04.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Área de estar com revestimento que reproduz mármore no piso e nas paredes, além de poltronas, sofá, abajur e mesinhas
Porcelanato que reproduz mármore é uma das apostas da Portobello com a linha Opus (Projeto: Portobello)

Revestimento de mármore: opções para um projeto mais sofisticado

calendar-blank-line
04.03.2024
Elegante e prático, revestimento de mármore é aposta de duas novas linhas de porcelanato da Portobello. Saiba tudo a respeito
minutos de leitura

O mármore é um dos materiais preferidos de arquitetos e designers por adicionar sofisticação a qualquer ambiente. Mas investir nele pode elevar os custos de uma obra. Por isso, é cada vez mais comum que os profissionais optem pelo revestimento de mármore. 

Esses produtos reproduzem com perfeição a essência da matéria-prima natural, além de oferecerem melhor custo-benefício e serem mais sustentáveis. Quer conhecer as melhores linhas para apostar na tendência? Siga a leitura e veja algumas inspirações!

Como o mármore é usado na arquitetura?

Uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal é revestido por mármore e se tornou um marco da arquitetura (Foto: Mohandoss Sampath)

O mármore é uma rocha metamórfica que se origina do calcário exposto a condições como altas temperaturas e pressão de baixa a moderada. Há diferentes tipos, como veremos mais à frente.

Amplamente utilizado desde a Antiguidade, a matéria-prima conquistou o status de clássico na arquitetura e na decoração.

Embora hoje seja encontrado em praticamente todo o mundo, há registros de que o mármore começou a ser explorado na Grécia, nas ilhas de Paros e Naxos, no Mar Egeu. 

O nobre material também foi empregado em diversos tipos de construções, de casas a templos, durante o Império Romano.

Por isso, algumas das mais famosas obras arquitetônicas da história tiveram o mármore em sua construção. 

É o caso, por exemplo, do Templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. O monumento era composto por 127 colunas de mármore, cada uma com 20 m de altura.

Vale destacar também o Taj Mahal. No suntuoso palácio, o material reveste totalmente o mausoléu, que é considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Não por acaso, a matéria-prima aparece em projetos que exigem um toque luxuoso, tanto residenciais quanto comerciais.

Sua versatilidade o faz brilhar em diferentes ambientes da casa. Uma escada em mármore, por exemplo, esbanja elegância e eleva o status de qualquer construção. 

Qualquer espaço fica mais elegante com uma parede no material. Também é possível utilizá-lo em pisos. Para quem deseja inovar, dá para investir em detalhes, como painéis, cabeceiras etc.

Mas antes de conferir ideias para apostar, vamos entender por que o mármore é um material tão valorizado até hoje. 

Quais são os principais tipos de mármore?

Por ser um material natural, o mármore pode ser encontrado em diferentes versões. Suas cores e seus veios únicos variam de acordo com o grau metamórfico de cada composição.

Entre os preferidos para projetos arquitetônicos, sejam eles residenciais ou comerciais, estão o que apresentamos a seguir.

Mármore calacata

Ambiente de estar com revestimento que reproduz mármore, um cavalete de pintura, cadeiras, mesas e sofá
Com veios discretos e fundo claro, mármore calacata harmoniza com diferentes tonalidades e materiais (Projeto: Portobello)

De origem italiana e considerado um dos mais caros do mercado, o mármore calacata pode ser encontrado em duas versões. 

Enquanto o tradicional tem tons que vão do bege ao cinza-chumbo, o ouro exibe veios dourados.

Muitas vezes, é confundido com o carrara. A principal diferença está nos veios, que são mais densos e escuros.

Mármore carrara

O mármore carrara também é originário da Itália e teve grande destaque nas artes. No Renascimento, foi a matéria-prima escolhida por Michelangelo para criar a famosa escultura de Davi. 

Clássico e sofisticado, o material de veios cinzas que se destacam sobre fundos de tonalidades claras.

Há variações como o Branco, a mais popular; o Branco Gióia, que tem fundo claro e veios cinzas que apontam para diferentes direções; e o Gióia Venatino, que conta com veios mais espalhados.

Mármore preto

Banheiro com mármore preto no piso e na parede, cuba branca e luminária
Reprodução de mármore preto é pura elegância e requinte (Projeto: Portobello)

Como o próprio nome revela, essa matéria-prima tem fundo absolutamente escuro, com longos veios brancos que se destacam pela superfície.

Extraído no norte da Espanha, na região de Markina, o mármore preto é um dos tipos mais nobres encontrados na natureza.

Como é feita a extração do mármore?

Agora que você já conhece alguns tipos de mármore, vale saber como é o processo de extração do material. Ocorre em jazidas, que são reservas naturais situadas em grandes montanhas rochosas. 

O primeiro pedaço retirado é chamado de bancada e prancha. Ele costuma ter cerca de 12 m de comprimento, 6 m de altura e 1,8 m de largura.

Na sequência, são recortados outros blocos do material, que posteriormente são divididos em espessuras menores. Essas peças são empregadas na fabricação de revestimentos e bancadas, por exemplo.

Conheça os diferentes tipos de acabamentos de mármore:

  • polido: costuma ser o mais utilizado na arquitetura. A peça é brilhante e lisa, graças ao polimento da superfície;
  • escovado: tem brilho acetinado e superfície irregular em razão da escovação da rocha com escovas abrasivas diamantadas;
  • bruto: neste processo, o mármore é apenas serrado e utilizado com a mesma aparência de quando saiu da jazida;
  • levigado: apresenta superfície lisa e opaca, que mantém a cor original. É considerado um acabamento intermediário.

Vale lembrar que é comum também a aplicação de uma resina sobre a superfície que ajuda a cobrir possíveis imperfeições e reduzir a porosidade natural.

Leia também:

Quais são as alternativas ao revestimento de mármore?

Superfície com revestimento que reproduz mármore e dois cestos com laranjas
Versátil, porcelanato que reproduz mármore pode ser usado em diversas superfícies (Projeto: Portobello)

Para quem não abre mão do efeito do material em seu projeto, mas busca uma opção com melhor custo-benefício, a dica é apostar em alternativas que reproduzam o revestimento de mármore.

No mercado, há ótimas opções que recriam a beleza da matéria-prima natural em produtos duráveis, ideais para todos os tipos de ambiente. Veja quais são eles.

Porcelanato

É o revestimento de maior qualidade e o que mais se aproxima da beleza do mármore natural. Altamente resistente, pode ser utilizado para decorar qualquer ambiente da casa — do piso à parede.

Além de revestir espaços internos, também pode ser usado para áreas externas, como fachadas residenciais. Basta seguir as orientações do fabricante em relação ao uso.

Cerâmica

Outra alternativa para aderir ao revestimento de mármore é a cerâmica. 

O material, que também é resultado da mistura de rochas e argila, pode ser utilizado em espaços molhados como a cozinha e o banheiro.

No entanto, por não ser tão resistente quanto o porcelanato, costuma ser menos indicado para áreas de alto tráfego. 

Lastras

Cozinha com revestimento que reproduz mármore no piso e nas paredes; ilha em madeira com cooktop e banquetas, e uma mesa de jantar
Disponível em peças grandes, as lastras garantem a continuidade no revestimento para áreas como pisos e paredes (Projeto: Portobello)

Entre as opções mais ecológicas para quem quer o efeito mármore em casa estão as Lastras

Modernas e sustentáveis, são superfícies contínuas produzidas em porcelanato, com tamanho acima de 90x180cm. As peças grandes aumentam a sensação de continuidade no ambiente, além de exigir menos aplicação de rejunte na obra. 

Além de pisos, paredes e tetos, as lastras também podem ser aplicadas em fachadas. Esse tipo de revestimento também costuma ser utilizado para mobiliários - como uma bela ilha na cozinha.

Escolha ideal para quem busca um acabamento impecável, que une a beleza do mármore com a praticidade do porcelanato.

Por que o porcelanato é o melhor revestimento de mármore?

Superfície com porcelanato marmorizado e, em cima, uma garrafa e um copo com água
Com alta durabilidade, porcelanato tem baixa absorção de água, o que reduz a possibilidade de manchas (Projeto: Portobello)

Como vimos, o revestimento de mármore que oferece maior durabilidade e versatilidade é o porcelanato. Não à toa, o produto pode ser aplicado em qualquer ambiente, da fachada ao box.

Quer saber mais a respeito dele? Listamos os principais motivos para você escolher essa alternativa para o seu projeto:

  • sustentabilidade: o processo de fabricação do porcelanato é considerado mais sustentável que a extração do mármore.
  • alta resistência: é super resistente a riscos e impactos por ter superfície rígida, em relação aos demais revestimentos cerâmicos;
  • baixa absorção de água: é essa característica que o torna ideal para áreas molhadas, já que dificilmente ficará manchado por conta de líquidos;
  • praticidade na obra: se houver qualquer dano no piso, basta substituir a peça que sofreu a avaria. No caso do mármore natural, poderia ser necessário trocar praticamente tudo;
  • fácil manutenção: utilizando apenas água e sabão neutro aplicados com um pano úmido, você garante que seu porcelanato fique limpo e com aspecto de novo. Não é preciso nem recomendado usar esponjas abrasivas;

Quais são os lançamentos da Portobello que reproduzem mármore?

Ficou com vontade de incluir o toque luxuoso do mármore na sua casa? Agora que você já conhece as vantagens de escolher um porcelanato que reproduz a beleza da matéria-prima, apresentamos os lançamentos da Portobello para quem busca esse efeito.

Nomad

Área com revestimento que reproduz mármore no piso e quatro mesas com formatos orgânicos
Linha Nomad é inspirada na rocha breccia, e traz diferentes tonalidades de mármore em porcelanato (Projeto: Portobello)

A linha Nomad reproduz a breccia, rocha encontrada em diferentes cavas pelo mundo. Essa formação surge quando há um espaço vazio, que acaba preenchido por outra matéria.

Com tonalidades que vão do marfim ao fendi, os revestimentos transmitem uma sofisticação despretensiosa. 

As cores quentes e neutras são resultado de um olhar nômade da Portobello, que criou um produto a partir dos diversos tipos de breccia.

Você encontra este revestimento de mármore em diferentes formatos e acabamentos:

  • 90×90 cm (natural e polido);
  • 120×120 cm (natural e polido);
  • 60×120 cm (natural e polido).

Opus

Cozinha com porcelanato que reproduz mármore nas paredes, no piso e na ilha; mesa e cadeira de madeira e armários também em madeira
Versátil, linha Opus traz a beleza do mármore para paredes, pisos e bancadas (Projeto: Portobello)

Para quem não resiste à charmosa combinação das nuances suaves do calacata, a nova linha Opus vai surpreender.

A fluidez das formas orgânicas, que se fundem em imensos blocos na natureza, é eternizada neste revestimento de mármore. 

Seus veios acinzentados em um fundo claro adicionam elegância a qualquer ambiente. Veja os produtos que integram o lançamento da Portobello:

  • 120x120 cm (natural, polido e TACT);
  • 90x90 cm (natural e polido);
  • 60x120 cm (natural e polido).

Além disso, o material também está disponível em Lastras nos tamanhos 120x270 cm e 160x160 cm, nos acabamentos natural e polido.

Viu como é possível adicionar o charme do revestimento de mármore ao seu projeto? Aproveite para saber mais sobre outros lançamentos de 2024 da Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento de mármore: opções para um pr...

Revestimento de mármore: opções para um projeto mais sofisticado

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies