25.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Em formato de rosa do deserto, Museu Nacional do Catar é uma das atrações de Doha (Foto: Gilbert Sopakuwa)

Rosa do deserto: conheça o Museu Nacional do Qatar, concebido por Jean Nouvel

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.04.2024
Espaço conta a história do país, que é considerado um dos mais ricos do mundo. Saiba tudo sobre o Museu Nacional do Catar!
minutos de leitura

A rosa do deserto inspirou o design do Museu Nacional do Qatar, construído em Doha. O país é um dos destinos mais avançados e ricos do mundo, com belas paisagens, além de obras de arquitetura e design de tirar o fôlego.

O projeto de 2019 do Museu é do arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do Prêmio Pritzker de 2008, e chama a atenção pelo formato de rosa do deserto, uma formação rochosa típica do Golfo Pérsico. O nome do projeto, inclusive, é Desert Rose.

Além de admirar a arquitetura de Nouvel, os visitantes podem aproveitar os 8 mil m² destinados a exposições que abordam o passado, o presente e o futuro do Qatar. No Museu Nacional do Qatar, fica mais fácil entender como um lugar baseado em uma cultura nômade se tornou uma grande potência a partir da descoberta do petróleo.

Atualmente, Doha é marcada por arranha-céus modernos e futuristas, que dividem espaço com a tradição e a cultura local. A cidade foi destino do Coletivo Criativo, e o projeto Desert Rose, em especial, inspirou a criação da linha Qatari, que conta com um mosaico com design que remete à obra de Nouvel. Continue a leitura para saber mais.

Rosa do deserto inspirou a arquitetura do Museu Nacional do Qatar

Um dos destaques do Museu Nacional do Qatar é o seu design inspirado na rosa do deserto, também conhecida como rosa das areias. Sendo assim, a visita já se torna interessante antes mesmo da entrada.

A rosa do deserto é um fenômeno natural em que grãos de areia cristalizada, que restam da evaporação da água, aglomeram-se com a ação do vento e formam um mineral que se parece com a flor.

rosa do deserto
Rosa do deserto é formação rochosa típica do deserto do Catar (Foto: Jnzl's Photos)

Para reproduzir a flor, Jean Nouvel projetou diversos discos apoiados, de modo a formar uma rosa de concreto. Eles têm diferentes tamanhos e ficam em posições distintas, de maneira similar à singularidade da natureza.

A ideia do arquiteto também era que as pétalas da rosa do deserto guardassem o prédio do sol, gerando economia na refrigeração interna. Por isso, elas são mais extensas na área externa, fazendo um sombreado no entorno do museu.

A referência à rosa do deserto é tão forte e clara, que o projeto foi batizado por Nouvel de Desert Rose.

Em todo o edifício a estética pós-moderna não deixa de lado os elementos naturais, como a cor areia. Ela está presente, inclusive, no piso de concreto aparente polido.

museu nacional do catar, inspirado na rosa do deserto
Imagem panorâmica dá ideia da extensão do Museu Nacional do Catar (Foto: Arend Kuester)

O Museu Nacional do Qatar levou 18 anos para ser construído, em uma obra que custou 365 milhões de euros. 

Ele fica à beira-mar, no local antes ocupado pelo Palácio Real do Qatar. A propriedade pertencia ao monarca Sheikh Abdulla Bin Jassim Al Thani e funcionava como sede do governo nacional e casa da família real. Essa área, em vez de demolida para dar lugar ao Museu Nacional do Qatar, foi integrada ao projeto. Só um dos exemplos de como o país busca sempre unir passado, presente e futuro.

Extensa área reúne exposições, teatro, restaurante e mais

O Museu Nacional do Qatar é bastante extenso, com 52 mil m² no total. O espaço abriga exposições permanentes e temporárias. São 11 galerias em círculos que acompanham as pétalas da rosa do deserto. Ao centro, um pátio é destinado a eventos culturais.

Há ainda um teatro, salas de aula para o ensino da culinária catari, um restaurante panorâmico, um café e duas lojas de souvenires. Além disso, um centro de pesquisa e um parque de reflorestamento ajudam a manter vivas as plantas nativas.

Também é possível encontrar uma área destinada a um projeto de paisagismo no Museu Nacional do Qatar. Ele reúne grandes gramados e espécies locais.

museu nacional do catar, inspirado na rosa do deserto
Paisagismo com espécies do Catar também é atrativo do Museu Nacional do Catar (Foto: FLASHPACKER TRAVELGUIDE)

Em todo o espaço, o acervo e a programação são bastante democráticos. Há exposições com arqueologia, esculturas, música, poesia e muito mais. Mas, de maneira geral, o objetivo é mostrar a história e a tradição do Qatar e de seu povo por meio de uma experiência sensorial.

Tecnologia ajuda a entender o passado, o presente e o futuro do Qatar

A modernidade e a tecnologia se encontram com as raízes do Qatar em instalações multimídia, que ajudam o visitante a entender a história local. Assim, é possível se transportar para as profundezas do Mar do Golfo ou conferir o deserto, com sua fauna e evolução com o passar dos anos.

museu nacional do catar, inspirado na rosa do deserto
Exposição do Museu Nacional do Catar revela aspectos da natureza, história e costumes locais (Foto: Arend Kuester)

É possível entender como vivia o povo do Qatar antigamente, por meio da pesca e da colheita de pérolas, atividades que garantiam o sustento das famílias locais.

Um estilo de vida com movimentos migratórios e sobrevivência no deserto. Realidade dura que começou a mudar com a descoberta do petróleo. O combustível fóssil acelerou o desenvolvimento do Qatar e gerou riqueza para seu povo.

A partir de então, Doha ganhou outros ares, com prédios modernos, arranha-céus e, claro, o Museu Nacional do Qatar.

Essa história é contada em cada uma das pétalas da rosa do deserto. Tudo acontece de um jeito muito orgânico para o visitante, que se sente imerso na cultura local.

Leia mais:

Visitas ao Museu Nacional do Qatar

O Museu Nacional do Qatar está aberto à visitação nos seguintes dias e horários:

  • De sábado a quinta-feira, das 9 às 19h;
  • Sexta-feira, das 13h30 às 19h.

É possível comprar os ingressos pela internet por meio de cartão de crédito. A entrada para adultos estrangeiros custa 50 rials catarenses.

Se considerarmos o câmbio direto de abril de 2024, o valor equivale a menos de R$ 75. Estudantes estrangeiros pagam meia. Já pessoas até 16 anos e locais não pagam.

Como é bastante extenso, o ideal é reservar ao menos duas horas para conhecer o Museu Nacional do Qatar.

museu nacional do catar, inspirado na rosa do deserto
Imagem noturna do Museu Nacional do Catar mostra projeto de iluminação que destaca pétalas (Foto: Arend Kuester)

Vale lembrar que o Qatar é um país conservador. Por isso, a administração pede que os visitantes não usem roupas curtas ou inapropriadas para o local, em respeito à cultura e aos costumes locais.

Quem visitar o Qatar também vai poder conhecer outras obras de nomes renomados. Esse é o caso da Biblioteca Nacional do Qatar, de Rem Koolhaas, além dos estádios de futebol desenhados pelo arquiteto Norman Foster e pela arquiteta Zaha Hadid.

Conheça os revestimentos da linha Qatari inspirados no Desert Rose

qatari desert rose
Parede traz o mosaico de Qatari Desert Rose (Projeto: Portobello)

A rosa do deserto e os demais elementos que compõem o visual do Qatar surgem nos revestimentos da linha Qatari, criada pelo Coletivo Criativo Doha, iniciativa da Comunidade Portobello+Arquitetura.

Essa criação nasce a partir dos olhares diversos de 19 profissionais criativos, que mergulharam numa viagem de cocriação na multifacetada Doha. Por meio de vivências particulares, seus diferentes olhares convergem na dualidade entre o imenso deserto e a cidade pulsante.

Assim, essa experiência coletiva fez surgir porcelanatos com uma superfície minimalista, com camadas e texturas que revelam microrrelevos, interpretados nos tons do deserto e da cidade.

A linha conta ainda com peças para criação de mosaicos com cortes ousados. Entre eles, estão Qatari City Rose e Qatari Desert Rose, com formas que remetem à arquitetura de Jean Nouvel no Desert Rose, projeto que encantou o Coletivo Criativo na viagem a Doha. 

>>> Saiba mais sobre o processo de criação do Coletivo Criativo Doha

Com essas peças, é possível criar composições únicas e personalizar ambientes, imprimindo a identidade de quem compõe.

Toda a linha Qatari oferece revestimentos perfeitos para projetos que buscam um refúgio de tranquilidade e sofisticação. Combinam a pureza do natural, a legitimidade do coletivo e a elegância da vanguarda.

Quer saber como decorar com revestimentos neutros? Aprenda a usar produtos clássicos para criar uma base versátil e atemporal!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Rosa do deserto: conheça o Museu Nacional do...

Rosa do deserto: conheça o Museu Nacional do Qatar, concebido por Jean Nouvel

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies