11.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Modelo de nicho para banheiro: 10 inspirações e dicas para decorar

calendar-blank-line
11.08.2023
Confira as variações e veja o que considerar na hora de escolher o melhor modelo de nicho para banheiro
minutos de leitura

O nicho é um item coringa para a decoração e organização de vários ambientes, especialmente dos banheiros. Ele é uma ótima alternativa para substituir pequenos móveis e prateleiras, economizando espaço e esbanjando elegância. Mas escolher o melhor modelo de nicho para banheiro é um desafio, pois existem várias opções disponíveis no mercado. 

Há nichos de banheiro dos mais diversos materiais, como mármore, granito e porcelanato. Esse último, em especial, é um dos melhores materiais para serem utilizados, pois oferece a maior durabilidade e funcionalidade. Por ser totalmente impermeável, o material é ótimo para ambientes molhados, como o banheiro.

O estilo e o formato dos nichos podem gerar dúvidas. Por isso, separamos uma série de dicas e inspirações para quem quer dar uma cara nova ao banheiro. Confira! 

Como escolher um modelo de nicho para banheiro? 

Banheiro em tons claros e detalhes em dourado com banheira e nicho em porcelana
Neste banheiro, nicho com iluminação embutida traz sofisticação e destaca a banheira (Projeto: Gustavo Lelis)

Antes de partir para as inspirações, que tal algumas dicas para escolher o melhor modelo de nicho para banheiro? Em primeiro lugar, você precisa pensar sobre o tamanho do espaço disponível. 

Não existe um tamanho padrão para o nicho, pois ele deve se adaptar às necessidades do morador. Mas vale atentar para alguns padrões mínimos, que ajudam a garantir a funcionalidade. Para nichos horizontais, a distância do piso até o início do nicho é de 90 cm e a altura do nicho de, no mínimo, 30 cm. Já para nichos verticais, a altura total do nicho deve ser adaptada à necessidade do morador e a sua largura deve ser de, no mínimo, 25 cm.

Outro aspecto importante é a melhor área para colocar o nicho de banheiro. Ele pode ser inserido em qualquer área do banheiro, desde que seja para otimizar o espaço. Pode ser colocado ao lado do chuveiro, para guardar shampoos, sabonetes e outros itens, ou ao lado do vaso sanitário e da cuba, por exemplo.

No entanto, reforçamos que o excesso de objetos dentro do nicho pode comprometer a funcionalidade e a organização do espaço. Por isso, é importante avaliar a real necessidade de cada item antes de colocá-lo no nicho.

Também é importante lembrar que o revestimento do nicho influencia toda a decoração do banheiro. Por isso, o porcelanato é uma excelente opção pela sua versatilidade. É possível escolher porcelanatos com diferentes texturas, cores e padrões para criar um efeito personalizado e único.

Vantagens dos nichos de porcelanato

Banheiro em tons claros e gabinete em madeira, com nicho no box
Os nichos de porcelanato podem ser discretos e elegantes, se camuflando no restante do revestimento (Projeto: Amanda Miranda)

As vantagens de escolher um modelo de nicho para banheiro de porcelanato são diversas. Um dos principais benefícios é a facilidade de instalação e acabamento, tornando o processo de colocação do nicho mais prático e rápido.

Outro ponto positivo é a resistência e durabilidade do material, que proporciona uma maior vida útil ao nicho. Ao mesmo tempo, a facilidade de limpeza e manutenção também são vantagens. Afinal, o porcelanato é um material que não absorve umidade, evitando o acúmulo de sujeira e mofo.

Além disso, você pode escolher entre diversas cores e designs, de forma que o nicho se adapte ao estilo de decoração do banheiro. Por último, o porcelanato também é um material sustentável, com baixo impacto ambiental na extração da argila, o que contribui para um consumo consciente.

10 inspirações de modelo de nicho para banheiro

Agora que já conhecemos as vantagens de escolher um modelo de nicho para banheiro de porcelanato, vamos explorar algumas inspirações de modelos para seu projeto. Com diversas opções de cores, texturas e padrões, o nicho pode ser uma peça chave na decoração do banheiro, seja de forma discreta ou chamativa. 

1 – Minimalista

Banheiro em pedra e com detalhes em preto fosco com nicho para produtos de uso pessoal
O modelo de nicho para banheiro com o mesmo revestimento da parede compõe o visual minimalista do ambiente (Projeto: Marco de Stella e Beatriz Ribeiro Arquitetura e Interiores)

O modelo minimalista de nicho para banheiro de porcelanato é ideal para quem busca uma decoração elegante. O uso de cores neutras e um design simples ajuda a integrar o nicho com os demais elementos do banheiro. Inclusive, você pode escolher um modelo de nicho para banheiro com o mesmo revestimento da parede, para compor um visual ainda mais discreto.

2 – Colorido

banheiro em tons claros com área do box com azulejos coloridos e nicho com cor diferente
Neste banheiro, o nicho foi construído com o revestimento Terralma, da Portobello, em tons de rosa (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores)

Para quem quer uma decoração mais vibrante e chamativa, um nicho de porcelanato colorido pode ser a escolha perfeita. O porcelanato pode ser encontrado em várias cores e formatos. Assim, é possível escolher um design mais elaborado ou uma cor diferente para destacar o nicho no ambiente.

3 – Com plantas 

Banheiro com azulejos em azul nas paredes do box e banheira, com nicho em forma de quadrado
O nicho também pode ganhar elementos decorativos, como pequenos vasos de plantas (Projeto: Bloco)

Outra dica interessante é utilizar plantas dentro do nicho de banheiro. Além de trazer vida e cor ao ambiente, algumas plantas são conhecidas por purificar o ar e ajudar a manter o ambiente saudável. Apenas lembre-se de escolher espécies que se dão bem com a umidade.

4 – Vertical 

Banheiro com gabinete em preda escura, box com mármore de tons claros e detalhes em dourado
O modelo de nicho para banheiro escolhido neste projeto é vertical, com três andares (Projeto: TALP Arquitetura)

Um nicho de banheiro de porcelanato vertical pode ser uma opção interessante para otimizar o espaço em banheiros pequenos. Eles também trazem um toque de modernidade ao ambiente e podem contar com prateleiras. 

5 – Na banheira

Banheiro spa com banheira em pedra clara
Aqui, o nicho posicionado ao lado da banheira ajuda a destacar a sua beleza (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores)

Ao lado da banheira, o nicho de porcelanato pode ser suporte não apenas para os produtos tradicionais, mas ganhar também velas e sais de banho que ajudam a relaxar. Já pensou em descansar em um banho de imersão com todos os itens que você precisa bem ao seu lado? O nicho proporciona essa praticidade, sem ocupar mais espaço nem ter risco de deixar algo cair.

6 – Ao lado da bancada

Lavabo em tons claros com chão em madeira
Em banheiros pequenos, o nicho ao lado da bancada ajuda a aumentar os espaços de organização (Projeto: Studio Unit)

Nichos de porcelanato ao lado da bancada podem ajudar na organização e facilitar o acesso a itens de higiene pessoal. Além disso, eles podem ser um elemento decorativo importante na composição do ambiente.

7 – Com iluminação embutida

Banheiro iluminado e amplo em tons neutros e detalhes em preto fosco
Em banheiros monocromáticos com esse, o nicho iluminado ajuda a criar pontos de destaque (Projeto: Juliana Faria)

A iluminação pode ser um elemento importante na valorização do nicho do banheiro. Usando as luzes de forma estratégica, você pode destacar o nicho e criar um ambiente mais aconchegante.

8 – De mármore

Banheiro em pedra de mármore com box amplo e banco em pedra com detalhes em dourado
O nicho com porcelanato que reproduz mármore deixa o banheiro elegante e moderno na medida certa (Projeto: Eliane Ventura)

Nichos de banheiro com revestimento de mármore são uma opção elegante e sofisticada para decorar o ambiente. Com diversas opções de cores e texturas, é possível escolher um design que se encaixe perfeitamente no estilo do banheiro.

9 – Amadeirado

Lavabo aconchegante com gabinete em madeira e maçanetas em tons pasteis  e nicho em madeira
No banheiro de criança, o nicho amadeirado deixa o ambiente mais lúdico e aconchegante (Projeto: Studio Livia Amendola e Rômulo Campos)

Nichos de banheiro de porcelanato amadeirado são uma opção quente e acolhedora para o ambiente. Hoje, há várias tonalidades de madeira disponíveis, então é possível escolher um design que se harmonize com o resto da decoração.

10 – Bicolor

Área do box em duas cores de azulejos
Os nichos também podem ganhar opções criativas, como a divisão em duas cores deste banheiro infantil (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores)

Nichos de banheiro com duas cores podem ser uma opção criativa e moderna para a decoração do ambiente. Combinar cores contrastantes ou complementares traz um toque de personalidade e deixa o espaço mais divertido. 

Em resumo, o nicho de banheiro é um elemento muito versátil e útil para a organização e decoração desse ambiente. Com diversas opções de materiais, tamanhos e cores disponíveis, é possível escolher o nicho ideal para as necessidades e preferências de cada um. Além disso, pequenos cuidados como a escolha dos objetos a serem colocados no nicho e a manutenção regular ajudam a manter o ambiente sempre funcional e agradável.

Se você também gostou desta solução, acesse o site da Oficina Portobello e escolha o seu modelo de nicho para banheiro preferido. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Modelo de nicho para banheiro: 10 inspiraçõ...

Modelo de nicho para banheiro: 10 inspirações e dicas para decorar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amei os projetos de ninchos tanto de mármore como porcelanato, porém gosto de mármore ou granito é realmente um luxo.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies