22.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
autenticidade
Projetos autênticos incorporam características locais e misturam elementos diversos (Projeto: Portobello - nova linha Neotropical Colors, assinado por Oskar Metsavaht, vencedora do Best in Show Expo Revestir 2023)

Autenticidade: essencial para projetos arquitetônicos únicos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.03.2023
A autenticidade pode aparecer nos projetos por meio de estilos, texturas, cores e objetos. Entenda como deixar os espaços personalizados
minutos de leitura

A autenticidade nos projetos é uma forma de evidenciar a individualidade. Isso é possível por meio da busca por expressões que representem cada um.

Ela conta as histórias das pessoas, da casa e até da cidade. Inclui nos espaços elementos de identidade que tornam os ambientes biográficos e únicos.

Afinal, o que está dentro importa. E essa busca por autenticidade aparece entre as principais tendências de arquitetura e decoração.

Já podemos ver diversas aplicações, seja em projetos cadastrados aqui no Archtrends ou em produtos da Portobello, como você confere na sequência!

Afinal, o que é autenticidade?

sala com iluminação nas prateleiras
Projetos autênticos são personalizados e, portanto, únicos
(Projeto: Bruno Brandini Arquitetos)

Antes de partir para a prática, vamos entender o que esse conceito quer dizer. De acordo com o dicionário, autenticidade é algo “genuíno, conforme a sua natureza, definição ou finalidade”.

Sendo assim, pensar em um projeto autêntico é criar espaços originais, que não foram simplesmente reproduzidos.

Claro, é possível utilizar outros projetos como inspiração. Contudo, é importante levar coisas novas, além de se aprofundar em características do entorno, do terreno e de quem vai usar o ambiente.

É essencial buscar tirar o melhor proveito desses elementos; esse esforço vai resultar em um projeto cheio de personalidade.

Para a Portobello, autenticidade também significa se redescobrir, encontrando expressões que representem você.

Afinal, um ambiente único é aquele com identidade, capaz de contar uma história. Seja ela individual, da família, da casa ou mesmo da cidade.

Espaços com biografia se tornam ímpares. Inclusive, isso é possível por meio do design. Seja de interiores, de móveis ou de produtos como cerâmicas, entre outros.

Como garantir a autenticidade dos projetos arquitetônicos?

A personalização dos ambientes é algo que muitas pessoas buscam quando contratam profissionais como arquitetos e designers de interiores.

E não é difícil garantir autenticidade nos espaços. Para ajudar você a entender como o conceito pode ser aplicado na prática, reunimos algumas dicas na sequência.

Leve personalidade para os ambientes

objetos pessoais na decoração
Autenticidade pode aparecer por meio da inclusão de objetos pessoais na decoração
(Projeto: TAU Arquitetos)

Há diferentes formas de personalizar os ambientes. Uma delas é entender como a planta e todos os outros elementos do projeto podem ser usados.

Por exemplo, se há uma árvore no meio do terreno, por que não incluir mais verde no projeto a incorporando?

Já se o terreno for em um declive, dá para fazer um recorte, desenvolvendo uma construção em dois níveis.

Ou seja, em vez de trabalhar para entregar um projeto dentro dos padrões pré-estabelecidos e aceitos, é possível propor adaptações que vão dar um toque de autenticidade.

Inclusive, é importante entender a fundo necessidades, desejos e gostos dos clientes para inserir esses pontos na construção e na decoração.

Outra dica que ajuda a levar mais autenticidade é o uso de objetos pessoais no décor.

Fotos, antiguidades e lembranças de viagens, entre outros itens especiais, reforçam o sentimento de lar, de se sentir em casa, de pertencimento e reconhecimento.

Combine materiais e cores

Autenticidade, elementos
Materiais como madeira e mármore podem se combinar de diferentes formas
(Projeto: Vanessa Kimye)

Sem dúvidas, a combinação entre diferentes materiais e cores ajuda a criar ambientes com muita autenticidade.

Mármore, madeira, concreto, detalhes em filetes… São muitas as possibilidades de coordenação na decoração.

Quanto às cores, nem se fala! Dá para apostar em combinações clássicas como bege e marrom, aquecer os espaços com tonalidades terrosas ou dar um toque vintage com tons pastel, entre outras alternativas.

Aposte nas texturas

Autenticidade, texturas
Combinação de diferentes texturas deixa projeto mais autêntico
(Projeto: Coelho Neto Arquitetura e Execuções)

O revestimento com textura é outra aposta interessante para conquistar autenticidade. Ele pode ser usado em projetos de todos os estilos — desde os minimalistas até os elaborados.

Sem falar nas múltiplas opções de relevos disponíveis. Eles podem ser mais ou menos discretos, combinados com desenhos orgânicos, formas geométricas e por aí vai.

Para criar espaços confortáveis, uma dica são as texturas naturais. Tecidos, madeira e mármore são alguns dos materiais que ajudam a aumentar o bem-estar na decoração.

No entanto, se você quer ter projetos mais sustentáveis, o ideal é preferir produtos em porcelanato que reproduzam essas matérias-primas.

Leia também

Produtos da Portobello cheios de autenticidade

Autenticidade, Portobello
Texturas como concreto, madeira e tijolinho se combinam em projeto autêntico
(Projeto: Shinagawa Arquitetura / Foto: Evelyn Muller)

A Portobello acredita que a autenticidade surge a partir do olhar que atravessa a matéria e faz emergir a individualidade. Portanto, o principal ingrediente para projetos únicos é ser você mesmo.

Nesse sentido, a identidade e o que está dentro importam. E muito! É nesses bastidores que se revelam a alma de produtos que trazem essência.

Tudo isso sem deixar de lado uma visão sustentável e a convicção de criar coletivamente com profissionais talentosos, além de colocar sempre em prática uma cultura voltada para a inovação e para o design, de modo a sintetizar soluções autênticas.

Matéria_prima

Autenticidade, Matéria_prima
Oskar Metsavaht assina linha autêntica com a Portobello
(Projeto: Portobello)

Quando o assunto é autenticidade, a Portobello realmente se destaca.

Em seu segundo ciclo de lançamentos em 2023, trouxe produtos assinados por grandes nomes, como o fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Oskar Metsavaht.

A ideia de contar com múltiplos olhares ajuda a transformar o setor de revestimentos, impulsionando a criatividade, o design e a inovação.

Da coleção Authentic, Matéria_prima não poderia ser diferente. Para ela, Metsavaht se inspirou na identidade e nos tons da natureza.

Afinal, ele é um criador multidisciplinar, que transita entre diferentes áreas e é reconhecido por práticas socioambientais.

Para a linha, a ideia foi trazer opções cheias de autenticidade para fachadas de casas. Entretanto, o porcelanato também pode aparecer em paredes e pisos de ambientes internos.

Os produtos chegam em sete cores: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. Podem ser encontrados nos formatos 20x120 cm e 30x120 cm.

DOMATECA

Autenticidade, DOMATECA
Linha da Doma Arquitetura em parceria com a Portobello é focada na cozinha
(Projeto: Portobello)

Entender os desejos e as necessidades dos clientes faz parte do dia a dia de Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura.

É assim que a arquiteta e influenciadora digital consegue criar projetos com autenticidade, que fazem sucesso nos seus vídeos publicados na internet.

E, como um dos espaços-chave na vida de muita gente é a cozinha, sua linha em colaboração com a Portobello não poderia ser voltada para outro ambiente.

Para ter uma cozinha acolhedora, no entanto, é necessário levar em consideração diversos pontos: superfícies, áreas molhadas, acessórios, cubas e bordas, entre outras variáveis traduzidas em design.

Foi pensando em sistematizar e democratizar a melhor solução para a bancada da cozinha que surgiu DOMATECA.

Também da coleção Authentic, a parceria entre a Doma Arquitetura e a Officina Portobello traz um sistema de design para personalizar as cozinhas de um jeito inteligente.

Uma verdadeira biblioteca de móveis que formam composições entre si, de acordo com a cozinha desejada. Portanto, um grande exemplo de autenticidade!

Entre as opções está a Doma Farm. A proposta é levar protagonismo para a área molhada com uma solução robusta e elegante.

Porém, a funcionalidade também é uma premissa, ainda que formas ousadas e inusitadas tenham sido usadas para compor o visual.

Como resultado, temos a cozinha de cada um. Ou seja, o espaço ideal e único, mas, ao mesmo tempo, prático e funcional, com detalhes de alta-costura.

Solar

Autenticidade, Solar
Sustentabilidade está no centro de coleção de Marcelo Rosenbaum em parceria com a Portobello
(Projeto: Portobello)

Com a coleção Authentic, a Portobello também antecipa uma linha de revestimentos cerâmicos com a assinatura de um dos arquitetos e designers queridinhos, Marcelo Rosenbaum, em parceria com o designer Rodrigo Ambrósio.

Solar chega para fazer parte do projeto Sururu. São conchas que se transformam, começando pelo Cobogó Mundaú, um elemento vazado produzido a partir da casca do molusco que é patrimônio imaterial de Alagoas.

O produto ganhou esse nome porque a pesca do sururu acontece na Lagoa Mundaú, na zona urbana de Maceió.

Esse é um projeto que envolve a comunidade e tem viés sustentável, uma vez que a concha do molusco é a principal matéria-prima do cobogó e não tinha finalidade, gerando resíduos.

Rosenbaum é um grande defensor da economia circular e do design sustentável no Brasil. Solar é uma parceria entre a Portobello, o Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (IABS) e o instituto A Gente Transforma.

Como resultado, temos revestimentos cerâmicos feitos com o sururu descartado, em diferentes opções, incluindo tons terrosos.

As superfícies trazem efeitos ripados e lineares, compondo com maxitijolinhos e cores solares iluminadas pelo efeito furta-cor das conchas. A textura ainda promove o conforto nos ambientes.

A²to

Autenticidade, A²to
Linha em parceria com Alex Atala traz bancada que serve como espaço de trabalho e convívio
(Projeto: Portobello)

Assim como a Doma Arquitetura, o chef de cozinha Alex Atala desenvolveu uma linha para cozinhas em parceria com a Portobello para a coleção Authentic.

Essa colaboração significa uma inovação. Afinal, permite a interação com profissionais de diferentes áreas no processo criativo, indo além da arquitetura e do design.

O encontro entre arquitetura e gastronomia fez surgir A²to, que mostra como a convivência e a conexão são sempre possíveis.

Afinal, Atala traduziu em design os atos ancestrais de conviver e cozinhar. O resultado é uma bancada, uma mesa ou estação de trabalho que multiplica e dinamiza os espaços da casa.

Mais um produto da Officina Portobello, a linha faz parte do preview da coleção da marca para 2023. Vai estar nas lojas Portobello Shop ao longo do ano.

Acompanhe as novidades da Portobello lançadas na Expo Revestir 2023!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Autenticidade: essencial para projetos arquit...

Autenticidade: essencial para projetos arquitetônicos únicos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies