15.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Reprodução de mármores italianos em porcelanato leva beleza e sofisticação aos projetos (Projeto: Portobello)

Mármores italianos: beleza atemporal com sustentabilidade do porcelanato

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.05.2023
A elegância e a sofisticação dos mármores italianos aparece nas reproduções de porcelanato. Assim, é possível economizar e garantir a sustentabilidade
minutos de leitura

Os mármores italianos são um verdadeiro clássico na decoração. Atemporais, são usados desde a antiguidade, aparecendo em obras famosas como o Coliseu, em Roma, que conta com a pedra conhecida como Travertino.

No entanto, a evolução da tecnologia e dos materiais proporcionou obras mais sustentáveis e acessíveis. No caso dos mármores italianos, uma alternativa que surgiu no mercado é o porcelanato.

Com esse material, é possível ter uma aparência real de diferentes mármores italianos, mas com muitas vantagens como durabilidade e sustentabilidade.

Nas linhas a seguir, entenda melhor sobre esse material e descubra produtos da Portobello que são ótimas alternativas ao mármore natural.

Mármores italianos são usados há milhares de anos

De maneira geral, o mármore é uma rocha metamórfica que se forma a partir de calcário ou dolomita sob pressão e temperatura extremas. Portanto, leva tempo para que uma placa exista na natureza.

Contudo, a história dos mármores italianos começou há milhares de anos. O material foi usado pelos antigos gregos e romanos em suas esculturas e edifícios.

Afinal, os mármores italianos são conhecidos por sua beleza e qualidade. São amplamente utilizados em todo o mundo em edifícios, monumentos, esculturas e outras obras de arte.

Existem várias pedreiras de mármore na Itália, cada uma produzindo um tipo exclusivo. Alguns dos mais famosos por lá são:

  1. Carrara: um mármore branco entre os mais conhecidos e mais usados em todo o mundo. Ele é extraído da região de Carrara, na Toscana, e é usado em muitas obras famosas;
  2. Botticino: é extraído da região de mesmo nome, perto de Brescia, na Lombardia. É conhecido por sua cor bege dourada e é frequentemente usado em pisos e revestimentos de paredes;
  3. Travertino: é extraído da região de Tivoli, perto de Roma. É conhecido por suas veias e padrões distintos e é usado em muitos edifícios antigos em Roma, incluindo o Coliseu;
  4. Verona: vem da região homônima, no norte da Itália. É conhecido por sua cor vermelho-rosada e é frequentemente usado em esculturas e monumentos.

Algumas das obras de arte e edifícios famosos que usam mármore italiano incluem:

  • David, de Michelangelo, esculpido em mármore de Carrara;
  • Panteão em Roma, que apresenta mármore de diversos tipos, incluindo o de Carrara e o de Travertino;
  • Palácio de Versalhes, na França, que apresenta mármore de Carrara.

Porcelanato é alternativa aos mármores italianos

bancada de cozinha com mármore italiano
Bancadas podem ser revestidas ou criadas a partir de porcelanato que reproduz mármores italianos
(Projeto: Portobello)

O porcelanato vem se tornando um material cada vez mais usado em obras de todos os estilos e tamanhos.

Afinal, ele conta com diversas vantagens. Sobretudo quando comparamos com materiais naturais, como é o caso dos mármores italianos.

Esse é um tipo de revestimento cerâmico bonito, elegante, e que pode ser encontrado em diferentes cores e formatos. Descubra quais são as principais vantagens na sequência.

Vantagens do porcelanato

Embora o mármore tenha sua beleza única, o porcelanato pode oferecer uma alternativa mais prática e econômica, com design fiel ou original.

  • Sustentabilidade: o porcelanato usa argila como principal matéria-prima. Por sua vez, esse é um material extraído superficialmente, e com jazidas de fácil recuperação. O mesmo não acontece com os mármores italianos, que têm estoque finito na natureza. Sem falar que a extração gera impactos ambientais;
  • Preço mais acessível: de maneira geral, o porcelanato que reproduz mármore tem valores mais em conta do que o produto natural. Assim, é possível gastar menos na obra;
  • Durabilidade: o porcelanato é muito resistente e durável. Isso acontece porque é feito de materiais como argila e quartzo. Significa dizer que também é pouco propenso a riscos, lascas e rachaduras;
  • Baixa manutenção: o porcelanato é muito mais fácil de limpar e manter do que o mármore, pois não é poroso e não absorve líquidos. Isso significa que não precisa ser selado regularmente e é mais resistente a manchas e marcas;
  • Variedade de Design: o material está disponível em uma ampla variedade de cores, padrões e texturas, e pode ser fabricado para imitar outros materiais, como mármores italianos. Portanto, é mais fácil encontrar um estilo que se adapte ao seu gosto e necessidades;
  • Instalação: é mais fácil de instalar do que o mármore, pois é mais leve e pode ser cortado com mais facilidade. Isso pode resultar em economia de tempo e dinheiro na instalação.

Conheça revestimentos que reproduzem mármores italianos

Se você ainda está na dúvida sobre trocar mármores italianos por porcelanato na sua obra, acompanhe a leitura para conhecer produtos cheios de sofisticação e elegância!

Sirena

cozinha revestida com mármores italianos
Mármore branco é clássico e versátil (Projeto: Portobello)

A natureza surpreende com proporções perfeitas que podem ser reproduzidas facilmente em um porcelanato marmorizado, como Sirena.

Ele traz tons, veios, profundidade e transparência precisamente distribuídos sobre a superfície que reproduz mármore branco.

Sua inspiração é no pigues, uma pedra minimalista, com pouco veios. Ele foi reelaborado com rigor, como em um ateliê de alta-costura.

Tudo para levar mais naturalidade e ousadia para dentro de casa. Assim, concretiza o imaginário e os sonhos por meio do design.

Para usar em toda a casa, o produto chega em versões mate e com brilho. São Lastras, ou seja, porcelanatos em grandes tamanhos para manifestar o fantástico na decoração da casa.

Borghini Viola

banheiro com mármore italiano
Porcelanato que reproduz mármores italianos pode ser usado em banheiros se tiver acabamento natural
(Projeto: Portobello)

Um dos mármores italianos mais conhecidos, o Carrara ganhou uma reprodução em porcelanato na coleção Portobello 2023. Borghini Viola é nobre e clássico, refletindo esse território que é berço de cavas tão diversas quanto preciosas.

Sua superfície traz veios em formas e cores que são desenhadas pelo tempo e pela natureza. Portanto, cada mármore Carrara é conhecido por ser único.

Em Borghini Viola, os veios orgânicos tendem ao círculo. Seu nome é por causa da semelhança com centros urbanos desenvolvidos a partir de um núcleo de comércio na Idade Média, os burgos.

Outro detalhe importante é o tom burgundy dos veios, que leva à sofisticação. Esse tom é resultado da mistura entre arte e tecnologia de impressão na cerâmica. Assim, é possível ter exclusividade em superfícies contínuas e ilimitadas das Lastras.

Disponível em acabamento natural e polido, esse é um dos mármores italianos em formato 120x120 e 120x270.

Leia também:

Alpissimi

mármore italiano verde
Mármores italianos coloridos podem adicionar cor à decoração (Projeto: Portobello)

Alpissimi é um porcelanato que reproduz com fidelidade o mármore Valle d’Aosta. Expressão máxima da tecnologia das Lastras, chega com acabamento natural e polido, além de formatos 120x120 e 120x270.

Único e exclusivo, é uma verdadeira joia das superfícies minerais. Traz combinação cromática do verde intenso com veios pretos e brancos. Assim, materializa a capacidade humana de reproduzir a natureza por meio de seu conhecimento.

Verde Alpi

projeto de sala com mármores italianos
Verde ajuda a aproximar da natureza, tal como a reprodução de mármores italianos
(Projeto: Portobello S.A.)

Outro mármore verde com inspiração na mesma região dos Alpes Ocidentais, Verde Alpi revela o estilo italiano através do tempo. Ele está eternizado em diferentes obras de arte e pavimentos, incluindo palácios históricos.

Pura intensidade, traz atmosfera marcante. Isso acontece por meio do tom verde escuro com movimentos acentuados em sua superfície grande (120x278).

Já seus veios se espalham, como em uma dança. Assim, criam detalhes riquíssimos em branco e verde, ganhando destaque sobre o fundo intenso.

Com nuances e variações do desenho, a superfície fica ainda mais personalizada e sofisticada. Ideal para ambientes únicos, seu acabamento é polido e ideal para áreas secas e paredes.

Palissandro

piso com mármore italiano
Tons de azul e cinza se mesclam em reprodução de mármore italiano
(Projeto: Gebara e Filártiga Arquitetos)

Também nos Alpes Ocidentais da Itália, um verdadeiro tesouro natural se esconde. Palissandro tem características cromáticas que surpreendem. E o melhor: também tem reprodução em porcelanato.

Esse é um dos mármores italianos com fundo azul claro. Equilibra tons de bege e cinza claro, que passeiam de forma suave pela superfície do produto.

O desenho é atravessado por veios delicados e cores mais intensas. O resultado é a evidência da exclusividade.

Para realçar os detalhes e a beleza dos mármores italianos, essa é mais uma Lastra, em formato 120x270 e acabamento polido, e em 120x120 natural ou com brilho.

Bianco di Lucca

bancada com mármore branco
Carrara é um dos mármores italianos mais famosos, e tem reprodução em porcelanato
(Projeto: Maurício Arruda)

Quanto a Bianco di Lucca, é uma interpretação de um dos mármores italianos mais clássicos: Carrara.

Na região de Lucca, na Toscana, diversas pedreiras atraíam grandes artistas em busca do material nobre. Entre eles, Michelangelo e Canova.

Em uma das regiões mais visitadas da Itália, a cidade de Lucca faz parte da Rota do Mármore. Por lá, é possível visitar tanto pedreiras ativas quanto apreciar painéis de mármore.

Travertino Navona

banheiro com mármore italiano
Usado em diversas obras famosas, Travertino é mármore italiano requisitado
(Projeto: Giovana Guerra / Foto: Cleyton Fotografia)

Clássico entre os mármores italianos, Travertino Navona aparece em três opções na reprodução em porcelanato da Portobello: Bianco, Crema e Grigio. Assim, dá para escolher se quer a superfície mais puxada para o branco, para o bege ou para o cinza.

Contudo, todas as opções são interessantes para quem quer dar um toque de nobreza na decoração. Afinal, esse é um mármore usado há milhares de anos e, por isso, se eternizou e se tornou atemporal.

Graças às suas características discretas, transita entre estilos que vão desde o minimalista até o mais elaborado.

Apesar de ser um produto com beleza que perdura no tempo, tem detalhes e efeitos de profundidade que fazem toda a diferença. Dessa maneira, sintetiza o design por meio da avançada tecnologia de impressão digital na cerâmica.

Calacatta Blanc

cozinha com mármore branco
Versátil, mármore italiano que reproduz Calacatta pode ser usado em toda a casa
(Projeto: TODDO Arquitetura e Interiores / Foto: Rafael Ribeiro)

O eterno Calacatta é uma das joias quando o assunto são os mármores italianos. No porcelanato da Portobello, ele chega em uma superfície elaborada, com veios que foram redesenhados para aparecer em intensidade e posição projetada com cuidado.

Além de apresentar textura única, desenvolvida para fazer contraste com a dureza do material. São pequenas ondulações e um esmalte que torna o toque mais suave.

Ao unir o clássico e o aconchegante, Calacatta Blanc supera as expectativas. Sem falar que pode ser usado na casa toda, incluindo em áreas molhadas quando em acabamento natural.

Usar mármores italianos reproduzidos em porcelanato, sem dúvida, é uma das maneiras de contribuir para a preservação do meio ambiente. Além dessa opção, confira outros materiais de construção sustentáveis para apostar!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármores italianos: beleza atemporal com sus...

Mármores italianos: beleza atemporal com sustentabilidade do porcelanato

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies