01.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato travertino pode ser usado em pisos, paredes, balcões e outras superfícies (Projeto: Julia Cinél)

Porcelanato travertino: uma beleza que perdura no tempo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.12.2023
Versátil e atemporal, o porcelanato travertino é uma ótima escolha para quem busca por um material marmorizado que seja bonito e prático
minutos de leitura

Quando se trata de escolher materiais para revestir e decorar espaços, o porcelanato travertino é um verdadeiro clássico, sempre conquistado a preferência das pessoas.

Esse produto reproduz com precisão a elegância e o charme do mármore travertino, uma matéria-prima de origem italiana com características únicas.

Neste artigo, vamos explorar o que é o porcelanato travertino, quais são suas vantagens em relação ao material natural e como você pode usá-lo na decoração de ambientes residenciais e comerciais. 

Acompanhe!

O que é o porcelanato travertino?

Quarto de casal em estilo clássico com piso marmorizado
Tons de bege do porcelanato travertino ajudam a criar ambientes acolhedores (Projeto: Sena Arquitetos Associados / Foto: Daniel Mansur)

O porcelanato travertino é uma alternativa para revestir ambientes internos e externos. Ele é feito de cerâmica e reproduz com fidelidade as cores, os veios e as texturas do mármore que lhe dá o nome.

Por sua vez, o mármore travertino é originário das regiões italianas de Tivoli e Guidonia. Sua aparência única é caracterizada por tons quentes e veios suaves que conferem aconchego aos espaços.

Esse tipo de matéria-prima também pode ser encontrado em pontos da Turquia, do México, do Peru e na Bahia, aqui no Brasil.

Sua extração é possível a partir de rochas calcárias, que ficam embaixo de águas correntes, como as cachoeiras.

Portanto, o travertino é um mármore rico em minérios, como calcita, limonita e argonita. São esses elementos que conferem o tom de bege da superfície.

Ao longo do tempo, o mármore travertino foi bastante usado em grandes obras, além de espaços residenciais e comerciais.

Para você ter uma ideia, ele está presente na Basílica de São Pedro e no Coliseu, na Itália, e até mesmo nas pirâmides do Egito.

Leia também:

Características do travertino

Ambiente em tons claros e com formas orgânicas
Porcelanato travertino Portobello traz tom de bege com veios acinzentados (Projeto: Coelho Neto Arquitetura e Execuções)

O porcelanato travertino é capaz de reproduzir com fidelidade as características do mármore de mesmo nome.

Sua elegância atemporal é resultado de veios abundantes e escuros, em uma superfície em diferentes tons de bege.

Isso torna o porcelanato uma escolha popular para quem busca a estética do mármore, mas sem os desafios e custos próprios da pedra natural.

Contudo, vale mencionar que a matéria-prima pode ter algumas variações, o que faz sua reprodução em porcelanato ganhar diversas possibilidades.

Os tipos mais comuns de travertino são:

  • romano clássico: tem coloração amarelada, com veios acentuados na horizontal;
  • bege bahia ou travertino nacional: conta com uma superfície clara, com veios suaves em tons de marrom;
  • navona: tem coloração mais puxada para o bege em sua base, com veios menos marcados, formando desenhos que lembram as ramificações das árvores;
  • turco: traz uma quantidade maior de calcário e, por isso, mistura cores como bege-escuro e cinza-claro.

Quais são as vantagens do porcelanato travertino?

Sala de estar e jantar integradas, em estilo clássico
Porcelanato travertino pode ser encontrado em diferentes acabamentos, como polido (Projeto: Flávio Moura / Foto: Xico Diniz)

Optar pelo porcelanato travertino no lugar do material natural traz diversos benefícios. Entenda melhor:

  • oferece facilidade de limpeza: uma das principais vantagens do porcelanato é a fácil manutenção. Diferentemente do mármore, ele não tem uma superfície porosa, o que o torna resistente a líquidos e sujeira. Basta um pano úmido ou detergente neutro diluído em água para manter a higiene e o brilho;
  • é bacteriostático: o porcelanato é um material que inibe o crescimento de bactérias. Isso faz dele uma escolha higiênica para áreas como cozinhas e banheiros. Inclusive, ele pode ser usado em bancadas e cubas, como veremos em detalhes mais à frente;
  • tem bom custo-benefício: se comparado ao mármore natural, o porcelanato travertino é uma opção acessível. Portanto, é possível desfrutar da beleza dele sem comprometer o orçamento da obra;
  • absorve pouca água: o porcelanato também conta com baixa absorção de líquidos, o que o torna ideal para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas;
  • é sustentável: optar pelo porcelanato em vez do mármore contribui para a preservação de recursos naturais. Afinal, a produção da cerâmica causa consideravalmente menos impacto à natureza;
  • conta com uma ampla variedade de acabamentos: o porcelanato travertino está disponível em diferentes versões. É possível encontrá-lo em acabamento polido, natural e até EXT, o que permite o uso em todos os ambientes da casa, inclusive áreas externas.

Como usar o porcelanato travertino na decoração?

A versatilidade do porcelanato travertino o torna adequado para uma variedade de aplicações na decoração de interiores e exteriores.

Nos tópicos a seguir, você confere uma seleção de ideias para entender melhor como pode incorporar esse produto em seus projetos.

Pisos

Banheiro com piso e paredes em porcelanato marmorizado claro
Versátil, porcelanato travertino pode ser usado no piso do box do banheiro (Projeto: Marcos Brito)

O porcelanato travertino é uma excelente escolha para revestir o piso. E isso pode acontecer em, basicamente, qualquer ambiente.

Afinal, como mencionamos anteriormente, o material conta com diferentes acabamentos, como polido, natural e EXT.

O acabamento polido é aquele brilhante. O ideal é aplicá-lo em locais secos, como salas, quartos e corredores.

Já o acabamento natural é versátil. Com uma superfície fosca, cria atrito e permite o uso em ambientes que têm contato com a água, desde que sejam cobertos. Isso inclui banheiros, cozinhas e lavanderias.

Por fim, quem pretende revestir uma área externa com porcelanato travertino também pode encontrar uma versão pensada especialmente para esse espaço: o EXT.

Com um coeficiente maior de atrito, ele ajuda a manter a segurança nesse ambiente, mas sem abrir mão da beleza do mármore.

Paredes

As diferentes opções de acabamento que citamos — exceto o EXT — também podem aparecer no revestimento de paredes.

Use o porcelanato travertino para criar um ambiente luxuoso e aconchegante. Ele é perfeito para salas, quartos e banheiros. Ainda surge em cozinhas e varandas. Portanto, é só usar a imaginação!

Se estiver em busca de sofisticação e elegância, uma dica é preferir as Lastras, que são peças bem grandes, capazes de cobrir boa parte da superfície.

O porcelanato travertino Portobello, por exemplo, pode ser encontrado no formato 120x270 cm, que fica ótimo em paredes.

Bancadas e balcões

As bancadas de cozinha e os balcões de diferentes ambientes ganham um toque de classe com o porcelanato travertino.

A alta resistência e a fácil manutenção o tornam o produto ideal para essas áreas, ainda que tenham contato direto com a água.

Cubas esculpidas

Lavabo com piso de madeira, paredes azuis e cuba em porcelanato marmorizado
Como é resistente, porcelanato pode ser usado em bancadas e cubas (Projeto: Liliana Zenaro)

Para um visual verdadeiramente exclusivo, invista em cubas de porcelanato travertino esculpidas. Elas adicionam uma dose extra de elegância a banheiros e lavabos.

Vale lembrar que o material impede a proliferação de micro-organismos e tem limpeza simples. Portanto, é ideal para ambientes onde a higiene é essencial.

Nichos e prateleiras

Utilize o porcelanato para criar nichos — sejam eles embutidos ou não —, e também para formar prateleiras.

Isso gera uma sensação de continuidade e permite que você exiba objetos de decoração de forma elegante.

Painéis

Crie painéis de destaque em salas de estar ou jantar com o porcelanato travertino. Essa técnica adiciona um toque artístico e contemporâneo ao ambiente.

Também dá para usar esse produto para formar a cabeceira da cama ou um painel de televisão, por exemplo.

Lareiras

Sala de TV clara com painel e lareira em porcelanato marmorizado
Painéis, lareiras e outras superfícies podem receber a elegância do mármore travertino (Projeto: Barbara Vergara Arquitetura e Interiores)

Essa é uma ótima maneira de destacar esse elemento central em uma sala de estar. Além disso, o material é resistente ao calor, o que garante durabilidade.

Fachadas

Para um exterior elegante, considere revestir a fachada da casa ou do edifício com porcelanato travertino. Ele proporciona um visual imponente e sofisticado.

Nesse caso, os acabamentos natural e polido são os indicados. O EXT não tem recomendação para paredes, pois sua limpeza é mais complexa.

Conheça a linha Travertini, da Portobello

Sala de estar e jantar com pé-direito alto, em estilo clássico
Portobello tem linha que reproduz mármore travertino navona (Projeto: Denise Reis / Foto: Rui Antunes)

O porcelanato travertino é uma escolha excepcional para quem busca a beleza e a sofisticação do mármore homônimo, mas com praticidade e acessibilidade.

Pensando nisso, a marca líder em revestimentos cerâmicos na América Latina lançou uma linha com produtos que reproduzem a versão navona.

O porcelanato travertino Portobello traz a naturalidade e a nobreza desse material para pisos, paredes e outras superfícies.

A reprodução fiel é possível graças à tecnologia de impressão digital. Ela conta com um desenho rico em detalhes, com direito a efeitos de profundidade.

Assim, o porcelanato travertino da Portobello garante a sustentabilidade, o que é uma característica essencial dos produtos da marca.

Em três tons diferentes, permite a criação de projetos que transitam entre os minimalistas e os elaborados:

Os produtos podem ser encontrados nos formatos 60x60 cm, 90x90 cm, 120x120 cm, 60x120 cm, 30x61 cm e 120x270 cm (Lastra).

Além disso, eles podem ter acabamento polido, natural e até EXT. Portanto, é possível usá-los em todo o projeto, incluindo ambientes in and out.

Se você deseja transformar seus espaços em locais de beleza e praticidade duradouras, o porcelanato travertino é uma alternativa a ser considerada.

Sua versatilidade e seu visual o tornam um investimento certeiro para o seu projeto, seja ele residencial ou comercial.

Quer entender mais sobre esse tema e conferir produtos ideais para a sua reforma ou construção? Acesse o site da Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato travertino: uma beleza que perdur...

Porcelanato travertino: uma beleza que perdura no tempo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies