14.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Bancada de cozinha
Bancada de cozinha de porcelanato é resistente e elegante (Projeto: Portobello)

Bancada de cozinha: DOMATECA usa porcelanato para a melhor solução personalizada

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.08.2023
Porcelanato é material ideal para bancada de cozinha. Afinal, é resistente a manchas e a altas temperaturas, entre outras vantagens. Entenda
minutos de leitura

A bancada de cozinha é uma das áreas mais importantes desse ambiente. Afinal, costuma estar no centro da preparação das refeições.

Por isso, é importante ter cuidado ao projetá-la. Sobretudo se estamos falando de uma cozinha pequena.

Aspectos como material, espaço disponível e organização ajudam a garantir um ambiente funcional, esteticamente agradável e também durável.

Foi exatamente pensando nisso que a Officina Portobello, em parceria com a arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, trouxe para seu portfólio a DOMATECA.

Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre as bancadas de cozinha e conheça esse sistema de design para personalização inteligente do ambiente!

Conheça os detalhes da bancada de cozinha DOMATECA

bancada de cozinha da coleção domateca
Diferentes módulos da coleção DOMATECA podem ser combinados para uma cozinha prática e funcional (Projeto: Portobello)

A arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, é a responsável pelo design dos produtos da coleção DOMATECA, que fazem todo o sentido em seus projetos.

Isso porque, há cerca de 10 anos, ela já vinha especificando bancadas de cozinha em porcelanato. A escolha se dá pela resistência do material às manchas e ao calor, pela alta durabilidade e, claro, pela beleza e praticidade no dia a dia.

Com design de farm sink, DOMATECA permite a combinação entre diferentes elementos para ter uma cozinha funcional e prática, mas sem abrir mão da beleza.

A coleção reúne acessórios, cubas e bordas que chegam para democratizar o porcelanato na área molhada. Assim, o espaço ganha protagonismo na cozinha.

Afinal, o que se coloca na bancada de cozinha?

bancada de cozinha em porcelanato da coleção domateca
Vários itens podem ficar sobre a bancada de cozinha, como utensílios e eletroportáteis (Projeto: Portobello)

Antes de projetar a bancada de cozinha, é essencial entender qual será a sua funcionalidade. Geralmente, ela é utilizada para preparar refeições, manipular alimentos e até mesmo servir como espaço para refeições rápidas.

Contudo, tenha em mente que isso pode variar de acordo com cada casa e com os hábitos dos moradores.

É justamente por isso que os produtos DOMATECA são ótimas escolhas para a bancada de cozinha.

Afinal, trata-se de uma biblioteca de módulos que podem compor de diferentes formas. Portanto, eles se adaptam ao checklist de cada cozinha.

Agora, respondendo à pergunta inicial, a bancada de cozinha é um espaço versátil que pode acomodar diversos itens importantes para facilitar as atividades culinárias. Alguns itens que são frequentemente colocados na superfície são:

  • Utensílios de cozinha. Por exemplo, facas, colheres, conchas e outros instrumentos essenciais para o preparo dos alimentos;
  • Tábuas de corte. Dependendo do material da bancada, ajudam ainda a proteger a superfície da bancada e evitar danos causados por cortes e arranhões;
  • Eletrodomésticos. Conforme o espaço disponível e do estilo da cozinha, é comum ter eletrodomésticos, como liquidificadores, torradeiras, cafeteiras e outros;
  • Itens decorativos. Muitas pessoas optam por adicionar alguns elementos como plantas, vasos ou itens de design, para tornar a bancada mais atraente e personalizada.

Quais são os principais materiais para a bancada de cozinha?

Para garantir uma cozinha funcional, é necessário pensar não só no layout da bancada, como também no seu material. Ele interfere tanto na estética quanto na durabilidade e na resistência.

Portanto, opte por materiais que não manchem com facilidade, que sejam fáceis de limpar e que aguentem a variação de temperatura. Dessa forma, você usa a bancada de cozinha sem preocupações.

Há no mercado diversas opções, como você confere na sequência.

Bancada de porcelanato

bancada de cozinha com porcelanato portobello
Em porcelanato, bancada de cozinha ganha resistência e durabilidade (Projeto: Portobello)

Sem dúvidas, a bancada de porcelanato, como a coleção DOMATECA, é a melhor opção. Sabe aquelas especificações que destacamos anteriormente? O porcelanato atende a todas e muito mais!

Além de ser bonito e ideal para cozinhas planejadas, a bancada de porcelanato ainda é resistente ao calor. Portanto, dá para apoiar panelas e travessas quentes sem preocupação.

O material também não absorve água, o que quer dizer que ele não mancha, como pode acontecer com pedras porosas. 

Essa característica também torna a limpeza bem mais prática, sem falar que impede a proliferação de bactérias e micro-organismos que tendem a se acumular em superfícies úmidas.

Como o porcelanato é liso, também não acumula gordura, caso a limpeza aconteça da forma correta.

Para quem preza pela sustentabilidade, esse também é o melhor material para bancada de cozinha. Afinal, o porcelanato tem como principal matéria-prima a argila. Por sua vez, as jazidas são exploradas de forma superficial e são facilmente recuperadas.

Quanto à resistência, além de não ser poroso, o porcelanato também não lasca com facilidade.

E, claro, não menos importante, o porcelanato é ideal para cozinhas de diferentes estilos. Isso porque pode reproduzir diferentes materiais como madeira, mármore e outras pedras.

Leia também:

Bancada de mármore

bancada de cozinha da coleção domateca
Porcelanato pode reproduzir mármore, conferindo mais vantagens à bancada de cozinha (Projeto: Portobello)

Depois do porcelanato, o mármore é uma das principais escolhas para a bancada de cozinha. É elegante e combina com diferentes tipos de decoração.

Afinal, o material pode ser encontrado em diferentes cores e estilos, sendo ideal para quem busca por superfícies personalizadas.

No entanto, vale lembrar que o mármore é uma pedra porosa. Isso quer dizer que pode acumular líquido e micro-organismos, que comprometem a qualidade do material com o passar do tempo.

Para evitar essas desavantagens sem abrir mão do visual clássico do mármore, a melhor solução é usar o porcelanato marmorizado. Ele reproduz fielmente as características da pedra natural e ao mesmo tempo combina todos os benefícios únicos do porcelanato mencionados no tópico acima.

Bancada de alumínio

Apesar de ser prática e funcional, a bancada de alumínio ou aço inox não confere o mesmo visual sofisticado de outros materiais, como o porcelanato e o mármore.

Além disso, costuma ser vendido em tamanhos padrão, dificultando a personalização da bancada de cozinha.

Bancada de madeira

Já a bancada de madeira é uma boa opção para cozinhas rústicas e aconchegantes. Entretanto, esse é um material que requer cuidados especiais quando usado na cozinha.

Isso porque a madeira tem alta resistência à umidade, o que pode gerar problemas no futuro, caso não haja os cuidados necessários.

Sendo assim, a bancada pode manchar, arranhar com mais facilidade e até ser alvo de pragas, como cupim.

Mais uma vez, o porcelanato entra como uma alternativa. O porcelanato amadeirado, mais precisamente, reproduz a madeira com fidelidade, além de ser mais prático e mais sustentável.

Bancada de silestone

Junção de pedras naturais e resinas de poliéster, essa é uma bancada de cozinha com aparência homogênea, que pode ter diferentes cores. Contudo, o branco é o mais tradicional.

O material é menos poroso do que as pedras naturais, conferindo mais resistência à bancada de cozinha. Entretanto, é necessário tomar cuidado com altas temperaturas, já que a resina não é resistente.

Qual a pedra que não mancha?

bancada de cozinha da coleção domateca
Para evitar manchas, ideal é optar pela bancada de porcelanato (Projeto: Portobello)

Se você está em busca de uma bancada de cozinha que não mancha, saiba que a pedra pode não ser a melhor solução.

Como mencionamos, esse é um material poroso, que tende a absorver líquidos capazes de causar manchas com o tempo.

Para manter a aparência sempre limpa e livre de manchas, o ideal é optar pela bancada de cozinha em porcelanato, como é o caso dos produtos da coleção DOMATECA.

Entretanto, para matar a sua curiosidade sobre as pedras, saiba que, de maneira geral, o silestone é o que apresenta maior resistência a manchas.

Ele é uma pedra artificial, produzida a partir da combinação de cerca de 90% de quartzo natural com resinas de alta qualidade.

Essa composição proporciona uma superfície não porosa e resistente a manchas de líquidos comuns em cozinhas. Por exemplo vinho, café, azeite e suco de frutas.

Quanto custa fazer uma bancada de cozinha?

Os custos envolvidos na instalação de uma bancada de cozinha podem variar significativamente de acordo com diversos fatores. Entre eles o tamanho da bancada, o material escolhido, a complexidade da instalação e a região.

Materiais mais acessíveis, como alumínio, podem ser encontrados em uma faixa de preço mais baixa. Enquanto opções como granito, mármore e quartzo tendem a ser mais caras, mas também oferecem maior durabilidade e apelo estético.

Portanto, o ideal é não levar em consideração somente o preço. Isso porque o barato pode sair caro no longo prazo. Sendo assim, prefira materiais resistentes e duráveis, como o porcelanato.

Qual a durabilidade de uma bancada de porcelanato?

bancada de cozinha da coleção domateca
Altamente resistente, bancada de cozinha em porcelanato é a melhor opção (Projeto: Portobello)

As bancadas de porcelanato são conhecidas por sua alta durabilidade e resistência. O porcelanato é um material cerâmico produzido em altas temperaturas, o que confere uma superfície muito resistente a riscos, impactos e ao desgaste do dia a dia.

Se bem cuidadas e protegidas de danos mecânicos severos, as bancadas de porcelanato podem durar muitos anos, mantendo sua aparência original.

Além disso, a baixa porosidade do porcelanato torna o material menos suscetível a manchas e absorção de líquidos. Portanto, uma grande vantagem em uma área com grande atividade como a cozinha.

Pode colocar panela quente em cima de porcelanato?

Sim! Agora, para evitar qualquer tipo de problema, é aconselhável utilizar apoios, como descansos de panela ou suportes térmicos.

Afinal, eles criam uma barreira entre a panela quente e a superfície do porcelanato. Dessa forma, você preserva a beleza e a integridade da sua bancada por ainda mais tempo.

Como vimos, a escolha da bancada da cozinha é um passo crucial para garantir um ambiente funcional e durável.

Portanto, optar por materiais resistentes a manchas e danos, como o porcelanato, é uma excelente forma de investir em uma superfície de trabalho que manterá sua beleza e funcionalidade por muitos anos.

Quer conferir fotos para se inspirar e criar bancadas personalizadas? Confira um projeto especial com a coleção DOMATECA!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Bancada de cozinha: DOMATECA usa porcelanato ...

Bancada de cozinha: DOMATECA usa porcelanato para a melhor solução personalizada

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies