26.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Com indicação de uso para garagem, porcelanato leva resistência e sofisticação ao espaço (Imagem: Casa Vogue Experience)

Porcelanato para garagem: essa área também merece atenção

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.05.2023
Ao escolher um bom porcelanato para garagem, você também dá atenção para esse espaço da casa, que já não serve apenas para guardar objetos. Saiba mais!
minutos de leitura

Durante uma obra, diversos materiais precisam ser escolhidos com cuidado. Afinal, além da estética, eles também precisam apresentar funcionalidade e segurança. E com o porcelanato para garagem não é diferente.

Isso porque esse espaço pode não servir apenas para guardar o carro e outros objetos, mas também para promover a convivência na casa.

São muitas as famílias que têm o costume de fazer almoços, receber os amigos ou realizar outras atividades na garagem, por exemplo. Sobretudo quando ela está integrada a áreas de lazer.

Por isso, quando for planejar a decoração desse espaço, pense na escolha de um bom material para o piso, como o porcelanato.

Para que você possa tomar a melhor decisão, desenvolvemos este artigo, em que vamos explicar as principais vantagens e características do porcelanato para garagem. Continue a leitura e confira todas essas informações!

Qual o melhor revestimento para garagem?

Cada tipo de porcelanato, ou qualquer outro revestimento, é ideal para um local específico. Por isso, na hora de escolher o produto para a garagem, é necessário observar alguns pontos importantes.

Entre os principais estão a resistência ao escorregamento e o local de uso. Entenda melhor na sequência.

Piso precisa ter resistência ao escorregamento

O porcelanato deve ser resistente ao escorregamento. Afinal, a garagem é uma área de grande circulação e todas as pessoas que moram na casa passam por ela.

Além disso, ela pode ser aberta, exposta às intempéries, como a chuva. Portanto, você precisa garantir que vai chegar e entrar em casa em segurança.

Dessa maneira, convém que o material escolhido não seja liso, ou seja, com acabamento polido. Afinal, ele pode provocar quedas se estiver molhado, principalmente de crianças e idosos.

Ao escolher um porcelanato com resistência ao escorregamento, você garante uma maior segurança de todos que passarem pela garagem, já que o chão não será escorregadio (continua todo o cuidado para quando a área externa estiver muito molhada).

Cada marca tem a sua denominação para os produtos indicados para esse tipo de uso. No caso da Portobello, é o porcelanato EXT, se a garagem for em área aberta. Se a garagem for fechada, a indicação é o porcelanato NAT

porcelanato é revestimento indicado para garagem
Graças à resistência, porcelanato é um dos melhores revestimentos para garagem
(Projeto: Vanessa Pilatti Arquitetura e Interiores)

Suporte ao alto tráfego também é importante

Quando um local tem alto tráfego de pessoas e veículos, é importante que o seu piso tenha suporte para tal. Caso contrário, ele poderá quebrar com facilidade e será preciso gastar tempo e dinheiro para fazer substituições.

Para que os porcelanatos suportem tanto peso e circulação, eles precisam ser adequados para o local onde serão usados.

Para garagens residenciais, busque pela indicação CL (sigla para Comercial Leve). É o porcelanato indicado para locais com tráfego mediano de pessoas sem o trânsito de equipamentos.

Já para garagens de condomínios, opte por produtos com a indicação CP (sigla para Comercial Pesado). Este tipo de porcelanato é ideal para locais com tráfego intenso de pessoas com trânsito eventual de equipamentos leves.

porcelanato para garagem portobello
Porcelanato para garagem suporta peso de carro e moto, por exemplo (Projeto: Portobello)

Caso algum vendedor ofereça um produto com indicação de uso diferente, recuse! Afinal, você não quer um produto de baixa qualidade na sua garagem, não é mesmo?

Quando não se escolhe um porcelanato resistente, é bem provável que em pouco tempo seja necessário fazer substituições. Principalmente nas garagens, pois os carros são pesados e circulam pelo ambiente ou ficam guardados nele.

Afinal, pode colocar porcelanato na garagem?

Muita gente se pergunta se pode usar porcelanato na garagem. E a resposta é sim! Como vimos anteriormente, esse é um produto resistente e pronto para ser aplicado nesse tipo de ambiente. Mesmo que ele fique exposto à ação do tempo, como sol e chuva.

Além disso, o porcelanato para garagem traz diversas vantagens para quem opta por esse material. A seguir, listamos as principais delas.

porcelanato para garagem portobello
Porcelanato para garagem apresenta diversas vantagens que vão desde a durabilidade até o visual
(Projeto: RBTO Arquitetos)

Baixa absorção de líquidos

O porcelanato é um material que absorve pouco líquido. Isso também é importante para manter a durabilidade do piso, principalmente em áreas externas, onde o chão fica exposto à chuva.

Quando o piso absorve muito líquido, ele pode ceder. O cimento ou material utilizado para fixar tende a se desgastar e, com o tempo, as peças podem até soltar.

Resistência e durabilidade

De maneira geral, o porcelanato para garagem é mais resistente do que a cerâmica comum. Isso acontece por causa da composição e do processo de fabricação do produto.

Sendo assim, se você quer manter a aparência da garagem bonita por mais tempo, o porcelanato certamente é a melhor opção.

Graças à alta durabilidade, você não vai precisar fazer manutenção com frequência nesse ambiente da casa.

Facilidade para limpeza

garagem com piso de porcelanato
Além da superfície ser mais fácil de limpar, porcelanato para garagem usa menos rejunte
(Projeto: Iran Oliveira Arquitetura & Interiores)

A escolha do porcelanato para garagem também é interessante pelo fato de a limpeza ser muito simples e rápida. Basta passar um pano com água e sabão neutro diluído para que qualquer sujeira seja eliminada.

No dia a dia, apenas uma boa passada de vassoura macia no chão faz com que o pó seja removido do porcelanato para garagem. Assim, tudo se mantém limpo e com um aspecto agradável.

Uso de menos rejunte

O rejunte para porcelanato é um dos pontos positivos desse material. Isso porque ele pode ser aplicado com uma junta menor. Sobretudo quando tem bordas retificadas.

Ou seja, quando as peças passam por um corte depois de saírem do forno. A finalidade é deixar as bordas certinhas, sem diferenças que precisem ser acertadas com o rejunte.

Como resultado, temos menos espaço para grudar sujeira, acumular mofo e limo, por exemplo. Portanto, o porcelanato para garagem ainda ajuda a manter a boa aparência e facilita a limpeza do ambiente.

Variedade visual

garagem com piso de porcelanato
Metal, madeira e até mármore podem ser reproduzidos em porcelanato para garagem (Projeto: Aline Lopes)

Por falar em aspecto agradável, a variedade visual do porcelanato é outra vantagem que justifica o seu uso na garagem.

São diversos os modelos disponíveis no mercado e você pode escolher aquele que mais for do seu agrado ou que combine com o estilo da sua casa.

Em garagens mais rústicas, por exemplo, com paredes de tijolo à vista, pode ser escolhido um porcelanato em um tom de cinza para criar um contraste. Inclusive, essa é apenas uma das diversas combinações que podem ser realizadas!

Também existem porcelanatos que reproduzem madeiras e pedras, entre outros materiais.

Você pode conhecer todas as opções e escolher aquela que se adapta melhor ao ambiente da sua garagem.

Inclusive, dá para criar uma composição harmônica com o restante da decoração da casa. Isso porque há modelos de porcelanato para toda a casa, ideais para quem quer usar a mesma superfície no projeto inteiro.

Nesse caso, há a variação da indicação e do acabamento, que deve ser escolhido de acordo com o espaço.

Sustentabilidade

Em comparação com produtos naturais, como pedra, madeira e mármore, o porcelanato para garagem se mostra mais sustentável.

Para começar, sua principal matéria-prima é a argila. Além dela ser mais fácil de encontrar, sua exploração é superficial. E as jazidas ainda podem ser recuperadas, como faz a Portobello.

Leia também:

Qual o tipo ideal de porcelanato para garagem?

Conhecidas as vantagens de utilizar o porcelanato para garagem, apresentaremos agora algumas dicas para escolher o melhor produto.

Verifique a resistência ao escorregamento

Ao selecionar um material para o piso da sua garagem, é preciso que ele tenha boa resistência ao escorregamento. Além da indicação correta de local de uso, que já explicamos, também é importante prestar atenção no coeficiente do atrito.

A recomendação para áreas externas é que o porcelanato tenha coeficiente de atrito superior a 0,6, além de ter as faces levemente abrasivas. Ou seja, com capacidade de fricção com outros corpos. Em áreas cobertas, o porcelanato deve ter coeficiente de atrito superior a 0,4.

É claro que todos esses detalhes serão observados pelos profissionais que conduzirão a obra, mas é importante que você fique atento, para garantir que a sua construção ou reforma fique exatamente da forma que imaginou.

piso de porcelanato para garagem
Resistência ao escorregamento é um dos pontos a observar ao escolher porcelanato para garagem
(Projeto: Marco de Stella e Beatriz Ribeiro Arquitetura e Interiores)

Veja qual é o tamanho e formato adequado das peças

O porcelanato para garagem é vendido em peças de diversos tamanhos e formatos. Nesse ambiente, apostar em modelos maiores é a alternativa mais interessante, porque eles favorecem as composições contemporâneas.

As peças com medidas amplas também são adequadas pelo fato de necessitarem de menos rejunte. Assim, há uma economia ao fazer o piso e um acabamento com poucas emendas.

Os tamanhos de placas de porcelanato mais comuns de serem encontradas no mercado são:

  • 90×90 cm;
  • 20×120 cm;
  • 20×180 cm;
  • 30×180 cm;
  • 60×120 cm;
  • 90×180 cm;
  • 160×160 cm;
  • 120×120 cm;
  • 120×240 cm;
  • 120×270 cm;
  • 160×320 cm.
piso de garagem com porcelanato
Porcelanato em formatos amplos é mais adequado para revestir piso de garagem (Projeto: Velludo Arquitetura / Foto: Felipe Cuine)

Observe como será feita a aplicação de rejunte

Na garagem, assim como em outras áreas externas, quanto menor for o espaço de rejunte entre uma peça e outra, melhor. Isso porque, como já dissemos, as frestas muito grandes tendem a acumular sujeira e limo, o que dificulta no momento da limpeza.

Por isso, uma boa alternativa é o uso do porcelanato retificado, que é uma opção que apresenta bordas retas e precisas. De tal modo, a distância entre uma peça e outra é reduzida.

Além da facilidade para limpar, isso faz com que as superfícies fiquem mais bonitas, dando a ideia de continuidade para quem as observa.

Respeite as recomendações do fabricante

Seguir as recomendações do fabricante é fundamental para que o porcelanato para garagem cumpra com a função desejada.

No caso da Portobello, o especificador virtual tem informações importantes para que os profissionais usem como referência na hora de escolher o revestimento ideal para esse ambiente. 

Veja, por exemplo, as características técnicas indicadas para garagens residenciais cobertas e descobertas.

Garagem coberta residencial

especificações técnicas de porcelanato para garagem coberta residencial
Portobello tem recomendações técnicas para porcelanato que será usado em garagens cobertas residenciais
(Imagem: Reprodução Especificador Virtual Portobello)

Garagem descoberta residencial

especificações técnicas de porcelanato para garagens descobertas residenciais
Especificações técnicas da Portobello para porcelanatos em garagens descobertas residenciais
(Imagem: Reprodução Especificador Virtual Portobello)

Profissionais devidamente qualificados vão saber interpretar corretamente estes dados e fazer a escolha certa do melhor porcelanato para garagem na sua obra ou reforma.

Gostou deste artigo e quer deixar a sua garagem impecável? Então, que tal conhecer agora as principais tendências de cores para área externa?

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato para garagem: essa área também ...

Porcelanato para garagem: essa área também merece atenção

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Achei as dicas , muito boas, inclusive tomei todos esses cuidados ao escolher o piso de porcelanato p minha garagem. Agora vou ver a cor que combina p parede , visto que a cor do piso é cinza. Gratidão

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies