13.05.2022
Avaliação
0
(0)
Decoração de quarto pode ter diferentes estilos. Confira as dicas para deixar o espaço acolhedor (Projeto: Paola Navone para a Portobello S.A.)
0

8 passos para uma decoração de quarto aconchegante

minutos de leitura
Revestimento, iluminação, móveis... Há diferentes formas de ter um ambiente confortável, com uma decoração de quarto cheia de personalidade
minutos de leitura

A decoração de quarto não envolve apenas estética. Afinal, esse é um ambiente de descanso e, por isso, os elementos que você escolhe são responsáveis por deixá-lo aconchegante.

Claro que esse também deve ser um espaço funcional e personalizado, que represente os moradores e faça com que eles se sintam à vontade.

No entanto, é possível seguir algumas dicas gerais que vão ajudar a conquistar uma decoração de quarto mais confortável. Confira nos tópicos a seguir!

8 dicas para uma decoração de quarto aconchegante

Quando pensamos em descanso, o primeiro ambiente da casa que vem à mente é o quarto. 

Afinal, é nele que renovamos as nossas energias para o dia a dia. Isso sem falar nos bons momentos que ele proporciona, principalmente para os casais.

Portanto, nada melhor do que ter um espaço aconchegante, que convide ao relaxamento e ajude a desestressar depois de um dia daqueles.

Nesse sentido, a decoração de quarto pode ajudar e muito. 

Diferentes elementos, como o estilo, a paleta de cores, os revestimentos, a iluminação e os móveis fazem toda a diferença para criar uma atmosfera acolhedora.

No entanto, antes de partir para as dicas de décor, é importante que você tenha em mente alguns detalhes, como:

  • prioridades: é essencial imaginar como é a decoração de quarto ideal e o que não pode faltar. Uma cama bem grande, uma penteadeira, um cantinho para leitura… Defina o que é indispensável;
  • orçamento: é fundamental definir um valor para o projeto. Assim, você consegue fazer as escolhas certas sem extrapolar;
  • tempo: pense em quanto tempo tem disponível para uma possibilidade de construção ou reforma.

1. Escolha um estilo para a decoração

Decoração de quarto, estilo rústico
Estilo rústico é uma grande aposta para uma decoração de quarto acolhedora
(Projeto: Larissa Dias Arquitetura / Foto: Clausem Bonifácio)

É a partir desse passo que você pode seguir para os demais, como a escolha das cores, dos móveis e de objetos.

Se ainda não decidiu qual estilo decorativo adotar, confira algumas possibilidades:

  • industrial: é inspirado em uma época em que fábricas e galpões nos Estados Unidos começaram a servir de moradia. Assim, traz elementos como tijolos, tubulações e ferragens à mostra. Na decoração de quarto, uma dica é apostar no cimento queimado e em itens de metal;
  • vintage ou retrô: No primeiro caso, opte por móveis e objetos antigos, mas que estejam em bom estado de conservação. Agora, se quiser tudo novinho, mas com referências de tempos passados, siga a linha retrô;
  • clássico: preza pelo luxo e pelo requinte, sendo ótimo para quem quer uma decoração opulenta. Os tons neutros são muito utilizados, mas é possível ter um visual preto e branco, para um toque de modernidade;
  • minimalista: Seguindo o conceito “menos é mais”, esse estilo prima pelo aspecto clean, sem tantos móveis ou objetos, além de cores neutras. Priorize o design e aposte em formas geométricas;
  • rústico: ideal para quem quer uma decoração de quarto aconchegante, essa opção remete a casas de campo, com o uso abundante de madeira e outros materiais naturais;
  • moderno: é um estilo perfeito para quem gosta de mobiliário e peças com design diferenciado. No entanto, a prioridade deve ser a funcionalidade e a praticidade;
  • contemporâneo: linhas retas e formas geométricas estão entre as marcas dessa alternativa, que reflete a vida nas grandes cidades.

2. Garanta aconchego com cores claras ou tons terrosos

Decoração de quarto, cores claras, tons terrosos
Por gerarem diferentes sensações, cores se tornam escolha fundamental na decoração de quarto
(Projeto: Fernanda Lohmann)

Escolher a paleta de cores para a decoração de quarto é um excelente passo depois que você decide o estilo que vai seguir. Com ela em mente, é possível ir às compras já procurando por objetos em tons específicos.

No entanto, antes de fazer suas escolhas, lembre-se de que as diferentes tonalidades despertam variadas sensações nas pessoas. Nesse sentido, a seleção se torna ainda mais importante.

Para quem quer um quarto que remeta à tranquilidade, uma aposta interessante são as cores claras. Podem ser tons pastel, como rosa-claro, menta e lavanda, ou opções neutras, como cinza e branco.

Já para quem está em busca aconchego, os tons terrosos são uma ótima opção. Afinal, elas remetem a elementos naturais, aumentando o bem-estar.

Há uma boa variedade de nuances assim. Então, é fácil encontrar aquela que mais combina com você. Pode ser amarelo, terracota, marrom, bege, coral, rosa-queimado, cobre ou laranja, por exemplo.

3. Dê um toque especial na decoração de quarto com os revestimentos

Decoração de quarto, paredes, porcelanatos, lastras
Porcelanato, Lastra... Há várias opções para decorar as paredes do quarto (Projeto: Portobello S.A.)

Essa dica é muito interessante, porque vale tanto para quem está construindo quanto para quem está reformando.

É que o revestimento pode ser aplicado de diferentes maneiras e é essencial para dar o tom da decoração de quarto.

O mais comum é que ele apareça no piso. Mas também pode vir nas paredes, destacando uma superfície inteira, um ponto específico e por aí vai. São muitas as possibilidades.

Além disso, os revestimentos têm cores, formas e texturas variadas, podendo reproduzir elementos naturais, como madeira e mármore.

Em grandes formatos, como as Lastras, são verdadeiras peças de decoração, usadas até mesmo sem cortes para evidenciar diferentes pontos do ambiente.

Já um revestimento texturizado é capaz de despertar os sentidos, com base na arquitetura sensorial. Ou seja, é mais uma forma de proporcionar aconchego!

4. Favoreça o bem-estar com móveis de madeira

Decoração de quarto, madeira
Incluir madeira na decoração de quarto ajuda a aumentar sensação de bem-estar ao aproximar natureza
(Projeto: Igor Zanon / Foto: Jomar Bragança)

Priorizar elementos orgânicos é uma das principais dicas para uma decoração de quarto aconchegante. Isso vale para todos os aspectos, desde a paleta de cores até os objetos decorativos. E, claro, também passa pelos móveis.

Por exemplo, ao escolher mobiliário em madeira, você consegue levar a natureza para dentro de casa, o que ajuda a aumentar a sensação de bem-estar. Lembrando que é possível optar por diferentes tons, já que há diversas espécies disponíveis.

Nesse tópico, ainda é importante pensar na área de circulação. Afinal, um quarto aconchegante não pode ser abarrotado de móveis. Sendo assim, tire todas as medidas do ambiente antes de partir para as compras.

5. Priorize roupas de cama de qualidade

Decoração de quarto, roupas de cama
Boas roupas de cama ajudam a ter uma boa noite de sono e completam decoração de quarto (Projeto: Amanda Miranda)

A escolha dos tecidos usados na decoração de quarto também tende a influenciar no aconchego do ambiente. 

O ideal é buscar por aqueles naturais, como algodão e linho, que proporcionam mais conforto. Isso vale tanto para a roupa de cama quanto para outros têxteis.

Contudo, a cama é, de fato, o lugar onde relaxamos e descansamos. Portanto, ter fronhas, lençóis e colchas de boa qualidade ajuda a tornar o espaço acolhedor.

Sem falar que ela tem protagonismo na decoração de quarto. É o móvel que chama mais a atenção. Por isso, planejar a estética da roupa de cama também é um ponto a se considerar.

Uma dica interessante é pensar na combinação entre as roupas de cama e outros elementos que você tem no quarto, como cortina, tapete, cabeceira e poltrona, por exemplo.

Se for comprar kits que já vêm com fronha, lençol e cobre leito, pense se dá para combinar com outras roupas de cama que você tenha. Assim, é possível ampliar as possibilidades de uso.

6. Capriche na iluminação da decoração de quarto

Decoração de quarto, iluminação indireta
Luzes indiretas ajudam a deixar a decoração de quarto mais aconchegante (Projeto: Ana Meirelles)

Essa é uma dica que nem todo mundo considera quando pensa na decoração de quarto. Entretanto, ela é ótima para criar um clima intimista e ajudar a relaxar.

O ideal é contar com luzes indiretas, que conferem esse efeito aconchegante, sobretudo se as lâmpadas forem quentes ou amareladas.

É possível apostar tanto em um abajur ou um pendente ao lado da cama quanto em uma luminária de parede. 

Tudo isso, claro, sem esquecer da lâmpada de teto, que é uma grande aliada quando você precisa de mais claridade.

7. Dê um toque de personalidade à decoração de quarto

Decoração de quarto, objetos decorativos
Quadros, fotos e outros objetos de decoração ajudam a dar toque de personalidade ao quarto (Projeto: Natássia Cruz)

O quarto é um espaço muito íntimo e, por isso, precisa ter a sua cara. Embora algumas dicas mais genéricas ajudem a torná-lo acolhedor, é possível dar um toque especial com objetos específicos.

Podem ser quadros, porta-retratos, souvenirs, livros e instrumentos musicais, entre outras possibilidades. O importante é que o ambiente tenha a sua personalidade.

Uma dica legal é criar uma Gallery Wall sobre a cama. Nada mais é do que a combinação de diferentes peças em uma composição única e personalizada.

Você pode usar telas, pôsteres, fotos, gravuras… O essencial é soltar a imaginação e deixar esse pedacinho do quarto com o seu estilo!

8. Organize para ter espaços mais acolhedores

Decoração de quarto, limpeza, organização
Manter tudo limpo e arrumado também ajuda a deixar ambiente acolhedor (Projeto: Mariana Pesca / Foto: Lio Simas)

Nada pior do que chegar em casa e se deparar com uma cama bagunçada. Na correria do dia a dia, muita gente só muda a bagunça de lugar na hora de dormir.

No entanto, a desordem afeta toda a decoração de quarto que você planejou com tanto carinho e cuidado, o que pode ser frustrante.

Sendo assim, tente manter o ambiente arrumado e limpo. Uma dica é fazer um pouquinho a cada dia, lembrando de sempre colocar roupas, sapatos e outros objetos no local certo depois de usar.

Com o tempo, a organização da casa se torna um hábito e você percebe como ela é fundamental para garantir o bem-estar.

Além das dicas de decoração de quarto, no Archtrends é possível encontrar muito mais inspiração e conteúdo. Que tal continuar a leitura e descobrir como uma parede colorida pode levantar o astral dos ambientes?

Foto de destaque: Decoração de quarto pode ter diferentes estilos. Confira as dicas para deixar o espaço acolhedor (Projeto: Paola Navone para a Portobello S.A.)

Compartilhe
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas
Sua avaliação

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.