20.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Tendências tecnológicas
Estar por dentro das tendências tecnológicas ajuda na hora de escolher os melhores materiais e o estilo certo para cada ambiente (Projeto: FGMF)

Neo Real: tendências tecnológicas mudam o nosso conceito de realidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.01.2023
Conheça as principais tendências tecnológicas identificadas no Trendbook da Portobello e reunidas na macrotendência Neo Real
minutos de leitura

As tendências tecnológicas estão aí para mostrar que o conceito de realidade não é mais o mesmo. Elas revelam quais são os principais movimentos no mundo e o que podemos esperar do futuro.

Para conseguir identificá-las, a Portobello contou com uma equipe de pesquisadores, cujo trabalho resultou na nova edição do Trendbook.

A macrotendência Neo Real coloca em evidência a ampliação do mundo físico e a falta de uma distinção evidente entre o real e o digital.

E como será que essas tendências tecnológicas estão ligadas ao comportamento e modo de pensar das pessoas? Vem com a gente entender mais sobre o assunto!

Tendências tecnológicas expressas pelo Neo Real

moodboard neo real
Moodboard que expressa o conceito de Neo Real (Arte: Vinícius Vieira de Souza / Portobello)

Neo Real é uma das três macrotendências apontadas pelo relatório de tendências da Portobello. As outras duas são We Manifesto e Inside Out.

Elas são chamadas de “macro” por estarem associadas a movimentos longos e intensos, que geram impacto por mais tempo na vida das pessoas.

Na edição de 2020 do Trendbook, as tendências tecnológicas já haviam sido identificadas.

Na época, foram apontadas em Soft Tech, uma macrotendência que enxergava o ambiente virtual como extensão da vida física. 

Simultaneamente, percebeu-se que a sociedade buscava uma interação mais equilibrada, objetiva e sustentável com o mundo online.

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia foi incorporada a novos espaços. Novas possibilidades de experiência com outras pessoas em tempo real foram criadas com o metaverso.

Embora sua forma exata não seja fixa, o metaverso começa a construir, pouco a pouco, um cenário para uma evolução cultural. 

Isso porque esse novo ambiente tem o poder de alterar as relações entre as pessoas e as marcas.

Ou seja, o digital, antes visto em Soft Tech como uma extensão, passa a ser a própria realidade em Neo Real.

Não existem barreiras que o separem da vida material. E digitalizar passou a ser realmente possível, não mais uma fantasia.

Assim como o mundo físico é capaz de influenciar a estética digital, o contrário também acontece.

Olhar para as tendências tecnológicas é perceber que o próprio conceito de realidade foi ressignificado. As fronteiras de espaço e tempo foram dissolvidas. Assim, podemos viver em vários lugares simultaneamente.

Microtendências do Neo Real

Para entender melhor o Neo Real, o Trendbook apresenta também as microtendências que o compõem: Shared Reality, High Control e Dei Sapiens.

Shared Reality

Tendências tecnológicas, Shared Reality
Artematica Mirtilo traz uma fusão cool e atemporal para revestir superfícies (Projeto: Portobello)

Diante do metaverso, se tornou impossível separar o real e o digital. Um se materializa no outro e vice-versa.

Com isso, a nossa expressão no metaverso nos representa tanto quanto nosso corpo físico, no mundo presencial.

Confira, a seguir, alguns exemplos de experiências que ilustram Shared Reality.

Fred Segal’s Arcade

Com a transformação no varejo, produtos físicos e virtuais dividem o mesmo ambiente.

Foi isso o que fez Jeff Lotman ao criar uma loja com um novo conceito, em que os clientes podem comprar produtos virtuais (skins digitais, arte criptográfica e NFTs) e físicos e pagar com criptomoedas.

Direct-to-community

Comunidades virtuais revolucionaram a relação marca-consumidor. Graças à tecnologia, é possível atingir níveis de engajamento que nunca foram possíveis com a web 2.

Um exemplo é a plataforma de vídeo Shibuya, que permite aos usuários decidir o que acontece na história. 

Para isso, os espectadores compram um Product Pass NFT e o apostam para escolher um dos caminhos possíveis.

Rhizomatiks

Já imaginou enxergar o som? Saiba que isso já é possível!

Uma empresa japonesa que elabora projetos usando as artes e a tecnologia criou uma instalação em que o público muda a frequência e o comprimento das ondas sonoras criadas por meio da captação de ondas eletromagnéticas por uma antena.

As ondas se tornam visíveis e audíveis em tempo real graças a uma grande tela de LED e alto-falantes.

Loewe

Do mundo digital para a vida real: peças pixeladas se materializam na moda “analógica”.

Foi isso o que fez a marca Loewe na Paris Fashion Week, ao apresentar roupas com efeito pixelado, fazendo o caminho contrário ao habitual.

A coleção surgiu após a onda de desfiles virtuais e da presença de grifes no metaverso.

Burberry: freedom to go beyond

Não existem mais barreiras que separem o universo gamer das marcas de luxo.

Numa collab da grife Burberry e da franquia de jogos Minecraft, uma coleção-cápsula para os mundos real e virtual foi criada.

Palace Gucci

Outra colaboração improvável que uniu alta-costura e streetwear em um ambiente exclusivamente online.

Foi criada a coleção Palace Gucci, que se aproxima da nova geração e deixa a Gucci com uma cara mais moderna. As peças estão disponíveis apenas na Gucci Vault, espaço online da marca.

Anitta + The Sims

O jogo The Sims conta agora com falas em Simlish, língua fictícia usada por seus usuários, gravadas por estrelas da música.

A cantora Anitta não só gravou falas para serem implementadas na plataforma como também criou uma versão exclusiva de sua canção Practice inspirada no game.

Maison Margiela + Samsung = celular

Em colaboração com a Maison Margiela, a Samsung lançou uma versão especial do Galaxy Z Flip 4. O modelo é um equipamento de última geração com uma estética analógica tradicional.

Louis Vuitton Spring-Summer 2023

Em meio ao cenário urbano, uma instalação gigante em formato de flor foi colocada na parte externa do Museu do Louvre para lançar a coleção primavera-verão da Louis Vuitton.

Com espelhos, lâmpadas e grades de metal, criou-se uma dinâmica futurista adotada nos últimos anos em desfiles da marca.

High Control

Tendências tecnológicas, High Control
Verde Alpi expressa a sofisticação e personalidade do mármore italiano do Valle d’Aosta (Projeto: Portobello)

Com o acesso a tantos recursos tecnológicos na palma da mão, podemos ter um maior controle da nossa rotina, agilizar tarefas e organizar o que vamos expor ao mundo. Confira alguns exemplos que ilustram esta tendência.

Superaplicativos

Os superaplicativos são aqueles que oferecem diversos serviços, de comida a remédios e massagistas.

Ou, ainda, que têm várias funções em uma única plataforma integrada, de mensagens a comércio eletrônico, de carona a operações financeiras.

In a world filled with color, how do you find the one?

Por meio do comando de voz, já conseguimos produzir uma paleta de cores personalizada.

Speaking in Color é o nome da plataforma criada pela Sherwin-Williams com o objetivo de tornar a busca pela cor perfeita o mais intuitiva possível.

Commbank

Commbank é uma empresa australiana que desenvolveu um aplicativo que auxilia os motoristas a encontrar preços mais baratos de combustível em uma determinada área.

Por meio de Inteligência Artificial (IA), a ferramenta ajuda o consumidor a economizar tempo e dinheiro.

Listen & booktool da easyJet

O Spotify se juntou à EasyJet para criar uma iniciativa que ajuda quem deseja viajar, mas se sente perdido, a encontrar seu próximo destino.

A partir das preferências musicais do usuário, a ferramenta sugere destinos na Europa e compartilha informações sobre a cena musical do local.

Governo de Seul

Em Seul, desde 2021, o governo conta com um metaverso municipal e chatbot de IA que atende consultas e reclamações do público.

A ideia é que até 2026 os cidadãos possam colocar óculos de realidade virtual e fazer de tudo, desde visitar um local histórico até registrar uma reclamação.

Mobiliários minimalistas

Para deixar tudo à mão, os mobiliários minimalistas escondem utilidades diárias e podem ser embutidos para serem usados quando necessário. Eles proporcionam conforto visual, muita praticidade e várias possibilidades.

Dei Sapiens

Tendências tecnológicas, Dei Sapiens
A arte da geometria e sua beleza exata são expressas pelos relevos dos revestimentos da linha Artematica (Projeto: Portobello S.A.)

Por meio da tecnologia, um universo enorme de criações de alta repercussão são desenvolvidas: IA autossuficiente, características humanas criadas artificialmente, hiper-realidade etc. Saiba mais sobre algumas que rompem barreiras.

Infiniteconversation.com

Esta é uma discussão interminável gerada por IA entre o diretor de cinema alemão Werner Herzog e o filósofo esloveno Slavoj Žižek.

Para ouvir a conversa, basta acessar um site, onde diálogos coesos são reproduzidos a partir da análise de obras, entrevistas e outros conteúdos dos palestrantes.

Interior AI

Site Interior AI pode apresentar até 17 estilos decorativos de uma cômodo da casa
Site Interior AI pode apresentar até 17 estilos decorativos de uma cômodo da casa (Imagem: interiorai.com)

O Interior AI é um gerador de imagens de alta tecnologia que mostra aos usuários diferentes maneiras de redesenhar um espaço.

É possível carregar uma foto de um cômodo e gerar pela plataforma novos estilos e funções para os espaços da casa.

DALL·E

DALL·E é uma ferramenta criativa de IA que ajuda consumidores e empresas a expandirem seus níveis de criatividade, desde desenhar uma capa de revista até transformar pensamentos em cores.

The Line Arábia Saudita

The Line é o nome de um projeto de cidade com o objetivo de alcançar a harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação da natureza em meio ao deserto.

Em forma de edifício, ela terá capacidade para atender 9 milhões de moradores. Inclui energia e água 100% renováveis, além de alta tecnologia para cuidar da população.

Iris van Herpen

É uma estilista holandesa com olhar voltado para o futuro e para como a tecnologia vai transformar a maneira de nos vestirmos.

Em sua coleção outono 2022, ela apresentou peças inspiradas no pós-humanismo, no metaverso e na hiper-realidade.

Neo Real engloba tendências que abrem novas possibilidades por meio do uso da tecnologia nesse mundo físico ampliado. 

Junto de outras macrotendências, mostra também que estamos conscientes e conectados com nossa essência.

Quer saber mais sobre as tendências 2023? Faça o download do Trendbook da Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Neo Real: tendências tecnológicas mudam o n...

Neo Real: tendências tecnológicas mudam o nosso conceito de realidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies