Sala de jantar: 8 referências de decoração
A sala de jantar é um ambiente onde desfrutamos de momentos especiais ao lado dos amigos e da família. Ou seja, é um espaço onde reina o compartilhamento e que pede alguns cuidados para garantir o bem-estar das pessoas.
Isso explica por que as escolhas de decoração fazem toda a diferença.
Mais do que mobiliar o ambiente com mesa e cadeiras, outros elementos podem ser inseridos para criar uma atmosfera interessante, como cores, materiais, texturas, revestimentos, entre outros.
Portanto, as possibilidades são inúmeras! Vale abusar da criatividade para compor uma sala de jantar que tenha tudo a ver com a sua personalidade.
Mas por onde começar?
Um ótimo ponto de partida é conhecer projetos feitos por arquitetos e designers de interiores para usar de inspiração.
Confira a seguir!
1. Sala de jantar de loft cosmopolita
(Projeto: Mariana Pesca | Foto: Andre Klotz)
Este projeto foi idealizado tendo como fonte de inspiração a imagem de uma mulher independente, forte e autêntica. A arquiteta Mariana Pesca usou a modernidade para expressar harmonia e, ao mesmo tempo, ousadia.
Em todo o ambiente, as cores claras e neutras foram valorizadas. E podemos perceber a presença de formas orgânicas nos móveis, lustres e também no piso.
O revestimento usado, Kit Janeiro Off White, faz parte da linha Ipanema da Portobello, desenvolvida em parceria com Oskar Metsavaht. São peças baseadas no neotropical e elaboradas a partir de um olhar contemporâneo e carioca.
Todas essas escolhas contribuíram não apenas para o estilo como também ajudaram a manter a sensação de amplitude do loft.
2. Sala de jantar inspirada no parque Barigui
Por estarem localizados em frente ao parque Barigui, em Curitiba, esta sala de jantar e todo o apartamento foram idealizados como uma forma de extensão desse espaço verde urbano.
Para tornar o ambiente acolhedor, as arestas das paredes foram trocadas por cantos suaves, trazendo uma maior fluidez. Ainda, as curvas dialogam com as demais formas, como o arco do hall e as formas dos móveis.
O tom claro do revestimento usado no piso cria um contraste com a madeira escura e os móveis.
Da mesma forma, o contraste entre as cores complementares, vermelho e verde, ajuda a trazer personalidade e movimento para a sala de jantar.
3. Sala de jantar pequena
Cada vez mais pessoas vivem em apartamentos e casas com espaço reduzido. Mas isso não significa que a sala de jantar não possa ter um cantinho para chamar de seu.
No projeto acima, o espaço da cozinha foi bem aproveitado com o uso da ilha onde foi colocado o cooktop e que também serve como bancada de apoio.
Ao lado, uma mesa redonda cumpre a função central da sala de jantar, na parte mais bem iluminada da cozinha. Dessa forma, não atrapalha a circulação e permite que até 4 pessoas façam as refeições com conforto.
4. Sala de jantar com mesa de canto alemão
A mesa de canto alemão é uma excelente aposta, principalmente para as salas de jantar pequenas.
Isso porque ela permite aproveitar, literalmente, qualquer cantinho das áreas comuns da casa, otimizando o espaço disponível.
Com criatividade, é possível fazer combinações diferenciadas que saiam do comum, como no projeto acima. A arquiteta mesclou diferentes materiais e cores que conversam com os outros ambientes do studio.
5. Sala de jantar moderna
(Projeto: Alfredo Aguilera e Karla Tarin | Foto: Arq. Alvaro Mier)
A combinação entre o mobiliário de formato orgânico, a ampla janela com visão para o exterior da casa e os demais materiais que remetem à natureza não foi por acaso.
Esses elementos foram escolhidos para criar um ambiente aconchegante, acolhedor e com um visual contemporâneo. Foi pensado para ser um espaço flexível para atender a toda família.
O mármore se destaca tanto na mesa feita sob medida quanto no piso revestido com porcelanato Travertino Navona. Suas cores claras estabeleceram um contraste com as cadeiras de madeira e couro escuro e os demais objetos decorativos.
6. Sala de jantar com aparador
Esta sala de jantar esbanja elegância por meio da simplicidade e da escolha certeira sobretudo dos materiais usados no mobiliário.
A combinação entre madeira e vidro da mesa da sala de jantar traz muito estilo para o ambiente, junto das cadeiras confortáveis e com formato diferenciado.
Não podemos deixar de ressaltar também o aparador, uma peça bastante útil para servir de superfície de apoio e guardar os utensílios usados nas refeições. Para dar um toque extra de elegância, o aparador foi revestido com Bianco Covelano da Portobello.
7. Sala de jantar com espelho
A sala de jantar com espelho é um clássico na decoração. E não faltam motivos para isso.
Afinal, além de trazer amplitude para os ambientes, os espelhos carregam um ar de elegância e sofisticação. Mas, para trazer uma sensação agradável, deve ser escolhido no tamanho certo.
Também existem opções de espelhos com moldura e os espelhos contínuos, que vão do teto ao piso, perfeito para ampliar as salas de jantar com espaço reduzido.
8. Sala de jantar cheia de brasilidade
Uma ideia de decoração para sala de jantar é explorar elementos da cultura brasileira, como no projeto acima, ou até de outras culturas.
Tanto os materiais quanto as cores e objetos decorativos remetem à brasilidade de forma sutil e cheia de estilo.
Ao mesmo tempo, a sala de jantar dialoga com a cozinha em cores mais neutras do outro lado da bancada, criando uma integração interessante entre os dois ambientes.
Então, o que achou?
Essas são apenas algumas referências de decoração para você usar como fonte de inspiração para o seu próprio projeto de sala de jantar.
Quer conferir outras ideias? Então navegue pelo Archtrends para conhecer projetos de sala de jantar e de outros ambientes feitos por profissionais de todo o Brasil!
Perfeito. Muito obrigado pelas dicas. Costumo testar essas ideias em simuladores, que são muito bacanas para ver novas ideias de acordo com nosso próprio espaço, mas é bom ver resultados reais. Obrigado.