03.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Dicas mostram como obter sucesso com a reforma de banheiro (Projeto: Mattos Arquitetura)

Reforma de banheiro: 8 dicas para não errar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.04.2024
Entenda por onde começar a reforma de banheiro, quais revestimentos escolher, os estilos de decoração mais populares e até quanto tempo leva a obra
minutos de leitura

A reforma de banheiro pode renovar esse ambiente da casa, levando mais organização, beleza e funcionalidade.

No entanto, muitas pessoas hesitam em começar esse processo devido às preocupações com o custo, a bagunça e o tempo necessário. Aqui, vamos abordar algumas questões comuns sobre reforma de banheiro para te ajudar a navegar por esse processo de forma mais tranquila.

1. Saiba o que vem primeiro na reforma de banheiro

projeto de reforma de banheiro
Antes de começar a reforma de banheiro, é necessário planejamento (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Dâmaris Mol Marcelo)

Começar a reforma do banheiro com o pé direito é fundamental para garantir um processo eficiente. Confira o passo a passo:

  1. Avaliação e planejamento: faça uma avaliação detalhada do estado atual do banheiro. Identifique quaisquer problemas estruturais, vazamentos, mofo ou danos que precisam ser corrigidos. Em seguida, defina suas metas e objetivos para a reforma. Você está buscando apenas uma atualização estética ou também deseja reconfigurar o layout do espaço?
  2. Orçamento: considere não apenas o custo dos materiais, mas também os custos de mão de obra, licenças (se necessário) e despesas adicionais que possam surgir durante o processo.
  3. Inspiração e design: explore revistas de decoração, sites como o Archtrends e redes sociais para encontrar ideias que combinem com seu estilo e necessidades
  4. Escolha de materiais e acessórios: isso inclui azulejos, revestimentos, pias, torneiras, chuveiros, vasos sanitários, luminárias e qualquer outro elemento necessário. Leve em consideração a durabilidade, facilidade de limpeza e harmonia estética ao fazer suas escolhas.
  5. Contratação de profissionais: dependendo da extensão da reforma, você pode precisar contratar diferentes profissionais, como pedreiros, encanadores, eletricistas e instaladores. Faça sua pesquisa e obtenha orçamentos detalhados.
  6. Preparação do espaço: remova todos os itens pessoais, móveis e acessórios do banheiro antes da reforma. Proteja as áreas adjacentes para evitar danos durante o processo de reforma. Se necessário, desligue a água, eletricidade e gás para garantir a segurança durante as obras.

2. Avalie os diferentes estilos de decoração

reforma de banheiro com decoração rústica
Madeira e tons terrosos são ideais para banheiro rústico (Projeto: Fabiana Oliveira)

Escolher o estilo de decoração para a reforma de banheiro é uma etapa importante. Afinal, ela define a atmosfera e o visual do espaço. Para escolher corretamente, leve em consideração o seguinte:

  • Estilo pessoal: saiba o que você gosta e aplique na reforma de banheiro.
  • Restante da casa: considere o estilo arquitetônico, a paleta de cores e os elementos de design presentes em outros espaços para garantir uma transição suave entre os espaços.
  • Mood: decida qual atmosfera você deseja criar no seu banheiro. Você quer um espaço tranquilo e relaxante, um ambiente luxuoso e sofisticado, ou algo mais vibrante e energizante? O mood que você escolher influenciará as escolhas de cores, materiais e acessórios.

Contudo, existem diversos estilos de decoração para banheiros, cada um com suas características únicas e apelos estéticos. Depois da avaliação inicial, é a hora de escolher qual visual seguir. Entre os mais populares, estão:

  • Minimalista: valoriza a simplicidade, a limpeza e a funcionalidade. Banheiros minimalistas apresentam linhas limpas, cores neutras, poucos acessórios e uma abordagem \"menos é mais\". Este estilo é ideal para criar uma sensação de serenidade e organização.
  • Clássico: é atemporal e elegante, inspirado em elementos tradicionais e refinados. Banheiros clássicos apresentam detalhes arquitetônicos, como molduras, móveis de madeira escura, azulejos de metrô e acabamentos luxuosos. Cores suaves e neutras, como branco, marfim e tons pastel, são comuns neste estilo.
  • Moderno: é marcado pela ênfase na funcionalidade, nas linhas limpas e nos materiais contemporâneos. Banheiros assim apresentam formas geométricas, móveis e acessórios minimalistas, além de uma paleta de cores neutras com destaque para cores vivas ou contrastantes. Vidro, metal e concreto são materiais comuns neste estilo.
  • Industrial: traz rusticidade e charme bruto à reforma de banheiro. Pode apresentar tubulações expostas, paredes de tijolos aparentes, luminárias de metal e materiais como concreto e metal oxidado. Cores escuras e neutras, como cinza, preto e marrom, são predominantes.
  • Rústico: traz a sensação de calor e conforto, inspirado na natureza e na vida campestre. Banheiros rústicos apresentam materiais naturais, como madeira, pedra e cerâmica. Além de contar com detalhes artesanais e uma paleta de cores terrosas e suaves. Acessórios como cestos de vime, plantas e tecidos naturais complementam o estilo.

3. Escolha revestimentos seguros e fáceis de limpar

projeto de reforma de banheiro
Porcelanato que interpreta a madeira é ideal para banheiros aconchegantes (Projeto: Nilo Azevedo)

Escolher o revestimento certo para o banheiro é uma decisão importante. Afinal, não apenas afeta a estética do espaço, mas também sua durabilidade e facilidade de manutenção.

De maneira geral, os revestimentos cerâmicos são a melhor opção para a reforma de banheiro. Além de duráveis, eles são fáceis de limpar e há modelos indicados para áreas molhadas, pois contam com superfície com resistência ao escorregamento.

Isso sem falar que há uma boa variedade de estilos, texturas e cores para escolher. Inclusive, cerâmicas como porcelanato podem reproduzir com fidelidade materiais como pedra, madeira e mármore.

O porcelanato ainda pode ser usado no piso de todo o banheiro, nas paredes e até para revestir a bancada ou criar uma cuba esculpida.

Contudo, se você quer entender, de maneira geral, como escolher um revestimento para a reforma de banheiro, saiba o que considerar:

  • Resistência à umidade: devido ao ambiente úmido do banheiro, o ideal é preferir cerâmicas, porcelanatos e pedras naturais. Essas opções têm capacidade de suportar a exposição à água sem danos.
  • Facilidade de limpeza: superfícies lisas e não porosas, como porcelanato, são ideais, pois não absorvem umidade e sujeira.
  • Durabilidade: escolha materiais que resistam ao desgaste diário e ao uso frequente do banheiro.
  • Tamanho e formato das peças: podem afetar a percepção do espaço do banheiro. Revestimentos grandes tendem a fazer o espaço parecer maior, enquanto os menores podem adicionar textura e detalhe. Além disso, considere o layout e a disposição das peças para criar padrões interessantes e visualmente atraentes.

4. Considere reformar o banheiro sem quebrar nada

Uma das maiores preocupações em uma reforma de banheiro é a bagunça e o trabalho de quebrar revestimentos e paredes. Felizmente, existem opções para minimizar esse transtorno.

Uma alternativa popular é optar por revestimentos sobrepostos, o que pode ser feito com porcelanato, por exemplo. Nem todo mundo sabe, mas dá para instalar revestimento sobre um revestimento já existente, evitando a necessidade de quebra.

Da mesma forma, a pintura é uma maneira rápida e econômica de atualizar a aparência do banheiro sem grandes obras.

Além disso, ao substituir acessórios, como torneiras e chuveiros, escolha modelos que se encaixem nos furos já existentes, para evitar a necessidade de fazer novos buracos.

Leia também:

5. Otimize o espaço na reforma de banheiro

reforma de banheiro
Armários, cestos, prateleiras e nichos são boas opções para aproveitar espaço no banheiro (Projeto: Fala Arquitetura)

Otimizar o espaço durante uma reforma de banheiro é essencial, especialmente em ambientes pequenos. Para isso, leve em consideração as seguintes dicas:

  • Escolha os móveis e acessórios adequados: eles devem ser proporcionais ao tamanho do seu banheiro. Móveis suspensos, como gabinetes de parede e pias com coluna ocupam menos espaço visualmente. Além de criar uma sensação de leveza. Escolha ainda peças multifuncionais, como armários com espelho embutido ou prateleiras sobre o vaso sanitário, para aproveitar ao máximo o espaço disponível.
  • Utilize cores claras: tons como branco, bege e cinza claro, ajudam a refletir a luz e criam uma sensação de espaço amplo.
  • Maximize o armazenamento vertical: aproveite as paredes do seu banheiro para criar espaço de armazenamento adicional. Instale prateleiras flutuantes, nichos embutidos ou armários altos até o teto para guardar itens sem ocupar espaço no chão.
  • Utilize espelhos estrategicamente: eles criam a ilusão de espaço em banheiros pequenos. Instale um grande espelho na parede acima da pia para refletir a luz e ampliar visualmente o espaço. Além disso, considere usar espelhos em portas de armários ou em painéis de parede para maximizar ainda mais a sensação de amplitude.
  • Opte por portas de correr: isso economiza espaço de circulação e permite que você utilize mais eficientemente o espaço disponível no banheiro.
  • Organize com eficiência: assim, é possível criar uma sensação de espaço aberto. Utilize cestas, bandejas e organizadores de parede para agrupar itens e manter o ambiente arrumado.
  • Valorize a luz natural: uma iluminação adequada pode fazer maravilhas para tornar um espaço pequeno mais convidativo e expansivo. Além de abusar da iluminação natural, instale luzes embutidas no teto e adicione luminárias de parede ao redor do espelho para uma iluminação funcional e complementar.

6. Planeje a iluminação na reforma de banheiro

iluminação de banheiro
Iluminação merece atenção na reforma de banheiro (Projeto: Mariana Maran)

A iluminação é um ponto essencial para criar um ambiente funcional, confortável e esteticamente agradável. Portanto, quando for planejar uma reforma de banheiro, leve em conta:

  • Espaço disponível: avalie o layout e o tamanho do seu banheiro. Considere a localização das janelas, a disposição dos móveis e acessórios, e quais áreas precisam de iluminação específica, como o espelho, o box e a área do vaso sanitário.
  • Iluminação geral: é responsável por fornecer luz suficiente para todo o banheiro. Isso pode ser alcançado com luminárias de teto, embutidas ou pendentes. Opte por luminárias com difusores ou lâmpadas opacas para criar uma luz suave e uniforme que não produza sombras indesejadas.
  • Iluminação funcional: é importante para tarefas específicas, como a aplicação de maquiagem, para se barbear ou realizar a higiene pessoal. Coloque luminárias ao redor do espelho do banheiro para iluminar o rosto de forma uniforme e sem sombras. Luminárias embutidas ou luminárias de parede são opções populares para essa finalidade.
  • Iluminação de destaque: se você tiver elementos arquitetônicos ou decorativos que deseja destacar, como nichos, prateleiras ou obras de arte, considere adicionar iluminação de destaque. Isso pode ser feito com spots embutidos, fitas de LED ou luminárias direcionáveis, que criam pontos de luz focalizados.

7. Saiba qual o valor de uma reforma de banheiro

orçamento para reforma de banheiro
Orçamento da reforma de banheiro pode nortear tamanho da obra (Projeto: Lana Rocha)

O custo de uma reforma de banheiro pode variar amplamente, dependendo do tamanho do espaço, dos materiais escolhidos e do nível de trabalho necessário.

Em média, uma reforma de banheiro completa pode custar entre R$ 5.000 a R$ 20.000 ou mais.

Contudo, como mencionamos no início das nossas dicas, é importante estabelecer um orçamento claro desde o início e pesquisar diferentes opções de materiais e profissionais para garantir que você esteja dentro das suas possibilidades financeiras.

8. Considere a quantidade de dias que demora uma reforma de banheiro

projeto de banheiro
Complexidade define duração da reforma de banheiro (Projeto: Laís Souza)

A duração de uma reforma de banheiro pode variar dependendo da extensão do trabalho necessário e da disponibilidade dos profissionais envolvidos.

Contudo, em média, uma reforma de banheiro completa pode levar de duas a quatro semanas para ser concluída.

No entanto, reformas menores, como a troca de acessórios ou a pintura, podem ser realizadas em apenas alguns dias. É importante comunicar claramente com os contratados sobre o prazo esperado e estar preparado para ajustes conforme o trabalho avança.

Reformar um banheiro pode ser uma ótima saída para renovar o espaço, desde que isso seja feito com planejamento e cuidado.

Quer entender mais sobre com renovar os ambientes? Confira as nossas dicas de reforma de casas!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Reforma de banheiro: 8 dicas para não errar...

Reforma de banheiro: 8 dicas para não errar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies