01.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok é uma das redes sociais mais usadas na atualidade; arquitetos e decoradores também podem aproveitar a rede (Foto: Solen Feyissa/Unsplash)

TikTok para arquitetos e decoradores: 5 dicas para usar o app profissionalmente

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.11.2021
As redes sociais podem ser ótimas aliadas de profissionais de arquitetura e decoração. Veja como criar um TikTok para arquitetos e decoradores!
minutos de leitura

As redes sociais são aliadas de quem deseja conseguir novos clientes, firmar-se como autoridade em seu segmento e até virar um influencer. Não seria diferente com a arquitetura. E, dentre tantas redes disponíveis, o uso do TikTok para arquitetos e decoradores desponta como um bom recurso para a carreira.

O motivo é que o TikTok é uma das redes sociais mais populares no mundo atualmente.

Em julho, ranqueava como a sétima mais usada no planeta, estando à frente de outras mais consagradas, como o Twitter, Snapchat e Pinterest.

Pouco tempo depois, no final de setembro, o aplicativo divulgou ter alcançado 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Quer aproveitar essa popularidade para divulgar o seu trabalho? Então veja algumas dicas de uso do TikTok para arquitetos e decoradores.

5 dicas para criar um perfil de TikTok para arquitetos e decoradores

Muito popular entre adolescentes, o TikTok vem conquistando espaço entre o público mais velho (Foto: Hello I’m Nik/Unsplash)

Entenda como utilizar a rede social para conquistar clientes e se tornar uma autoridade na arquitetura:

1. Privilegie qualidade e conhecimento

Um perfil no TikTok para arquitetos é, acima de tudo, uma rede profissional. Isso significa que ela será usada para divulgar seu trabalho. Embora challenges (desafios) e dancinhas sejam divertidos, eles não devem imperar no seu perfil. O seu conhecimento sobre arquitetura e decoração deve ser o principal pilar do seu conteúdo.

2. Crie uma agenda de publicações

Assim como qualquer trabalho, um TikTok para arquitetos deve ser planejado e organizado. Portanto, pense antecipadamente no tipo de conteúdo que deseja oferecer aos seus seguidores e evite produzir de maneira aleatória. Uma boa solução é ter uma agenda de publicações, estipulando quais assuntos você vai abordar em um determinado dia. Você pode, por exemplo, postar conteúdos estilo “antes e depois” às segundas, challenges às terças, história da arquitetura às quartas e assim sucessivamente. Confira outras ideias de temas que você pode incluir na sua agenda:

  • Mitos e verdades sobre a profissão de arquiteto ou designer de interiores;
  • Dicas para quem deseja trabalhar com arquitetura e decoração;
  • Tendências de arquitetura e decoração em 2021;
  • Antes e depois de uma reforma;
  • Curiosidades sobre a profissão;
  • Dicas simples de decoração;
  • Detalhes de uma obra;
  • História da arquitetura.

3. Previna-se

Uma parte do conteúdo postado será em obras e ambientes de terceiros (Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Uma parte considerável do conteúdo de um TikTok para arquitetos é formada pelos trabalhos entregues aos clientes.

O arquiteto pode fazer um antes e depois, mostrando como era um ambiente antes e após suas alterações, e precisará da autorização do cliente para exibi-lo na rede social.

Mas, eventualmente, o cliente pode mudar de ideia, negando a autorização ou pedindo a remoção do conteúdo. Por isso, o arquiteto precisa se precaver.

Antes de postar o conteúdo na rede social, tenha em mãos um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e peça para o cliente assinar. Dê uma cópia do documento a ele.

Assim, ambas as partes ficam amparadas por um acordo transparente e com consentimento objetivo.

4. Considere fazer anúncios pagos

Anúncios permitem que seu perfil no TikTok alcance um público maior (Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Um TikTok para arquitetos e decoradores pode demorar a atingir seu público-alvo. Quem tem pressa, no entanto, pode recorrer ao anúncio pago, ou seja, o proprietário do perfil paga para que o conteúdo apareça para outros usuários além dos seguidores.

Muito popular no Instagram e no Facebook, esse tipo de campanha aparece no feed de pessoas com perfil semelhante ao de seu potencial seguidor e leva seu conteúdo a um público muito maior.

O TikTok conta com diferentes formatos de anúncio. Antes de investir em um deles, dê uma boa analisada na plataforma e entenda como cada um funciona.

5. Faça do TikTok a peça de um planejamento maior

Assim como você planeja seu trabalho, faça com que o TikTok para arquitetos seja parte de um plano de marketing mais amplo (Foto: Anthony Shkraba/Pexels)

A internet oferece uma série de ferramentas para que profissionais, incluindo arquitetos e designers, possam divulgar seu trabalho. Quando feitas de maneira conjunta, conseguem abordar diferentes tipos de público.

Enquanto no TikTok os reacts e as análises de uma decoração podem ter mais força, no Instagram é possível mostrar os bastidores de uma obra pelos stories.

Já no LinkedIn, você pode falar sobre a profissão de arquiteto e o futuro da arquitetura. Veja onde seu público está e em quais redes sociais deseja estar presente.

Faça um planejamento com objetivos claros e prepare seu conteúdo. Com o tempo e conteúdo de qualidade, você consegue se destacar. O importante é ter uma presença digital sólida.

Viu como é possível criar um TikTok para arquitetos? E, além das redes sociais, que tal investir em uma ferramenta pensada justamente para profissionais da arquitetura?

No Archtrends, a plataforma gratuita da Portobello para arquitetos, você pode divulgar seus trabalhos e conquistar novos clientes. Entenda como ele funciona!

Capa: Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o TikTok é uma das redes sociais mais usadas na atualidade; arquitetos e decoradores também podem aproveitar a rede (Foto: Solen Feyissa/Unsplash)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

TikTok para arquitetos e decoradores: 5 dicas...

TikTok para arquitetos e decoradores: 5 dicas para usar o app profissionalmente

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies