22.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Madeira em porcelanato aparece em diferentes ambientes do projeto residencial (Projeto: André Soares)

5 projetos de madeira em porcelanato escolhidos pela Doma Arquitetura

 minutos de leitura
calendar-blank-line
22.12.2022
O Archtrends está cheio de projetos de madeira em porcelanato! Quer ver inspirações certeiras? Confira a seleção de Patricia Pomerantzeff
minutos de leitura

Projetos que incluem madeira em porcelanato são uma ótima maneira de conquistar um ambiente aconchegante, sem abrir mão das vantagens da cerâmica.

Afinal, há modelos de porcelanato com aspecto de madeiras de várias espécies. Além da cor, texturas e relevos reproduzem o material natural com fidelidade.

Quem é fã de madeira em porcelanato é a arquiteta Patricia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura. No Archtrends, ela encontrou diversos projetos com esse material e elegeu seu top 5.

O conteúdo faz parte de uma série de vídeos em que a arquiteta lista seus projetos preferidos do site, compartilhando seu olhar sobre as inspirações.

Quer saber quais são os projetos com porcelanato amadeirado favoritos da Doma Arquitetura? Fique com a gente até o fim!

Área Externa J&G é compacta, mas acolhedora

madeira com porcelanato em área externa
Madeira e paisagismo tornam espaço aconchegante (Projeto: IDEA Arquitetura / Foto: Grasi Mohr)

Se a madeira em porcelanato tem um poder, é o de tornar os espaços mais acolhedores. Ainda que sejam pequenos - como é o caso do terraço em destaque -, o material dá um toque especial.

Para o piso e para a parede do chuveirão, a escolha foi o Ecowood 2.0 Canela. Sua reprodução é na madeira de demolição vinda de Minas Gerais.

Dessa vez, chega em uma versão repaginada, tanto no formato quanto na superfície e design. A ideia é conservar as raízes para tornar os ambientes apaixonantes com essa madeira em porcelanato.

No projeto em destaque, o produto traz paginação reta, que dá à madeira em porcelanato a aparência de deck amadeirado.

A natureza se aproxima mais ainda do ambiente por meio dos canteiros. Aliás, as diferentes alturas das plantas dão movimento ao espaço. Dessa forma, o projeto que tem muitas linhas retas ganha um ar orgânico, graças ao paisagismo.

Residência L.M traz piso de madeira em porcelanato

piso em madeira com porcelanato
Resistente, porcelanato pode ser aplicado até em locais que pegam muito sol (Projeto: Velludo Arquitetura / Foto: Felipe Cuine)

A madeira em porcelanato tem várias vantagens que vão além de tornar os ambientes mais quentes e aconchegantes.

Isso porque o revestimento cerâmico é resistente ao calor, ao sol e à umidade. Sem falar que é mais fácil de limpar do que a madeira natural. E, claro, bem mais sustentável.

No projeto em destaque, essa resistência da madeira em porcelanato é posta à prova em um corredor com alta incidência solar. A parede, praticamente toda com janela, valoriza a iluminação natural.

Se o piso fosse em madeira natural, certamente iria desbotar com o tempo, necessitando de manutenção.

Mas como o piso é em porcelanato, não vai ter problema caso os moradores esqueçam a janela aberta em um dia de chuva, por exemplo.

PentHouse 1307 - Barra da Tijuca/RJ: madeira até na cozinha

madeira com porcelanato na cozinha
Com a cerâmica, é possível ter aspecto de madeira em toda a casa (Projeto: BCP Engenharia)

A praticidade da madeira em porcelanato pode ser aproveitada tanto em ambientes externos quanto internos.

Cozinhas e áreas molhadas também podem se beneficiar das características desse material, que é resistente à água.

Ou seja, a madeira em porcelanato viabiliza aquele sonho de ter uma cozinha com piso amadeirado. Ele leva o clima aconchegante e aparência rústica de uma fazenda ou casa de campo, por exemplo.

Tudo a ver com esse ambiente, em que muitas memórias afetivas são construídas em torno da preparação dos alimentos e das refeições.

Para o projeto em destaque, a escolha foi pelo piso Boreal Natural. Seu acabamento é mate, o que permite a aplicação até mesmo em áreas molhadas, uma vez que é menos escorregadio do que o porcelanato polido.

Versátil, ele também fica ótimo em salas e corredores. Também por isso, aparece nesse projeto que tem ambiente integrado.

O produto tem ainda um ar nórdico, já que sua inspiração é nas florestas do hemisfério norte. A ideia foi reproduzir uma seleção de madeiras que têm como característica principal a cor clara, com nuances douradas e a presença de nós.

Casa 25_Imperial traz madeira em porcelanato típica do Brasil

piso de madeira com porcelanato
Reprodução de pau brasil é oportunidade de ter madeira típica na decoração (Projeto: Renata Scherer e Theka Mendes / Foto: Lari Cohen)

Já este projeto foi por outro caminho. Em vez de combinar com cores claras para contrastar com a madeira em porcelanato, há pontos mais fortes.

No caso, o grafite e o preto ganham destaque e valorizam o piso amadeirado. Inclusive, há tons de madeira diferentes neste projeto.

O material da estrutura das banquetas, por exemplo, é diferente do material escolhido para o piso, formando contraste.

Aliás, o revestimento do piso é o Pau Brasil Natural. Ou seja, uma oportunidade de ter essa madeira característica do país, mas de uma forma sustentável. Afinal, ela está ameaçada de extinção e por isso não pode ser cortada para fins comerciais.

Destaque ainda para as esquadrias pretas, que dão um toque de personalidade ao ambiente, que mistura a decoração clássica com toques de modernidade.

Residência Paula e Raphael tira máximo proveito da madeira

madeira com porcelanato no banheiro
Madeira em porcelanato é uma boa opção para tornar o banheiro mais relaxante (Projeto: André Soares)

E que tal um projeto recheado de opções de madeira em porcelanato? No projeto em destaque, diferentes produtos foram usados para trazer o aconchego do material natural.

Uma cor mais clarinha foi usada para o banheiro. Como é um revestimento cerâmico, Araucaria Clara pode ser usado até mesmo no box.

Isso, claro, sem a necessidade da manutenção que a madeira natural exige. Sem falar que não tem o risco dela apodrecer por causa do contato com a água.

A praticidade da madeira em porcelanato aparece ainda em outros pontos deste projeto. Entre os exemplos estão a área externa e o hall de entrada da casa.

Móveis, painéis e até forro no teto em madeira complementam o visual com porcelanatos que trazem reproduções fiéis do material natural.

Inclusive, há ainda outras formas de usar a madeira em cerâmica. Conheça o porcelanato ripado e suas possibilidades!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

5 projetos de madeira em porcelanato escolhid...

5 projetos de madeira em porcelanato escolhidos pela Doma Arquitetura

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies