24.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Novo óculos da Apple traz funcionalidades que podem beneficiar arquitetos, designers e clientes (Foto: Freepik)

Vision Pro: os impactos da tecnologia da Apple na arquitetura e design

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.10.2023
Óculos da Apple chegam para integrar ambientes virtual e digital por meio de aplicações intuitivas e práticas. Saiba tudo sobre o Vision Pro
minutos de leitura

A Apple anunciou mais uma de suas inovações tecnológicas: o Vision Pro. O óculos que mistura realidade aumentada (AR) com realidade virtual (VR) chega para permitir a interação com elementos digitais em um ambiente real.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Essa mistura entre o físico e o digital pode ser interessante para arquitetos e designers. Afinal, chega como uma nova possibilidade para apresentar e explorar projetos de uma forma interativa e imersiva.

Com ele é possível criar ambientes virtuais tridimensionais, além de interagir com modelos 3D de móveis e objetos decorativos. Dá até mesmo para visualizar como diferentes elementos de design se encaixam em seu espaço real. Entenda melhor na sequência.

vision pro
Interior designer talking to customer in VR headset. People using virtual reality technology at home. Virtual interior presentation concept (Foto: Pch.vector)

O que é o Apple Vision Pro?

O Vision Pro é um dispositivo de computação espacial revolucionário. Com o design da Apple, os óculos combinam tecnologias de AR e VR para oferecer uma experiência inovadora de design e visualização de espaços.

Funciona com o chamado visionOS, o primeiro sistema operacional espacial da Apple. Com ele, é possível navegar pelos aplicativos por meio do movimento dos olhos.

Já as mãos podem ser usadas para dar scroll, enquanto o comando de voz pode ditar uma busca ou ação, por exemplo.

Por meio desses controles, dá para afastar ou aproximar as projeções, além de optar pela visual panorâmica, que é ainda mais imersiva.

De acordo com a marca, um dos diferenciais em relação a outros óculos virtuais é que o usuário continua enxergando através dos óculos. Portanto, se houver mais alguém no ambiente, ou algum obstáculo no caminho, é possível visualizar e interagir normalmente.

Entretanto, o usuário consegue regular o nível de imersão que quer ter com os óculos. Sendo assim, é possível ter projeções em todo o campo de visão sempre que quiser.

Além disso, o Vision Pro traz a primeira câmera 3D da Apple. Portanto, é possível capturar momentos e ambientes já com as profundidades reais, que poderão ser reproduzidas usando os óculos. Recursos interessantes, sobretudo em se tratando de projetos arquitetônicos.

Vale ressaltar que o Vision Pro funciona ligado a uma pequena bateria recarregável através de um fio. O dispositivo pode ser colocado no bolso enquanto os óculos estão em uso, por exemplo.

vision pro
Serious African American woman wearing virtual reality glasses.Thoughtful young user sitting in library and experiencing new device. Technology concept (Foto: Pch.vector)

Quanto custa um Apple Vision Pro?

O Vision Pro foi anunciado pela Apple em junho de 2023, mas ainda não foi definida a data do início das vendas.

Em setembro, o CEO da empresa, Tim Cook, confirmou que os óculos chegarão ao público final no início de 2024. Entretanto, ainda não se sabe quando as vendas começarão no Brasil.

Como é de se esperar de um produto Apple, o Vision Pro é uma peça de tecnologia de alto padrão. E isso se reflete em seu preço.

O valor pode variar dependendo da configuração e dos acessórios. Entretanto, durante o anúncio do produto, o valor informado pela Apple foi de U$ 3.500. Em conversão direta e sem considerar impostos e taxas, corresponde a cerca de R$ 17.500.

Leia também:

vision pro
Diferentes funcionalidades tornam o Vision Pro interessante para arquitetos e designers (Foto: Freepik)

Para que serve o Apple Vision Pro?

No vídeo de apresentação do produto, a Apple traz alguns destaques quanto à usabilidade. Por exemplo, durante o uso de um aplicativo de mindfulness, é possível visualizar elementos em três dimensões, ajudando no relaxamento.

Já ao capturar momentos usando a câmera 3D, o usuário consegue assistir ao filme no futuro e se sentir como se estivesse vivendo a cena novamente.

Outra possibilidade é assistir a filmes de uma forma imersiva, com uma tela tão grande quanto a de um cinema. Nesse caso, o Vision Pro pode escurecer o ambiente, deixando as imagens brilhantes sobressaírem.

Também dá para transformar qualquer ambiente em uma sala de jogos. Usando um controle, é possível aproveitar seus games preferidos em uma tela grande, aproveitando ainda a qualidade do áudio espacial.

Ao integrar outros dispositivos da Apple, como iPhone e MacBook, é possível ainda ampliar a tela e usufruir das funcionalidades de uma maneira mais fluida e intuitiva.

E com o FaceTime, dá para fazer chamadas de vídeo com outras pessoas de uma maneira bem real, como se estivessem no mesmo ambiente.

Além disso, como a câmera fica apontada para frente ao usar o Vision Pro, há a possibilidade de criar um avatar hiperrealista apontando os óculos para a face do usuário.

O software captura os traços e os gestos da pessoa usando machine learning. Assim, durante as chamadas, o personagem é exibido, seguindo sua fala e gestos.

Como usar o Vision Pro em projetos de arquitetura e design?

De maneira geral, o Vision Pro chega para integrar os ambientes físicos e digitais de uma forma inteligente. Um conceito parecido com o metaverso, por exemplo.

Usando sensores avançados e câmeras para mapear o ambiente ao seu redor, dá para sobrepor elementos virtuais em tempo real. Ele se conecta perfeitamente com dispositivos Apple, como iPhones e iPads, para proporcionar uma experiência imersiva e intuitiva.

Ao longo do texto, trouxemos algumas possibilidades de uso para o Vision Pro, incluindo para os campos da arquitetura e da decoração. Acompanhe em detalhes alguns dos impactos que os óculos podem causar.

Visualização de projetos

realidade aumentada
Technology. Man with virtual reality headset (Foto: Racool_studio)

Os arquitetos podem criar maquetes virtuais de edifícios, permitindo que os clientes visualizem o projeto final em escala real antes mesmo de iniciar a construção.

Isso permite uma maior compreensão sobre os projetos, facilitando a troca e a comunicação.

Colaboração remota

Por falar em comunicação, o Vision Pro torna possível a colaboração em tempo real entre profissionais, mesmo que estejam geograficamente distantes. Isso é especialmente útil em projetos complexos.

Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar

O trabalho remoto está com tudo! E o Vision Pro pode tornar os processos ainda mais práticos.

Ao criar ambientes virtuais e projetos, é possível atender a clientes de qualquer parte do mundo, além de colaborar com diferentes profissionais. Tudo isso sem a necessidade de se encontrarem fisicamente.

Decoração de interiores

visualização de projetos
É possível ter uma noção maior do resultado final de um projeto usando a tecnologia do Vision Pro (Foto: Freepik)

Os designers de interiores podem usar o Vision Pro para sobrepor móveis, cores de parede e acessórios virtuais em ambientes reais. Isso ajuda os clientes a tomarem decisões informadas sobre decoração.

Economia de tempo e recursos

As funcionalidades do Vision Pro eliminam a necessidade de protótipos físicos e reformas dispendiosas. Portanto, a tecnologia economiza tempo e dinheiro para clientes e profissionais.

Experiência do cliente

Proporciona aos clientes uma experiência envolvente e personalizada, permitindo que eles experimentem diferentes opções de design antes de tomar decisões finais.

Em resumo, o Apple Vision Pro pode desempenhar um papel transformador na arquitetura e decoração. Afinal, permite simplificar processos, economizar recursos e elevar a experiência a um nível totalmente novo.

Se você se interessa por esse mundo high-tech, não pode deixar de conferir outros conteúdos aqui no Archtrends! Que tal começar descobrindo quais são as tendências tecnológicas?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vision Pro: os impactos da tecnologia da Appl...

Vision Pro: os impactos da tecnologia da Apple na arquitetura e design

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2023- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies