27.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
decoração em apartamento alugado
Lilian Santos em seu apartamento alugado, que ela está decorando para ficar com sua cara (Foto: Divulgação)

9 soluções sem quebra-quebra para apartamentos alugados

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.02.2023
Da experiência com a reforma de seu apartamento alugado, Lilian Santos, do Revestindo a Casa, compartilha aprendizados e dicas
minutos de leitura

Encontrar um imóvel disponível no mercado, perfeito e pronto para morar é praticamente uma missão impossível! Falo por experiência própria que, na busca por um apartamento, precisamos elencar as nossas prioridades e, muitas vezes, conviver com alguns pontos que não nos agradam tanto. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Às vezes é o piso da cozinha, outras o azulejo do banheiro… Algumas situações são mais fáceis de contornar do que outras. Mas se você não deseja investir muito ou o locador proíbe a troca de revestimentos, elenquei nove soluções para atenuar o incômodo em imóveis alugados.

Leia também:

1. Instale piso sobre piso

piso cinza na sala
Quando feita corretamente, a instalação de piso sobre piso é imperceptível (Foto: Portobello)

Quando a troca de pisos em um imóvel alugado não é possível, mas você simplesmente não consegue conviver com o revestimento escolhido pelo locador, há a possibilidade de aplicar outro piso sobre aquele existente. 

Seja com o intuito de evitar uma grande reforma, reduzir os gastos ou pela proibição de retirar o piso em questão, essa costuma ser uma alternativa viável para os locatários. Mas atenção: neste processo, é fundamental verificar as condições do piso antigo, que precisa estar perfeitamente aderido à base, sem partes ocas ou estufamentos. 

Quanto ao novo piso, não há grandes restrições, sendo possível instalar cerâmicos, porcelanatos, rochas, laminados, vinílicos… Alguns deles podem até ser removidos sem grandes transtornos e levados para o seu futuro lar. As peças com espessura slim, de até 6 mm, são uma excelente opção e garantem um acabamento impecável para a superfície.

Em todos os casos, é importante solicitar uma vistoria da mão de obra especializada que vai fazer a instalação do produto. Por serem mais experientes, eles vão conseguir analisar se vai ser possível a aplicação e fazer um orçamento mais adequado para esse tipo de serviço. Outro ponto importante é, quando necessário, utilizar uma argamassa indicada para piso sobre piso. 

2. Substitua rejuntes

cores de rejunte
Brincar com contrastes entre as cores de rejunte e de revestimento valoriza ambientes (Foto: Portobello) 

Quem nunca entrou no banheiro ou na cozinha do imóvel alugado e ficou horrorizado com os rejuntes encardidos? Embora a solução mais óbvia seja substituir o revestimento, ela nem sempre é a mais simples.

Se a razão do seu incômodo é única e exclusivamente o rejunte, que de fato compromete a estética do piso ou parede, você pode substituí-lo sem grandes investimentos em mão de obra ou produtos. 

Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para remover o rejunte antigo, como a serra circular e o raspador. Apesar da serra ser mais rápida, ela pode danificar o revestimento ou até tubulações hidráulicas, motivo pelo qual o raspador é mais indicado. 

Retirado o rejunte antigo, com a área limpa e seca, é só aplicar o novo rejunte e trazer vida nova ao revestimento do seu imóvel alugado. O locador com certeza irá agradecer! 

3. Invista em bancadas removíveis e móveis em tamanho padrão 

Bancada Eiffel da Officina Portobello (Foto: Portobello)

Os móveis, armários e bancadas feitos sob medida são impecáveis, mas podem não ser a melhor opção para um apartamento alugado. Considerando que você pretenda se mudar em alguns anos, vale a pena investir em um mobiliário solto, de tamanho padrão, que possa ser levado para o futuro lar. 

A Officina Portobello produz bancadas removíveis perfeitas para quem deseja reformar o banheiro, mas prefere um investimento a longo prazo, que poderá ser usufruído onde quer que você vá. 

4. Troque os metais

metais dourados no banheiro
A troca do chuveiro e das torneiras por metais dourados pode trazer mais elegância à composição (Projeto: Andréa Gonzaga)

Na impossibilidade de substituir as pedras e louças de cozinhas, lavabos e banheiros, uma solução para embelezar o ambiente e trazer mais conforto para o seu dia a dia é substituir os metais. Com tantas opções disponíveis no mercado, você pode eleger uma torneira ou chuveiro que combine mais com seu estilo, economize água ou ofereça maior conforto térmico. 

5. Banheira de imersão

Neste banheiro, a banheira de imersão Sabbia Bahia conta com uma bica de piso (Foto: Portobello)

O sonho de uma banheira não precisa ficar para trás apenas porque seu imóvel é alugado. As banheiras de imersão não possuem jatos de hidromassagem e outros acessórios, apenas entrada e saída de água. 

Isso facilita a instalação e permite que seja movida de lugar, inclusive, transportada para outra residência em uma eventual mudança, já que ela é apenas apoiada sobre o piso. Destaque para as banheiras de imersão em estilo vitoriano, um modelo clássico com a borda curvada para fora. 

6. Pintura

parede azul de destaque com boiseries
Projeto da arquiteta Jessica Castro ganhou parede azul de destaque com boiseries (Projeto: Jessica Castro | Foto: PicCompany)

Com um dos melhores custo-benefícios do mercado, a tinta é a principal alternativa para reformas baratas e sem quebra-quebra. Você pode abusar das cores em paredes e até no teto para trazer novos ares ao imóvel. Só tenha em mente a possibilidade de ter que pintá-las novamente da cor original ao devolver o imóvel. 

Em algumas situações, é possível negociar e dividir custos ou conseguir que a reforma seja totalmente custeada pelo proprietário, se ele também tiver interesse em renovar os ambientes e valorizar a sua propriedade.

Existem muitas tintas disponíveis no mercado e conhecê-las ajudará a definir o que você precisa. A mais comum para paredes de alvenaria internas e externas é a tinta acrílica. Feita à base de água, ela possui secagem rápida e é impermeabilizante, facilitando a limpeza, que pode ser feita com um pano úmido ou esponja. 

7. Papel de parede

Papel de parede Arshile verde
Papel de parede Arshile, da Murals Wallpaper, com sugestão de aplicação (Foto: Murals Wallpaper / Divulgação)

O papel de parede é uma excelente solução para locatários! Os modelos mais comuns são o adesivo e o colado. Embora não possam ser retirados e reaproveitados no imóvel seguinte, essa ainda é uma opção com bom custo-benefício e rápida execução quando comparada à troca de revestimentos. 

Outra opção é o papel de parede líquido, este sim com a opção de reaproveitamento. Também comercializado como ecopaper, trata-se de um material composto, geralmente, por gesso, algodão ou fibras de celulose e seda. Ele deve ser misturado com água e, então, aplicado na parede com a ajuda de uma desempenadeira. Para retirá-lo, basta borrifar água, retirar o produto, espalhar sobre uma placa de vidro e esperar secar novamente. Assim, ele poderá ser reutilizado quando quiser. 

Se você está preocupado com o orçamento, vale lembrar que não é necessário aplicar o papel de parede em todas as paredes do ambiente. Mesmo em uma única parede, já é possível alcançar um efeito bacana e não tão caro.

8. Decore as paredes

quadros apoiados na mesa
O uso de quadros apoiados é uma boa alternativa para decorar paredes de apartamentos alugados (Foto: Portobello)

Sabemos que nem sempre é possível pintar ou instalar papéis de parede em um apartamento alugado. Além disso, nem sempre o investimento vale a pena, tendo em vista que você ainda não é o proprietário do imóvel. 

Uma forma de trazer personalidade ao ambiente e disfarçar aquele revestimento que você não ama, é pendurar quadros, obras de arte, porta-retratos, jóias decorativas, nichos, prateleiras e ganchos. Só verifique a regra do locador quanto aos furos na parede para evitar dor de cabeça futura. 

9. Aposte em têxteis

sobreposição de tapetes
A sobreposição de tapetes é uma alternativa para esconder ao máximo o piso do locador (Foto: Reprodução)

Quando você se encontra diante de muitas restrições ou um orçamento baixo para a reforma do imóvel alugado, os têxteis podem ser a salvação para não ficar encarando aquele piso horrendo. Invista em tapetes que você goste e que possam ser levados para a próxima residência. O mesmo vale para cortinas e tapeçarias, que ajudam a disfarçar paredes e janelas. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

9 soluções sem quebra-quebra para apartamen...

9 soluções sem quebra-quebra para apartamentos alugados

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies