08.03.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espaço para compartilhar e reunir, sala de jantar merece cuidado especial na decoração (Projeto: Lana Rocha)

Sala de jantar: 50 referências de decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.03.2024
Confira 50 ideias inspiradoras de decoração para transformar sua sala de jantar em um espaço elegante e acolhedor
minutos de leitura

A sala de jantar é um ambiente onde desfrutamos de momentos especiais ao lado dos amigos e da família. Ou seja, é um espaço de compartilhamento, que pede alguns cuidados para garantir o bem-estar das pessoas.

Isso explica por que as escolhas de decoração fazem toda a diferença.

Mais do que mobiliar o ambiente com mesa e cadeiras, outros elementos podem ser inseridos para criar uma atmosfera interessante, como cores, materiais, texturas, revestimentos, entre outros.

Portanto, as possibilidades são inúmeras. Vale usar da criatividade para compor uma sala de jantar que tenha tudo a ver com a sua personalidade.

Mas por onde começar?

Um ótimo ponto de partida é conhecer projetos feitos por arquitetos e designers de interiores para usar de inspiração.

Confira a seguir!

1. Sala de jantar de loft cosmopolita

projeto sala de jantar
Combinação entre cores neutras e formas orgânicas caracterizam a decoração desta sala de jantar (Projeto: Mariana Pesca | Foto: Andre Klotz)

O projeto é inspirado na imagem de uma mulher independente, forte e autêntica. Em todo o ambiente, as cores claras e neutras foram valorizadas. Também há presença de formas orgânicas nos móveis, lustres e piso.

O revestimento no piso, Kit Janeiro Off White, faz parte da linha Ipanema da Portobello, desenvolvida em parceria com Oskar Metsavaht. São peças baseadas no neotropical e elaboradas a partir de um olhar contemporâneo e carioca.

Todas essas escolhas contribuíram não apenas para o estilo como também ajudaram a manter a sensação de amplitude da sala de jantar.

2. Sala de jantar inspirada em um parque

sala de jantar
O movimento no ambiente fica por conta das curvas e do contraste entre as cores complementares (Projeto: Mariah)

Projetos podem ser criados a partir de um tema. Neste exemplo acima, por estarem localizados em frente ao parque Barigui, em Curitiba, a sala de jantar e todo o apartamento foram idealizados como uma forma de extensão de um espaço verde urbano.

Para tornar o ambiente acolhedor, as arestas das paredes foram trocadas por cantos suaves, trazendo uma maior fluidez. Ainda, as curvas dialogam com as demais formas, como o arco do hall e as formas dos móveis.

O tom claro do revestimento usado no piso cria um contraste com a madeira escura e os móveis.

Da mesma forma, o contraste entre as cores complementares, vermelho e verde, ajuda a trazer personalidade e movimento para a sala de jantar.

3. Sala de jantar pequena

sala de jantar pequena
Apartamento clean revestido com Nord Ris, que reproduz o concreto numa tonalidade mais clara (Projeto: Studio Oh Interiores)

Cada vez mais pessoas vivem em apartamentos e casas com espaço reduzido. Mas isso não significa que a sala de jantar não possa ter um cantinho para chamar de seu.

No projeto acima, o espaço da cozinha foi bem aproveitado com o uso da ilha onde foi colocado o cooktop e que também serve como bancada de apoio.

Ao lado, uma mesa redonda cumpre a função central da sala de jantar, bem abaixo de uma moderna luminária pendente. O espaço bem planejado permite uma boa circulação e conforto as refeições.

4. Sala de jantar com mesa de canto alemão

sala canto alemão
Aconchego, estilo e funcionalidade proporcionados pelo canto alemão (Projeto: Doma Arquitetura | Foto: Mariana Orsi)

A mesa de canto alemão é uma excelente aposta, principalmente para as salas de jantar pequenas.

Isso porque ela permite aproveitar, literalmente, qualquer cantinho das áreas comuns da casa, otimizando o espaço disponível.

Com criatividade, é possível fazer combinações diferenciadas que saiam do comum, como no projeto acima. A arquiteta mesclou diferentes materiais e cores que conversam com os outros ambientes do studio.

5. Sala de jantar clássica

projeto sala de jantar grande
Piso com a pedra Travertino no acabamento polido transmite sofisticação ao ambiente (Projeto: Alfredo Aguilera e Karla Tarin | Foto: Arq. Alvaro Mier)

A combinação entre o mobiliário de formato orgânico, a ampla janela com visão para o exterior da casa e os demais materiais que remetem à natureza não foi por acaso.

Esses elementos foram escolhidos para criar um ambiente aconchegante, acolhedor e com um visual clássico. Foi pensado para ser um espaço flexível para atender a toda família.

O mármore se destaca tanto na mesa feita sob medida quanto no piso revestido com porcelanato Travertino Navona. Suas cores claras estabeleceram um contraste com as cadeiras de madeira e couro escuro e os demais objetos decorativos.

6. Sala de jantar com aparador

projeto com aparador para sala
Itens decorativos dão ainda mais destaque ao aparador da sala de jantar (Projeto: Velludo Arquitetura | Foto: Felipe Cuine)

Esta sala de jantar esbanja elegância por meio da simplicidade e da escolha certeira sobretudo dos materiais usados no mobiliário.

A combinação entre madeira e vidro da mesa da sala de jantar traz muito estilo para o ambiente, junto das cadeiras confortáveis e com formato diferenciado.

Não podemos deixar de ressaltar também o aparador, uma peça bastante útil para servir de superfície de apoio e guardar os utensílios usados nas refeições. Para dar um toque extra de elegância, o aparador foi revestido com Bianco Covelano da Portobello.

7. Sala de jantar com espelho

espelho para sala de jantar
Espelhos são sinônimo de elegância e contribuem para a sensação de amplitude (Projeto: Marina Mascarello Arquitetura)

A sala de jantar com espelho é um clássico na decoração. E não faltam motivos para isso.

Afinal, além de trazer amplitude para os ambientes, os espelhos carregam um ar de elegância e sofisticação. Mas, para trazer uma sensação agradável, deve ser escolhido no tamanho certo.

Também existem opções de espelhos com moldura e os espelhos contínuos, que vão do teto ao piso, perfeito para ampliar as salas de jantar com espaço reduzido.

8. Sala de jantar cheia de brasilidade

decoração de sala de jantar
O revestimento Gouache Bleu Marine cria um forte contraste com o tom claro do piso revestido com Bianco Covelano (Projeto: Hugo)

Uma ideia de decoração para sala de jantar é explorar elementos da cultura brasileira, como no projeto acima, ou até de outras culturas.

Tanto os materiais quanto as cores e objetos decorativos remetem à brasilidade de forma sutil e cheia de estilo.

Ao mesmo tempo, a sala de jantar dialoga com a cozinha em cores mais neutras do outro lado da bancada, criando uma integração interessante entre os dois ambientes.

9. Sala de jantar com tons neutros

sala de jantar
Projeto em tons neutros e móveis atemporais, com toques de cor em algumas marcenarias (Projeto: Kenia Azevedo/Foto: DaLe Fotografia)

Esta sala de jantar concebida em um layout de conceito aberto promove a integração harmoniosa com a varanda gourmet e a cozinha, criando um ambiente amplo e acolhedor.

A paleta de cores privilegia tons neutros, proporcionando uma base serena e elegante, que se complementa perfeitamente com o uso de móveis de design atemporal. As peças não só oferecem funcionalidade e conforto como também adicionam uma camada de sofisticação ao espaço.

Detalhes em marcenaria trazem toques de cor pontuais, quebrando a monotonia e introduzindo elementos de interesse visual e personalidade ao conjunto.

10. Sala de jantar com design contemporâneo

projeto de sala de jantar moderna
Tons claros e neutros foram combinados com detalhes em madeira, trazendo amplitude e beleza à sala de jantar (Projeto: Duo Studio arquitetura)

Decorar uma sala de jantar com um toque de contemporaneidade e elegância é uma ótima opção para quem gosta de minimalismo.

No projeto acima, a mesa de jantar fornece uma base neutra e moderna, circundada por cadeiras estofadas em bege claro, uma combinação de conforto e estilo minimalista.

As paredes adornadas com texturas amadeiradas em tons claros e iluminadas por faixas de luz embutidas verticais adicionam profundidade e um jogo de luzes.

A inclusão de elementos naturais, como a planta em um vaso de concreto rústico, introduz uma energia orgânica ao espaço.

11. Sala de jantar minimalista

sala de jantar minimalista
Sala de jantar onde o layout privilegia a integração entre as pessoas (Projeto: OSA - Osvaldo Segundo Arquitetos/Foto: Fábio Severo)

Nesta sala de jantar minimalista, o design é intencionalmente simplificado. A integração entre os espaços promove o encontro e a conexão entre as pessoas.

A escolha do piso, em um tom escuro, estabelece uma base sólida que dá o tom para o ambiente, servindo de pano de fundo para a seleção de cores e materiais que compõem o espaço.

As linhas limpas da mesa e das cadeiras, todas em tons neutros, reforçam a estética minimalista, onde menos é definitivamente mais.

O uso de materiais como a madeira e o couro na cadeira de destaque adiciona uma camada de textura e calor, contrastando com a frieza elegante do piso e das paredes.

A iluminação suave, combinada com a luz natural que se infiltra através das persianas, cria um ambiente acolhedor, perfeito para refeições tranquilas ou conversas profundas.

12. Sala de jantar com mármore intenso

painel de porcelanato para sala
Painel de porcelanato é o ponto de elegância desta sala de jantar (Projeto: Tallyta Desiree Alcântara Beltrão)

Esta sala de jantar contemporânea é um exemplo de como a textura e os materiais podem ser utilizados para criar um espaço sofisticado.

No coração do projeto, o uso estratégico do painel de porcelanato que interpreta mármore na tonalidade intensa do revestimento Or de Cacau confere ao ambiente uma personalidade marcante e um senso de exclusividade.

Ancoradas por uma mesa oval, as cadeiras com detalhes em vime natural criam um diálogo entre o artesanal e o moderno, enquanto a iluminação pendente circular adiciona uma luminosidade suave.

A habilidade em combinar materiais nobres, paleta de cores refinada e mobiliário de qualidade traduz-se em um ambiente que é tanto um retiro quanto um espaço de socialização, perfeitamente adaptado às exigências da vida moderna.

13. Sala de jantar com simplicidade geométrica

projeto de sala de jantar
A mesa robusta contrasta com o piso claro, deixando o ambiente sofisticado nesta sala de jantar (Projeto: Isabella Toledo)

Esta sala de jantar exibida é um tributo à simplicidade geométrica e ao design minimalista.

A parede tridimensional ao fundo com padrões geométricos em relevo se destaca como uma peça de arte arquitetônica, adicionando textura visual e um jogo de luz e sombra que é tanto dinâmico quanto sutil.

A iluminação com pendentes de vidro transparente criam um ambiente acolhedor e adicionando um toque contemporâneo ao conjunto.

A escada ao fundo, com degraus flutuantes, reforça a estética moderna e limpa do espaço, sugerindo uma continuidade e fluxo para outras áreas da casa.

Este design é exemplar em sua capacidade de combinar funcionalidade e forma, oferecendo uma sala de jantar que é ao mesmo tempo elegante e perfeitamente adequada para momentos de convívio.

14. Sala de jantar com Nero Venato

painel para sala de jantar
Destaque desta sala de jantar é o design luxuoso e contemporâneo (Projeto: Bruno Custodio)

Nesta sala de jantar, o revestimento Nero Venato é a estrela indiscutível.

O grande painel desta pedra luxuosa, conhecida por suas veias dramáticas semelhantes a relâmpagos de cor clara sobre um fundo escuro profundo, serve como um pano de fundo contrastante com a mesa de jantar branca brilhante.

Detalhes como os arranjos altos de plantas verdes em vasos brancos trazem um sopro de vida e cor, enquanto os apliques de parede de design simples, mas elegante, adicionam camadas de iluminação que acentuam as paredes texturizadas e os painéis de madeira, trazendo calor ao ambiente.

O jogo de texturas e materiais, do suave tecido das cadeiras ao revestimento marcante das paredes, cria um ambiente de jantar que é ao mesmo tempo convidativo e sofisticado.

15. Sala de jantar com artesanato moderno e design orgânico

sala de jantar acolhedora
Sala de jantar moderna celebra artesanato, design orgânico e toque acolhedor (Projeto: INTERARQUIT ARQUITETOS)

Esta sala de jantar é uma celebração do artesanato moderno e do design orgânico. O amplo espaço é aconchegante e convida à socialização, destacado por um piso que contrasta o porcelanato cinza Ms. Barcelona com madeira, definindo o tom para um ambiente acolhedor.

A mesa de jantar retangular, uma peça de madeira natural que serve como um ponto de encontro para a refeição e a conversa, acompanhada por cadeiras de design elegante com detalhes em vime no encosto, reforça a conexão com elementos naturais.

Uma série de luminárias pendentes em forma de cestos tecidos lança uma luz suave e texturizada, adicionando uma dimensão artesanal e um foco visual.

A iluminação indireta embutida no teto cria um ambiente suave, enquanto a parede apresenta uma estante iluminada que exibe uma coleção de cerâmicas, evidenciando o gosto pela arte e pela cultura material.

Esta sala de jantar é um exemplo de como o design cuidadoso pode criar um espaço não apenas para refeições, mas para a apreciação da beleza e da convivência.

Leia também:

Mais 35 inspirações de sala de jantar

Quer mais ideias para decorar a sua sala de jantar? Confira a seleção de projetos a seguir e encontre a sua inspiração:

Essas são apenas algumas referências de decoração para você usar com fonte de inspiração para o seu próprio projeto de sala de jantar.

Quer conferir outras ideias? Então navegue pelo Archtrends para conhecer projetos de sala de jantar e de outros ambientes feitos por profissionais de todo o Brasil!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Sala de jantar: 50 referências de decoraçã...

Sala de jantar: 50 referências de decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito. Muito obrigado pelas dicas. Costumo testar essas ideias em simuladores, que são muito bacanas para ver novas ideias de acordo com nosso próprio espaço, mas é bom ver resultados reais. Obrigado.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies