06.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sala de estar desenhada pelo escritório de Mylena recebeu design autoral brasileiro e objetos decorativos (Projeto: Mylena Bonfim Arquitetos)

Como definir o estilo de decoração de um projeto

 minutos de leitura
calendar-blank-line
06.03.2023
A arquiteta Mylena Bonfim compartilha seu processo para entender as preferências dos clientes
minutos de leitura

A arquiteta paraense Mylena Bonfim gosta de arquitetura contemporânea. No seu escritório, no entanto, se lança em uma busca pelo estilo que melhor se adapta ao gosto do cliente. Pode ser rústico, minimalista, clássico, industrial, não importa. O desafio é chegar a essa resposta.

Leia também:

“Faço perguntas, pego referências. Vamos na casa atual dele para entender mais”, disse a profissional, que especifica na Portobello Shop Manaus. “Quando é um novo cliente, além de perguntar e pedir inspirações, preciso saber o que ele gosta e o motivo. Nessa parte, nos aprofundamos. Quanto mais dados ele nos der, menos erramos”. 

Arquiteta Mylena Bonfim
Arquiteta Mylena Bonfim dá dicas para acertar no estilo da decoração (Foto: Gabriel Gardini)

As redes sociais também são aliadas. Hoje é comum que clientes cheguem com recortes, repletos de referências saídas de Pinterest (aproveite para seguir o Archtrends no Pinterest!). 

Obviamente, as centenas de fotos com ideias não irão para o projeto final, mas com essas imagens é possível entender mais as preferências do morador. 

“O seu projeto não vai ficar cheio dessas referências, mas conseguimos perceber as cores, o que ele mais gosta. Cabe a nós, arquitetos, entender e sugerir para ele sair da zona de conforto”. 

A pedido do Archtrends, ela compartilhou algumas dicas para definir um estilo em um projeto de arquitetura e interiores. Confira a seguir:

Sala com sofá bege e pé direito duplo
Redes sociais podem ajudar a encontrar a definir a decoração (Projeto: Mylena Bonfim Arquitetos)

1. Conheça diferentes estilos

Mylena ressalta a importância em saber a definição de cada estilo, ler a respeito, buscar referências. Saber o que configura um ambiente contemporâneo ou clássico, o que os diferencia. Se tem simetria, o tipo de mobiliário, cores, entre outras características. E esse aprendizado vale tanto para arquitetos, como para moradores. 

“Tem clientes que gostam do clássico, mas não sabem o que é”, disse. “Você tem que entender até para dizer o que é”.

Sala com sofá acinzentado e mesas de centro com objetos decorativos
Observar hábitos e dinâmica na casa, entre familiares, ajuda a traçar um projeto de interiores (Foto: Mylena Bonfim Arquitetos)

2. Redes sociais 

“Hoje, as redes sociais facilitam muito para que a pessoa entenda o que quer, e o arquiteto saiba que linha de raciocínio o cliente está pensando”, disse. 

Em poucos segundos, usando redes sociais, é possível encontrar inúmeras variações de decoração de ambientes. Nos últimos anos, elas se tornaram grandes aliadas dos escritórios de arquitetura. 

Como Mylena explicou, nem tudo que entrou na pastinha de referências será selecionado e entrará no projeto, mas essa seleção ajudará ao arquiteto entender mais sobre o gosto de seu cliente. 

O Archtrends é uma excelente ferramenta para pesquisa de referência, com cerca de 50 mil imagens de projetos de arquitetura e interiores brasileiros. É possível filtrar as inspirações por ambiente ou produto Portobello, salvar em pastas e compartilhar. Navegue aqui.

3. Observe hábitos, família e estilo de vida 

Mylena conta que, em alguns casos, o cliente já tem móveis e objetos para levar para casa nova. Ela então pede fotos, faz visita. Afinal, esses pertences podem influenciar no projeto. Em outros casos, alguns clientes querem fazer cozinha e varanda gourmet, mas não costumam receber convidados em casa. Seria mesmo necessário? 

Esses questionamentos são fundamentais no contato entre arquitetos e clientes, pois o dia a dia do morador e de sua família, rotina, necessidades, assim como o valor disponível para as reformas influenciam no estilo do projeto e na escolha de materiais. “Entender a dinâmica é importante”, disse a arquiteta. 

Cozinha planejada com cobogó branco
Observar hábitos e dinâmica na casa, entre familiares, ajuda a traçar um projeto de interiores (Foto: Mylena Bonfim Arquitetos)

A paraense Mylena Bonfim sempre quis trabalhar com algo ligado à criatividade e, por isso, optou pela Arquitetura. “Gostava de moda, criar peças, brincos”, lembra. “Não sabia ao certo o que era a Arquitetura, mas a área da criação me chamava atenção e por isso prestei o vestibular”. 

Ela se formou na Universidade Federal do Pará, no estado onde nasceu, e se mudou para Manaus, AM. Trabalhou um tempo com a empresa da família. Lecionou em universidades e, há cerca de 20 anos, abriu o seu escritório, o Mylena Bonfim Arquitetos. 

Hoje, conta com uma equipe de dez profissionais, entre arquitetos e estagiários, no bairro de Adrianópolis. “Fazemos projetos arquitetônicos comerciais e residenciais, e interiores”, disse. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Como definir o estilo de decoração de um pr...

Como definir o estilo de decoração de um projeto

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies