04.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Macrotendência mapeada pela Portobello coloca a tecnologia no centro da discussão (Imagem: Reprodução / Trendbook 2024)

Multipl(us): a tendência da coletividade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.12.2023
A tecnologia amplia as possibilidades de criação, o que é um respiro em meio a mudanças e tensões pelo mundo. Conheça Multipl(us) e suas tendências!
minutos de leitura

O Trendbook da Portobello é um relatório anual que compila as principais macrotendências e seus desdobramentos. Um dos três conceitos mapeados para 2024 é Multipl(us), que se desdobra em outras três microtendências.

Para ouvir o aritgo completo, clique no play abaixo:

No Trendbook 2024, um mundo em “alta voltagem” é identificado, gerando mudanças nos comportamentos da sociedade e na maneira como empresas criam, produzem e vendem seus produtos.

Nesse cenário, Multipl(us) chega como uma macrotendência que evolui de outra, vista anteriormente: We Manifesto. Aqui, o foco é no pertencimento e na formação de comunidades.

São celebradas referências que contrastam de maneira única e poderosa. Portanto, é um convite a expressar a individualidade em um coletivo diverso.

Acompanhe a leitura para conhecer em detalhes a tendência Multipl(us)!

Multipl(us): criatividade para pertencer sem perder a individualidade

tendências Multipl(us)
Tecnologia proporciona novas criações. É o caso das bancadas de porcelanato da Portobello (Projeto: Portobello)

O mundo passa por uma transformação profunda em suas estruturas sociais, tensões geopolíticas, além de ansiedade e receio por parte da população.

Uma nova ordem mundial, por exemplo, está se moldando a partir das tensões entre China e Estados Unidos, além das guerras na Ucrânia e em Israel. Como se não bastasse, vivemos uma crise climática e os efeitos pós-pandemia que norteiam a realidade.

Contudo, em meio ao caos, podemos ver uma luz no fim do túnel. Afinal, Multipl(us) chega como um farol de criatividade e resistência. Fronteiras estéticas são ultrapassadas, dando espaço a uma força coletiva que desafia o status quo.

A criatividade e a busca por pertencimento a comunidades ganham destaque, fazendo com que referências contrastantes convivam em harmonia.

É um movimento que representa uma nova era de expressão individual dentro de coletivos que são diversos. Com isso, o design de interiores ganha impulso e é desafiado a inovar.

Além disso, a dicotomia e a complexidade e a dissonância como fontes de inspiração são abraçadas em Multipl(us). A inteligência artificial (IA) chega ainda como ferramenta para possibilitar o impossível, tornando a força do coletivo um verdadeiro combustível.

Em volta da tendência Multipl(us), encontramos três conceitos que são fundamentais: Harmony of Dissonance, AI Topia, Co-builders. Conheça cada um em detalhes na sequência.

Leia também:

Harmony of Dissonance: explore o inesperado

revestimento pico bois mutina
Em parceria com a Mutina, Portobello traz ao mercado Pico Bois, revestimento em madeira carvalho com pontos (Projeto: Portobello)

Para cocriar, é necessário entender a multiplicidade das ideias e dos comportamentos. É justamente sobre isso que fala Harmony of Dissonance.

Essa tendência celebra a mistura de conceitos opostos. Por exemplo, o minimalismo e o maximalismo. Ambos convivem em harmonia, desafiando normas já estabelecidas.

Portanto, é uma tendência de Multipl(us) em que a estética abraça o caos criativo, fazendo surgir parcerias inusitadas, que levam a criatividade a outros patamares.

Como Harmony of Dissonance se aplica?

O Trendbook 2024 traz ainda alguns exemplos práticos para você entender como as tendências se materializam e já podem ser vistas por aí. Confira algumas aplicações para Harmony of Dissonance.

Artesanato aliado à tecnologia

Novas possibilidades estão em alta, e contam com a tecnologia para expandir a criatividade. É o que acontece no caso do artesanato, que se une a inovações, revisitando técnicas antigas para responder a desafios do presente.

Um exemplo é o sistema de climatização em terracota, idealizado por designers como Yael Issacharov. Com raízes na arquitetura egípcia e nas práticas de refrigeração palestinas, não tem medo de desafiar normas.

Mármore em superfícies maleáveis

E que tal um uso para o mármore que foge completamente do tradicional? Um toque surrealista destaca objetos maleáveis com estampas que reproduzem o material natural. Assim, é possível fazer um contraponto entre a solidez do mármore e a maleabilidade das formas.

Colaborações inesperadas

bancada de cozinha alex atala
Na Portobello, chef Alex Atala assina coleção de bancadas de cozinha (Projeto: Portobello)

A tecnologia e os meios digitais têm proporcionado colaborações inesperadas, que fazem todo o sentido com a tendência Multipl(us). E já temos diversos exemplos de como isso pode funcionar.

Em parceria com o Tinder, por exemplo, a MTV trouxe de volta um programa clássico: o Beija Sapo. Já o Heinz x Absolut Tomato Vodka Pasta Sauce surgiu de uma colaboração entre as marcas para recriar uma releitura da receita de macarrão que viralizou no TikTok com Gigi Hadid.

Outra colaboração sem precedentes foi entre Pokémon Company e o Museu Van Gogh. No projeto, Pikachu e Eevee (personagens lançados em 1996) se aventuram em paisagens icônicas, pintadas por Van Gogh (1853 - 1890). É a magia Pokémon misturada à arte pós-impressionista!

Fontes retorcidas

Além de letras curvas, surge a tendência das formas que desafiam padrões na tipografia. São serifas e nuances manuscritas que incorporam um conceito de antidesign.

Harmonia entre mundos diferentes

A inovação permite ainda que diferentes mundos coexistam em harmonia. Foi o que aconteceu por meio de uma parceria entre a banda Rolling Stones e o time de futebol Barcelona.

Orquestrada pelo Spotify, a iniciativa inédita estampa o logo da banda nas camisas dos jogadores, celebrando a interseção entre cultura, esporte e música.

AI Topia: imaginação ampliada pela tecnologia

projeto portobello
Inteligência artificial ajuda a criar projetos de arquitetura e decoração (Projeto: Portobello)

Outra tendência de Multipl(us) traz uma reflexão sobre as possibilidades de criação a partir do uso da inteligência artificial (IA).

Afinal, a imaginação sempre foi infinita, mas baseada em uma realidade que tende a ter limites claros. Contudo, temos vivido uma mudança radical com a popularização da IA.

Novas possibilidades de criação surgiram, levando a um espaço utópico em que não há barreiras entre imaginação e realização.

Conceitos abstratos podem ser transformados em realidades palpáveis a partir do uso dessa tecnologia. São ferramentas que permitem transformar o surreal em real, criar realidades paralelas como experimentar carreiras ou fazer com que ideias absurdas ganhem contornos.

Como essa tendência Multipl(us) pode ser usada na prática?

AI Topia amplifica a criatividade a partir da tecnologia. Confira alguns exemplos de como isso pode funcionar.

Representações surreais

ação publicitária jaquemus
Marca publicou bolsas gigantes como se fossem veículos pelas ruas de Paris, na França (Foto: Divulgação / Instagram @jacquemus)

Diferentes imagens podem ser criadas a partir da inteligência artificial. Como é o caso da campanha da linha de biquínis da Kim Kardashian, em que ela aparece ao lado de modelos extraterrestres.

A marca francesa Jacquemus também aderiu a essa tendência Multipl(us) e publicou em seu Instagram bolsas em formato de ônibus gigante circulando por Paris.

E equilibrando o retrô e o futurista, Nico Ito criou um universo surreal em torno da bolsa Gucci Bamboo 1947.

AI aliada à criatividade e à inovação

Empresas como a Arqgen, que trabalha com arquitetura generativa, registou lucros impressionantes ao usar um software para reformas bancárias.

Algo semelhante aconteceu com a produtora brasileira O2 Filmes. A empresa tem usado ferramentas de IA como Midjourney e ChatGPT para potencializar suas criações.

Idealização de futuros e cenários

Recentemente, o aplicativo Remini ganhou as redes sociais ao usar inteligência artificial para criar imagens dos usuários em outras versões. São profissões ou situações como casamento e até a idealização de como seriam seus filhos.

Ilusões óticas

A criatividade humana e a precisão da máquina se fundem com Illusion Diffusion AI. Esse é um marco que transforma a arte por meio da tecnologia, redefinindo seu próprio horizonte.

Metaverso

A fusão do metaverso com a realidade também já está acontecendo. O grupo de K-pop Aespa é um dos pioneiros, por meio da SM Entertainment.

Suas integrantes se transformam em heroínas no meio digital. No mundo real, estampam capas de revistas e se tornam embaixadoras de grifes.

Co-builders: colaboração, igualdade e inovação em Multipl(us)

projeto colaborativo portobello e mutina
Colaborações com profissionais do Brasil e do exterior estão entre estratégias para Portobello inovar sempre (Projeto: Portobello)

Falando mais especificamente sobre a vontade de criar e pertencer a comunidades, a tendência Co-builders chega para integrar Multipl(us) de uma maneira nova.

Agora, consumidores estão em busca de alianças que tirem o protagonismo de marcas e empresas. Afinal, estamos na era do empoderamento coletivo e cooperativo. Nesse cenário, exclusividade e pertencimento são tanto um desafio quanto uma resposta.

Para conseguir ter autenticidade e, ainda assim, pertencer a algo maior, é necessário construir laços entre pessoas comuns para desafiar o status quo.

Surge, então, o “consumidor-acionista”. Ou seja, aquele que não só tem o poder de decisão de compra, como também sobre o que as empresas produzem, como fazem isso e como utilizam os seus dados nesse processo.

Tais transformações vão além do comportamento. Elas são fundamentadas nas emoções e na justiça, resultando em responsabilidade social.

Arquitetos digitais, por exemplo, são mais ativos, colaborativos e participativos na cocriação de produtos, além da formação de cooperativas.

Como a tendência Co-builders se aplica à realidade?

Trazendo essa tendência de Multipl(us) para a realidade, é possível entender como se formam as comunidades e como os consumidores estão cada vez mais ativos. Acompanhe!

NFT

Os NFTs chegaram com tudo! E quem já aproveitou foi Justin Bieber, no lançamento de seu single “Company”. O artista lançou um NFT exclusivo que recompensa fãs, oferecendo 1% dos royalties sobre a faixa.

Assinatura de apartamentos mobiliados

O setor imobiliário dos Estados Unidos passa por uma transformação com a Landing, que oferece assinatura de apartamentos mobiliados. Tudo sem complicações contratuais.

Compartilhamento de imóveis de férias

tendência de compartilhamento de imóveis
Empresa norte-americana lançou plataforma que permite compartilhar casas de férias (Foto: Divulgação Pacaso)

Também nos Estados Unidos, muitas residências ficam vazias em boa parte do ano. Pensando nisso, a Pacaso é uma startup que chegou para propor o compartilhamento de imóveis de férias. Cada comprador usa de acordo com a sua cota.

Cidades do futuro

As cidades do futuro ainda têm um potencial inexplorado. Afinal, o mundo descentralizado está cada vez mais conectado. Nesse sentido, CityDAO está reformulando a maneira como conduz seus negócios, seguindo contratos inteligentes, proporcionando uma transparência que antes não era vista.

Criação de comunidades

A Shopee chamou a atenção por implementar as compras coletivas. Assim, é possível unir familiares e amigos para fazer compras, o que revolucionou o comércio online.

Todos os detalhes de Multipl(us) e das outras duas macrotendências mapeadas pela Portobello estão no relatório anual. Baixe o Trendbook 2024 gratuitamente agora mesmo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Multipl(us): a tendência da coletividade...

Multipl(us): a tendência da coletividade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies