11.07.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

O que é porcelanato? Tudo o que você precisa saber!

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.07.2017
Descubra o que é porcelanato, entenda quais são os principais tipos e descubra como usar esse material nos seus projetos!
minutos de leitura

Com tantas opções de revestimentos, nem sempre é fácil decidir qual escolher. Por isso, entender muito bem as diferenças entre eles é fundamental. Nesse sentido, você sabe o que é porcelanato?

Basicamente, o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com opções que podem ser usadas em áreas externas, internas, fachadas, pisos, paredes e muito mais.

Lindos e desejados, os porcelanatos são o sonho de acabamento de muitas pessoas. Para desmitificar alguns conceitos e facilitar a sua reforma ou construção, reunimos informações valiosas sobre o material.

Confira!

O que é porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico. Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. Além disso, ele tem baixa absorção de água e alta durabilidade.

A sua produção é realizada a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros. Essa massa é submetida a uma temperatura de queima superior a 1200 ºC, que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta, com um corte totalmente reto.

Características

Não é à toa que o porcelanato é um dos revestimentos cerâmicos mais usados atualmente. Afinal, ele conta com características interessantes que o diferenciam das demais opções, como:

  • versatilidade, pois existem diferentes alternativas para todas as áreas de casa e também ambientes comerciais;
  • alta resistência mecânica e à abrasão física e química;
  • uniformidade de coloração;
  • baixa absorção de água;
  • facilidade de limpeza;
  • alta durabilidade.

Porcelanatos e cerâmicas

Quando falamos sobre o que é porcelanato, uma dúvida bastante comum é em relação às diferenças entre ele e a cerâmica.

Como explicamos, o porcelanato é, na verdade, um tipo de revestimento cerâmico, que apresenta maior resistência por ter uma base mais rígida.

Essa resistência ocorre devido ao uso de matérias-primas de alta qualidade e à temperatura elevada da queima. Também é ela que possibilita que o porcelanato seja cortado na máquina, com ângulos perfeitos de 90º.

O porcelanato é capaz de recriar diferentes texturas, produzindo efeitos incríveis nos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)
O porcelanato é capaz de recriar diferentes texturas, produzindo efeitos incríveis nos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Essa precisão permite assentar o porcelanato com o que chamamos de junta seca, uma largura menor de rejunte, de cerca de 2 mm.

A junta seca reduz a aparência de sujeira e gera um aspecto visual mais harmônico, favorecendo a amplitude dos ambientes.

Outra diferença é que os porcelanatos são encontrados em diferentes cores e estilos, inclusive com opções que recriam estampas e texturas, como madeiraspedras e concreto.

Por fim, existe a opção de investir em peças maiores que de outras cerâmicas, que podem ser usadas de diferentes formas, até mesmo em fachadas, bancadas e para revestir móveis.

Como o porcelanato surgiu?

O porcelanato surgiu na Europa, por volta da década de 1980, quando ceramistas italianos e espanhóis começaram a inovar na maneira de produzir os revestimentos.

Desde então, o material começou a ser exportado para diversas regiões do mundo e se expandir para outros mercados.

Um motivo para essa expansão foi o fato de o porcelanato ter um processo produtivo ecologicamente correto, explorando as jazidas de maneira mais racional do que a técnica usada para a extração de pedras naturais.

No Brasil, o porcelanato chegou por volta de 1990. Atualmente, o nosso país conta com importantes produtores, que inovam continuamente na produção de materiais mais bonitos, funcionais e seguros.

Do que é feito o porcelanato?

Basicamente, a massa de porcelanato é composta de uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas e também minerais, que são combinados em proporções específicas e, então, atomizados.

Enquanto um revestimento cerâmico tradicional é composto por dois a quatro tipos de argila, os porcelanatos podem usar de sete a 10.

porcelanato
“Versatilidade” é uma palavra que define o porcelanato, já que ele pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas (Projeto: Portobello S.A.)

Processo de fabricação

Para entender melhor o que é porcelanato, é importante compreender não só a sua composição — que é diferente dos demais revestimentos cerâmicos —, mas também o seu processo produtivo.

Ele tem algumas fases:

  • preparação da massa: matérias-primas são transportadas até moinhos. O processo de moagem gera a barbotina, partículas de argila moídas diluídas na água;
  • atomização: após ser estocada em tanques, a barbotina é bombeada até o atomizador. Ele retira toda a água dela e a transforma em um pó fino, com granulometria uniforme;
  • prensagem: o pó atomizado é direcionado à linha de produção e colocado em uma prensa específica para ser compactado. O resultado é a bolacha cerâmica;
  • secagem: quando sai da prensa, a bolacha cerâmica passa pela secagem, que visa eliminar o máximo possível de água;
  • esmaltação: prepara a base cerâmica recebendo duas camadas: engobe e esmalte. O engobe é uma camada intermediária para reduzir a diferença entre a base e a camada de esmalte e melhorar a qualidade final do produto. O esmalte visa decorar o revestimento, impermeabilizá-lo e determinar as suas características superficiais, como textura, resistência ao desgaste, resistência química etc. Com a tecnologia de impressão digital, as peças podem ser decoradas com padrões bem realistas;
  • queima: o material é direcionado para o forno onde ocorre a queima com a temperatura monitorada a mais de 1200 ºC. É durante esse processo que o produto adquire as suas características finais, como resistência, absorção etc;
  • escolha: na sequência, todos os produtos passam pela linha de escolha, que busca identificar possíveis defeitos na superfície e nas dimensões e separar os porcelanatos em primeira linha (extra), segunda linha (comercial) e cacos (moídos reutilizados na preparação da massa).

Paralelamente a esse processo produtivo, há o controle de qualidade, que realiza uma inspeção de todos os produtos. Só são liberados para a expedição os que forem aprovados.

Quais são os tipos de porcelanato?

Agora que você já sabe o que é porcelanato, que tal descobrir as diferenças entre os principais tipos e escolher o mais adequado para a sua obra?

Técnico ou toda massa

Além de ter alta resistência mecânica, a principal característica do porcelanato técnico é que ele não recebe esmalte na superfície.

Todo porcelanato técnico é retificado. Isso significa que o acabamento das bordas é totalmente reto, com o objetivo de diminuir a aparência do rejunte entre as placas.

Esmaltado

Assim como o técnico, o porcelanato esmaltado tem alta resistência mecânica. A diferença, como o próprio nome já diz, é que ele recebe uma camada de esmalte na superfície.

O acabamento da superfície pode ser natural, mas varia de acordo com o produto.

Para as áreas externas, os porcelanatos esmaltados um pouco mais ásperos ajudam a evitar quedas. Ideal para varandas, áreas lazer e piscinas.

Quais são os acabamentos de porcelanato?

O porcelanato EXT
O porcelanato EXT permite o uso em ambientes externos, pois é mais resistente e durável (Projeto: Portobello S.A.)

Além dos tipos, o porcelanato ainda poderá variar em relação aos acabamentos, sendo:

  • porcelanato EXT: para áreas externas que tenham contato frequente com água. É uma versão mais resistente à abrasão e com uma durabilidade maior. Porém, não é indicado para uso em fachadas e paredes externas, pois como o seu coeficiente de atrito é alto, oferece mais dificuldade de limpeza. Ele também possui resistência ao escorregamento e é impermeável. Por isso, é muito usado em varandas e piscinas;
  • porcelanato natural: não recebe nenhum acabamento no final da sua produção. Ele é mais resistente e pouco escorregadio. Por isso, pode ser usado em qualquer área, tanto em espaços residenciais quanto comerciais,,incluindo as paredes de fachadas. Tem superfície fosca, ou seja, sem brilho;
  • porcelanato polido: após a finalização da massa, essas peças recebem um polimento e uma camada de impermeabilizante. São mais lisas e, por isso, indicadas para áreas secas e internas, como salas, corredores e quartos.

Quais são as bordas de porcelanato possíveis?

Todo porcelanato técnico é retificado

No entanto, o porcelanato esmaltado pode ter borda retificada ou arrendondada (bold).

Veja os tipos de borda: 

  • retificado: extremamente reta;
  • bold: levemente arredondada.

No caso das peças retificadas, é comum que o acabamento seja mais uniforme. Isso porque a peça e o rejunte ficam no mesmo nível e os espaçamentos entre eles são menores.

Com o porcelanato retificado, as placas são aplicadas com até 1,5 mm de rejunte, resultando na sensação de ser uma única peça em todo o cômodo.

No bold, entretanto, o rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato.

Onde usar o porcelanato?

Agora que você sabe o que é porcelanato, já deve ter notado o quanto esse revestimento é versátil, não é mesmo?

O porcelanato pode ter múltiplos usos, inclusive para compor bancadas (Projeto: Portobello S.A.)
O porcelanato pode ter múltiplos usos, inclusive para compor bancadas (Projeto: Portobello S.A.)

Ele pode ser usado de várias formas, tanto residenciais quanto comerciais, como em:

  • painéis de TV;
  • bancadas;
  • fachadas;
  • escadas;
  • paredes;
  • lareiras;
  • lambris;
  • móveis;
  • pisos.

Os porcelanatos de grandes formatos e as lastras proporcionam esses usos amplos, como em bancadas, móveis e fachadas, justamente porque exigem poucas emendas, oferecendo versatilidade na aplicação.

porcelanato
As lastras são superfícies contínuas de porcelanato que contam com diferentes opções de texturas, inclusive recriando cimentícios, trazendo charme e sofisticação aos projetos (Projeto: Portobello S.A.)

Nas versões que recriam texturas, como de mármores, granitos e cimentícios, é possível unir a beleza desses materiais com todas as facilidades e vantagens técnicas do porcelanato.

Assim, ao invés de criar uma bancada de mármore para a sua cozinha, que poderá manchar com facilidade devido à porosidade da pedra, por exemplo, você poderá produzi-la em porcelanato e ter o mesmo efeito visual, porém com muito mais facilidade na hora de manter, podendo usar água à vontade e com menores chances de manchas.

Quais são as vantagens e desvantagens?

O porcelanato oferece uma série de vantagens que o tornam um dos revestimentos mais desejados e usados atualmente, como:

  • tem opções em diferentes dimensões, deixando qualquer ambiente muito mais sofisticado;
  • apresenta baixa absorção de água, alta resistência e facilidade de limpeza e manutenção;
  • é versátil, com múltiplos usos tanto em ambientes residenciais quanto comerciais;
  • é um material bacteriostático (não permite que micro-organismos se proliferem);
  • conta com inúmeras opções de tamanhos, cores e texturas;
  • não exige mão de obra especializada na instalação.

Porém, é claro, ele também pode apresentar algumas desvantagens ou inspirar maiores cuidados, a depender da escolha do tipo.

Por exemplo, o porcelanato polido é mais suscetível a riscos e manchas, além de ser naturalmente escorregadio. Então, dependendo da área, é mais indicado usar o natural ou o EXT.

Já os porcelanatos de grandes formatos precisam ser assentados corretamente para terem uma boa durabilidade.

Como limpar e manter o porcelanato?

Todos os porcelanatos precisam de cuidados simples com relação à limpeza e manutenção.

Você pode começar a limpeza do porcelanato removendo os resíduos soltos, como a poeira, com uma vassoura de cerdas macias.

Depois, misture em um balde de 5 liltros algumas colheres de detergente neutro e água. Com a ajuda de um esfregão, umedeça a superfície a ser limpa. Assim que terminar, seque tudo com o auxílio de um pano macio.

No caso de sujeiras mais difíceis, você pode utilizar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso, sempre diluídos em água.

Lembre-se de jamais utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico, pois ele pode atacar a superfície do porcelanato de maneira irreversível.

Tem mais dúvidas sobre porcelanatos? A Portobello responde! Acompanhe nosso canal no Youtube:

Acesse também o site da Portobello e encontre uma grande variedade de opções para tornar a sua obra ou o seu projeto ainda mais diferenciado!

Foto de destaque: As lastras são uma “evolução” do porcelanato. Com dimensões gigantes, elas permitem diferentes possibilidades de aplicações e efeitos (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que é porcelanato? Tudo o que você precis...

O que é porcelanato? Tudo o que você precisa saber!

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. tenho 6 caixas de porcelanato “GLACIER WHITE 30 X 60 MONO” CODIGO 83742E – TON 60098. onde posso encontrar mais 4 caixas.

  2. Olá,bom dia!!!!!Gostaria de uma orientação suas irei colocar porcelanato na minha casa toda,sala,quartos,banheiro,copa e cozinha.Seria possivél vcs me mandarem a marca adequada o modelo que seria adequado para cada comodo.obrigada.

  3. Seu comentário
    Estou em duvida entre porcelanato polido e esmaltado, gostaria de colocar o mesmo na casa toda, por favor me ajude a tirar a duvida. quais são os riscos de manchas, riscos… Estou comprando portobello. Espero resposta, abraços.
    Cristiane.

  4. Qual porcelanato de cor clara e com brilho é mais indicado para apartamento? E quais as possibilidades das áreas próximas de janelas que pegam sol, podem sofrer diferenças futuras?

  5. a CONSTRUTORA COLOCOU ORIGINALMENTE O PISO pORCELANATO PORTOBELO NEW AGE DIAMOND RETIFICADO. O PISO FICOU COM ASSENTAMENTO IRREGULAR. A CONSTRUTORA ME OFERECEU OUTRO PISO – PROCELANATO POLIDO DOMUS COTTON 2038 ET. o QUE SIGNIFICA ET? ESTE PISO PODE SER UTILIZADO EM AREA DE SERVIÇO, VARANDA, COZINHA? POR FAVOR RESPONDAM URGENTE . a REFORMA COMEÇA 19 DE MARÇO.

  6. me indiquem um porcelanato polido que tenha garantia contra riscos. vou reformar minha casa e tenho varios cachorros.

  7. Boa tarde, Equipe Portobello!
    Meu nome é Marcia, eu gostaria de saber qual é a diferença entre Piso de revestimento cerâmico e Porcelanato?

  8. Ola, coloquei o porcelanto bradway em todo o meu apto, gosto mais as vezes acho que ficou um pouco pesado. Esse porcelanto e pra ser colocado dentro de apto. Posso mandar lustrar com Neocristal, Obrigado.

  9. Bom dia!

    Coloquei em meu apartamento o porcelanato porto belo e o rejunte com epóxi. Acontece que este tipo de rejunte acumula sujeira, fica escuro e muito feio. Gostaria de saber se existe algum tipo de rejunte que possa ficar no mesmo nível do piso. O epóxi fica fundo e acumula limpeza.

    Um abraço!

    1. Olá Ariovaldo,
      O rejunte mais recomendado para esta caso é o próprio Epoxi, porem não recomendamos colocar sobreposição, se esta sujando com facilidade é porque não foi aplicado corretamente. Você deve verificar o procedimento junto ao fabricante do rejunte.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Grande abraço

      Equipe Portobello

      1. Olá , sou azulegista a 8 anos na região DDD (44) .
        Gostaria se possível for , reunir alguns azulegista da região para que possamos ter uma palestra para atualizarmos e deixar a inda melhor a experiência de se possuir um porcelanato PORTOBELLO ,
        Desde já agradeço a atenção .

    2. gostaria de saber como tirar riscos , manchas do cetim bianco? Com o CIF cremoso não obtive sucesso

  10. Olá Maisa,

    Este produto serve para todos os projetos residências e ambientes comerciais. Para limpeza deste material indicamos o Saponácio Cremoso da Marca CIF.
    Para maiores informações sobre sua solicitação, disponibilizamos o telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002.

    Continuamos a disposição

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  11. Olá Valter

    A cor que você escolherá irá depender do seu gosto e decoração que pretende fazer. No site http://www.portobello.com.br você encontrará as mais de 82 linhas de produtos disponíveis para lhe atender.
    Se você prefere ter o mesmo porcelanato na casa toda nossa dica é usar superfícies diferentes para o mesmo produto. Porque? Por estética e segurança aos moradores da sua casa.

    Superfícies polidas ou esmaltadas são brilhantes e podem ser usadas em áreas secas da casa como salas por exemplo.

    Já a superfície acetinada possui um brilho suave e um coeficiente de atrito um pouco maior. Se comparado com aos porcelanatos com as superfícies anteriores este é mais seguro e menos escorregadio. Por ter este brilho suave fica lindo em quartos, cozinha, áreas de serviço e banheiros e dão a sensação de aconchego.

    A superfície natural lembra a aparência das pedras e outros materiais naturais que o porcelanato venha reproduzir. É indicada assim como a acetinada para quartos cozinha, área de serviço e banheiros. Fica perfeita também em sacadas e varandas cobertas.

    Para lhe oferecer idéias concretas, indicamos à você, uma visita a loja Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  12. Olá Cristiane

    O porcelanato polido é brilhante sempre. O porcelanato esmaltado pode ser brilhante ou não, este porcelanato recebe uma camada de esmalte ao sair do forno. Devido a este esmalte ele apresenta maior resistência a riscos que o polido.
    Lembre-se apenas de não usar porcelanato polido ou esmaltado em áreas molhadas como cozinha, banheiro ou área de serviço, nestes ambientes opte por um porcelanato com superfície natural ou acetinada.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  13. Olá Denise

    A Portobello é a marca lider no mercado brasileiro em porcelanatos.
    Para lhe oferecer idéias concretas é preciso conhecer o projeto e o seu gosto mais de perto, por isso indicamos à você, uma visita a loja Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  14. Olá Wilson

    Você ligar em nossa Central de Atendimento pelo número 0800 648 2002. Nossa equipe irá verificar na hora em nosso sistema quais lojas de todo o Brasil possuem este produto em estoque.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  15. Olá Rosane

    Trata-se de um produto com superfície acetinada e por isso não há nada que impeça o uso de produto em seu banheiro.

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  16. Olá Daisy
    Você pode sim, basta usar argamassa apropriada para sobreposição e ter certeza de que nenhuma parte do seu piso atual está solta.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  17. Olá Rafael

    A Portobello não trabalha com venda direta. Temos 3 canais que estão a sua disposição: Engenharia – para grandes obras, Lojas de varejo ( materiais de construção) e a nossa rede de franquias Portobello Shop.
    Os valores variam de acordo com cada canal e região do país devido aos impostos e transporte por isso não tenho como lhe fornecer com exatidão.

    Encontre as lojas multimarcas que possuem os produtos Portobello aqui- http://www.portobello.com.br/portobello/Brasil.html?type=2
    Encontre a loja Portobello Shop mais próxima de você- http://www.portobello.com.br/pt_BR/onde-encontrar/159766

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  18. OLá Ramilla

    No porcelanato esmaltado você observará que existe a camada mais grossa do esmalte. É visivel que houve uma pintura sobre ele.
    Os dois possuem a mesma qualidade e nivel de acabamento o que muda é o processo de fabricação.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  19. Olá Érica

    O Esmaltado é como uma unha pintada. Pode ter brilho ou não. Ele recebe depois de ter a massa pronta uma camada de esmalte com o `desenho desejado`.

    O porcelanato acetinado possui um leve brilho acetinado sobre sua superfície. Não é fosco, e não é brilhoso demais. O brilho deste porcelanato lembra o da pedra natural.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  20. Olá Katia

    Para áreas como cozinha e área de serviço você pode usar um porcelanato com superfície acetinada. Esta superfície possui um leve brilho e não é tão escorregadia quanto a polida.

    A Portobello possui linhas em que um mesmo produto possui diferentes superfícies. Deste modo você pode escolher o mesmo produto para estas áreas.

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  21. Olá

    Os porcelanatos polidos da Portobello são bastante resistentes, mas são também mais escorregadios.
    Indicamos estes porcelanatos para sala e corredores e o natural ou acetinado para os quartos. Porcelanatos um pouco mais foscos, que deixam o ambiente mais ‘tranquilos’ e que não escorregam.

    A Portobello oferece uma garantina de 5 anos em seus produtos, mas a durabilidade varia de como este porcelato será mantido. Pode durar 20, 30, 40 anos…

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  22. Olá Walter

    A Portobello tem vários produtos apropriados para piscina. Veja neste link: http://www.portobello.com.br/piscina

    Para lhe oferecer idéias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  23. Olá Rafael

    Existe mas não é tão relevante para áreas residenciais. Ele acaba sendo mais importante para áreas em que o porcelanato terá forte impacto como shopping`s, supermercados, lojas com grande movimento…
    Para lhe dar maiores orientações convidamos você a levar o seu projeto a uma de nossas lojas Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  24. Olá Valéria

    Os porcelanatos que você citou com superfície acetinada ou esmaltada podem ser colocados nos ambientes como quarto, sala e corredor sem problemas.
    O fato de ser retificado, significa que eles tem a borda reta e não abaulada. Com esta borda, é possível assentar as peças com 1mm de espessura no rejunte. Opte pelo rejunte Epóxi da Portokoll.

    Os locais de revenda e franquias Portobello Shop variam o preço sim, devido ao frete que a loja paga para o deslocamento do produto da fábrica para a loja e dos impostos de cada região.

    Os cuidados com o porcelanato assim como o modo de assentar vem na embalagem do produto com detalhes.

    Se pudermos ajudar em algo mais, conte conosco.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  25. Olá Elaine

    Qualquer porcelanato pode ser colocado sobre outro piso desde que seja feito o assentamento da forma correta para piso sobre piso.
    Porcelanatos com borda retificada podem ser rejuntado com 1mm de espessura.

    Você pode encontrar os produtos Portobello nas principais lojas multimarcas da sua região: http://www.portobello.com.br/portobello/Brasil.html?uf=RJ&type=2 e nas lojas Portobello Shop: http://portobelloshop.com.br/portobelloShop/Store.html?action=citiesByState&state=RJ

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  26. Olá Carlos

    Para a sala de espera não há problemas em optar pelo porcelanato polido. Mas para o consultório pode haver. É necessário um porcelanato mais resistente aos produtos químicos usados em consultórios.Para as áreas de trabalho, opte por um porcelanato com PEI 5 e que tenha superfície natural ou esmaltada.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  27. Olá Mirian

    A retifica é na borda. A Borda do porcelanato pode ser BOLD (abaulada) ou Retificada RET (borda completamente reta). A principal diferença está no assentamento destes produtos. Porcelanatos com borda BOLD deve ser assentado com 5mm de espessura no rejunte e o RET pode ter o rejunte com até 1mm.
    Um não é melhor do que o outro, eles são apenas diferentes. O BOLD normalmente remente a algo mais rustico e o Retificado ao moderno/contemporâneo.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  28. Olá Ana

    A Portobello recomenda somente o uso do Epoxi da Portokoll. Este produto foi aprovado em nossos testes realizados por especialistas e Assistência Técnica.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  29. Olá Juliana

    Indicamos para cozinha, e outras áreas molhadas da casa como banheiro, e área de serviço usar porcelanatos com superfície natural, lapada ou acetinada.

    Natural – aparência sem brilho.
    acetinada- brilho acetinado.
    lapado – brilho que se parece com o de uma pedra natural.

    Indicamos estes produtos porque escorregam menos, principalmente quando molhado além de absorverem pouca água, sendo assim mais resistentes.
    veja nossos produtos no site http://www.portobello.com.br
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  30. Olá Claudia

    Temos dois tipos de travertino, você se refere ao Romano ou o Navona?

    Ambos atenderão as suas necessidades.
    Porcelanatos que reproduzem os mármores como os travertinos são clássicos, nunca saem de moda. São luxuosos por reproduzirem pedras nobres. Por serem rajados a sujeira aparece menos e a limpeza é bastante simples.
    Por serem porcelanatos esmaltados com aparência mais fosca proporcionam ao ambiente a sensação de aconchego ao contrário do porcelanato polido por exemplo.
    Sua escolha é perfeita.

    Como limpar o seu porcelanato:
    Para limpeza diária de porcelanatos você pode usar vassoura com cerdas macias,ou água e sabão neutro.
    Para limpeza pesada recomendamos o uso de saponáceo cremoso ou em pó das marcas CIF ou Assolan, ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água conforme orientações das embalagens. Se for necessário uma limpeza ainda mais profunda, você pode usar Clean Max da Portokoll. Este produto pode ser encontrado nas principais lojas de materiais de construção.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  31. Olá Ricardo

    É sim. Todos os nossos porcelanatos polidos são porcelanatos do tipo técnico ou toda massa (o que quer dizer que toda a sua massa tem a mesma cor). Todos os porcelanatos técnicos da Portobello são retificados.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  32. Olá Francielle

    Porcelanatos não riscam com facilidade, mesmo os polidos que são os mais sensíveis.
    Principalmente em ambientes residenciais, aonde há pequena circulação de pessoas não há com o que se preocupar.
    Conheça nossos produtos em: http://www.portobello.com.br

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  33. Olá, Cristiano.

    A sobreposição pode ser feita sem nenhum problema desde que use uma argamassa específica para sobreposição.
    Indicamos a linha Extra Fino

    O porcelanato inovador que vai deixar sua reforma mais prática, rápida, limpa e silenciosa. Com apenas 4,7mm de espessura, Extra Fino pode ser assentado diretamente sobre o revestimento anterior, seja piso ou parede. É a solução ideal para reformas em obras residenciais e comerciais. Avanços tecnológicos permitiram combinar redução de espessura e performance de resistência. Extra Fino é o primeiro porcellanato 4,7mm produzido no Brasil, um lançamento mundial da Portobello.

    Vantagens:
    1. Assentamento sobreposto.
    2. Pode ser assentado sobre diferentes bases.
    3. Solução ideal para reforma rápida, econômica, sem quebra e sem barulho.
    4. Muito fácil e prático de manusear, cortar e aplicar.
    5. Fino e super leve.
    6. Mais segurança, produtividade e conforto no assentamento.
    7. Não gera entulhos e resíduos.
    8. É um produto inovador.

