03.08.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quarto de casal amplo com paleta clara e parede de boiserie
Boiserie é muito usada em salas e quartos (Projeto: Portobello)

Boiserie: molduras charmosas para as paredes do seu lar

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.08.2023
Elemento clássico na arquitetura e na decoração, a boiserie é ótima para levar charme e elegância a paredes e portas. Saiba tudo
minutos de leitura

A boiserie é uma tendência de decoração que sempre vai e volta. Inspirada na técnica de revestimento que surgiu no século XVIII na França, ela leva charme e dá um toque de arte a diversos ambientes.

É aquele efeito “uau!” quando os olhares mais atentos percebem os detalhes de um bom acabamento nos espaços.

Essas molduras que decoram e encantam podem ser encontradas em diferentes materiais e formatos. Portanto, dá para usar na casa toda.

Pensando nisso, a Portobello Shop trouxe ao mercado a linha Finiture, que inclui peças para criar boiseries de um jeito criativo, prático e sustentável.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e descubra o que é, quais são os principais materiais e como usar a boiserie!

O que é boiserie?

Sala em estilo clássico com tons neutros. Destaque para a parede com boiserie e os móveis elegantes
Parede monocromática ganha charme com boiserie (Projeto: Mariana Maran)

A boiserie nada mais é do que uma espécie de moldura aplicada sobre paredes ou portas. No entanto, não necessariamente há algo dentro, como um quadro ou uma gravura.

A técnica era muito usada pela realeza francesa no século XVIII. Portanto, é um elemento que remete à decoração clássica. Contudo, atualmente há modelos modernos, que combinam com diferentes estilos.

Agora, é importante prestar atenção para não confundir boiserie com rodameios (estrutura que divide a parede na horizontal) ou lambris (réguas de madeira coladas na parede, normalmente na parte inferior de um rodameio).

No caso da boiserie, vale mencionar que suas cores podem variar. Ele pode ter ou não a mesma coloração da superfície onde é aplicada. Entretanto, o clássico é a moldura branca.

Qual é a pronúncia de boiserie?

Além de saber o que é boiserie, muita gente tem dúvida sobre como se pronuncia esse nome. Esse é um termo que vem do francês. Portanto, se fala “boasserrí”.

A palavra deriva de bois, que em língua francesa quer dizer “madeira”. A matéria-prima era muito utilizada nessa técnica no passado.

No entanto, hoje em dia há maneiras de obter essa moldura de um jeito sustentável e durável, como ao usar poliestireno. Veremos mais à frente sobre esse material.

Leia também:

Com quais estilos decorativos a boiserie combina?

Ambiente integrado e minimalista com parede de boiserie
Ambiente minimalista também pode ter boiserie (Projeto: Domi Arquitetura)

O interessante da boiserie é que ela combina com diferentes estilos de decoração. Entre os que ficam melhor com esse detalhe temos:

  • Clássico. Afinal, essa é a origem histórica da boiserie. Combina, inclusive, com o rococó e o neoclássico, tornando-se uma escolha natural para complementar interiores com estéticas assim. Essa combinação proporciona uma atmosfera luxuosa e atemporal.
  • Vintage. A aplicação da boiserie em ambientes com mobiliário e objetos decorativos de outras épocas pode adicionar um toque de glamour à decoração.
  • Contemporâneo. Embora a boiserie tenha raízes históricas, também pode ser integrada a espaços contemporâneos. Ao combinar o estilo clássico com uma paleta de cores moderna e móveis com linhas limpas, é possível criar um contraste interessante e sofisticado.
  • Eclético. A boiserie pode ser usada como uma peça central em um ambiente eclético, onde diferentes estilos se misturam. Em geral, ela se torna um elemento de destaque na decoração.
  • Romântico. Em interiores com um toque romântico, a boiserie pode acentuar o charme e a delicadeza do espaço.
  • Minimalista. Embora a boiserie possa parecer opulenta, também pode ser incorporada de forma sutil em um ambiente minimalista, criando um ponto focal interessante nas paredes, mas sem sobrecarregar.

Como usar boiserie na decoração?

Nos tópicos a seguir, veja como inserir essas molduras charmosas na sua casa ou no seu apartamento.

Observe o estilo da decoração

Quarto de casal amplo e iluminado, com tons neutros e parede com boiserie
Boiserie deve seguir o estilo do ambiente (Projeto: Portobello)

Listamos aqui alguns dos estilos decorativos que mais combinam com a boiserie. Mas nada impede, claro, de arriscar usá-la com outras estéticas.

Entretanto, você precisa observar a compatibilidade visual. Isso porque essa moldura tem um ar clássico.

Sendo assim, tende a não ficar tão legal em um espaço com estilo industrial ou uma pegada mais moderna, por exemplo.

Já em ambientes contemporâneos, a adoção de molduras em formatos geométricos pode ser uma boa escolha. Mas os traços precisam ser retos e simples.

Agora, em projetos com decoração mais clássica, a boiserie com arabescos é uma ótima pedida. No entanto, deve ser da mesma cor da parede (geralmente, branca), para não pesar no visual.

Forme contraste entre a parede e a boiserie

Parede com boiserie em detalhe
Combinação de cores escuras e claras ajuda a destacar elemento (Projeto: Portobello)

Equilíbrio é tudo! Portanto, uma boa pedida é criar contraste usando a boiserie. Por exemplo: em espaços com uma decoração clean, ela pode ter cores mais fortes e vibrantes.

E isso vale não só para a paleta. Em ambientes maximalistas, com muitos objetos e detalhes ousados, as paredes podem ser discretas e neutras.

Considere a altura do pé-direito

A boiserie faz recortes visuais na parede. Por isso, dependendo da sua aplicação, pode dar a impressão de ambiente mais achatado.

Para evitar esse problema, faça a medição do pé-direito e observe se, de acordo com a altura da casa ou o estilo que você pretende adotar, vale a pena apostar na técnica.

Se quiser investir na boiserie de qualquer maneira, procure instalar as molduras a até 85 cm de altura do piso.

Priorize a durabilidade da boiserie

Quem pretende investir em molduras de PU, isopor ou gesso, que são materiais mais frágeis, deve usar tinta acrílica e aplicá-la com um rolo.

Afinal, a pintura ajuda no acabamento e deixa a boiserie mais resistente. No entanto, o ideal mesmo é utilizar poliestireno, que é mais durável.

Combine com outros elementos

Sala integrada com muitos detalhes decorativos, inclusive um painel de TV com boiserie
Painel de televisão pode ser formado a partir de boiseries (Projeto: Nathália Montans)

Se a moldura já está na parede, por que não investir em decoração? Aproveite para colocar peças que fiquem enquadradas dentro de cada boiserie.

Esses itens, aliás, quebram o clima mais rebuscado e formal das molduras. Portanto, inclua quadros, pôsteres e fotografias. Uma iluminação com arandelas trará um efeito todo especial.

A boiserie também pode servir de moldura para a sua televisão, se ela estiver posicionada na parede.

Preste atenção na pintura

Embora um leve contraste entre ambiente e parede seja interessante, o ideal é que a boiserie seja da mesma cor da superfície onde for instalada ou não se diferencie tanto dela.

Um contraste muito forte sobrecarrega o espaço e tira o efeito 3D, de moldura saindo da parede. 

Alguns exemplos de combinações clássicas são branco-dourado e cinza-branco. A unidade de cor evita erros de combinação e permite usar molduras mais rebuscadas.

Tenha moderação

Ao inserir boiseries em um ambiente, você não precisa colocá-las em todas as paredes.

Isso porque o recurso é muito marcante. Portanto, quando usado em excesso, pode comprometer o equilíbrio visual dos ambientes. Uma superfície só tende a ser o suficiente.

Além disso, mantenha o equilíbrio na distribuição. Mesmo que você queira colocar tamanhos e proporções diferentes, o espaçamento preciso vai trazer harmonia.

Portanto, além do pé-direito, faça a medição de toda a parede, para que as boiseries sejam milimetricamente posicionadas.

A emenda dos cantos das molduras deve ser feita em um ângulo de 45 graus.

Use nos ambientes certos

Quarto de casal em estilo neoclássico
Para fazer sentido, boiserie precisa ter destaque na decoração (Projeto: Mariana Maran)

Embora a boiserie seja mais adotada em salas e quartos, ela pode ser aplicada em qualquer ambiente. Só é preciso ter atenção ao material adotado.

Outro detalhe é o posicionamento. Não há sentido em colocar as molduras em paredes que serão cobertas por estantes, armários ou guarda-roupas. A não ser que você mude a posição dos móveis constantemente.

O ideal é que a boiserie seja o destaque do espaço. Coloque-a atrás do sofá e na cabeceira da cama — o estilo clássico, com arabescos, combina demais com essas localizações.

Com quais materiais fazer boiserie?

Originalmente, a boiserie era feita em madeira. No entanto, com o passar do tempo, novos materiais foram surgindo, tornando essa técnica mais prática e acessível. Confira as principais opções abaixo.

Madeira

Esse era o material mais usado para a boiserie, mas acabou entrando em desuso pelos custos de conservação.

Isopor

Sim, é possível fazer boiseries com esse material. Contudo, a durabilidade é menor. Portanto, é preciso pintá-las com tinta acrílica para aumentar a resistência.

Gesso

Mais em conta, o material traz um resultado elegante e um ar confortável. No entanto, precisa de muito cuidado no momento do acabamento, pois é frágil.

PU

O poliuretano é um material sintético utilizado para fazer boiserie, sendo uma alternativa ao uso da madeira. Afinal, é mais econômico e leve. Também é resistente a rachaduras e cupins.

Poliestireno

Parede de boiserie em detalhe. Na frente delas temos uma mesinha e uma cadeira
Linha da Portobello traz material para formar boiserie de um jeito prático e sustentável (Projeto: Portobello)

Esse é um material sustentável e durável, que facilita cortes e instalações, permitindo uma obra limpa e com pouquíssimos resíduos. Além disso, ele é resistente à água, o que faz com que não estufe por conta da umidade. Sem falar que é livre de pragas, como cupins, e ainda é fácil de limpar. O poliestireno também pode ser pintado facilmente da cor que você quiser.

A boiserie de poliestireno está disponível na linha Finiture, da Portobello Shop.

Se você gosta de acompanhar todas as novidades do mundo da arquitetura e da decoração, está no lugar certo! Confira as principais tendências do ano!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Boiserie: molduras charmosas para as paredes ...

Boiserie: molduras charmosas para as paredes do seu lar

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies