27.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Piso pode receber diferentes tipos de revestimento, como Lastra e porcelanato (Projeto: Deisy Rigotto / Foto: Fábio Grison)

Piso: encontre o material ideal para as suas superfícies horizontais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.09.2023
Madeira, mármore, porcelanato... São muitas as opções para revestir o piso. Entenda as características de cada uma e saiba escolher
minutos de leitura

O piso tem um papel muito importante nos ambientes. Afinal, é funcional e serve como base para o estilo decorativo escolhido para cada espaço.

Contudo, esse não é um aspecto da decoração que trocamos com frequência. Além de não ser prático fazer essa mudança, também pode custar caro.

Por isso, é fundamental acertar na escolha e investir em um piso bonito, de qualidade e, claro, adequado para o ambiente.

Se você tem dúvidas sobre como escolher o piso ideal, vamos ajudar! Na sequência, confira as principais informações a respeito deste assunto.

O que é e para que serve o piso?

Loja de aromas com decoração em tons rosados
Revestimento para piso compõe a decoração e torna ambientes funcionais (Projeto: Carol Porto e Isadora Maestri / Foto: Felipe Araújo)

Chamamos de piso as superfícies horizontais sobre as quais caminhamos, sejam internas, externas, comerciais ou residenciais. Elas costumam ser revestidas com algum tipo de material.

Afinal, ajudam a compor a decoração. Há diversos materiais, formatos e cores que podem ser importantes para o design dos espaços, desde o minimalista até o elaborado.

Entretanto, esse revestimento não tem só função estética. Ele também é útil para manter os ambientes limpos.

Como há diversos materiais disponíveis, o piso pode ainda contribuir para o conforto térmico, levar mais aconchego e por aí vai.

Porém, apesar de poder ser composto por diferentes matérias-primas, é muito comum ouvir as pessoas usando algumas em específico como sinônimos.

É o caso da cerâmica ou do porcelanato, por exemplo. Isso costuma acontecer porque eles estão entre os revestimentos mais usados.

No entanto, é importante esclarecer o que é porcelanato. Esse material é um tipo de cerâmica.

A diferença está no processo de fabricação. O porcelanato é composto por matérias-primas nobres. Também é queimado a altas temperaturas.

O resultado é um produto com alta durabilidade, qualidade e beleza, além de baixa absorção de água.

Quais são os principais tipos de piso?

Se você quer garantir a melhor escolha de piso para o seu projeto, o primeiro passo é conhecer os principais tipos de revestimento. Continue a leitura e confira os detalhes.

Cerâmica

piso de verâmica
Cerâmica pode existir em grandes e pequenos formatos para revestir pisos (Projeto: Portobello)

A cerâmica é um dos tipos de piso mais usados, sobretudo pelo fato de oferecer fácil manutenção e ter preço acessível.

É feita com cerca de 70% de argila — que passa, então, por um processo de queima para chegar ao produto final.

Ela é resistente e durável. Além disso, há diversos tipos de cerâmica, que podem variar em formatos, cores, texturas e acabamentos.

Por causa dessa variedade, é possível usar revestimentos cerâmicos em todos os ambientes. Isso inclui áreas externas e aquelas que chamamos de molhadas, como o banheiro.

Porcelanato

Sala ampla, com piso de mármore verde e paredes em tons terrosos
Porcelanato é revestimento para piso resistente, bonito e fácil de limpar (Projeto: Portobello)

o piso de porcelanato é uma espécie de evolução da cerâmica.

A história do porcelanato começou na Europa na década de 1980. No entanto, o produto só chegou ao Brasil nos anos 1990, onde se popularizou.

Para a fabricação do porcelanato, são usados outros materiais nobres, além de diferentes tipos de argila.

Isso faz com que ele tenha, principalmente, maior resistência mecânica. Contudo, também permite que seja mais bonito.

Como mencionamos anteriormente, uma grande diferença é a temperatura da queima, que é bem mais alta na fabricação do porcelanato.

Dessa forma, é possível ter uma massa homogênea com bordas retas, que permite o assentamento com menos rejunte.

Sem falar que o porcelanato é menos poroso e, portanto, absorve pouco líquido. Isso quer dizer que ele tem maior resistência a manchas, por exemplo.

Assim como no caso da cerâmica, o porcelanato pode reproduzir diferentes materiais naturais com fidelidade, como madeira e mármore.

Também como acontece com a cerâmica, o porcelanato é capaz de receber diversos acabamentos, como:

  • natural: fosco. É menos escorregadio e, por isso, pode ser usado em ambientes como banheiro e cozinha;
  • EXT: tem propriedades que ajudam a evitar escorregões e, portanto, é perfeito para áreas externas;
  • polido: liso e brilhante, é ideal para ambientes secos, como sala e quarto.

