganhos que a inteligência artificial oferece aos arquitetos e mostrar como ela pode revolucionar a profissão.

>>> Saiba mais na coluna de André Carvalhal: IAs geradoras de imagem e os impactos na arquitetura

Benefícios da inteligência artificial na arquitetura

A inteligência artificial é uma tecnologia que tem revolucionado muitos setores, e está chegando com força total na arquitetura. Confira abaixo alguns dos principais benefícios que a IA pode oferecer aos arquitetos:

  • Maior precisão: a inteligência artificial permite a automação de tarefas repetitivas, o que aumenta a precisão e a eficiência na concepção de projetos;
  • Análise de dados: a IA pode analisar grandes quantidades de dados para identificar tendências e padrões, o que ajuda a tomar decisões mais embasadas sobre design e planejamento;
  • Visualização e simulação: a inteligência artificial permite a criação de modelos virtuais realistas, permitindo visualizar como ficará o projeto final antes da construção;
  • Personalização: a IA pode ser usada para criar projetos personalizados baseados nas preferências e necessidades de cada cliente.
inteligência artificial e arquitetura
Vilas inspiradas na arquitetura de Gaudí geradas por inteligência artificial
(Crédito: imagem gerada pela IA Stable Diffusion)
Ferramentas de inteligência artificial (IA) podem auxiliar na projeção de ambientes (Crédito: imagem gerada pela IA Stable Diffusion)

Além de todos esses pontos positivos, a arquitetura e a inteligência artificial têm muito em comum. Ambas buscam criar soluções inovadoras e eficientes para problemas complexos. 

A combinação dessas duas disciplinas tem o potencial de revolucionar a forma como projetamos e construímos. 

Leia também:

Ferramentas de texto-para-imagem para arquitetura

Especificamente, a utilização de IA com ferramentas de texto-para-imagem tem se mostrado cada vez mais promissora para ajudar arquitetos ao longo do processo de criação e construção de projetos arquitetônicos.

A tecnologia texto-para-imagem é uma ferramenta de inteligência artificial que permite gerar imagens a partir de descrições em texto. 

Isso é feito através de modelos de aprendizado de máquina treinados com grandes conjuntos de dados contendo arquivos de texto e de imagens. 

Esses modelos são capazes de "entender" o conteúdo do texto e gerar uma imagem que corresponda à descrição.

Por exemplo, ao inserir a frase "um gato preto sentado na janela" em uma ferramenta de texto-para-imagem, o modelo gera uma imagem de um gato preto sentado na janela. 

Isso permite que os arquitetos gerem rapidamente visualizações de suas ideias de design, esboços, diagramas, modelos 3D e documentação de projetos. Tudo isso sem precisar desenhar manualmente ou recorrer a softwares de arquitetura.

Uma discussão importante: direitos autorais

imagem gerada por inteligência artificial
Uso de inteligência artificial na arquitetura precisa estar acompanhado do debate sobre direitos autorais
(Crédito: imagem gerada pela IA Stable Diffusion)

É importante ressaltar que a utilização de IA de texto-para-imagem pode levantar algumas preocupações relativas a direitos autorais. 

Assim como outras formas de criação, projetos arquitetônicos são protegidos por direitos autorais. Isso significa que os arquitetos têm o direito exclusivo de reproduzir, distribuir e exibir publicamente suas obras, bem como criar obras derivadas.

No caso de projetos gerados por IA de texto-para-imagem, é importante garantir que esses direitos autorais e a propriedade intelectual sejam respeitados. 

Isso pode envolver a obtenção de permissão dos arquitetos cujos projetos foram usados ​​como base para a geração de novos projetos, bem como creditá-los de maneira adequada. 

Além disso, é importante lembrar que, embora a IA possa ser usada para gerar novas ideias, a criação final é sempre feita pelo arquiteto humano. É necessário também reconhecer e valorizar o trabalho e a criatividade dos arquitetos. 

Para assegurar que todas essas condições ligadas aos direitos autorais sejam respeitadas, deve-se trabalhar em conjunto com outros profissionais. Isso inclui o apoio de advogados especializados em direitos autorais. 

O auxílio jurídico pode garantir que a utilização de IA de texto-para-imagem seja feita de forma legal, ética e responsável. Pode contribuir ainda para a evolução da arquitetura e o uso de novas tecnologias pela mesma.

Principais ferramentas de inteligência artificial para arquitetura

A geração de imagens via IA é uma das principais aplicações da inteligência artificial na arquitetura. Conheça a seguir outras ferramentas que estão mudando a forma como os arquitetos visualizam seus projetos:

Stable Diffusion 

O Stable Diffusion é um modelo de IA que permite a criação de imagens realistas e coerentes com base em exemplos. 

Isso significa que, ao fornecer imagens de referência, a IA pode criar imagens similares de forma autônoma. O resultado é uma série de imagens que são coerentes entre si e correspondem ao estilo e à aparência desejados. 

É uma técnica eficiente e acessível que permite aos arquitetos visualizar seus projetos de uma forma realista e precisa. E o melhor: sem a necessidade de recorrer a complexos programas de modelagem 3D. 

DALL-E

O DALL-E também segue a mesma lógica do exemplo anterior. Ou seja, usa inteligência artificial para criar imagens realistas a partir de exemplos inseridos na ferramenta. 

Uma das aplicações mais promissoras do DALL-E é a criação automática de renders e visualizações de projetos arquitetônicos a partir de descrições escritas. 

Com a ajuda do DALL-E, arquitetos e designers podem descrever seus projetos em texto e obter visualizações realistas e precisas em tempo real, sem a necessidade de desenhar cada elemento manualmente.

Arquitetos também podem usar o DALL-E para gerar ideias criativas. Por exemplo, é possível descrever um conceito abstrato em palavras para que o DALL-E gere imagens baseadas nessas descrições. 

Isso pode ajudar os profissionais a explorar novas possibilidades de design e encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.

Outra aplicação interessante do DALL-E para arquitetos é a geração de texturas e materiais personalizados. 

Com o modelo, é possível criar texturas únicas e realistas a partir de descrições em texto. Esse recurso pode ser especialmente útil para projetos de design de interiores e exteriores. 

Além disso, o DALL-pode ser usado para criar modelos 3D personalizados. Eles podem ser utilizados em maquetes virtuais e outros projetos de visualização.

Interior AI

ferramentas de inteligência artificial para arquitetos
Pensado para arquitetos e designers de interiores, Interior AI foi uma das tendências mapeadas pela Portobello
(Crédito: Reprodução Interior AI)

Enquanto as ferramentas anteriores podem ser usadas por arquitetos, mas também por diferentes profissionais, o Interior AI foi desenvolvido exclusivamente para arquitetos.

Utilizando o mesmo princípio dos algoritmos de texto-para-imagem, ele transforma especificamente um texto em imagem voltada para a arquitetura. Inclusive, foi uma das tendências em destaque no Trendbook 2023 da Portobello.

ChatGPT

Uma das ferramentas de IA mais populares no momento, o ChatGPT não está focado em geração de imagens, mas sim de texto. De todo modo, também pode ser adotado por arquitetos para o trabalho diário.

O ChatGPT é um modelo de linguagem natural avançado criado pela OpenAI. Ele utiliza técnicas de inteligência artificial para entender e gerar texto em diferentes línguas. 

Explicando de forma mais simples, o ChatGPT é como um assistente virtual capaz de compreender o que as pessoas escrevem e gerar respostas a partir disso. A flexibilidade desse mecanismo permite que o recurso seja utilizado em diversas áreas. 

Na arquitetura, o ChatGPT pode ser usado para gerar descrições detalhadas e precisas de projetos. O objetivo aqui é torná-los mais acessíveis e compreensíveis para o público em geral. 

O ChatGPT também pode ser usado para criar relatórios, textos explicativos e outros documentos importantes relacionados à arquitetura.

Tendência em ascensão

Como você viu, a geração de imagens via inteligência artificial é uma das aplicações mais interessantes para arquitetura, sendo uma tendência em ascensão. 

Com a capacidade de criar modelos virtuais realistas, a IA permite aos arquitetos visualizar o projeto final ou mesmo conceitos iniciais com poucos cliques. 

Essas imagens também podem ser personalizadas de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente. Com isso, o processo de design fica mais eficiente e satisfatório para todas as partes envolvidas. 

É importante mencionar que este texto foi gerado pela inteligência artificial ChatGPT, desenvolvida pela OpenAI e, posteriormente, editado por um humano.

Saiba mais sobre as transformações no trabalho de arquitetos com estas tecnologias em comum entre a Indústria 4.0 e a arquitetura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Inteligência artificial e arquitetura: trans...

Inteligência artificial e arquitetura: transformações e ferramentas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies