10.07.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Varanda de apartamento: um espaço precioso durante a quarentena

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.07.2020
Aproveitar bem a varanda de apartamento pode ser uma válvula de escape para os tempos difíceis que vivemos. Confira algumas ideias!
minutos de leitura

Ter uma casa aconchegante nunca foi tão importante quanto agora na quarentena. Para se proteger do novo coronavírus, muitas pessoas estão trabalhando em regime home office e passando muito tempo dentro de seus lares. Para quem vive em prédio, um dos pontos que ganhou destaque é a varanda de apartamento.

Nesse espaço precioso, é possível respirar o ar puro da rua, observar o movimento e ter uma conexão mais próxima com o mundo. Isso é muito importante, até mesmo para manter a boa saúde física e mental durante o isolamento social.

Além disso, pode ser a única opção de contato com o que está fora do lar, para quem vive em apartamento. Afinal, até mesmo as áreas comuns dos condomínios, como jardins e piscinas, estão fechadas em muitas cidades para evitar aglomerações.

Como aproveitar a sua varanda de apartamento durante a quarentena

Você deve concordar que aproveitar bem os espaços é uma excelente ideia em época de pandemia, não é mesmo? Por isso, desenvolvemos este artigo com dicas para curtir a varanda do apartamento durante a quarentena. Na sequência, confira quais são elas.

Faça um espaço gourmet

Ter um espaço gourmet na varanda é a garantia de bons momentos com a família (Projeto: Carolina Fagundes)
Ter um espaço gourmet na varanda é a garantia de bons momentos com a família (Projeto: Carolina Fagundes)

Já pensou em ter um espaço gourmet na sua varanda? Essa é uma excelente ideia para quem ama cozinhar e agora está com mais tempo para se dedicar às experiências gastronômicas.

Você pode criar um espaço gourmet com churrasqueira e fogão, tornando a área externa do apartamento um local para reunir a família e fazer um delicioso churrasco ou almoço de domingo.

Quanto a pandemia passar, você poderá continuar a aproveitar o espaço e convidar amigos para curtir o final de semana na sua casa em comemorações especiais.

Veja, na foto acima, o exemplo de uma varanda gourmet com cozinha e churrasqueira integradas. É um local bem aconchegante, que dará um toque especial ao seu apartamento, concorda?

Crie um cantinho verde

Trazer um pouco de natureza para a varanda fará bem até mesmo para a sua saúde (Projeto: Anna Gabriela Teixeira)
Trazer um pouco de natureza para a varanda fará bem até mesmo para a sua saúde (Projeto: Anna Gabriela Teixeira)

A varanda de apartamento também pode ser um excelente espaço para que você tenha um cantinho verde, trazendo um pouco de natureza para dentro do lar. Observe a foto, que traz uma linda sacada com plantas servindo como adorno.

As plantas deixam o ar mais leve e o ambiente mais fresco nos dias de calor. Com certeza será muito proveitoso ter um contato mais próximo com a natureza nos dias conturbados que estamos vivendo por conta da pandemia. Inclusive, a varanda com um cantinho verde pode ser o seu refúgio.

E não são só plantas decorativas que podem fazer parte da sua varanda! Também é uma boa ideia fazer uma mini-horta dentro de casa. Você pode plantar ervas em vasos e ter temperos frescos para quando for preparar alimentos.

Desenvolva uma área para leitura

A sacada do apartamento também pode ser transformada em um espaço para leitura (Projeto: Madi Arquitetura & Design)
A sacada do apartamento também pode ser transformada em um espaço para leitura (Projeto: Madi Arquitetura & Design)

A varanda de apartamento também pode ser uma excelente área de leitura. No caso de locais fechados com vidro, é possível até mesmo ter uma estante ou um balcão para guardar livros, como mostra o exemplo da imagem acima.

Com os livros à mão, basta ter um sofazinho ou uma poltrona no local e a leitura pode ser iniciada. Ler faz muito bem e liberta a mente. Você pode aproveitar o tempo livre para consumir obras da sua área profissional ou se entreter com a boa literatura.

Os livros, além de transmitirem conhecimento, fazem com que possamos deixar um pouco a nossa realidade e viajar sem precisar sair de casa. É tudo o que a gente precisa para controlar a ansiedade durante a quarentena, concorda? E, se isso tudo puder ser feito na varanda de apartamento, ainda melhor.

Monte um espaço kids

Transformar a varanda em um local de brincadeiras fará a alegria das crianças (Foto: Tatiana Syrikova)
Transformar a varanda em um local de brincadeiras fará a alegria das crianças (Foto: Tatiana Syrikova)

Se você tem filhos pequenos, uma ideia é transformar a varanda de apartamento em um espaço kids. Isso é muito bom para que as crianças tenham um contato com o exterior, mesmo que na sacada.

Também serve para tirar os pequenos do tédio sem que eles precisem passar o dia todo consumindo conteúdos em eletrônicos.

Na varanda, você pode armar uma barraca para as crianças brincarem, montar prateleiras com brinquedos, colocar uma mesa com livros de colorir e lápis de cor e muito mais. Use a sua criatividade!

Porém, com crianças na sacada, os cuidados devem ser redobrados. Instale telas de proteção e oriente os pequenos para que eles saibam como evitar acidentes.

Tenha um espaço pet

Os pets também podem curtir o espaço mais precioso do apartamento (Foto: Christian Domingues)
Os pets também podem curtir o espaço mais precioso do apartamento (Foto: Christian Domingues)

Assim como as crianças, o seu melhor amigo também pode ter um espaço na varanda de apartamento. Afinal, cães e gatos adoram tomar um sol, e isso faz bem para a saúde deles.

Portanto, colocar uma cama para o pet na sacada, bem como um prato de comida e um recipiente com água, é uma excelente ideia.

Aliás, é bem provável que você e o seu animalzinho passem bons momentos juntos nesse canto todo especial da casa.

Desenvolva o seu próprio ateliê

A varanda pode ser transformada em um ateliê para pintura e artesanato (Foto: Pixabay)
A varanda pode ser transformada em um ateliê para pintura e artesanato (Foto: Pixabay)

Na quarentena, cresceram muito os adeptos ao Do It Yourself (DIY). Com mais tempo em casa, as pessoas estão se dedicando a atividades como pintura, costura, tricô e crochê, entre outras práticas de artesanato em geral.

Já pensou colocar os seus projetos de DIY em prática em uma área externa, sentindo um ventinho gostoso e respirando um ar fresco? Isso é possível se você transformar a sua varanda no seu ateliê.

Para isso, basta ter espaços em que se possa guardar e usar os itens necessários para a prática do artesanato, como armários e mesas. É ou não uma excelente ideia nesse momento?

Dê vida a um espaço de meditação

Meditar é uma excelente maneira de relaxar e esquecer os problemas (Foto: Freepik)
Meditar é uma excelente maneira de relaxar e esquecer os problemas (Foto: Freepik)

A busca por atividades de relaxamento do corpo e da mente também cresce durante a quarentena. Muitas pessoas encontraram na meditação uma forma de se desligar dos problemas pelos quais passamos e ter mais qualidade de vida.

Se você não tem um espaço próprio para meditar, a varanda de apartamento pode ser o local ideal. Para isso não é preciso muito: basta um colchonete para você sentar e, se quiser incrementar, uma mesinha com velas e incensos que ajudem na meditação.

Existem até aplicativos de celular à disposição de quem deseja fazer uma meditação orientada. Você merece esse momento só seu!

Transforme em um local de descanso

A varanda pode ser um local de descanso para você relaxar e curtir bons momentos (Projeto: Thiago Patrício da Silveira)
A varanda pode ser um local de descanso para você relaxar e curtir bons momentos (Projeto: Thiago Patrício da Silveira)

A varanda de apartamento tende a ser o cômodo mais aconchegante da casa na quarentena, muito por conta de ser aquele que proporciona um contato maior com as áreas externas. Por isso, você pode apostar nesse ambiente para ser um local de descanso. Para garantir mais privacidade sem abrir mão do design, os biombos em madeira podem ajudar nesse quesito, como na imagem acima.

Poltronas aconchegantes são tudo o que você precisa para descansar depois de uma rotina exaustiva de trabalho e cuidados com o lar. É muito gostoso ter um tempo para não fazer nada e até mesmo tirar uma soneca na varanda.

Deixe o seu home office ao ar livre

Na varanda, você pode até mesmo trabalhar ao ar livre (Foto: Daria Shevtsova)
Na varanda, você pode até mesmo trabalhar ao ar livre (Foto: Daria Shevtsova)

Já pensou em trabalhar ao ar livre, sentindo o calorzinho do sol? Em dias com clima agradável isso é possível, se você tiver uma estrutura para home office na sua varanda.

Nesse caso, é recomendável o uso de mesa e cadeira que permitam que você se sente confortavelmente e mantenha a boa postura.

Também é importante ter tomadas próximas, para que você possa ligar o seu notebook e trabalhar por bastante tempo, sem ter que se preocupar com a duração da bateria.

Outro ponto que não pode ser esquecido é o uso do protetor solar. Lembre-se que você estará exposto aos raios do sol; portanto, cuidar da pele é muito importante para evitar o envelhecimento precoce, o aparecimento de melasmas e o câncer.

Gostou das nossas ideias para a varanda de apartamento? Temos certeza de que pelo menos uma delas é ideal para as suas necessidades! Por isso, pense qual é a mais indicada para o seu caso e comece a desenvolver um projeto para transformar esse espaço. E, caso você tenha uma sacada pequena, pode simplesmente colocar mesinha e cadeiras para ter um café da manhã diferente ou tomar um ar puro.

Continue a se inspirar com o nosso artigo que mostra como pensar a casa em tempos de pandemia!

Foto de destaque: Durante a quarentena, a varanda de apartamento pode se tornar o cômodo mais precioso do lar (Foto: Ketut Subiyanto)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Varanda de apartamento: um espaço precioso d...

Varanda de apartamento: um espaço precioso durante a quarentena

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies