Mármores italianos: beleza atemporal com sustentabilidade do porcelanato
Os mármores italianos são um verdadeiro clássico na decoração. Atemporais, são usados desde a antiguidade, aparecendo em obras famosas como o Coliseu, em Roma, que conta com a pedra conhecida como Travertino.
No entanto, a evolução da tecnologia e dos materiais proporcionou obras mais sustentáveis e acessíveis. No caso dos mármores italianos, uma alternativa que surgiu no mercado é o porcelanato.
Com esse material, é possível ter uma aparência real de diferentes mármores italianos, mas com muitas vantagens como durabilidade e sustentabilidade.
Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre esse material e descubra produtos da Portobello que são ótimas alternativas ao mármore natural.
Mármores italianos são usados há milhares de anos
De maneira geral, o mármore é uma rocha metamórfica que se forma a partir de calcário ou dolomita sob pressão e temperatura extremas. Portanto, leva tempo para que uma placa exista na natureza.
Contudo, a história dos mármores italianos começou há milhares de anos. O material foi usado pelos antigos gregos e romanos em suas esculturas e edifícios.
Afinal, os mármores italianos são conhecidos por sua beleza e qualidade. São amplamente utilizados em todo o mundo em edifícios, monumentos, esculturas e outras obras de arte.
Existem várias pedreiras de mármore na Itália, cada uma produzindo um tipo exclusivo. Alguns dos mais famosos por lá são:
- Carrara: um mármore branco entre os mais conhecidos e mais usados em todo o mundo. Ele é extraído da região de Carrara, na Toscana, e é usado em muitas obras famosas;
- Botticino: é extraído da região de mesmo nome, perto de Brescia, na Lombardia. É conhecido por sua cor bege dourada e é frequentemente usado em pisos e revestimentos de paredes;
- Travertino: é extraído da região de Tivoli, perto de Roma. É conhecido por suas veias e padrões distintos e é usado em muitos edifícios antigos em Roma, incluindo o Coliseu;
- Verona: vem da região homônima, no norte da Itália. É conhecido por sua cor vermelho-rosada e é frequentemente usado em esculturas e monumentos.
Algumas das obras de arte e edifícios famosos que usam mármore italiano incluem:
- David, de Michelangelo, esculpido em mármore de Carrara;
- Panteão em Roma, que apresenta mármore de diversos tipos, incluindo o de Carrara e o de Travertino;
- Palácio de Versalhes, na França, que apresenta mármore de Carrara.
Porcelanato é alternativa aos mármores italianos
(Projeto: Portobello)
O porcelanato vem se tornando um material cada vez mais usado em obras de todos os estilos e tamanhos.
Afinal, ele conta com diversas vantagens. Sobretudo quando comparamos com materiais naturais, como é o caso dos mármores italianos.
Esse é um tipo de revestimento cerâmico bonito, elegante, e que pode ser encontrado em diferentes cores e formatos. Descubra quais são as principais vantagens na sequência.
Vantagens do porcelanato
Embora o mármore tenha sua beleza única, o porcelanato pode oferecer uma alternativa mais prática e econômica, com design fiel ou original.
- Sustentabilidade: o porcelanato usa argila como principal matéria-prima. Por sua vez, esse é um material extraído superficialmente, e com jazidas de fácil recuperação. O mesmo não acontece com os mármores italianos, que têm estoque finito na natureza. Sem falar que a extração gera impactos ambientais;
- Preço mais acessível: de maneira geral, o porcelanato que reproduz mármore tem valores mais em conta do que o produto natural. Assim, é possível gastar menos na obra;
- Durabilidade: o porcelanato é muito resistente e durável. Isso acontece porque é feito de materiais como argila e quartzo. Significa dizer que também é pouco propenso a riscos, lascas e rachaduras;
- Baixa manutenção: o porcelanato é muito mais fácil de limpar e manter do que o mármore, pois não é poroso e não absorve líquidos. Isso significa que não precisa ser selado regularmente e é mais resistente a manchas e marcas;
- Variedade de Design: o material está disponível em uma ampla variedade de cores, padrões e texturas, e pode ser fabricado para imitar outros materiais, como mármores italianos. Portanto, é mais fácil encontrar um estilo que se adapte ao seu gosto e necessidades;
- Instalação: é mais fácil de instalar do que o mármore, pois é mais leve e pode ser cortado com mais facilidade. Isso pode resultar em economia de tempo e dinheiro na instalação.
Conheça revestimentos que reproduzem mármores italianos
Se você ainda está na dúvida sobre trocar mármores italianos por porcelanato na sua obra, acompanhe a leitura para conhecer produtos cheios de sofisticação e elegância!
Sirena
A natureza surpreende com proporções perfeitas que podem ser reproduzidas facilmente em um porcelanato marmorizado, como Sirena.
Ele traz tons, veios, profundidade e transparência precisamente distribuídos sobre a superfície que reproduz mármore branco.
Sua inspiração é no pigues, uma pedra minimalista, com pouco veios. Ele foi reelaborado com rigor, como em um ateliê de alta-costura.
Tudo para levar mais naturalidade e ousadia para dentro de casa. Assim, concretiza o imaginário e os sonhos por meio do design.
Para usar em toda a casa, o produto chega em versões mate e com brilho. São Lastras, ou seja, porcelanatos em grandes tamanhos para manifestar o fantástico na decoração da casa.
Borghini Viola
(Projeto: Portobello)
Um dos mármores italianos mais conhecidos, o Carrara ganhou uma reprodução em porcelanato na coleção Portobello 2023. Borghini Viola é nobre e clássico, refletindo esse território que é berço de cavas tão diversas quanto preciosas.
Sua superfície traz veios em formas e cores que são desenhadas pelo tempo e pela natureza. Portanto, cada mármore Carrara é conhecido por ser único.
Em Borghini Viola, os veios orgânicos tendem ao círculo. Seu nome é por causa da semelhança com centros urbanos desenvolvidos a partir de um núcleo de comércio na Idade Média, os burgos.
Outro detalhe importante é o tom burgundy dos veios, que leva à sofisticação. Esse tom é resultado da mistura entre arte e tecnologia de impressão na cerâmica. Assim, é possível ter exclusividade em superfícies contínuas e ilimitadas das Lastras.
Disponível em acabamento natural e polido, esse é um dos mármores italianos em formato 120×120 e 120×270.
Leia também:
- Authentic: Portobello expressa sua essência em cores, texturas e formatos
- Transparência na decoração: uma tendência e uma necessidade
- Farm Sink: conheça melhor esse modelo de cuba para cozinha
Alpissimi
Já Alpissimi é um porcelanato que reproduz com fidelidade o mármore Valle d’Aosta. Expressão máxima da tecnologia das Lastras, chega com acabamento natural e polido, além de formatos 120×120 e 120×270.
Único e exclusivo, é uma verdadeira joia das superfícies minerais. Traz combinação cromática do verde intenso com veios pretos e brancos. Assim, materializa a capacidade humana de reproduzir a natureza por meio de seu conhecimento.
Verde Alpi
(Projeto: Portobello S.A.)
Outro mármore verde com inspiração na mesma região dos Alpes Ocidentais, Verde Alpi revela o estilo italiano através do tempo. Ele está eternizado em diferentes obras de arte e pavimentos, incluindo palácios históricos.
Pura intensidade, traz atmosfera marcante. Isso acontece por meio do tom verde escuro com movimentos acentuados em sua superfície grande (120×278).
Já seus veios se espalham, como em uma dança. Assim, criam detalhes riquíssimos em branco e verde, ganhando destaque sobre o fundo intenso.
Com nuances e variações do desenho, a superfície fica ainda mais personalizada e sofisticada. Ideal para ambientes únicos, seu acabamento é polido e ideal para áreas secas e paredes.
Palissandro
(Projeto: Gebara e Filártiga Arquitetos)
Também nos Alpes Ocidentais da Itália, um verdadeiro tesouro natural se esconde. Palissandro tem características cromáticas que surpreendem. E o melhor: também tem reprodução em porcelanato.
Esse é um dos mármores italianos com fundo azul claro. Equilibra tons de bege e cinza claro, que passeiam de forma suave pela superfície do produto.
O desenho é atravessado por veios delicados e cores mais intensas. O resultado é a evidência da exclusividade.
Para realçar os detalhes e a beleza dos mármores italianos, essa é mais uma Lastra, em formato 120×270 e acabamento polido, e em 120×120 natural ou com brilho.
Bianco di Lucca
(Projeto: Maurício Arruda)
Quanto a Bianco di Lucca, é uma interpretação de um dos mármores italianos mais clássicos: Carrara.
Na região de Lucca, na Toscana, diversas pedreiras atraíam grandes artistas em busca do material nobre. Entre eles, Michelangelo e Canova.
Em uma das regiões mais visitadas da Itália, a cidade de Lucca faz parte da Rota do Mármore. Por lá, é possível visitar tanto pedreiras ativas quanto apreciar painéis de mármore.
Travertino Navona
(Projeto: Giovana Guerra / Foto: Cleyton Fotografia)
Clássico entre os mármores italianos, Travertino Navona aparece em três opções na reprodução em porcelanato da Portobello: Bianco, Crema e Grigio. Assim, dá para escolher se quer a superfície mais puxada para o branco, para o bege ou para o cinza.
Contudo, todas as opções são interessantes para quem quer dar um toque de nobreza na decoração. Afinal, esse é um mármore usado há milhares de anos e, por isso, se eternizou e se tornou atemporal.
Graças às suas características discretas, transita entre estilos que vão desde o minimalista até o mais elaborado.
Apesar de ser um produto com beleza que perdura no tempo, tem detalhes e efeitos de profundidade que fazem toda a diferença. Dessa maneira, sintetiza o design por meio da avançada tecnologia de impressão digital na cerâmica.
Calacatta Blanc
(Projeto: TODDO Arquitetura e Interiores / Foto: Rafael Ribeiro)
O eterno Calacatta é uma das joias quando o assunto são os mármores italianos. No porcelanato da Portobello, ele chega em uma superfície elaborada, com veios que foram redesenhados para aparecer em intensidade e posição projetada com cuidado.
Além de apresentar textura única, desenvolvida para fazer contraste com a dureza do material. São pequenas ondulações e um esmalte que torna o toque mais suave.
Ao unir o clássico e o aconchegante, Calacatta Blanc supera as expectativas. Sem falar que pode ser usado na casa toda, incluindo em áreas molhadas quando em acabamento natural.
Usar mármores italianos reproduzidos em porcelanato, sem dúvida, é uma das maneiras de contribuir para a preservação do meio ambiente. Além dessa opção, confira outros materiais de construção sustentáveis para apostar!