Além disso, há vários tipos de porcelanato. Eles podem ter aparências e texturas diferentes, sendo cada um indicado para um local específico:

  • técnico: é aquele que não conta com uma camada de esmalte na superfície. Também conhecido como “toda massa”, é resistente e perfeito para áreas de alto tráfego;
  • esmaltado: recebe uma camada de esmalte com a estampa desejada. A indicação de uso varia de acordo com o acabamento.

Lastra

Banheiro em tons terrosos, com piso e parede em mármore marrom
Lastra no formato 160x160 cm leva sofisticação ao piso (Projeto: Portobello)

A Lastra é, basicamente, uma superfície gigante de porcelanato. Esse é um produto relativamente novo e, por isso, as pessoas ainda podem ter dúvidas.

Uma delas é quanto à aplicação. As Lastras podem ser aplicadas tanto no piso quanto nas paredes. Também podem ser usadas em bancadas ou para formar painéis e cabeceiras, por exemplo.

De fato, elas são muito versáteis, além de bonitas. O material é capaz de reproduzir diversas matérias-primas naturais, incluindo madeira e mármore.

É ideal para levar elegância e sofisticação, uma vez que as peças precisam de poucos cortes e quase nenhum rejunte.

Em ambientes pequenos, as Lastras ainda fazem com que o espaço pareça maior. Isso porque, como são usadas poucas placas, as superfícies ganham continuidade.

Porcelanato líquido

Separamos um tópico à parte para falar sobre o porcelanato líquido por se tratar de um revestimento bem diferente.

Apesar de carregar o nome “porcelanato”, esse piso é, na verdade, feito em resina epóxi. Portanto, não se trata de uma cerâmica.

O termo ficou popular quando uma empresa o usou na embalagem de seus produtos. Porém, órgãos da construção civil alegaram que ele não poderia ser usado, já que não se tratava de um porcelanato.

Ainda assim, “porcelanato líquido” continua a ser utilizado pelas pessoas para se referir ao revestimento de resina.

Com processo de secagem que dura, em média, 12 horas, ele pode ser instalado em qualquer ambiente. Só não é muito indicado para áreas externas, por não ser tão resistente.

Outras vantagens é que não precisa de contrapiso e nem requer aplicação de rejunte.

Na hora de aplicar, é importante contar com mão de obra especializada e ficar de olho em especificações como a resistência ao escorregamento.

Laminado

A ideia do piso laminado é ser uma alternativa à madeira natural. Para isso, usa-se a chamada fibra de alta densidade (HDF).

Por sua vez, ela é produzida a partir de lâminas de madeira, que passam por um processo industrial.

No fim, o piso recebe uma camada de verniz que confere resistência. Ainda assim, o laminado não pode ficar exposto ao sol ou à umidade.

Portanto, o porcelanato que reproduz madeira é a melhor alternativa ao material natural, uma vez que é impermeável, versátil e de fácil manutenção.

O revestimento cerâmico amadeirado pode, inclusive, ser instalado em banheiros e áreas externas, por exemplo.

Vinílico

Esse é um tipo de piso bem parecido com o laminado. Entretanto, é fabricado a partir do PVC. Isso faz com que o som dos passos no ambiente fique mais abafado.

No entanto, vale ressaltar que o piso vinílico também não é resistente ao calor, ao sol ou à umidade. Dessa forma, o ideal é instalá-lo em áreas secas, como sala, quarto e corredor.

Madeira natural

Sala neutra com detalhes em azul e terracota
Diferentes espécies de madeira podem ser reproduzidas em porcelanato (Projeto: PORTONEVES Arquitetura)

Usar madeira na decoração é ótimo para deixar os ambientes aconchegantes. O material pode aparecer em diferentes aplicações, como tábuas ou tacos.

Há ainda muitas espécies para escolher. Dessa forma, você consegue obter um piso mais claro ou mais escuro; mais avermelhado ou mais acinzentado; e por aí vai.

Entretanto, antes de comprar madeira para o piso, verifique se ela é certificada ou de reflorestamento. Assim, garante uma obra sustentável.

A madeira é versátil, mas indicada para locais secos. No entanto, pode receber um tratamento especial para o uso no piso de decks em áreas externas.

Ainda assim, esse é um material que requer mais cuidados e manutenção ao longo dos anos, apesar de ser bem resistente.

Portanto, uma boa alternativa é o porcelanato que interpreta a madeira (popularmente conhecido como porcelanato amadeirado) — que pode ser usado, inclusive, para formar decks. Ele é resistente, tem fácil manutenção e conta com um acabamento muito similar ao natural.

Mármore

Nobre, o mármore é um daqueles pisos que tornam a decoração refinada. Mas, claro, isso tem um preço. E ele tende a ser bem elevado!

Felizmente, assim como no caso da madeira, o porcelanato pode interpretá-lo de um jeito muito realista. Cores e veios de mármores de várias partes do mundo podem ser impressos na cerâmica.

Sem falar da sustentabilidade, que em comparação à extração do mármore natural, não há perdas para o meio ambiente.

Você encontra opções clássicas, como calacata ou carrara, ou mesmo aquelas cheias de personalidade, como verde ou marrom.

Pedra

Sala tom tons neutros e formas orgânicas
Com revestimento que reproduz pedra, limpeza de ambientes internos não é um problema (Projeto: Quintino Facci arquitetos / Foto: Felipe Araújo)

Há ainda diversos tipos de pedra natural que podem ser usados no piso. Silestone e ardósia são alguns dos exemplos.

Esse é o material ideal para quem quer um toque rústico. Além disso, ele pode ser combinado facilmente com outras superfícies, como madeira e cimento queimado.

No entanto, as pedras naturais tendem a ser mais porosas que outros materiais, o que favorece o surgimento de manchas.

Se o que você busca é um piso resistente e fácil de manter, uma boa ideia é optar pelo revestimento cerâmico que reproduz pedra natural.

Leia também

Cimento queimado

Sala integrada com detalhes em concreto e cimento queimado
Concreto e cimento queimado podem ser reproduzidos em porcelanato, facilitando a manutenção (Projeto: Oficina de Morar)

Fácil de fazer e aplicar, o cimento queimado é uma alternativa de piso muito presente em ambientes rústicos, industriais ou escandinavos.

Ele é feito por meio de uma técnica que mistura argamassa de cimento, areia e água. Com boa durabilidade, tem resistência mecânica, mas absorve líquidos. Portanto, podem surgir manchas.

Nesse caso, o porcelanato que reproduz cimento queimado tende a ser a melhor opção para o piso. Afinal, pode ser aplicado em áreas molhadas e externas.

Também é fácil de limpar, tem baixa manutenção e aparece em diferentes tonalidades e texturas.

Como saber se um piso é de qualidade?

Ninguém quer investir em um piso bonito, mas que em pouco tempo esteja machado, arranhado ou danificado.

Por isso, você precisa ficar de olho em algumas características dos revestimentos antes de comprar. Confira aspectos aos quais se atentar.

PEI

Ambiente com mármore preto e projeto luminotécnico que valorizam carro em exposição
Áreas com alto tráfego, como garagens, precisam de piso com PEI altíssimo (Projeto: Archibox Arquitetura / Foto: Ruffino)

Essa é a sigla para Porcelain Enamel Institute. A classificação PEI é resultado de um teste que simula o desgaste dos revestimentos cerâmicos.

Os danos testados incluem aqueles comuns do dia a dia, como o atrito de calçados, móveis ou sujeiras.

Como resultado, os revestimentos recebem uma classificação PEI que vai de 0 a 5, em que 0 é muito baixa e 5 é altíssima.

No entanto, um dos mitos do porcelanato é que quanto mais alto é o PEI, melhor. Quando um revestimento tem classificação baixa, não quer dizer que ele seja ruim. Tudo vai depender da aplicação.

O PEI 0, por exemplo, é ideal para paredes. Áreas com baixa circulação, como quartos, podem receber revestimento com PEI 1.

Ambientes residenciais onde se caminhe de calçado podem ter cerâmica com PEI 2. Agora, se a circulação for maior, como cozinhas, ou o espaço tiver acesso para áreas externas, é melhor escolher o PEI 3.

Quanto ao PEI 4, pode estar em áreas residenciais e comerciais, incluindo ambientes externos. Já o PEI 5 é o mais resistente de todos e suporta alto tráfego, como em shoppings e aeroportos.

Importante: a Portobello não usa esse parâmetro, mas sim Local de Uso. É por ele que você descobre onde deve aplicar os produtos da marca. Basta consultar as informações das embalagens.

Facilidade de limpeza

Sala aconchegante, com tons terrosos, madeira e plantas
Porcelanato está entre os tipos de piso mais fáceis de limpar (Projeto: Priscilla Zarzur)

A escolha do piso precisa ainda considerar a sua rotina e o dia a dia da família.

Não adianta revestir a casa toda em madeira ou outro material poroso se os ambientes não são limpos com frequência, por exemplo.

Nesse sentido, o porcelanato é bom porque, além de ser bonito, também é bem fácil de limpar. Basta passar uma vassoura macia e um pano úmido.

Para sujeiras mais persistentes, detergente neutro pode ser uma alternativa. Sem falar na possibilidade de usar outros produtos em casos extremos, como saponáceo cremoso.

Contudo, vale lembrar que qualquer produto usado no porcelanato precisa ser diluído em água, para não causar manchas ou outros danos.

Resistência

Ótica com diferentes modelos de óculos em exposição
Como é resistente, piso de porcelanato pode ser usado até em áreas comerciais (Projeto: Dsign-se Interiores)

Até mesmo materiais muito resistentes, como mármore e porcelanato, podem manchar ou riscar. Sendo assim, você precisa avaliar o uso dos ambientes para escolher o piso certo.

De qualquer forma, o porcelanato continua a ser uma boa opção para espaços comerciais ou residenciais.

Afinal, o porcelanato manchado pode ser recuperado em grande parte dos casos. O mesmo acontece com o porcelanato riscado, em que a aplicação de produtos tende a melhorar a aparência do piso.

>>> Saiba como tirar manchas do porcelanato

Como escolher o piso de cada ambiente?

A escolha do melhor piso depende de alguns fatores, como ambiente, orçamento, gostos pessoais e por aí vai.

Afinal, o piso torna os espaços funcionais e também ajuda a dar o tom da decoração, seja em áreas internas ou externas.

No entanto, uma dica é escolher materiais duráveis, resistentes e de fácil manutenção. Isso porque o piso não é trocado com frequência, como a tinta das paredes ou os objetos decorativos.

Portanto, você precisa garantir uma decoração impecável por mais tempo. De preferência, sem ter trabalho ou dor de cabeça.

Continue a leitura para entender qual é o piso ideal para cada tipo de ambiente e estilo decorativo!

Sala

Sala aconchegante, com iluminação, tons neutros e materiais naturais
Na sala, piso pode ter acabamento natural ou polido

(Projeto: Milcent Arquitetura / Foto: Tarso Figueiredo)

A sala é um dos locais que permitem brincar com a decoração e com os acabamentos. Com o piso, não é diferente.

Dá para usar praticamente qualquer revestimento: desde cimento queimado até Lastras, passando por aqueles naturais, como madeira e mármore.

Em regiões quentes, o ideal é preferir pisos frios, como o porcelanato. Já quem mora em locais frios pode investir em materiais que ajudem a aquecer, como a madeira.

Além desse detalhe, é fundamental apostar em um piso que combine com o estilo de decoração que você escolheu para o espaço.

O piso de madeira fica ótimo em salas rústicas, mas também pode aparecer em espaços modernos e contemporâneos, por exemplo.

Já para quem busca por uma estética sofisticada, o mármore é uma das melhores opções, mas tende a pesar no orçamento da obra.

Independentemente da sua preferência, o porcelanato apresenta a melhor relação custo-benefício, além de ser mais sustentável.

Como tem uma aparência interessante e diversificada, costuma ser uma das principais escolhas para o piso da sala.

Uma dica para quem quer um ambiente ainda mais elegante é escolher peças maiores, ou seja, as Lastras.

Quarto

Quarto de casal aconchegante em tons neutros e quentes
Piso em cor quente torna quarto mais aconchegante (Projeto: Sena Arquitetos Associados / Foto: Daniel Mansur)

Quando o assunto é a decoração do quarto, você precisa entender como tornar o espaço mais aconchegante e convidativo para os momentos de relaxamento.

Nesse sentido, o piso tende a ajudar e muito. Para começar, as cores são importantes para entrar no clima.

Tons terrosos são mais acolhedores por serem quentes e remeterem à natureza. Contudo, outras cores ajudam a relaxar, como é o caso do azul.

Ainda falando sobre as cores, elas podem interferir na percepção do tamanho do quarto. Portanto, se tiver pouco espaço, prefira um piso claro, capaz de dar sensação de amplitude.

No entanto, se você contar com metragem suficiente e quiser tons mais escuros para o piso, esse tende a ser um bom caminho!

Assim como no caso da sala, o piso para quarto pode ser em praticamente qualquer material. Entre os preferidos estão cerâmica, porcelanato, Lastra, madeira, mármore e cimento queimado.

Lembrando que o porcelanato para quarto é capaz de reproduzir com fidelidade os materiais naturais. Portanto, é uma escolha sustentável, prática e, claro, bonita.

Se essa for a sua opção, é possível escolher entre o técnico ou o esmaltado. Já quando o assunto é o acabamento, pode ser um porcelanato polido ou natural, a depender da sua preferência.

Banheiro

Banheiro amplo em tons neutros
Com acabamento natural, porcelanato é seguro, bonito e funcional (Projeto: Caroline Rodrigues)

Ao escolher o piso para o banheiro, todo cuidado é pouco! Afinal, esse é um ambiente onde tomamos banho e saímos do box molhados.

Portanto, é maior o risco de escorregar, sobretudo ao usar produtos de higiene pessoal como sabonetes e cremes, entre outros.

Além de garantir a segurança, quando for escolher um piso para banheiro, você também precisa prestar atenção em aspectos como resistência e durabilidade.

Não são todos os tipos que podem molhar com frequência sem sofrer danos. A madeira, por exemplo, não deve ser aplicada no box, porque danifica em contato com a água.

Outros materiais, como pedras, são difíceis de limpar. Sem falar que alguns são porosos e absorvem a água, manchando com facilidade.

É por isso que cerâmica, porcelanato e Lastras são muito usados em banheiros. Outra opção é o mármore. No entanto, ele é mais caro.

Quando for escolher um porcelanato para o piso do banheiro, você precisa ficar de olho em uma informação importante.

Não importa se ele reproduz concreto, madeira ou mármore, por exemplo, desde que seja um porcelanato natural.

Sem aquela camada brilhante do porcelanato polido, o revestimento se torna menos escorregadio, o que ajuda a evitar acidentes no banheiro.

Cozinha

Cozinha em tons terrosos, com piso alaranjado e marcenaria verde e amadeirada
O ideal é que o piso da cozinha não seja escorregadio (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Mariana Orsi)

Na cozinha, a recomendação é um piso frio, que seja mais fácil de limpar. Entram para a lista opções como mármore, pedra, cerâmica e porcelanato.

É importante considerar a porosidade e a resistência mecânica do revestimento. Afinal, esse é um ambiente que costuma precisar de limpeza frequente.

Portanto, as cerâmicas são as melhores opções. No caso do porcelanato para cozinha, pode ter acabamento polido ou natural.

Apesar de o revestimento polido ser bem bonito, ele é mais escorregadio. Por isso, não é uma escolha tão frequente para o piso.

Embora não seja uma área molhada como o banheiro, pode cair água ou algum alimento que facilite acidentes na cozinha, como escorregões.

Sendo assim, o ideal é preferir modelos de porcelanato ou Lastra com acabamento natural. Inclusive, eles são boas opções para quem quer tornar o espaço mais aconchegante.

Isso porque você pode escolher um revestimento amadeirado, garantindo o bem-estar, mas sem abrir mão da facilidade de manutenção e limpeza.

Área externa

Casa com área externa com piscina
Piso para área externa precisa ter propriedades que ajudem a evitar o escorregamento (Projeto: Frederico Bicalho)

Assim como no caso do banheiro, o piso para a área externa requer certos cuidados, por conta da segurança.

Locais como varandas, quintais, calçadas, decks e bordas de piscina ficam mais sujos que o interior das construções. E isso pode favorecer acidentes, como quedas.

Sem falar que, quando chove, esses espaços ficam molhados e você deve ter segurança para passar por eles.

Além da questão da segurança, a área externa ainda fica exposta a intempéries. Sendo assim, o piso precisa ser em um material resistente.

Se você quiser investir em um produto de qualidade, com alta durabilidade e baixa manutenção, a dica é o porcelanato para área externa.

Esse material tem um acabamento diferente daquele que recomendamos para ambientes internos, como cozinhas, salas, quartos e banheiros.

O porcelanato externo ou EXT tem propriedades que ajudam a reduzir a chance de acidentes, sobretudo quando está molhado.

Apesar dessa característica ser bem interessante, ele não é indicado para ambientes internos porque é mais difícil de limpar, justamente por contar com uma textura que gera atrito.

Inclusive, esse é o tipo de revestimento ideal para garagens, sejam elas cobertas ou não. Não absorve líquidos, o que ajuda a não se desgastar, ceder ou soltar.

Contudo, quando for escolher um porcelanato para garagem, verifique o PEI. Ele deve ser entre 4 e 5, para suportar o tráfego do carro sem sofrer danos com o passar do tempo.

Como vimos, o porcelanato é uma ótima alternativa de piso. No entanto, também pode ser usado em outras superfícies, como paredes. Confira o nosso guia completo sobre ele e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Piso: encontre o material ideal para as suas ...

Piso: encontre o material ideal para as suas superfícies horizontais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies