11.07.2017
Avaliação
()
0

O que é porcelanato? Tudo o que você precisa saber!

minutos de leitura
Descubra o que é porcelanato, entenda quais são os principais tipos e descubra como usar esse material nos seus projetos!
minutos de leitura

Com tantas opções de revestimentos, nem sempre é fácil decidir qual escolher. Por isso, entender muito bem as diferenças entre eles é fundamental. Nesse sentido, você sabe o que é porcelanato?

Basicamente, o porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico com opções que podem ser usadas em áreas externas, internas, fachadas, pisos, paredes e muito mais.

Lindos e desejados, os porcelanatos são o sonho de acabamento de muitas pessoas. Para desmitificar alguns conceitos e facilitar a sua reforma ou construção, reunimos informações valiosas sobre o material.

Confira!

O que é porcelanato

O porcelanato é um revestimento cerâmico. Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. Além disso, ele tem baixa absorção de água e alta durabilidade.

A sua produção é realizada a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros. Essa massa é submetida a uma temperatura de queima superior a 1200 ºC, que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta, com um corte totalmente reto.

Características

Não é à toa que o porcelanato é um dos revestimentos cerâmicos mais usados atualmente. Afinal, ele conta com características interessantes que o diferenciam das demais opções, como:

  • versatilidade, pois existem diferentes alternativas para todas as áreas de casa e também ambientes comerciais;
  • alta resistência mecânica e à abrasão física e química;
  • uniformidade de coloração;
  • baixa absorção de água;
  • facilidade de limpeza;
  • alta durabilidade.

Porcelanatos e cerâmicas

Quando falamos sobre o que é porcelanato, uma dúvida bastante comum é em relação às diferenças entre ele e a cerâmica.

Como explicamos, o porcelanato é, na verdade, um tipo de revestimento cerâmico, que apresenta maior resistência por ter uma base mais rígida.

Essa resistência ocorre devido ao uso de matérias-primas de alta qualidade e à temperatura elevada da queima. Também é ela que possibilita que o porcelanato seja cortado na máquina, com ângulos perfeitos de 90º.

O porcelanato é capaz de recriar diferentes texturas, produzindo efeitos incríveis nos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)
O porcelanato é capaz de recriar diferentes texturas, produzindo efeitos incríveis nos ambientes (Projeto: Portobello S.A.)

Essa precisão permite assentar o porcelanato com o que chamamos de junta seca, uma largura menor de rejunte, de cerca de 2 mm.

A junta seca reduz a aparência de sujeira e gera um aspecto visual mais harmônico, favorecendo a amplitude dos ambientes.

Outra diferença é que os porcelanatos são encontrados em diferentes cores e estilos, inclusive com opções que recriam estampas e texturas, como madeiraspedras e concreto.

Por fim, existe a opção de investir em peças maiores que de outras cerâmicas, que podem ser usadas de diferentes formas, até mesmo em fachadas, bancadas e para revestir móveis.

Como o porcelanato surgiu?

O porcelanato surgiu na Europa, por volta da década de 1980, quando ceramistas italianos e espanhóis começaram a inovar na maneira de produzir os revestimentos.

Desde então, o material começou a ser exportado para diversas regiões do mundo e se expandir para outros mercados.

Um motivo para essa expansão foi o fato de o porcelanato ter um processo produtivo ecologicamente correto, explorando as jazidas de maneira mais racional do que a técnica usada para a extração de pedras naturais.

No Brasil, o porcelanato chegou por volta de 1990. Atualmente, o nosso país conta com importantes produtores, que inovam continuamente na produção de materiais mais bonitos, funcionais e seguros.

Do que é feito o porcelanato?

Basicamente, a massa de porcelanato é composta de uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas e também minerais, que são combinados em proporções específicas e, então, atomizados.

Enquanto um revestimento cerâmico tradicional é composto por dois a quatro tipos de argila, os porcelanatos podem usar de sete a 10.

porcelanato
"Versatilidade" é uma palavra que define o porcelanato, já que ele pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas (Projeto: Portobello S.A.)

Processo de fabricação

Para entender melhor o que é porcelanato, é importante compreender não só a sua composição — que é diferente dos demais revestimentos cerâmicos —, mas também o seu processo produtivo.

Ele tem algumas fases:

  • preparação da massa: matérias-primas são transportadas até moinhos. O processo de moagem gera a barbotina, partículas de argila moídas diluídas na água;
  • atomização: após ser estocada em tanques, a barbotina é bombeada até o atomizador. Ele retira toda a água dela e a transforma em um pó fino, com granulometria uniforme;
  • prensagem: o pó atomizado é direcionado à linha de produção e colocado em uma prensa específica para ser compactado. O resultado é a bolacha cerâmica;
  • secagem: quando sai da prensa, a bolacha cerâmica passa pela secagem, que visa eliminar o máximo possível de água;
  • esmaltação: prepara a base cerâmica recebendo duas camadas: engobe e esmalte. O engobe é uma camada intermediária para reduzir a diferença entre a base e a camada de esmalte e melhorar a qualidade final do produto. O esmalte visa decorar o revestimento, impermeabilizá-lo e determinar as suas características superficiais, como textura, resistência ao desgaste, resistência química etc. Com a tecnologia de impressão digital, as peças podem ser decoradas com padrões bem realistas;
  • queima: o material é direcionado para o forno onde ocorre a queima com a temperatura monitorada a mais de 1200 ºC. É durante esse processo que o produto adquire as suas características finais, como resistência, absorção etc;
  • escolha: na sequência, todos os produtos passam pela linha de escolha, que busca identificar possíveis defeitos na superfície e nas dimensões e separar os porcelanatos em primeira linha (extra), segunda linha (comercial) e cacos (moídos reutilizados na preparação da massa).

Paralelamente a esse processo produtivo, há o controle de qualidade, que realiza uma inspeção de todos os produtos. Só são liberados para a expedição os que forem aprovados.

Quais são os tipos de porcelanato?

Agora que você já sabe o que é porcelanato, que tal descobrir as diferenças entre os principais tipos e escolher o mais adequado para a sua obra?

Técnico ou toda massa

Além de ter alta resistência mecânica, a principal característica do porcelanato técnico é que ele não recebe esmalte na superfície.

Todo porcelanato técnico é retificado. Isso significa que o acabamento das bordas é totalmente reto, com o objetivo de diminuir a aparência do rejunte entre as placas.

Esmaltado

Assim como o técnico, o porcelanato esmaltado tem alta resistência mecânica. A diferença, como o próprio nome já diz, é que ele recebe uma camada de esmalte na superfície.

O acabamento da superfície pode ser natural, mas varia de acordo com o produto.

Para as áreas externas, os porcelanatos esmaltados um pouco mais ásperos ajudam a evitar quedas. Ideal para varandas, áreas lazer e piscinas.

Quais são os acabamentos de porcelanato?

O porcelanato EXT
O porcelanato EXT permite o uso em ambientes externos, pois é mais resistente e durável (Projeto: Portobello S.A.)

Além dos tipos, o porcelanato ainda poderá variar em relação aos acabamentos, sendo:

  • porcelanato EXT: para áreas externas que tenham contato frequente com água. É uma versão mais resistente à abrasão e com uma durabilidade maior. Porém, não é indicado para uso em fachadas e paredes externas, pois como o seu coeficiente de atrito é alto, oferece mais dificuldade de limpeza. Ele também possui características antiderrapantes e é impermeável. Por isso, é muito usado em varandas e piscinas;
  • porcelanato natural: não recebe nenhum acabamento no final da sua produção. Ele é mais resistente e pouco escorregadio. Por isso, pode ser usado em qualquer área, tanto em espaços residenciais quanto comerciais,,incluindo as paredes de fachadas. Tem superfície fosca, ou seja, sem brilho;
  • porcelanato polido: após a finalização da massa, essas peças recebem um polimento e uma camada de impermeabilizante. São mais lisas e, por isso, indicadas para áreas secas e internas, como salas, corredores e quartos.

Quais são as bordas de porcelanato possíveis?

Todo porcelanato técnico é retificado

No entanto, o porcelanato esmaltado pode ter borda retificada ou arrendondada (bold).

Veja os tipos de borda: 

  • retificado: extremamente reta;
  • bold: levemente arredondada.

No caso das peças retificadas, é comum que o acabamento seja mais uniforme. Isso porque a peça e o rejunte ficam no mesmo nível e os espaçamentos entre eles são menores.

Com o porcelanato retificado, as placas são aplicadas com até 1,5 mm de rejunte, resultando na sensação de ser uma única peça em todo o cômodo.

No bold, entretanto, o rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato.

Onde usar o porcelanato?

Agora que você sabe o que é porcelanato, já deve ter notado o quanto esse revestimento é versátil, não é mesmo?

O porcelanato pode ter múltiplos usos, inclusive para compor bancadas (Projeto: Portobello S.A.)
O porcelanato pode ter múltiplos usos, inclusive para compor bancadas (Projeto: Portobello S.A.)

Ele pode ser usado de várias formas, tanto residenciais quanto comerciais, como em:

  • painéis de TV;
  • bancadas;
  • fachadas;
  • escadas;
  • paredes;
  • lareiras;
  • lambris;
  • móveis;
  • pisos.

Os porcelanatos de grandes formatos e as lastras proporcionam esses usos amplos, como em bancadas, móveis e fachadas, justamente porque exigem poucas emendas, oferecendo versatilidade na aplicação.

porcelanato
As lastras são superfícies contínuas de porcelanato que contam com diferentes opções de texturas, inclusive recriando cimentícios, trazendo charme e sofisticação aos projetos (Projeto: Portobello S.A.)

Nas versões que recriam texturas, como de mármores, granitos e cimentícios, é possível unir a beleza desses materiais com todas as facilidades e vantagens técnicas do porcelanato.

Assim, ao invés de criar uma bancada de mármore para a sua cozinha, que poderá manchar com facilidade devido à porosidade da pedra, por exemplo, você poderá produzi-la em porcelanato e ter o mesmo efeito visual, porém com muito mais facilidade na hora de manter, podendo usar água à vontade e com menores chances de manchas.

Quais são as vantagens e desvantagens?

O porcelanato oferece uma série de vantagens que o tornam um dos revestimentos mais desejados e usados atualmente, como:

  • tem opções em diferentes dimensões, deixando qualquer ambiente muito mais sofisticado;
  • apresenta baixa absorção de água, alta resistência e facilidade de limpeza e manutenção;
  • é versátil, com múltiplos usos tanto em ambientes residenciais quanto comerciais;
  • é um material bacteriostático (não permite que micro-organismos se proliferem);
  • conta com inúmeras opções de tamanhos, cores e texturas;
  • não exige mão de obra especializada na instalação.

Porém, é claro, ele também pode apresentar algumas desvantagens ou inspirar maiores cuidados, a depender da escolha do tipo.

Por exemplo, o porcelanato polido é mais suscetível a riscos e manchas, além de ser naturalmente escorregadio. Então, dependendo da área, é mais indicado usar o natural ou o EXT.

Já os porcelanatos de grandes formatos precisam ser assentados corretamente para terem uma boa durabilidade.

Como limpar e manter o porcelanato?

Todos os porcelanatos precisam de cuidados simples com relação à limpeza e manutenção.

Você pode começar a limpeza do porcelanato removendo os resíduos soltos, como a poeira, com uma vassoura de cerdas macias.

Depois, misture em um balde de 5 liltros algumas colheres de detergente neutro e água. Com a ajuda de um esfregão, umedeça a superfície a ser limpa. Assim que terminar, seque tudo com o auxílio de um pano macio.

No caso de sujeiras mais difíceis, você pode utilizar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso, sempre diluídos em água.

Lembre-se de jamais utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico, pois ele pode atacar a superfície do porcelanato de maneira irreversível.

Tem mais dúvidas sobre porcelanatos? A Portobello responde! Acompanhe nosso canal no Youtube:

Acesse também o site da Portobello e encontre uma grande variedade de opções para tornar a sua obra ou o seu projeto ainda mais diferenciado!

Foto de destaque: As lastras são uma "evolução" do porcelanato. Com dimensões gigantes, elas permitem diferentes possibilidades de aplicações e efeitos (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

  1. Bom dia!

    Coloquei em meu apartamento o porcelanato porto belo e o rejunte com epóxi. Acontece que este tipo de rejunte acumula sujeira, fica escuro e muito feio. Gostaria de saber se existe algum tipo de rejunte que possa ficar no mesmo nível do piso. O epóxi fica fundo e acumula limpeza.

    Um abraço!

    1. Olá Ariovaldo,
      O rejunte mais recomendado para esta caso é o próprio Epoxi, porem não recomendamos colocar sobreposição, se esta sujando com facilidade é porque não foi aplicado corretamente. Você deve verificar o procedimento junto ao fabricante do rejunte.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Grande abraço

      Equipe Portobello

      1. Olá , sou azulegista a 8 anos na região DDD (44) .
        Gostaria se possível for , reunir alguns azulegista da região para que possamos ter uma palestra para atualizarmos e deixar a inda melhor a experiência de se possuir um porcelanato PORTOBELLO ,
        Desde já agradeço a atenção .

    2. gostaria de saber como tirar riscos , manchas do cetim bianco? Com o CIF cremoso não obtive sucesso

  2. Ola, coloquei o porcelanto bradway em todo o meu apto, gosto mais as vezes acho que ficou um pouco pesado. Esse porcelanto e pra ser colocado dentro de apto. Posso mandar lustrar com Neocristal, Obrigado.

  3. Boa tarde, Equipe Portobello!
    Meu nome é Marcia, eu gostaria de saber qual é a diferença entre Piso de revestimento cerâmico e Porcelanato?

  4. me indiquem um porcelanato polido que tenha garantia contra riscos. vou reformar minha casa e tenho varios cachorros.

  5. a CONSTRUTORA COLOCOU ORIGINALMENTE O PISO pORCELANATO PORTOBELO NEW AGE DIAMOND RETIFICADO. O PISO FICOU COM ASSENTAMENTO IRREGULAR. A CONSTRUTORA ME OFERECEU OUTRO PISO - PROCELANATO POLIDO DOMUS COTTON 2038 ET. o QUE SIGNIFICA ET? ESTE PISO PODE SER UTILIZADO EM AREA DE SERVIÇO, VARANDA, COZINHA? POR FAVOR RESPONDAM URGENTE . a REFORMA COMEÇA 19 DE MARÇO.

  6. Qual porcelanato de cor clara e com brilho é mais indicado para apartamento? E quais as possibilidades das áreas próximas de janelas que pegam sol, podem sofrer diferenças futuras?

  7. Seu comentário
    Estou em duvida entre porcelanato polido e esmaltado, gostaria de colocar o mesmo na casa toda, por favor me ajude a tirar a duvida. quais são os riscos de manchas, riscos... Estou comprando portobello. Espero resposta, abraços.
    Cristiane.

  8. Olá,bom dia!!!!!Gostaria de uma orientação suas irei colocar porcelanato na minha casa toda,sala,quartos,banheiro,copa e cozinha.Seria possivél vcs me mandarem a marca adequada o modelo que seria adequado para cada comodo.obrigada.

  9. tenho 6 caixas de porcelanato "GLACIER WHITE 30 X 60 MONO" CODIGO 83742E - TON 60098. onde posso encontrar mais 4 caixas.

  10. Pode-se usar como revestimento dentro do box e no chão dentro do box do banheiro o porcelanato Pietra di Savoia mosaico quartz bianco?

  11. Gostaria de saber se posso colocar em minha casa porcelanato ou outro Portobello sem retirar o piso já existente, é um piso rustico tipo tijolo queimado e gostaria de troca-lo. Grata, Daisy

  12. Muitissimo obrigada pela resposta tão rápida, que bom poder contar com profissionais como vocês...

  13. Boa tarde!

    Sobre porcelanatos técnicos e esmaltados. Tem como identificá- los apenas de olhar a massa e sua superfície? Se sim, como posso fazer isso?

  14. Quero um porcelanato bilhoso, 60x60, branco e com rejunte bem fininho. Qual é o modelo e qto é o metro?

  15. Olá, tenho duas dúvidas:
    Primeira: O que caracteriza (tecnicamete e visualmente) um porcelanato acetinado?

    Segunda: quais os tipos de porcelanato esmaltados? com brilho e sem brilho? estou confundindo o porcelanato esmaltado sem brilho com os acetinados. Nao sei como diferencia-los
    Obrigada
    Érica

  16. Estou vendo numa loja da Portobello Shop de Blumenau com a vendedora Cinara o piso Arpoador Bianco Ext para colocar em volta da minha piscina. Ele realmente é recomendado pois vou utilizar 140m2 desse piso e gostei dele pois achei o custo benefício interessante. O que vocês podem sugerir para a parte interna que combine com esse Arpoador Bianco Ext, lembrando que não gostaria de colocar o mesmo piso interno mas o banheiro da piscina tem que passar pelo piso interno e por isso não gostaria de um piso muito escorregadio. Aguardo resposta urgente pois preciso decidir essa semana.
    Atenciosamente

  17. Bom Dia

    Minha sala é conjugada com a cozinha, gostaria de saber se posso colocar o mesmo porcelanato da sala na cozinha?

    obrigada
    katia

  18. Gostaria de saber qual o porcelanato do piso do ambiente nomeado de Extra Fino Nude retificado...obrigada!

  19. Boa tarde ! Gostaria de receber sugestões da Equipe Portobello sobre qual o melhor porcelanato áspero para área externa, mais precisamente piscina. Ele é antiderrapante ? Por ser uma área sujeita a sol e água existe alguma recomendação especial ? Em relação ao rejunte, qual o mais indicado ? O porcelanato bold, por ter o rejunte um pouco mais abaixo da superfície, pode me trazer problemas em relação a sujeira e escurecimento por ser área externa ? Obrigado !

  20. Olá, estou construindo e gostaria de colocar porcelanato polido na sala, corredor, escritoria e quartos, minha decoradora me indicou a marca portobello. Estou com medo de colocar porcelanato polido, pois tenho criança de 5 anos q brinca muito dentro de casa. Esse tipo de piso risca e mancha muito? qual a durabilidade dele??

  21. Boa noite,
    Existe classificação de PEI para pisos porcelanatos?
    Gostaria de colocar porcelanato na área externa, mas estou em dúvida sobre a resistência a variação de temperatura e umidade, e também ao tráfego.

    Obrigado

  22. Bom Dia!!! Estamos na reta final de nossa reforma.
    Sala, quartos e corredor, estão a espera de pisos.À principio já haviamos optado por madeira, todavia muito foi dito sobre riscos e cuidados etc. fato prodominante
    e decisivo para procurarmos a praticidade e durabilidade dos PORCELANATOS.
    Necessito urgente de uma orientação. Dentre os porcelanatos escolhemos " PORCELANATO ESMALTADO RETIFICADO, ACETINADO, RELEVO 20X120 "
    Minhas dúvidas:
    1- O mesmo modelo citado pode ser colocado na SALA, QUARTOS, E CORREDOR? Ou uma outra forma do mesmo seria indicada a cada cômodo?
    2- São aproximadamente 101 ms2 ao todo. Os locais de revenda variam seus preços?
    3- Os rejuntes mais adequados para esse tipo de piso, ( pelo seu tamanho ) qual seria? as cores de rejuntes, são disponibilizas no tom escolhido?
    4- A maneira correta de aplicação dos rejuntes ( pois ja tive problemas com o epox, colocado em outros ambientes)?
    Grata pela atenção. No aguardo de um rápido retorno.

  23. Qual a espessura dos pisos CETIM BIANCO MONO RET
    e GLACIER WHITE MONO RET (ambos 30X30)? Fica bom
    usando "piso sobre piso" em cozinha? Fica como
    porcelanato, juntinho, pouco rejunte? Existe algum
    porcelanato 30X30 pra cozinha, onde acho no RJ capital? obrigado.

  24. Bom Dia, gostaria de saber qual a diferença entre o porcelanato refiticado dos demais porcelanatos.
    Att.
    Mirian

  25. Qual rejunte branco, sem ser Epoxi, mas aprorpiado para assentar a ceramica cetim bianco retificada, Portobello? obrigado

  26. Olá,estamos reformando a nossa Clínica Odontológica e gostaríamos de saber se podemos colocar porcelanato polido branco na sala de espera e nos consultórios.Quais os mais indicados resistentes a riscos e manchas lembrando que devem ser de cor clara.

  27. Boa noite!no meu apt atual eu tenho porcelanato polido e apesar de lindo eu não gostei muito,pois mancha e é dificil a limpeza.No meu apt novo eu estou querendo colocar o piso travertino da marca de voces,gostaria de saber se ele é indicado para sala,quartos e varanda gumert,se ele é melhor que o polido e qual cor e modelo voces me indicam,pois quero um que da a impressão de anplitude.desde já agradeço á atençao.

  28. Boa tarde!

    Pretendo colocar porcelanato em minha cozinha, porém se ouve dizer tantas coisas sobre, que paira uma enorme duvida, diante disse peço que me auxiliem qual o porcelanato mais adequado para eu colocar em minha cozinha, sendo a cor de que ser preto.

    Obrigada!
    Juliana

  29. Olá, qual o porcelanato que mais imita o cimento queimado da PORTOBELLO, queria um de superficie bem lisinha e com brilho, a linha URBANITA, é esmaltada ou acetinada não gosto do acetinado. Obrigado.

  30. Boa noite

    Adquiri o porcelanato Broadway Lime retificado da PortoBello na C&C. No momento da compra, o vendendor me informou que a espessura do rejunte para esse porcelanato era de 1mm. Essa informação foi repassada ao meu pedreiro e já foi realizado o assentamento de mais de 12 peças.

    Hoje, olhando na caixa do produto, vi que nas instruções está escrito que a espessura mínima de rejunte deveria ser de 2mm.

    Afinal, qual a espessura mínima que posso utilizar?

    Obrigado

  31. estou reformando area interna da minha casa, e gostaria de saber o que seria melhor rancar todo piso velho apesar que não esta choco, ou colocar sobre o piso, se colocar sobre o piso fica a mesma garantia que rancar tudo obrigado

  32. Conclui esse mês a obra do meu apartamento e coloquei o "porcelanato" Domus White 60x60, da Portobello. Ocorre que venho observando que qualquer coisa arranha o piso. Sempre ouvi dizer que o verdadeiro porcelanato possui uma grande resistência aos arranhões. As minhas dúvidas são: esse Domus White é porcelanato? Ou um piso esmaltado qualquer. A outra dúvida é que dizem que os porcelanatos saem de fábrica com uma cera para protegê-los, é verdade? Se realmente for isso, como faço para removê-la? O piso está marcado até com salto de sapato. Há algo errado? Aguardo orientações. Obrigado.

  33. To querendo colocar porcelanato na minha loja,será que pode arranhar?quero um que tenha brilho;qual devo colocar?

  34. Primeiramente quero parabenizá-los pelas respostas esclarecedoras. Minha cozinha e sala são integradas, por isso gostaria de saber q tipo de porcelanato é mais indicado para colocar nestes ambientes, sendo q na verdade são apenas um. Obrigada

  35. Estamos reformando a cozinha e nao temos certeza de qual porcelanato colocar.
    Já descartamos o polido, por ser mais propicio a mancha e escorregões.
    Qual e a melhor opção entre o natural e esmaltado em relação a manchas de gordura, vinho, molho de tomate por exemplo?
    Fazemos reuniões em casa, me preocupa,por exemplo, eu nao ver uma gotas de vinho no chão e só limpar no dia seguinte.
    Entre o natural e o acetinado, qual tem mais resistência a essas manchas?!
    Obrigada!

  36. Os porcelanatos para áreas externas se comportam bem próximos à churrasqueira? Qual seria o mais apropriado? Obrigada.

  37. Boa tarde,

    Estamos reformando a cozinha e queremos colocar porcelanato no chão, porém estamos em dúvida entre o natural e o esmaltado, uma vez que o polido é mais propício a manchas e escorregões.
    Entre os dois em questão, esmaltado e natural, qual seria a melhor opção? Qual dos porcelanatos é mais resistente a manchas de gordura, por exemplo? Fazemos reuniões com frequência em casa, e ficamos apreensivos em relação a manchas de gordura e/ou manchas de vinhos que podemos não encontrar de imediato e sim, no dia seguinte na limpeza.
    Pode, por favor, me mostrar os pontos forte e fracos dos dois e me dar sua conclusão, como técnico, em qual dos pisos eu posso utilizar?
    Agradeço desde já sua atenção.

  38. Gostaria de saber se fica muito carregado o Broadoway Cement na sala e cozinha. A cozinha é gourmet, com churrasqueira integrada.
    O que me preocupa é a sala, se esse piso, não via ficar cansativo.

  39. Tenho um terraço aberto com churrasqueira. Trocarei o piso pois está dando problemas de infiltração. Qual o porcelanato mais indicado para essa área?

  40. Bom dia! Compramos alguns pisos e revestimentos da Portobello e gostaria de saber as espessuras deles. Não achei no site. São eles: Domus Marble Ret. Polido 60 x 60, Bauhaus Lime Ret. Acetinado 60 x 60, Cetim Bianco Ret. Mono 30 x 30 e 30 x 60, White Polar Mate Bold 41 x 41 e 30 x 46, Junco Off White Ret. 30 x 60. Gostaria de saber também se as espessuras dos rodapés são iguais as do seus respectivos pisos. Muito obrigada!

  41. Turma do Portobello, Bom dia!
    Qual o tamanho da junta / espaçador que devo usar para instalar o Cetim Bianco retificado na parede e o porcelanato Do mus White e Domus Marble nos pisos.
    Aguardo retorno,
    Obrigada,

  42. Bom dia, gostaria de saber qual é a espessura do porcelanato Ibirapuera Mix. Já estou com ele encomendado e preciso preparar o contrapiso, para isso preciso saber sua espessura.
    Obrigado,
    Camilo Eduardo

  43. Bom dia, preciso escolher o porcelanato que seja colocado na sala, cozinha e banheiros. Será o mesmo nestes espaços todos 60x60. Estou em dúvida entre Domus cotton e o Domus Marble. Qual é a melhor escolha? são muito claros? Me Ajudem. Obrigada!

  44. Caiu um copo em meu piso,porcelanato polido,tirou a camada polida,tem como quebrar o galho,sem tocar o porcelanato?

  45. Olá,
    vou construir uma clínica veterinária e o arquiteto me indicou um porcelanato retificado. Gostaria de saber uma pouco mais, já que o fluxo de pessoas é grande e com certeza vai cair líquidos que podem manchar o piso (Ex. Iodo). O que devo fazer para conservá-lo? quais as garantias?

  46. Boa tarde, gostaria de saber se o revestimento Planet Quebec é adequado para piso de banheiros. Obrigada.

  47. Complementando postagem anterior: gostaria de saber se é adequado inclusive para uso dentro do box. Obrigada.

  48. Estamos construindo a Primeiro Igreja Batista de Oeiras e estamos com uma duvida sobre o piso, então queriamos saber qual porcelamato e melhor tendo em vista o fluxo e ambiente.

  49. O TRAVERTINO BIANCO é indicado para ser colocado em varanda descoberta? Caso negativo, ele é indicado para qual área do imóvel? Se ele for indicado para a varanda, qual porcelanato poderia colocar na suítes que dão acesso a estas varandas?

  50. comprei o porcelanato quebec e já lavei mais sempre machado como uma gordura no porcelanato o que eu faço o que faço

  51. entrei no blog procurando o acabamento de superficie MATE, encontrei o NAT, POL e EXT...E o MATE?

  52. Olá, boa tarde,
    Gostaria de saber a diferença entre o porcelanato esmaltado polido e o porcelanato técnico polido. Ambos tem a mesma resistência e ambos são escorregadios?
    Obrigada!

  53. Coloquei porcelanato polido na minha casa, como devo limpá-lo e qual o produto ideal para manter a limpeza e o brilho. Existem alguns no mercado, mas queria uma sugestão da Portobello.

  54. Prezados: gostaria de saber qual o espaçamento mínimo de rejunte do porcelanato retificado cimenticio da Portobello; pode ser aplicado com junta seca ? grato

  55. Gostaria de saber qual revestimento tem mais brilho. o glacier white, retificado, 30x60 ou o cetim branco retificado, 60x60?Obrigada.

  56. bom dia!
    Coloquei em parte externa e interna de minha casa 200 metros de travertino bianco 45x90 e o mesmo ficou todo manchado com a terra vermelha do gramado.
    Há 2 meses tento limpar com todos os produtos recomendados pela Portobello sem sucesso. Nao sei mais o que fazer para tirar as manchas e peço ajuda.
    Quando o comprei este piso tao belo jamais o imaginei de tao dificill limpeza.
    obrigada
    .

    Sate

  57. Estou construindo uma casa e a varanda tem 100 m2, gostaria de saber se posso revestir de porcelanato somente a parede de dentro do balcão (14 m2) mesmo minha varanda sendo com telhado a vista e o restante da parede for pintado?

  58. Bom dia gostaria de saber qual a cor ideal de rejunte epoxi para o piso domus cotton 80x80 tks

  59. Boa tarde,
    O porcelanato é um produto usado apenas no piso ou existe também porcelanato para parede? Grata

  60. Bom dia,
    Tenho um acesso a garagem que do portão até o porta da garagem tem 3x19 , tenho um pouco de medo de por porcelanato área externa , as vezes penso em pedra natural por questão de resistência .
    o que você
    acha

  61. boa tarde ! quais as caracteristicas do porcelanato para área de circulação em volta de piscina ? quanto a rugosidade não tenho dúvidas mas e sim com a absorção de temperatura, existe algum específico para a borda da piscina ? obrigado...

  62. Prezados, bom dia!
    Pretendemos substituir o piso dos corredores do Condomínio, em prédio com dez andares e de quase 35 anos. O piso atual é do tipo "paviflex". Em um Bloco existem 8 apartamentos por andares e em outro 6. Em razão do tráfego, pergunto, se para tais corredores é indicada a Linha Extra Fino.
    Aguardo um retorno. Bom trabalho!

  63. Olá! Gostaria de indicação de porcelanato áspero ( mesmo que seja de exteriores) para colocar em toda casa. Tenho um cão que não pode fazer esforço ao se levantar, e por isso não posso colocar um piso liso. Obrigada!

  64. Ola, gostaria de saber se posso usar o porcelanato com brilho na area de churrasqueira q eh conjugada c a varanda e jardim.

  65. Ola eu comprei o porcelanato quebec white e utilizei na casa inteira. Como faco para fazer a primeira limpeza e a manutencao dela?

  66. Boa tarde!

    Em quais ambientes eu posso colocar a borda mineral nude? Tem várias medidas, sendo 15x60. Posso colocar no degrau da escada?
    Estou com dificuldades de encontrar fotos com essas bordas assentadas, vcs tem para me enviar?
    Grata
    Adriana

  67. Ola!quero colocar um porcelanato na varanda coberta mas não quero aquele muito anti derrapante

  68. Gostaria de saber mais sobre porcelanatos esmaltados. Pelo que vi acima, o esmaltado pode ser acetinado e rústico também, como posso saber a diferença para um natural com mesmo tipo de acabamento. No polido é fácil identificar o esmalte...

  69. Ola,
    Estou escolhendo um porcelanato para minha casa, e gostei muito de um acetinado, porém estou na dúvida quanto a limpeza. Me disseram que é muito ruim, pois a sugeira gruda bastante, dificultando a limpeza, diferente dom polido. è verdade? Sei que os antiderrapantes são fáceis para marchar, os acetinados são assim também?
    Obrigada!!!

  70. Prezados, colocamos o piso PEROBA ENVELHECIDA AMENDOLA 20X120 NAT RET mas após a obra e limpeza aparecem umas manchas brancas no chão, por isso gostaria de saber se existe alguma orientação específica pós obra para esse piso, seja limpeza ou algum outro tipo de tratamento? É preciso passar algum celante, cera, ou algo do tipo? No aguardo, muito obrigada.

  71. Olá,
    Após conversar com uma consultora da Portobello, resolvi comprar o Porcelanato Bamboo Patina Branco bold para minha garagem e área externa, por ser NAT. Mas agora, ao ler as especificações dele vi que é esmaltado, ou seja, não é técnico. Fiquei com algumas dúvidas: Afinal, ele ter acabamento natural (mas ser esmaltado) é suficiente pra não ser escorregadio? É forte o suficiente pra uma garagem? Qual é o coef. de atrito desse piso? Ele pode vir a manchar por causa de água da chuva? E urina de cachorro, por quanto tempo pode ficar sem ser limpa? Obrigada.

  72. Boa tarde,

    Ouvi falar que porcelanato com medida de 62X62 é na realidade imitação de porcelanato, isso é verdade?

  73. Boa noite!
    Revesti meu apartamento da praia com porcelanato não esmaltado (sem brilho e áspero). A sala e os quartos foram revestidos com um piso que imita madeira. Estou no fim da obra e gostaria de saber qual a melhor maneira de limpá-lo. Se fosse eslamtado, como vi em seu vídeo, seria necessário apenas usar álcool ou detergente neutro. No meu caso, como não é esmaldado, que tipo de produto devo usar e como?
    Aguardo um retorno pelo que sou de antemão grato.

  74. Boa noite.
    Os porcelanatos esmaltado e natural mancham facilmente? Ouvi falar que o natural não mancha devido a absorção de líquidos, porém mancha devido ao atrito.

  75. Bom dia Equipe Portobello.

    Estou construindo minha casa. E estou em fase de acabamento. Ainda não sei qual o porcelanato colocar, pois gostaria de colocar o mesmo para toda a residencia.
    Em lojas que visitei, os vendedores me mostraram o polido, polido retificado e o esmaltado. Não consegui diferenciar nenhum. Todos dizem coisas diferentes. Como é uma casa que será para minha moradia, quero algo que não seja ruim. Me ajude por favor. Tenho que escolher essa semana ainda para recebe-lo até o dia que será iniciado essa etapa.

  76. Olá Bom dia. O prédio onde moro esta fazendo uma obra de modernização na fachada. Esta sendo colocados bricks old england nas paredes laterais da varanda. Quero trocar o piso desta varanda, que é coberta. Qual o piso (retificado) que voces recomendam para harmonizar com os Bricks ? Obs - A parede ao fundo da varanda será branca. Obrigado

  77. Boa noite, estou escolhendo porcelanato pra minha casa, vamos colocar o mesmo piso na casa toda, ja sei que não quero polido pois não gosto do brilho, e nem esmaltado, porque sei que se cair algo e lascar, aparece a diferença de coloração. Qual modelo me sugere da sua marca? Que seja técnico e acetinado? Moro em Salvador e não estou encontrando acetinado, somente natural. Grata

  78. Gostaria de saber sobre a aplicação de porcelanato para uso no revestimento interno de piscina.
    Walner

  79. Bom dia, queria que você mim desse uma dica qual a cerâmica para parede ideal para frente de casa porcelanato ,aguente baste acesso ao sol

  80. Bom dia gostaria de dicas sobre qual tipo de porcelanato é usado tanto para pias de banheiro como de cozinhas, pois virou febre pias esculpidas do porcelanato, qual seria o ideal para aguentar por exemplo cooktop que tem calor, uma resistência a uma panela cair em cima e a questão da água também. Muito obrigado

  81. Gostaria de saber qual porcelanato adequado para minha área externa de lavanderia onde ficam meus cachorros e que frequentemente urinam no piso! A urina pode estragar o porcelanato?

  82. Gostaria localizar onde comprar NO RIO DE JANEIRO CAPITAL piso Portobello NEW AGE DIAMOND POLIDO 60X60. PRECISO DE 15M2 PARA UMA REFORMA. FONE: 21997538124 AGRADECIDA

  83. Olá, meu porcelanato é o retificado esmaltado, estamos com muita dúvida em relação ao tipo de rejunte, como vamos usar na cor branca o mais indicado é o epóxi ou o para porcelanato normal? Obrigada

  84. Gostaria de por porcelanato na minha cozinha. É algum específico indicado? É verdade que arranha e fica feio? Gostaria de uma indicação mais específica.

  85. Qual o porcenalato indicado para clínica odontológica? Gostaria de sala de espera com brilho e salas de atendimentos acetinado ou natural.

  86. O porcelanato esmaltado polido tem brilho parecido com o porcelanato polido? É verdade que o esmaltado é o mais resistente à manchas e riscos? Ele encarde com facilidade?

  87. Boa noite, estou procurando porcelanato para minha casa e surgiu duvidas.... Vocês trabalham com porcelanato vitrificado teria algum para me indicar? Gastaria de saber também qual a diferença entre o porcelanato vitrificado e o esmaltado.
    E qual dos dois é de qualidade superior?
    Aguardo retorno
    Abraços

  88. Gostaria de saber se podem ocorrer trincos ou rachaduras em porcelanato "esmaltado", assentado em varanda sem cobertura, exposta ao sol. Tenho duas sacadas com porcelanato polido há quase quinze anos e nunca tive problema com quedas ou acidentes e estou mesmo "determinada" em colocar na varanda um polido esmaltado, como o "El Greco Camozza", porém tenho uma grande preocupação, se o esmaltado poderá trincar ao sol. Poderia, por favor, esclarecer essa dúvida? Grata!

  89. No meu comentário anterior citei indevidamente o porcelanato El Greco Camozza como sendo esmaltado, mas ele não é. Mas a minha dúvida continua, sobre se o esmaltado pode trincar ao ser assentado sob o sol.

  90. Olá, tenho uma longa calçada externa totalmente descoberto, com porcelanato retificado liso. Tenho um cão grande com problemas graves incuráveis de articulação e devido a isso, preciso de um piso bem antiderrapante. Sendo que a calçada já está quase no limite das entradas da casa, portanto lendo reportagem sobre um porcelanato fininho para colocar sobre o piso já existente, achei bem interessante. Não ficou claro que esse tipo de piso pode ser usado em área totalmente descoberta, que dois cães grandes brincam correndo algumas vezes, e se tem modelos bem antiderrapantes.
    Pode esclarecer isso, e pontuar qualquer outra sugestão que ache pertinente a situação?
    Estou procurando um fininho porque não poderei colar sobrepondo um piso de espessura normal. E estou evitando todo o trabalho e despesa retirando totalmente o piso existente para colocar outro. Se possível resposta com cópia para meu e-mail. Agradeço. Abraço

  91. Ola Bom dia !
    Tenho uma duvida ?
    Sei que existem porcelanatos técnicos polidos na própria pedra, acetinados, e também o que recebe camada de glossy, A minha pergunte é: O porcelanato Esmaltado polido, como ele é produzido ? Ele recebe camada de esmalte e sobre o esmalte ele é polido ? Ao polir o esmalte nao sai?

  92. Vou trocar o piso de toda casa, o quintal é todo concretado e solta muita areia. Estou em dúvida se devo trocar por porcelanato ou não, em caso sim, qual seria o ideal? Mais resistente? Há cor mais adequada? Qual marca?? Conheço pouco sobre este tipo de piso.Obrigada..

  93. Boa tarde,

    Gostaria de tirar uma dúvida acerca do porcelanato Bianco Covelano. Ao comparar aparece nas especificações que o Covelano Silk é V2, enquanto o Covelano Polido é V3 (formato 60x1,20). Está correto? Posso concluir que o produto na textura Silk será menos "manchado" e mais homogêneo?

    Grata!

  94. Olá, estou a procura de porcelanato de madeira para casa toda, mas estou preocupada com relação a cor, gostaria de um porcelanato que tivesse a cor mais uniforme, que não tivesse tanta varição de cor entre as peças, a maioria dos porcelanatos que vejo é V3 o que acredito que vá ter muita variação, gostaria de saber qual porcelanato vocês possuem com menor variação e se o numero de faces também interfere nessa percepção de variação de cor. Obrigada

  95. Bom dia,

    Tenho um área externa, entre a casa e a lavanderia, gostaria de saber qual o porcelanato externo indicado para eu colocar.

    A minha preocupação e que tenho 2 criança pequena, quero um porcelanato antiderrapante e facil para limpar.

    Qual e o que vocês indica!

  96. Estou precisando de um revestimento para parede da cozinha, mas gostaria de um produto que fosse mais leve (em peso) que o porcelanato normal. Existe alguma linha, alguma peça que tenha acabamento liso ou acetinado nessas condições?

  97. Eu gostaria de saber porque, por mais que pesquise, não consigo encontrar porcelanato liso na cor vermelha lisa.
    caso V.Sª tenham conhecimento sobre minha dúvida, gostaria receber uma informação a respeito. Interessante para todos os outros materiais de decoração existem na cor vermelha, menos em porcelanato. Nem mesmo ponta de estoque, nada ...

  98. Pergunta é com o o ácido fluorídrico, ele é utilizado também para enriquecimento de urânio, como eu teria esse produto em casa, e porque passaria no piso, não entendi a colocação

  99. ótimo conteúdo, estou no início da minha trajetória na Porto Bello Shop e esses treinamentos estão sendo muito importantes para mim, gostaria de receber o máximo de conteúdos possíveis.

  100. Gostaria de informações sobre suas classificação, tipo A, B C para que serve esta informação?



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2022- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies