26.08.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mármore preto é sinônimo de elegância, podendo ser aplicado em todos os ambientes da casa (Projeto: Portobello S.A.)

Mármore preto: inove com porcelanato explorando veios singulares

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.08.2019
O porcelanato que reproduz o mármore preto exibe toda a beleza desse material nobre. Veja como explorar esse tipo de revestimento em seus projetos! [Atualizado em 21/12/2021]
minutos de leitura

O mármore preto é um dos revestimentos mais luxuosos do mercado e usado em fachadas, paredes, pisos, entre outras superfícies. Não é à toa que apresenta um custo elevado e requer cuidados específicos. 

Mas saiba que existem revestimentos especiais em porcelanato que permitem incluir toda a beleza e sofisticação desse material em projetos de decoração, de forma mais acessível.

Um bom exemplo é o porcelanato marmorizado, disponível em uma enorme variedade de cores, formatos e tamanhos.

Além disso, algumas peças oferecem texturas diferenciadas e contam com veios muito expressivos, como é o caso das linhas Nero Venato e Nero Marquina, da Portobello. 

O contraste do mármore preto com veios brancos ou dourados cria um visual deslumbrante, cheio de sofisticação.

Continue lendo para conhecer algumas possibilidades criativas para esse tipo de decoração!

Porcelanato tipo mármore x mármore autêntico: qual escolher?

mármore preto
O porcelanato é capaz de revelar as características mais marcantes do mármore preto (Projeto: Portobello S.A.)

Há muitas razões que fazem o porcelanato tipo mármore ser uma excelente alternativa ao mármore autêntico. A mais óbvia é o fato de que ele é quase indistinguível da pedra real. Isso significa ter superfícies com veios altamente realistas e lindas variações de peça para peça.

Esse tipo de revestimento também é extremamente durável, podendo ser utilizado em áreas externas e ambientes úmidos. 

O porcelanato marmorizado também é comum em espaços onde a aplicação do mármore real não é viável, como em áreas de tráfego intenso, em que ele corre risco de ser danificado.

Mármore preto é sinônimo de elegância

O preto é a cor que se relaciona com o que está oculto, que é secreto ou desconhecido e, portanto, costuma criar um ar de mistério. Considerando a psicologia das cores, a cor preta também fornece proteção contra o estresse emocional.

Por isso, é altamente recomendável usar o preto e suas tonalidades, como chumbo, cinza e grafite, na decoração interna de escritórios e em ambientes de trabalho dentro de casa.

Frequentemente, restaurantes finos, hotéis requintados e residências elegantes utilizam o preto no design de interiores como um símbolo de nobreza, luxo e elegância.

Os pisos de cores escuras, como o porcelanato tipo mármore preto, sem dúvida, são recursos diferenciados de decoração. A combinação de ladrilhos de porcelanato em mármore preto com peças de cor clara, por exemplo, cria bons contrastes, trazendo beleza notável ao ambiente.

mármore preto
Além dos neutros, outras tonalidades podem ser usadas para criar um contraste com o mármore preto (Projeto: Portobello S.A.)

Outra característica importante do porcelanato marmorizado preto é a sua capacidade de refletir o brilho. No processo de produção, os mármores de cor escura alcançam altos valores de brilho, especialmente depois de serem envernizados. Essa característica dá ao produto um visual imponente.

Você pode encontrar opções de porcelanato marmorizado em diferentes formas, mas os revestimentos em grandes formatos e as peças com acabamento retificado são especialmente preferidos.

Como usar o mármore preto na decoração?

Se o seu objetivo é deixar o ambiente mais sofisticado, não tenha medo de apostar no porcelanato do tipo mármore preto. Além de protagonizar o seu projeto, ele permite diversas combinações.

É um revestimento que costuma ser mais recomendado para espaços amplos, mas isso não significa que ele não possa ser usado em ambientes menores. Basta associá-lo a elementos que criem a impressão de amplitude, como é o caso das lastras, dos espelhos e da iluminação.

Tendo em mente a centralidade dele na decoração, uma boa dica é contar com elementos neutros para ter um resultado mais harmônico.

Além disso, não deixe de prestar atenção nas características do revestimento, como as dimensões e a presença de veios. A partir delas, fica mais fácil pensar em outros aspectos do projeto.

Logo abaixo, você fica por dentro de duas linhas de porcelanato que reproduzem diferentes tipos de mármore preto:

Nero Venato: inspirado no clássico mármore paquistanês

mármore preto
Cozinha contemporânea com painel feito a partir do porcelanato Nero Venato (Projeto: Portobello S.A.)

Disponível no formato de “petit lastra” (90 x 180 cm), o Nero Venato foi inspirado nos melhores temperos de sua terra natal, o Paquistão. Para criar esse porcelanato, a equipe da Portobello foi até lá para conhecer o belo mármore preto presente na região.

Essa preciosidade é encontrada em meio à cordilheira do Himalaia, onde está o pico mais alto do mundo, o Everest. O Nero Venato brota da expansão natural do Himalaia, sendo fruto de milhões de anos de trabalho da mãe natureza.

Além de ser preto e brilhoso, conta com veios dourados únicos. É a sua beleza que o fez assumir o posto de “esmeralda paquistanesa” no mundo das joias marmorizadas. Mas foi na Itália que ele passou a ser muito usado na arquitetura e decoração, sendo lançado para outros cantos do mundo.

E o Nero Venato encontra várias possibilidades de aplicação, em diversos ambientes. Na cozinha, pode ser usado tanto em paredes e pisos quanto em bancadas. Nas salas, cria um visual elegante quando usado para fazer painéis e combinado a elementos dourados. Também conferem uma áurea luxuosa a banheiros, quartos e livings.

Nero Marquina: reprodução de um dos mármores espanhóis mais aclamados no mundo

mármore preto
O revestimento Classic Marquina possui um fundo preto com veios brancos que permitem criar ambientes modernos e cheios de personalidade (Projeto: Portobello S.A.)

Conhecido como Marmol Negro, o Nero Marquina é um dos mármores espanhóis mais famosos no mundo. É encontrado no norte da Espanha e composto por grãos finos e compactos que produzem um fundo preto em contraste com veios brancos orgânicos.

Por conta do visual preto e branco, esse mármore se tornou um clássico em projetos de arquitetura e decoração. Além disso, é considerado um mármore exótico, o que torna o valor dele bastante alto.

A Portobello resolveu interpretar o Neno Marquina de forma fidedigna na linha Classic Marquina. Disponível em lastra, o revestimento em porcelanato revela a intensidade do mármore preto espanhol e oferece várias possibilidades de uso.

Assim como o Nero Verato, ele pode ser aplicado em todos os ambientes da casa, desde que seja equilibrado com tons claros e neutros. Além de aplicá-lo em superfícies de forma tradicional, use a criatividade para criar detalhes com o revestimento. Por conta do acabamento polido, o Nero Marquina não é indicado para pisos de banheiro e outras áreas molhadas.

Portanto, o porcelanato que interpreta o mármore preto pode ter diversas aplicações, deixando ambientes internos e externos com um ar de sofisticação. Só é preciso ter cuidado para encontrar a harmonia entre o preto e outros tons presentes na decoração.

É apaixonado por mármore? Então veja como usar painéis marmorizados para transformar os ambientes!

Imagem de destaque: Mármore preto é sinônimo de elegância, podendo ser aplicado em todos os ambientes da casa (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mármore preto: inove com porcelanato explora...

Mármore preto: inove com porcelanato explorando veios singulares

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies