7 projetos inspirados na decoração parisiense
A decoração parisiense é conhecida por sua elegância discreta, sofisticação e mistura harmoniosa de elementos clássicos e contemporâneos.
Ela é marcada por características como o uso de tons neutros com toque de cor, detalhes arquitetônicos como molduras, janelas amplas e uso de mármore. Além da valorização das artes e de elementos luxuosos, como móveis adornados, lustres e outros detalhes.
Para se aprofundar no estilo da Cidade Luz, Paris, acompanhe a leitura e confira exemplos de como ter uma decoração parisiense.
Leia também:
- Decoração oriental: inspire-se na estética que ganhou a Semana de Design de Milão
- Cores que acalmam: como compor ambientes tranquilos
1. Estilo parisiense em vários elementos da sala de jantar
Para começar, um ótimo exemplo de decoração inspirada em Paris. Na sala de jantar, as paredes brancas se unem aos tons neutros dos móveis, ressaltando os detalhes em cores.
Um deles, um clássico da decoração parisiense: os murais. Além das flores nas paredes, o arranjo na mesa chega para colorir o espaço, levando mais vida ao ambiente neutro.
Além desses detalhes, o piso em porcelanato que interpreta mármore leva sofisticação e praticidade ao ambiente. Vale mencionar ainda outras características do estilo parisiense, como as prateleiras embutidas e a mistura de móveis com design contemporâneo e clássico.
2. Detalhes dourados se sobressaem em decoração parisiense
Mais um projeto em estilo parisiense que traz paredes brancas, a sala de estar reúne ainda outras características desse tipo de decoração. Entre elas, janelas amplas que valorizam a iluminação natural.
Por falar em iluminação, outro clássico desse estilo é o lustre imponente em tom puxado para o dourado que, aliás, salta aos olhos no espaço.
A cor do ouro aparece em detalhes no guarda-corpo da escada, no ornamento dos móveis e na moldura do quadro. Itens que, inclusive, ajudam a compor a decoração parisiense.
Destaque ainda para o tapete, que leva elegância e conforto, além do piano, que é puro charme e remete a uma decoração vintage.
3. Verde é opção para fugir um pouco dos tons neutros e claros
Para quem prefere espaços com mais cor, os tons que remetem a pedras preciosas são os ideais para seguir o estilo parisiense. Assim, é possível manter a classe e a opulência.
É o que acontece no banheiro em destaque. Além do piso, com reprodução de mármore verde em porcelanato, o verde ainda aparece nas paredes trabalhadas.
Detalhes em dourado chegam para dar um toque a mais de sofisticação. E, claro, destaque para o painel, que retrata a natureza com árvores e pássaros.
4. Móveis trabalhados são ideais para um ambiente parisiense
Uma das maneiras mais práticas de aderir à decoração parisiense é investir em móveis trabalhados, com estilo clássico.
É possível investir em peças vintage, que acrescentem tradição e história aos espaços, ou ainda comprar móveis novinhos que reproduzam essa aparência.
Na sala em destaque, outros elementos também ajudam a compor o estilo parisiense. Por exemplo, as janelas amplas, do chão ao teto, com cortinas leves que valorizam a luz natural.
Tapete, flores, cores claras e neutras também são elementos que levam o charme da capital francesa aos espaços.
5. Elegância atemporal com toque de modernidade
Uma das vantagens do estilo parisiense é proporcionar um ambiente atemporal. Afinal, costuma mesclar elementos que remetem ao passado, e aqueles contemporâneos, fazendo um contraponto.
No salão de jogos acima, diversos itens podem ser destacados na hora de compor um espaço com toque parisiense.
Mais uma vez, as janelas amplas fazem a diferença, valorizando a natureza e tornando os espaços mais agradáveis. Luzes com tom amarelo foram usadas ainda para criar um clima intimista.
Inclusive, as arandelas trabalhadas, em estilo neoclássico, são ótimas para dar um toque parisiense. Sobretudo quando elas aparecem adornando o centro dos boiseries das paredes verdes.
No piso, o mármore preto ganha sua interpretação em porcelanato de maneira fiel, mantendo a elegância parisiense, mas de uma forma mais prática e sustentável.
6. Boiserie é detalhe muito presente na decoração parisiense
Você já deve ter notado que uma espécie de moldura nas paredes está presente em todos os projetos que destacamos até agora.
Trata-se do boiserie, um ornamento muito comum no passado, mas que voltou a ser tendência e vem conquistando pessoas adeptas a diferentes estilos de decoração.
No passado, esses adornos eram feitos em madeira. Contudo, hoje em dias há diversas formas de criar os detalhes com mais praticidade.
A linha Finiture da Portobello, por exemplo, traz diversos elementos que são ideais para acabamentos, incluindo rodameios que podem formar boiseries de diferentes estilos e tamanhos.
Junto desse detalhe tipicamente parisiense, o projeto em destaque traz também a presença do dourado, móveis clássicos e trabalhados, além do azul do móvel, que ganha destaque entre as cores neutras.
7. Tons claros e muitos elementos parisienses em quarto
O branco predomina quando o assunto é decoração parisiense. E ele também é destaque no quarto acima, que traz o tom não só na base, como nos revestimentos e na pintura, e também na mobília e nos têxteis, como roupas de cama, cortinas e tapete.
A cor clara é uma ótima opção para ampliar os espaços, trazer leveza e tornar mais sutil a decoração ornamentada, tipicamente parisiense.
Inclusive, entre esses adornos estão os detalhes em dourado nos móveis claros, arandelas, o lustre que se destaca no centro do teto, além do painel da televisão em porcelanato que reproduz mármore.
Para quem quer fugir um pouco do branco e aquecer os espaços, também temos dicas valiosas. Continue no Archtrends e descubra como usar bege na decoração!