    Cristiano, você pode conhecer toda a linha no site Portobello: http://www.portobello.com.br/extra-fino-971/c

    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  34. Olá, Matheus.
    Fique tranquilo, este porcelanato pode ser assentado com a junta mínima de 1mm.
    Continuamos a disposição.

    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  35. Olá Alessandro

    O Domus é um porcelanato polido e retificado (com bordas retas).
    O que define um porcelanato é a massa. Este porcelanato após ter a massa pronta passa por um processo de polimento feito com discos de diamante que conferem o brilho. Para finalizar ele recebe uma “camada protetora” para facilitar o processo de limpeza e manutenção.

    Os porcelanatos polidos são resistentes mas não tanto quanto os outros.
    Para que você entenda: Eles são super indicados para ambientes residenciais, mas não para áreas aonde há grande circulação de pessoas como um shopping, ou contato com produtos químicos, ou móveis sendo arrastados por exemplo.

    Os riscos do porcelanato podem ser sim devido cera. Neste caso são apenas superficiais – sujeira e não riscos mesmo.
    Dois fatores contribuem ainda para que a sujeira apareça: o fato de ser polido (em porcelanatos lisos e brilhantes a sujeira aparece mais) e por ser de cor clara. Isso é inevitável infelizmente.

    Um bom procedimento de limpeza deixará o seu piso em perfeito estado.
    Para limpeza diária de porcelanatos você deve usar água e detergente neutro.
    Para limpeza pesada recomendamos o uso de saponáceo cremoso da marca CIF ou Assolan, ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água.
    As vezes fazer uma boa limpeza com produtos para limpeza pesada resolve o problema. Mas se não ficar em perfeito estado use Clean Max da Portokoll. Este produto pode ser encontrato nas principais lojas de materiais de construção, ele é específico para limpeza pós obra. Use-o conforme orientações da embalagem.
    Este produto possui 5 anos de garantia. Se precisar de maiores orientações técnicas nossa equipe técnica está a sua disposição pelo telefone 0800 648 2002.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  36. Gostaria de saber se o porcelanato Taiga natural ou Araucária clara servem para piso de cozinha.
    Para dentro do box posso usar porcelanato natural? ou para não escorregar somente o acetinado?

    Muito grata,

  37. Olá, Edna.
    Muito obrigado por entrar em contato conosco!
    A sua loja terá um tráfego grande de pessoas?
    Para lojas externas (com portas para rua) pedimos para evitar os pisos polidos próximos a entrada.
    Para lojas internas indicamos produtos esmaltados ou natural.
    As superfícies mais acetinadas e mais claras são mais confortáveis para ambientes internos da loja. A maioria dos produtos traz essa característica que, aliada a variedade de opções, dá muita liberdade na escolha e o piso acaba sendo um aliado pra complementar o estilo do projeto e da identidade da marca.

    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  38. Olá Ana

    Eles sujam mais sim, quanto mais ásperos mais sujam. O que você pode fazer é optar por uma cor que não mostre tanto a sujeira. Mas a segurança vale apena, realmente não recomendamos o outro de outros porcelanatos além do EXT para áreas que tem contato frequente com água.

    Conheça nossos produtos no site http://www.portobello.com.br

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  39. Olá Cintia

    Na sala não há impedimento técnico para o assentamento de qualquer produto, mas para a cozinha indicamos o uso de porcelanatos técnicos ou esmaltados com superfície natural.
    Pensando em poder colocar o mesmo porcelanato em diferentes ambientes é que a Portobello criou diferentes superfícies para um mesmo produto.
    Deste modo você poderá optar por um produto da linha Mineral por exemplo – http://www.portobello.com.br/mineral-993/c e usar o polido na sala e o natural na cozinha.
    Para lhe oferecer as melhores sugestões é necessário conhecer o seu projeto e suas idéias. Por isso convidamos você a fazer uma visita a uma de nossas lojas Portobello Shop.
    A Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem, formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop e encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição

    Grande Abraço
    Equipe Portobello

  40. Olá, Rosana!
    Para churrasqueira mesmo indicamos o uso de um porcelanato natural ou acetinado assim como para cozinha, banheiro e outras áreas molhadas da casa. Deste modo sua casa ficará linda e segura.
    Você pode ver todas as nossas linhas no site Portobello: http://www.portobello.com.br

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  41. Olá, Juliana!
    Obrigado por entrar em contato conosco.
    São duas opções possíveis, mas se sua cozinha está sempre com movimento, indicamos o produto esmaltado. É um produto com mais facilidade para limpeza.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  42. Olá Pablo

    Para terraços indicamos o uso de porcelanatos EXT (par uso em ambientes externos) ou STR (struturato).
    O EXT é o mais áspero e antiderrapante.
    O STR é levemente áspero. Facilita a limpeza.

    Veja nossos produtos no site http://www.portobello.com.br
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  43. Olá Juliana

    O porcelanato natural é um porcelanato técnico ou toda a massa. Sua massa após sair do forno está pronta. O desenho está em toda a massa e não somente por cima. Se você olhá-lo de lado verá que a massa é igual a cor da superfície.
    Vantagem: Bastante resistente, fácil de limpar, pouco escorregadio quando molhado. Se algo pesado ou pontudo cair sob ele e vier a lascar, não irá aparecer muito já que toda a massa é igual.

    Porcelanato esmaltado. Pense nele como uma unha pintada. Há esmaltes brilhosos ou mates, lisos ou ásperos… certo?!
    Com o porcelanato esmaltado é a mesma coisa.
    A massa após sair do forno recebe uma camada de esmalte com o desenho (estampa) desejado. Pode ser brilhoso ou mate. Pode receber depois um polimento, esmalte mate, esmalte brilhante, receber abrasivos na massa para que se torne um EXT…

    Vantagens: Resistente, mais fácil de limpar devido ao esmalte, pouco escorregadio quando molhado nas versões natural, acetinado, STR. Se algo pesado ou pontudo cair sob ele e vier a lascar, irá aparecer já que o desenho (estampa) não é igual a massa.

    Veja nossos produtos no site http://www.portobello.com.br
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  44. Olá Magnólia

    Seguem abaixo as espessuras
    – Domus Marble Ret. Polido 60 x 60 – 9mm
    – Bauhaus Lime Ret. Acetinado 60 x 60 – 9,7mm
    – Cetim Bianco Ret. Mono 30 x 30 – 9,5mm
    – Cetim Bianco Ret. Mono 30 x 60 – 9,5mm
    – White Polar Mate Bold 41 x 41 – 6,5mm
    – White Polar Mate Bold 30 x 46 – 6,5mm
    – Junco Off White Ret. 30 x 60 – 9,5mm
    Rodapés = 9,7mm

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  45. Olá Solange

    Para porcelanatos retificados pode-se usar no mínimo 1mm de espessura de rejunte. E para porcelanatos Bold no mínimo 5mm.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  46. Olá, Rosane!
    Boa escolha, o piso ficará lindo.
    Seguinte, você pode dar uma olhada nos ambientes de cada área de uma casa que separamos, começando pela cozinha: http://www.portobello.com.br/ambientes/cozinha-e-area-de-servico
    Lá você também pode selecionar os ambientes de banheiro.

    Tanto para cozinha quanto para o banheiro, um grande sucesso é a linha Liverpool! Indicamos o branco para cozinha e o Rosa Claro http://www.portobello.com.br/linhas/liverpool

    Estamos a disposição.
    Não esqueça de enviar uma imagem de tudo pronto!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  47. Olá, Vania!
    Os dois produtos são muito bonitos, e combinam com o ambiente da cozinha. O cotton é mais delicado, mas o Marble tem a sua elegância.
    O que podemos sugerir é você usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes. O mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, EXT.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshop encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  48. Olá, Camilo Eduardo.
    Como você não especificou qual formato do Ibirapuera Mix você precisa, aqui vai a espessura de todos:

    22061E – IBIRAPUERA MIX 20X120 EXT RET = 12,00

    22060E – IBIRAPUERA MIX 20X120 RET = 12,00

    22872E – IBIRAPUERA MIX 20X180 RET = 12,00

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  49. Olá, Tamiris!
    A denominação retificado só refere-se ao acabamento da peça (borda mais reta).
    Em ambientes como o que você descreve indicamos o uso de porcelanato esmaltado ou natural, nunca polido.
    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  50. Olá, Bianca!
    A linha Planet pode ser usada em ambos os ambientes, dependendo se seu acabamento.
    E foi pensando em situações como esta é que a Portobello criou produtos que tem diferentes superfícies.
    O mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.
    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  51. Olá, Leônidas,
    Para áreas com fluxo grande de pessoas indicamos a utilização de um porcelanato natural ou acetinado assim como para varanda, outras áreas externas. Deste modo ficará mais seguro contra escorregões, marcas, e desgaste.
    Sugerimos também, dependendo da escolha do porcelanato, que ele também tenha acabamento natural (NAT).
    Você pode ver todas as nossas linhas no site Portobello: http://www.portobello.com.br

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  52. Olá, Juri!
    A Portobello recomenda os produtos da Portokoll, sua parceira nos produtos para assentamento e rejuntamento, dando suporte e assistência técnica. Quanto ao uso da marca Quartzolite é de total responsabilidade do cliente.
    Abraço!
    Equipe Portobello.

  53. Olá, Roberto!
    O Travertino Bianco é um produto com muita saída e muito belo!
    Veja bem, o mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext…
    Pode usar acetinado ou natural na cozinha e banheiro para que não fique escorregadio, polido na sala e acetinado nos quartos. Porcelanatos com pouco ou sem brilho deixam os quartos mais aconchegantes.
    Mas para lhe oferecer a melhor solução, convidamos você para uma visita a uma de nossas lojas da rede Portobello Shop.
    Portobello Shop é uma rede de franquias Portobello que oferece as melhores soluções em produtos e serviços para sua obra. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.
    Nossas lojas também oferecem formas de pagamento adequadas ao planejamento de sua obra, agendamento na entrega dos produtos, equipe credenciada de assentadores (serviço disponível em algumas lojas), acompanhamento da obra, assessoria técnica.
    Para obter os telefones das lojas, disponibilizamos telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 ou acesse http://www.portobello.com.br/portobelloshope encontre a loja mais próxima de você.

    Continuamos a disposição,
    Grande abraço!

  54. O TRAVERTINO BIANCO só tem no formato 45×90 ou tem no formato 60×60? Ele tem disponível com quais tipos de superfícies?

  55. Olá, Deise!
    Você realizou a limpeza pós obra?
    Depois do assentamento você deve realizar a limpeza pós obra, muitas vezes essas manchas são da cera protetora que muitos produtos possuem para manter a qualidade do produto no transporte, embalagem etc…
    Você pode adquirir Clean Max Portokoll e aplicar conforme escrito na embalagem. Este é um procedimento especifico e precisa ser feito somente uma vez para retirar resíduos como esta cera protetora que vem nele resto de cimento ou rejunte que fiquem sobre o piso. Este produto você encontra nas principais lojas de materiais de construção da sua cidade.

    No dia a dia você pode usar vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas (somente a parte amarela!!). Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro. E para limpeza pesada use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso, ou Veja Cloro Ativo.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  56. Olá, Tatiana!
    Nossas instruções de procedimentos de limpeza são as seguintes:
    No dia a dia você pode usar vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas (somente a parte amarela!!). Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro. E para limpeza pesada use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso, ou Veja Cloro Ativo.
    Não aconselhamos o uso de nenhum produto químico forte, pois pode danificar o porcelanato com reações químicas.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  57. Olá, Fernando!
    O mais indicado neste caso é um piso com superfície natural. Ele é levemente áspero, sendo suficiente para que o seu cachorro não escorregue, para manter o ambiente limpo e confortável para ele, e fácil de limpar.
    Porcelanatos com superfície polida são mais sensíveis a arranhões e manchas. Manter as unhas do cachorro sempre cortadas é uma outra sugestão que podemos dar, além dos procedimentos de limpeza:

    Para limpeza diária de porcelanatos você pode usar vassoura com cerdas macias,ou água e sabão neutro.
    Para limpeza pesada recomendamos o uso de saponáceo cremoso ou em pó das marcas CIF ou Assolan, ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água conforme orientações das embalagens. Se for necessário uma limpeza ainda mais profunda, você pode usar Clean Max da Portokoll. Este produto pode ser encontrado nas principais lojas de materiais de construção.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  58. Olá, Giannandrea!
    Olá, Caroline!
    Seguinte, alguns porcelanatos possuem especificação técnica adequada para cada tipo de ambiente, devido a riscos de escorregamento, absorção de água etc…
    Por isso, indicamos os porcelanatos polidos somente para ambientes como: quartos, corredor e salas.
    Para ambientes de escritórios, cozinhas, banheiros e áreas de serviço indicamos o uso de porcelanatos técnicos com superfície natural, estruturado, lapado ou porcelanato esmaltado.
    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!
    O Porcelanato polido após sair do forno recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    O que muda é superfície. A qualidade é a mesma se usados mediante especificação de um profissional!

    O Porcelanato polido após sair do forno recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    O porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato natural, possui aspecto de pedra natural e é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    O porcelanato acetinado possui leve brilho, assim como o natural é menos escorregadio que os porcelanatos acima. Indicado para áreas molhadas internas de ambientes residenciais e comerciais.
    Sugerimos você entrar em contato com uma de nossas lojas Portobello Shop, atendentes especializados irão lhe ajudar em todos os detalhes: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Se precisar de mais informações fique a vontade para nos questionar!

    Grande abraço!

  59. Gostaria muito de saber a diferença entre os pisos que se classificam de acordo V1,V2 e V3. Se eu comprar um produto V3 corro muito risco dos pisos terem alguma diferença?

  60. Olá, Silvio!
    A Portobello não recomenda junta seca para nenhum de seus produtos, mas se o seu produto retificado for um Porcelanato Técnico a junta recomendada é de 1,5mm.
    Se for um Porcelanato Esmaltado a junta deverá der de 2,00mm
    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  61. Olá, Paula!
    Obrigado pelo seu comentário!
    Estes códigos V1, V2 e V3 referem-se a variação de tonalidade na superfície da peça, determinam o design da peça. Os produtos V1 são aqueles que apresentam um única cor (cor plena), ele é branco, ou é bege, ou azul… Já o V2 identifica o produto que apresenta duas nuances de cor e o V3 são os produtos com grande variação de cor na sua superfície.

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  62. Olá, Sate!
    Estamos aqui para lhe ajudar =)
    Se você já realizou todos os procedimentos de limpeza indicados, nossa sugestão é você entre em contato conosco através do telefone de Atendimento ao Cliente 0800 648 2002 (ligar de telefone fixo), tendo em mãos os dados da nota fiscal, para registrar uma Solicitação de Visita Técnica. O técnico irá até sua casa para avaliar o que está ocorrendo e procurar a melhor solução!
    Estamos a disposição.

    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  63. Olá, Eleonora!
    O Glacier White é um produto brilhante, enquanto o Cetim é um produto acetinado.
    Um grande abraço!
    Equipe Portobello

  64. Olá, Angelica!
    Não temos nenhuma restrição para o seu caso, é realmente uma questão de estilo!
    Que cor as paredes serão?
    Uma sugestão é você dar uma passeada pelas nossas galerias de ambiente no site Portobello! Quem sabe você se inspira na galeria de ambientes externos: http://www.portobello.com.br/pt-BR/ambientes/index/191151

    Estamos a disposição!
    Equipe Portobello

  65. Olá, Raphael!
    A escolha da cor do rejunte depende da aparência que você deseja obter. Se você quer que o rejunte quase não apareça, opte por uma cor mais próxima do tom da borda do seu porcelanato.
    Se você deseja destacar o rejunte opte por um tom mais claro ou mais escuro das cores que estiverem presentes no piso.
    Sugerimos também você ir a uma loja, se possível levar um pedaço do porcelanato (amostra) e colocar ao lado dos rejuntes.
    Você encontrará diferentes cores e tons no mercado e a escolha certa é aquela que mais lhe agradar.
    Você pode encontrar a Portobello Shop mais próxima de sua região neste link: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381
    E você também pode encontrar uma loja multimarca perto de você neste link: http://www.portobello.com.br/onde-encontrar/multimarcas

    Estamos a disposição!
    Grande abraço.

  66. Olá, Renata!
    Adoramos a sua pergunta, vamos lá!
    Os produtos retificados são aqueles que passam pela retífica, “cortando” uma pequena parte do produto para deixa-lo todo do mesmo calibre. Os produtos retificados possuem a borda reta, e a variação dimensional admissível é de no máximo 0,2mm. Nos produtos retificados é possível utilizar junta de assentamento menor, os fabricante sindicam entre 1 e 2mm, dependendo da tipologia do produto. A Portobello não utiliza a nomenclatura “Borda Plana”, apenas Retificado ou Bold. Muitos fabricantes utilizam a nomenclatura “Borda Plana” para produtos não retificados, que são nossos produtos Bold.

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  67. Olá, Katia!
    Você pode revestir todos os pisos de sua casa com nossos produtos. Pensando em situações como esta é que a Portobello criou produtos que tem diferentes superfícies.
    O mesmo produto pode ter a superfície nas versões polida, natural, ext etc.
    Para terraços, hall e garagem (e o caminho até ela, como no seu caso!) indicamos produtos com o acabamento natural ou EXT por serem espaços de maior tráfego.
    Para lhe ajudar, aqui segue o link com a nossa galeria de ambientes externos: http://www.portobello.com.br/ambientes/areas-de-lazer-e-externas

    E para você pesquisar mais algumas possibilidades, aqui segue o link com nossos produtos para áreas externas! Com certeza você vai achar um que você vai se apaixonar!
    http://www.portobello.com.br/produtos#data%5BCategory%5D%5B22%5D%5B34%5D=1&page=1&limit=20

    Depois de dar uma olhadinha, sugerimos você entrar em contato com uma de nossas lojas Portobello Shop! Nossos especialistas estarão prontos para lhe ajudar durante todo o processo. Você pode encontrar a loja mais próxima de sua região nesse link: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Estamos a disposição!
    Grande abraço,
    Equipe Portobello

  68. Olá, Osmar!
    Perto de piscinas opte sempre por porcelanatos EXT, apropriado para usar em ambientes externos.
    Temos uma área em nosso site dedicada só para Piscinas, quem sabe você se inspira e já escolhe o seu produto: http://www.portobello.com.br/pt-BR/piscinas/index/191138

    Depois, nossa sugestão é você fazer uma visita a uma de nossas lojas Portobello Shop pelo Brasil, os atendentes especializados irão lhe auxiliar em todo o processo de decisão! Você pode encontrar a loja mais próxima de sua região neste link: http://www.portobello.com.br/pt-BR/portobello-shop/193381

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  69. Olá, Harlei!
    Se esses corredores contarão com tráfego alto de pessoas, então o mais indicado seriam produtos com acabamento NAT (natural).
    O porcelanato natural é um porcelanato técnico ou toda a massa. Sua massa após sair do forno está pronta. O desenho está em toda a massa e não somente por cima. Se você olhá-lo de lado verá que a massa é igual a cor da superfície.
    Vantagem: Bastante resistente, fácil de limpar, pouco escorregadio quando molhado. Se algo pesado ou pontudo cair sob ele e vier a lascar, não irá aparecer muito já que toda a massa é igual.
    Mas nossa sugestão é você entrar em contato com nossos representantes do canal de venda Engenharia mais próximo de sua região: http://www.portobello.com.br/onde-encontrar/engenharia
    Eles poderão lhe ajudar em todo o processo!
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  70. Olá, Lia!
    O mais indicado neste caso é um piso com superfície natural. Ele é levemente áspero, sendo suficiente para que o seu cachorro não escorregue, para manter o ambiente limpo e confortável para ele, e fácil de limpar.
    Porcelanatos com superfície polida são mais sensíveis a arranhões e manchas. Manter as unhas do cachorro sempre cortadas é uma outra sugestão que podemos dar, além dos procedimentos de limpeza:

    Para limpeza diária de porcelanatos você pode usar vassoura com cerdas macias,ou água e sabão neutro.
    Para limpeza pesada recomendamos o uso de saponáceo cremoso ou em pó das marcas CIF ou Assolan, ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água conforme orientações das embalagens. Se for necessário uma limpeza ainda mais profunda, você pode usar Clean Max da Portokoll. Este produto pode ser encontrado nas principais lojas de materiais de construção.

    Grande abraço
    Equipe Portobello

  71. Olá, Gabriella!
    Para churrasqueira indicamos o uso de um porcelanato natural ou acetinado assim como para cozinha, sacada, banheiro e outras áreas molhadas da casa. Deste modo essa área ficará linda e segura.
    Então, uma dica de estilo são os porcelanatos reproduzindo madeira! Mas escolha um com acabamento natural (NAT).
    Você pode ver todas as nossas linhas no site Portobello: http://www.portobello.com.br

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  72. Olá, Adriana!
    A borda Mineral Nude 15×60 pode ser utilizada em bordas de piscinas, floreiras e também em escadas. Possui utilização versátil.
    Abraços,
    Equipe Portobello

  73. Olá, Fernanda!
    A primeira limpeza do seu revestimento deverá ser feita cuidadosamente, pois ainda pode haver materiais bastante abrasivos em sua superfície, como cimento e areia. Além disto, se bem executada esta limpeza, você estará facilitando a limpeza diária!
    Separamos para você um post super completo sobre limpeza de porcelanato no Blog Portobello Responde: http://www.portobello.com.br/portobelloresponde/como-limpar-porcelanato-manutencao-e-limpeza-pesada/

    Depois da leitura se você ainda tiver dúvidas, estamos aqui!
    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  74. Olá, Patricia!
    Para áreas externas aconselhamos a utilização de um porcelanato natural ou acetinado assim como para varanda, outras áreas externas ou molhadas da casa. Deste modo ficará mais seguro contra escorregões e marcas.
    Sugerimos também, dependendo da escolha do porcelanato, que ele também tenha acabamento natural (NAT).
    Você pode ver todas as nossas linhas no site Portobello: http://www.portobello.com.br

    Continuamos a disposição
    Grande abraço
    Equipe Portobello

  75. Olá, José!
    Gostamos das suas dúvidas… Vamos lá!
    Os porcelanatos esmaltados são nomeados desta forma porque recebem uma camada de esmalte na superfície.
    A base do produto é porcelanato, mas a face bela recebe camada de esmalte para acabamento. No Brasil há uma divisão em norma entre Porcelanato Técnico e Porcelanato Esmaltado. Uma das características que diferencia um do outro é a absorção de água, pois nos técnicos a absorção é de no máximo 0,1% , enquanto os esmaltados permite absorção de até 0,5%.
    Há no mercado porcelanatos esmaltados com acabamento acetinado, mais rústico que seriam os nossos produtos EXT (com coeficiente de atrito maior, para áreas externas) e também os porcelanatos esmaltados polidos, uma novidade no mercado, pois antigamente encontrava-se somente porcelanato técnico polido.
    Os porcelanatos técnicos possuem massa única, onde todo o produto possui a mesma coloração da superfície. Em alguns casos específicos, há produtos com tecnologia de dupla carga, tecnologia utilizada para produtos onde a matéria prima utilizada para conseguir os efeitos desejados possui custo elevado, então faz-se a base de uma massa básica, e a camada superficial, cerca de 4mm, com a matéria prima do produto. Este duplo carregamento é realizado na hora da prensagem, e o maquinário faz o carregamento da quantidade de material necessário para cada camada. Este produto não recebe esmaltes em sua superfície.
    Encontramos os porcelanatos técnicos com os seguintes acabamentos superficiais: natural, polido ou EXT. Para conseguir o efeito polido, neste caso não é aplicado esmalte, e sim feito um polimento na superfície do produto, deixando-o com aspecto brilhoso.
    Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.
    Abraços!
    Equipe Portobello

  76. Olá, Mariane!
    Os porcelanatos esmaltados, ou seja, com aspecto acetinado são fáceis de limpar sim, talvez a aparência do piso não fique com aspecto de limpo devido à superfície fosca, mas as sujidades saem com facilidade.
    Os porcelanatos polidos limpam com facilidade, porém deve-se tomar certos cuidados com os produtos utilizados, sendo que alguns causam ataque químico (comprometimento permanente da superfície).
    Os produtos EXT (antiderrapante) possuem maior dificuldade de limpeza, mas em determinados ambientes é imprescindível o uso deles, como calçadas e bordas de piscinas, por exemplo.
    Para auxiliarmos corretamente quanto a especificação dos produtos, teríamos que saber quais os ambientes seriam revestidos. Desta forma, poderíamos indicar os produtos que atendem as normativas brasileiras para ambientes residenciais.
    Caso queira nosso auxilio, nos indique os locais que pretende revestir, que enviamos os requisitos necessários para que sua residência tenha excelente desempenho.
    Abraço,
    Equipe Portobello

  77. Olá, Paula!
    Qual o produto que foi utilizado para limpeza final de obra?
    Muitas vezes as manchas brancas são excessos de rejunte e argamassa colante que não saíram por completo. Indicamos realizar limpeza com o produto Clean Max, da Portokoll diluído conforme instruções contidas na embalagem do produto.
    Caso as manchas não saiam, sugerimos que entre em contato com nosso SAC através do fone 0800 648 2002 e abra um atendimento junto a Assistência Técnica para que um técnico visite sua residência e analise o piso.
    Quanto a tratamentos na superfície, como selantes, ceras ou impermeabilizantes, não indicamos o uso destes produtos, pois pode alterar as características superficiais originais do porcelanato.
    Abraço,
    Equipe Portobello

  78. Olá, Edileuza!
    Nós não trabalhos com imitação de porcelanato, e não sabemos de existência desse produtos no mercado!
    Grande abraço
    Equipe PB

  79. Olá, Flávia!
    De maneira geral, o porcelanato técnico natural (fosco) é o produto mais indicado para áreas de alto tráfego (como o seu salão de beleza) e que possui excelente resistência química (agentes manchantes de norma) e boa limpabilidade.
    O porcelanato técnico natural se enquadra na classe II da NBR 13818, onde os produtos com atrito igual ou superior a 0,4 são considerados antiderrapantes, mas para determinados locais este valor é baixo.

    Quanto a urina de cachorro, se a limpeza foi diária, não há problema. Mas temos um post especial totalmente dedicado a pets e porcelanatos!
    Veja por aqui: http://www.portobello.com.br/portobelloresponde

    Grande abraço!
    Equipe PB

  80. Olá, Marcel!
    Para limpeza final de obra, indicamos o uso de detergente neutro e CIF Saponáceo cremoso. Em casos onde há incrustação de argamassas e rejuntes, pode utilizar também o Clean Max, da Portokoll. Este produto deve ser utilizado diluído conforme instruções do fabricante, passar sobre o revestimento, esfregar, deixar agir por alguns minutos e remover por completo com água limpa.
    Qualquer dúvida entre em contato.
    Abraço,
    Equipe Portobello Técnica

  81. Olá, Ronise!
    Todos os porcelanatos Portobello passam por ensaios de manchamento na fábrica, teste este determinado em norma. Além dos agentes manchantes exigidos na normativa, efetuamos com outros 5 agentes, e a resistência ao manchamento de cada produto é declarada no certificado do mesmo.
    A Resistencia ao manchamento é a facilidade de limpeza que um produto possui de acordo com o teste realizado. Possuímos em nosso portfólio muitos porcelanatos, tanto polidos como esmaltados e naturais, com resistência a manchas com valor 5. A escala de facilidade de limpeza vai de 1 a 5, onde o
    5 é o número para maior facilidade de limpeza.
    Os produtos EXT, indicados para áreas externas, sujam com mais facilidade, mas também limpam. Quanto temos produtos com características antiderrapante, estes possuem maior dificuldade de limpeza.
    Os porcelanatos esmaltados e natural são os produtos que geralmente possuem maior facilidade de limpeza.
    Equipe Portobello Técnica

  82. Olá, Luana!
    Desconhecemos este termo, não seria porcelanato Retificado?
    Equipe Portobello Técnica

  83. Olá, Pricilla!
    Obrigada por utilizar o nosso canal de dúvidas.
    Se os riscos danificaram a camada do esmalte não tem como recuperá-lo, caso sejam marcas de metal, onde o esmalte não sofreu nenhum dano, pode ser removido com vinagre.
    Para remoção das manchas, depende muito do que manchou este revestimento. O Cetim Bianco é um produto que possui excelente limpabilidade, não ocorreu ataque químico nas placas? Ataque químico é quando o revestimento tem contato com produtos de limpeza fortes que na maioria das vezes contém ácidos em sua composição e danificam permanentemente a superfície dos produtos.
    No manual do proprietário há uma tabela que contém os tipos de manchas e o produto de limpeza que deve ser utilizado para a limpeza. Para baixar, basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br/downloads/download/arquivo/74
    Grande abraço,
    Equipe PB

  84. Bom dia!
    Estou a procura de piso menos espesso”slin” só que não tem nada real sobre, não aparece fornecedora oferecendo. Os pisos e revestimento além das medidas de área deveria vir a espessura e o peso por metro quadrado ; com isto saberíamos a sobre carga.
    Vaso tenham alguém que trabalhe no Rio de Janeiro com este piso slin, favor informar.
    Att,
    Ronaldo Ascânio.

  85. Olá, Solange!
    Obrigada por utilizar nosso canal de dúvidas.
    Há sim a possibilidade de utilizar o mesmo porcelanato em toda a residência. De acordo com a norma de desempenho NBR 15575, em áreas molhadas é necessário utilizar pisos com coeficiente de atrito igual ou superior a 0,4. Com este atrito a Portobello possui os porcelanatos naturais e também os esmaltados. Estes dois podem ser utilizados em todos os ambientes da residência, com exceção de calçadas e garagens que necessitam atrito maior (mínimo 0,6).
    Quanto a diferença de produtos, temos:
    – Porcelanatos técnicos: produtos com baixa absorção de água e alta resistência mecânica que não recebem aplicação de esmalte, possuem massa única. Estes podem ter acabamento polido (brilhante), natural (mate) e EXT (externo, para superfícies que necessitam de atrito mais alto).
    – Porcelanatos esmaltados: são produtos com baixa absorção de água e água e alta resistência mecânica que recebem aplicação de esmalte na superfície. Podem ser polidos, natural ou EXT.
    Os dois produtos são de excelente qualidade. É necessário verificar qual o produto mais lhe agrada para colocar em toda sua residência.
    A Portobello preocupada com a satisfação dos clientes e com a correta especificação dos produtos desenvolveu um aplicativo para auxiliar na escolha do produto certo para seu ambiente, que é o Especificador Virtual, a primeira ferramenta de escolha de revestimentos que contempla as normas da ABNT, ANVISA, MEC, Bombeiros e outras. Experimente http://especificadorvirtual.portobello.com.br
    Equipe Portobello Técnica

  86. Olá, Geize!
    De maneira geral, o porcelanato técnico natural (fosco) é o produto mais indicado para áreas de alto tráfego (como uma igreja) e que possui excelente resistência química (agentes manchantes de norma) e boa limpabilidade.
    O porcelanato técnico natural se enquadra na classe II da NBR 13818, onde os produtos com atrito igual ou superior a 0,4 são considerados antiderrapantes, mas para determinados locais este valor é baixo.

    Grande abraço!
    Equipe PB

  87. Olá, Walner!
    Em piscinas há sim a possibilidade de revesti-la internamente com porcelanatos. A Portobello desenvolveu uma ferramenta de especificação para auxiliar especificadores e clientes finais a escolher corretamente os produtos para seus ambientes. Esta ferramenta chama-se Especificador Virtual, onde hoje possui mais de 800 ambientes divididos em sete seguimentos de mercado: Residencial, Comercial, Saúde, Educacional, Industrial, Obras Urbanas e Hotelaria. Para acessar, basta digitar no seu navegador http://especificadorvirtual.portobello.com.br e escolher o segmento da sua obra. Posteriormente escolher o ambiente, aparecerá os requisitos para o local e ao final da busca é possível visualizar os produtos Portobello que podem ser utilizados.
    Em piscinas é necessário utilizar argamassa colante e rejunte específicos para este fim, evitando problemas de destacamentos.
    Abraços!
    Equipe Portobello Técnica

  88. Olá, Milene!
    Dos nossos porcelanatos técnicos, temos duas sugestões que achamos que você vai gostar:

    Uma é a linha Mineral – Tons bege e caramelo, com uma variedade de formatos: http://www.portobello.com.br/linhas/mineral
    E a segunda sugestão é a linha Brava, ela foi criada para uso residencial e comercial, os acabamentos polido, natural e externo expressam a versatilidade do material: http://www.portobello.com.br/linhas/brava

    Esperamos que você goste! Estamos aqui para ajudar.
    Grande abraço!
    Equipe PB

  89. Olá, Marcos!
    A Portobello desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na correta especificação dos produtos, o Especificador Virtual. Esta é a primeira ferramenta de escolha de revestimentos que contempla as normas da ABNT, ANVISA, MEC, Bombeiros e outras. Para acessar basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br.
    Igreja está no segmento Obra Urbana – Piso – Uso Público – Igreja
    Ao escolher o ambiente abrirá a tabela com os requisitos mínimos que o ambiente deve ter. Ao dar continuidade mostramos os produtos que são indicados para o local. Acesse o Especificador e escolha o revestimento ideal que mais lhe agrada.
    Equipe Portobello Técnica

  90. Olá, Adelson!
    A Portobello desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na correta especificação dos produtos, o Especificador Virtual. Esta é a primeira ferramenta de escolha de revestimentos que contempla as normas da ABNT, ANVISA, MEC, Bombeiros e outras. Para acessar basta clicar no link http://especificadorvirtual.portobello.com.br

    Escolha o segmento Residencial – Fachadas – e a altura de sua fachada. Após a escolha abrirá a tabela com os requisitos mínimos que a fachada deve ter. Ao dar continuidade mostramos os produtos que são indicados para este local. Acesse o Especificador e escolha o revestimento ideal que mais lhe agrada.
    Grande abraço!
    Equipe Portobello Técnica

  91. Olá, Heitor!
    Para pias de Banheiros você pode usar porcelanato com acabamento Natural (NAT) ou Polido (POL), já para a Cozinha o indicado seria o acabamento NAT, por conta da limpeza e manutenção, quanto à resistência ao calor e ao apoio de objetos pesados o comportamento do porcelanato e bem semelhante ao do granito neste aspecto, desde que a bancada seja bem executada.
    Grande abraço!
    Equipe PB

  92. Olá, Alexandre!
    De maneira geral, o porcelanato técnico natural (NAT) é o produto mais indicado para áreas de alto tráfego e comerciais (como a pet shop) e que possui excelente resistência química (agentes manchantes de norma) e boa limpabilidade.
    Quanto a urina de cachorro, se a limpeza foi diária, não há problema.

    Grande abraço!
    Equipe Portobello

  93. Olá, Ana Maria!
    Como esse produto já saiu de linha a muito tempo, acredito que só em loja que venda produtos antigos, como “Museus do Azulejo” ou lojas do tipo.
    Um grande abraço
    Equipe Portobello

  94. Olá Bianca, tudo bem? Esperamos que sim!

    Como o porcelanato escolhido para aplicação é Esmaltado Retificado, se faz necessária uma junta de 2,00mm entre as peças. Neste caso, o rejunte mais indicado é o Epóxi.

    Você pode conferir mais informações sobre rejunte neste artigo: http://bit.ly/Rejunte-Portobello

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Equipe Portobello

  95. Olá Geldson, tudo bem?

    Temos diversos produtos específicos para clínicas. Indicamos que você entre em contato com a Portobello Shop mais próxima através do telefone 0800 648 2002 ou e-mail [email protected]

    Agradecemos seu contato!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello S.A

  96. Olá Gabriela, tudo bem?

    O brilho de ambos porcelanatos é muito parecido, podendo variar de acordo com o modelo escolhido. A diferença acontece no acabamento.
    O Porcelanato polido, após sair do forno, recebe um polimento feito com discos de diamantes para dar brilho, e uma camada de proteção contra riscos e manchas. Ele é o mais brilhoso. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais (mas pode ser usado para revestir paredes)
    Já o porcelanato esmaltado, após sair do forno recebe uma camada de esmalte com a cor desejada para o porcelanato. Pode ser brilhoso ou não. Indicado para áreas secas internas de ambientes residenciais e comerciais.

    Para mais informações indicamos entrar em contato através do telefone 0800 648 2002.

    Agradecemos o seu comentário e ficamos à disposição!

    Equipe Portobello S.A

  97. Olá Berenice, tudo bem?

    Você pode verificar estas informações baixando o Laudo Técnico do porcelanato em nosso site.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  98. Olá Ana, tudo bem?

    A Portobello não trabalha com porcelanatos vitrificados. Mas sobre os porcelanatos esmaltados podemos informar que, são um dos modelos mais fáceis de manter.
    Eles recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho desejado. Esse tipo de revestimento ainda apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%, sendo o mais fácil de ser cuidado e mantido.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  99. Olá Cleide, tudo bem?

    Não deve ocorrer nenhum problema se o porcelanato em questão for indicado para uso em áreas externas.
    Pedimos que verifique o Laudo Técnico do produto e veja sua indicação.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  100. Olá Cleide, tudo bem?

    Acabemos de responder seu outro comentário!

    Caso tiver outra dúvida ficamos à disposição.

    – Equipe Portobello SA

  101. Olá Christian, tudo bem?

    Indicamos utilizar nossas peças com a especificação EXT, pois são bem antiderrapante. Para revestir pisos já existentes sugerimos os nossos porcelanatos extrafinos.
    Você pode conferir todos as opções disponíveis neste link.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  102. Olá Lidiane, tudo bem?

    A Variação de Tonalidade(V) indica a possibilidade de variação de cor que pode ocorrer nos porcelanatos, por conta do processo de fabricação.
    No caso, o V2 pode conter leves diferenças e o V3 diferenças moderadas. Então pode sim concluir que o Silk será mais homogêneo do que o Polido.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  103. Olá Edna, tudo bem?

    Você pode confiar na marca Portobello para obter porcelanatos de alta qualidade!
    Temos diversas opções incríveis para o quintal, que você pode conferir no seguinte link: https://www.portobelloshop.com.br/produtos/revestimentos-patios-areas-externas

    Para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade. Encontre a unidade mais próxima no link: https://www.portobelloshop.com.br/onde-comprar

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  104. Olá Beatriz, tudo bem?

    Os nossos porcelanatos com menor variação de tonalidade são aqueles que são classificados como V1. Normalmente são os que reproduzem um material sintético que recebem esta classificação.
    Você pode conferi-los visitando o link: https://www.portobelloshop.com.br/produtos/sinteticos

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  105. Olá Ana, tudo bem?

    Por os dois terem acabamentos naturais, você pode usar tanto o Taiga quanto o Araucária Clara em sua cozinha!
    Porém, normalmente indicamos porcelanato esmaltado na cozinha, pois é mais resistente e fácil de limpar!
    No banheiro, só não indicamos utilizar porcelanatos polidos, pois são mais escorregadios.

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  106. Olá Henrique, tudo bem?

    Os porcelanatos esmaltados, como o nome mesmo diz, recebem uma camada de esmalte na superfície. A base é uma massa porcelânica e na superfície recebe o tratamento necessário e a impressão digital (esmalte). Sobre a impressão digital é aplicado mais uma camada de esmalte transparente que será polido. No porcelanato esmaltado o polimento acontece no esmalte aplicado após a impressão do desenho da peça. A camada removida durante o processo de polimento é muito pequena, não conseguimos nem medir a diferença. Após o polimento, tanto o porcelanato esmaltado quanto o técnico recebem uma camada de impermeabilizante para garantir melhor limpabilidade ao produto.

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Portobello SA

  107. Olá Gilberto, tudo bem?

    Para você que procura um porcelanato antiderrapante indicamos escolher um que tenha acabamento EXT ou NAT.
    Você pode conferir todos os porcelanatos que temos para a área externa neste link.

    Agradecemos a sua visita, e ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  108. Olá, Fabrício!

    Com 4 mm de espessura, acredito que os porcelanatos extra finos são os modelos mais indicados para a sua obra. Com resistência mecânica igual aos modelos comuns, de 11 mm, os Extra finos são mais leves e permitem reformas práticas, limpas, fáceis, rápidas, silenciosas e com menos impacto ambiental.

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Portobello SA

  109. Olá Heitor, tudo bem?

    No dia a dia indicamos você pode usar uma vassoura de cerdas macias e esponjas levemente abrasivas. Evite detergentes fortes opte por água e detergente neutro. E para limpeza pesada indicamos usar CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso, ou Veja Cloro Ativo.

    Agradecemos a sua visita!

    – Equipe Archtrends Portobello

  110. Olá Fabíola, tudo bem?

    Você se refere à sala ou o banheiro rosa?

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  111. Olá, tudo bem?

    A Portobello trabalha com um Pantone de cores mais neutras, pois não é da característica da empresa cores mais fortes e quentes.
    Entretanto nós temos algumas linhas assinadas e uma delas é o Le Corbusier, que tem vermelho, você pode ver através do link: https://www.portobello.com.br/linhas/le-corbusier

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  112. Olá Emerson!

    Tudo bem?

    Em alguns produtos de limpeza pesada tem o ácido fluorídico, como o limpa pedra, por exemplo. Você não pode passar, pois pode atacar quimicamente o porcelanato.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  113. Oi Ciro!

    Seja bem-vindo! É uma satisfação saber que podemos contribuir também com o seu trabalho!

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  114. Olá, Luciana,

    Os produtos A são aqueles que não é possível ver defeitos a uma distância de 1m, considerados Extra.
    Os produtos C, Comercial, são aqueles que possuem algum defeito superficial, seja pequenas lascas, trincas, diferença de tonalidade.

    Classificação B, não temos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  115. Olá, Ronaldo,

    Nossos porcelanatos e lastras possuem espessura fina. Saiba mais sobre nosso portfólio! Recomendamos você falar com nosso consultor na loja mais próxima de você.

    Acesse aqui e digite o nome da sua cidade para obter os contatos. Eles vão te ajudar a tirar dúvidas e explicar sobre as espessuras dos nossos produtos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello

  116. Olá, Adriano.

    Recomendamos você falar com nosso consultor de loja da sua região.

    Acesse aqui e digite o nome da sua cidade para ver os contatos.

    Grande abraço,
    Equipe Archtrends Portobello



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies