15.07.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Como a meditação pode ajudar na saúde mental durante o isolamento social

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.07.2020
Cuide da saúde mental durante o isolamento social aderindo à prática da meditação! Saiba mais!
minutos de leitura

A pandemia causada pelo novo Coronavírus trouxe uma realidade desconhecida para todos nós: o isolamento social. Essa medida necessária para conter o avanço da Covid-19 também criou situações que, em muitos casos, mexe com a saúde mental das pessoas.

Com a importância de cumprir a orientação de ficar em casa, o fato de manter-se longe de amigos, familiares, momentos de lazer ou mesmo trabalho, associado aos riscos que a doença apresenta pode abrir espaço para pensamentos negativos, assim como sentimentos de angústia, medo e ansiedade.

Pensando em formas de amenizar esses sentimentos, que podem causar danos à saúde, vamos mostrar no artigo de hoje, como a meditação pode ajudar a saúde mental durante esse período de pandemia.

Boa leitura! E fique bem!

Gazebo em madeira em jardim também pode ser uma opção aconchegante e introspectiva para a prática de meditação e Yoga (Projeto: Espaço e Casa)
Gazebo em madeira em jardim também pode ser uma opção aconchegante e introspectiva para a prática de meditação e Yoga (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Mantendo a saúde mental na pandemia

Esteja você passando por momentos de estresse e tristeza nesse isolamento social ou não, cuidar da saúde mental é também uma maneira de prevenir que esses sentimentos apareçam. Por isso, é fundamental investir em práticas que possam contribuir para a melhor de humor, conforto e sensação de segurança.

A meditação é uma das formas mais efetivas de diminuir os efeitos do isolamento social, sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como alternativa para prevenir doenças, proporcionando grandes benefícios comprovados.

A importância da meditação durante o isolamento social

A meditação pode ser iniciada com o uso de aplicativos que ajudam na indução ao método. (Foto: Pexels)
A meditação pode ser iniciada com o uso de aplicativos que ajudam na indução ao método. (Foto: Pexels)

A meditação é um exercício de foco e concentração que promove o equilíbrio psicológico e relaxamento, contribuindo para saúde mental e física de quem pratica. Por meio de diversas pesquisas e estudo científico, comprovou-se que a meditação causa grande impacto na estrutura cerebral, tornando a conectividade funcional do cérebro ainda mais serena.

Além disso, regiões em que são processados sentimentos como medo, ansiedade e agressividade, apresentaram diminuição estrutural, assim como partes do cérebro relacionadas à memória tiveram aumento considerável.

Meditação e Yoga como aliadas

A meditação tem a yoga como grande aliada no momento de melhorar os aspectos físicos e biológicos do organismo. A prática auxilia demonstrando posições perfeitas utilizando a meditação para que o indivíduo seja capaz de realizar cada movimento em seu tempo certo, colhendo os benefícios das duas técnicas em conjunto. Confira alguns dos aplicativos mais utilizados para a prática:

Interface do app Track Yoga ensina posições e tempo para cada atividade (Imagem: Track Yoga)
Interface do app Track Yoga ensina posições e tempo para cada atividade (Imagem: Track Yoga)

Como meditar

Para melhorar sua saúde mental e aumentar sua sensação de segurança e conforto durante o período do isolamento social, faça da meditação uma rotina em sua vida. Se você nunca meditou, siga algumas dicas simples para iniciar:

  • sente-se de forma confortável com a coluna ereta;
  • posicione as mãos abertas sobre as pernas;
  • feche os olhos;
  • esvazie a mente, prestando atenção somente em sua respiração;
  • respire devagar e profundamente.

O ideal é manter essa rotina diária por 10 minutos. Se no início for difícil manter a concentração, você pode contar com a ajuda de aplicativos de meditação guiada, como Lojong, Prana Breath e Medite.se.

Onde meditar

Espaço bem ventilado, com iluminação natural, que traz paz e harmonia para a prática da meditação (Projeto: CoGa Arquitetura)
Espaço bem ventilado, com iluminação natural, que traz paz e harmonia para a prática da meditação (Projeto: CoGa Arquitetura)

Para conseguir meditar em casa é essencial ter um espaço tranquilo no qual você possa dedicar-se a essa prática sem interrupções. Esse pode ser o momento de redecorar ou reinventar algum cantinho de sua residência, focando em um ambiente com aconchego, conforto e praticidade para os momentos de relaxamento, seja na sala, na varanda, ou mesmo no quarto ou empresa, como mostramos no projeto abaixo:

Ambiente de descanso, relaxamento e mesmo meditação para o ambiente de trabalho (Projeto: Haus Arquitetos)
Ambiente de descanso, relaxamento e mesmo meditação para o ambiente de trabalho (Projeto: Haus Arquitetos)

Você pôde conferir como a meditação pode trazer benefícios para a saúde mental durante o isolamento social que estamos vivendo. Faça dessa prática uma rotina e busque sempre o melhor local para desenvolver seus momentos de relaxamento e controle emocional.

Outra forma de ter tranquilidade e melhorar o humor é por meio dos aromas. Veja como promover isso e deixar sua casa mais perfumada com um aromatizador de ambientes!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como a meditação pode ajudar na saúde ment...

Como a meditação pode ajudar na saúde mental durante o isolamento social

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies