03.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Banheiro com paredes em madeira e detalhes em porcelanato branco
Cores, texturas e estampas podem deixar seu banheiro charmoso Projeto: Carla Felippi) | Fotos: Júlia Tótoli)

Revestimento para banheiro pequeno: inspirações e dicas para acertar na escolha

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.08.2023
minutos de leitura

Na hora de construir ou reformar, a escolha do revestimento para banheiro pequeno é crucial. Em espaços maiores, esse material já faz toda a diferença. Mas, quando falamos de ambientes pequenos, a decisão fica ainda mais importante. Além de bonito, o revestimento deve ser funcional e ajudar a dar uma sensação de amplitude. 

Existe um mito de que ambientes apertados devem usar sempre revestimentos de formato pequeno. Só que isso não é verdade. Dependendo das dimensões do banheiro, é possível revesti-la com uma única peça grande de porcelanato, por exemplo. Assim, você economiza no uso de rejuntes e deixa o ambiente com uma sensação de continuidade maior. 

Ou seja, a escolha do revestimento para banheiro pequeno passa por muitos detalhes. Neste conteúdo, vamos apresentar os melhores tipos, suas características e algumas inspirações para te ajudar a escolher o ideal. Boa leitura!

Qual o melhor tipo de revestimento para banheiro?

Banheiro branco com gabinete em madeira e nicho com azulejo colorido
Banheiros pequenos podem ganhar muito charme com apenas alguns detalhes do revestimento certo (Projeto: Ana Toscano Arquitetura e Interiores / Foto: Julia Ribeiro)

Escolher o melhor revestimento para banheiro exige atenção a alguns detalhes técnicos. Um deles é a resistência à umidade, já que o acúmulo de água pode causar infiltrações, mofo, bolor e manchas nas paredes e no piso. Por isso, é recomendado optar por materiais zero porosos, que não absorvem água, como o porcelanato.

Além disso, é fundamental escolher um material que seja fácil de limpar, para evitar que a manutenção do banheiro se torne uma tarefa cansativa e demorada. Nesse sentido, o porcelanato também aparece como a melhor opção de revestimento para banheiro. 

Esse material oferece maior resistência, durabilidade e menos absorção de água em relação a materiais naturais. Além disso, o porcelanato pode ser encontrado em diferentes texturas e acabamentos. Assim, é possível criar diversos estilos de decoração para o banheiro, desde o mais clássico até o mais moderno.

Leia também: 

Revestimento para banheiro pequeno

Banheiro em tons claros e box com concreto queimado
Neste projeto, o porcelanato escolhido foi o Bleu de Savoie, em grande formato 120x120 (Projeto: Natalia Lemos Arquitetura)

No caso de um banheiro pequeno, é importante levar em consideração o tamanho do ambiente e a disposição dos elementos dentro dele, como o vaso sanitário, a cuba e o box. E também o formato do revestimento.

Nem sempre a única opção para banheiros pequenos são os revestimentos pequenos. Dependendo do tamanho e formato do seu banheiro, você pode instalar uma única Lastra, reduzindo o uso de rejunte e dando uma maior sensação de continuidade. Para tomar a melhor decisão, você pode procurar um dos especialistas nas lojas Portobello Shop. Com as medidas do seu banheiro em mãos, eles conseguirão calcular qual peça melhor se encaixa.

Inspirações de revestimento para banheiro pequeno

Se o seu banheiro é pequeno, o revestimento escolhido pode fazer toda a diferença na sensação de amplitude e conforto do espaço. Algumas opções de revestimentos para banheiro pequeno que podem ajudar a criar essa sensação são:

Concreto

Banehiro em tons escuros, moderno e bem iluminado
Os porcelanatos que reproduzem o concreto são uma opção bonita e fácil de limpar para banheiros modernos e cheios de personalidade (Projeto: Ribas Engenharia)  

O porcelanato que reproduz concreto é um tipo de revestimento cada vez mais popular na decoração de banheiros modernos. É um material versátil, que pode ser aplicado tanto em paredes quanto no piso, e pode ser encontrado em diferentes tonalidades e acabamentos.

O concreto oferece um aspecto rústico e industrial ao banheiro, o que o torna uma boa opção para quem busca um estilo mais contemporâneo. Para espaços pequenos, também pode ser uma forma de dar personalidade ao ambiente sem precisar de muita decoração.

Mármore 

Banheiro em tons neutros com detalhe em parede de mármore
Os revestimentos que reproduzem mármore são sempre boas opções para adicionar elegância e charme ao banheiro (Projeto: João Gabriel)

O porcelanato marmorizado é uma ótima opção para adicionar elegância e charme aos banheiros, mesmo os menores. Mas preste atenção nas cores. Em espaços pequenos, é interessante apostar em cores claras, que ampliam o ambiente e proporcionam uma sensação de limpeza. 

O branco é uma opção clássica e atemporal para banheiros pequenos. Mas você pode adicionar pequenos detalhes em outras cores neutras. 

Madeira

Banheiro em tons claros, iluminado, com amplo gabinete e detalhe com pastilha colorida
Neste projeto, o porcelanato que reproduz madeira foi combinado com outros revestimentos claros, para deixar o ambiente mais neutro (Projeto: Stilo Arquitetura)

No mesmo sentido, o porcelanato amadeirado é uma opção moderna e elegante para revestir o banheiro pequeno. Ele traz a sensação de aconchego e conforto para o ambiente, sem abrir mão da durabilidade e resistência do porcelanato. Além disso, o acabamento amadeirado é versátil e pode ser combinado com diferentes estilos de decoração. Mas, assim como o mármore, vale apostar nos tons mais claros.

Relevos

Banheiro com pia em mármore escuro e paredes em relevo
Os relevos são uma ótima opção de revestimento para banheiro pequeno, principalmente em tons mais claros (Projeto: Danielle Scardini)

Revestimentos com relevo, como pastilhas com superfície irregular ou azulejos com relevo, ajudam a criar profundidade e movimento no ambiente. Também são uma ótima forma de deixar seu espaço mais bonito sem ter que ocupar muito espaço com decorações. 

Estampa

Banheiro com com gabinete em madeira e papel de parede com padrões geométricos
A linha Athos Bulcão é perfeita para quem deseja um projeto customizado e descontraído (Projeto: NOP Arquitetura

Se você gosta de estampas, mas tem medo de sobrecarregar o ambiente pequeno, uma opção é escolher um revestimento com desenhos discretos, como um padrão geométrico em tons de cinza. A linha Athos Bulcão, por exemplo, tem ótimas estampas em cores neutras, como branco e preto. 

Em resumo, escolher o revestimento para o banheiro é uma etapa importante na reforma ou construção da sua casa. É preciso levar em conta as características do material, a durabilidade, resistência e especificações do fabricante. Além de harmonizar com os outros elementos da decoração do ambiente.

Na hora de escolher o revestimento para banheiro pequeno, é importante buscar opções que ajudem a ampliar o espaço e criar uma sensação de conforto e aconchego. Com a variedade de opções disponíveis no mercado, é possível encontrar o revestimento perfeito para o seu projeto.

Gostou do nosso conteúdo, mas ainda tem dúvidas na hora de decidir? Então acesse o site da Portobello e encontre a loja mais próxima na sua região. Lá você encontrará um mapa com todas as lojas da rede, além de poder conferir todas as peças que mostramos aqui e outros modelos de revestimento para banheiro pequeno!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimento para banheiro pequeno: inspiraç...

Revestimento para banheiro pequeno: inspirações e dicas para acertar na escolha

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies