19.02.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

7 ações de marketing para arquitetos para gerar diferencial competitivo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.02.2018
Fazer um trabalho de qualidade não é o suficiente. Em uma área cada vez mais competitiva e de fácil entrada no mercado, aqueles que não sabem divulgar seu trabalho apresentando valor agregado acabam ficando para trás. Por isso, o profissional precisa dominar estratégias de marketing para ser visto e lembrado.
minutos de leitura

Se engana quem pensa que basta realizar um trabalho de qualidade para garantir sucesso na carreira. Um dos principais desafios de quem trabalha com arquitetura é, justamente, integrar suas técnicas e talentos aos conhecimentos de outras áreas completamente diferentes — o marketing, por exemplo.

Quem sabe expor seus projetos da forma correta, usando técnicas de divulgação e de networking, é capaz de superar até mesmo aqueles que apresentam um traço autoral totalmente original e encantador. Afinal, de nada adianta ter ideias incríveis se o mercado ainda não decorou o seu nome.

E não há segredos! Uma boa estratégia de marketing para arquitetos é fácil de executar, mas exige dedicação. Basta se esforçar e colocar algumas técnicas bastante simples em prática, sem deixar que a qualidade do trabalho final seja comprometida.

Há algumas ações que são consideradas requisitos básicos para uma boa divulgação e você vai poder conferir todas elas mais adiante. Continue acompanhando!

Por que o marketing é tão importante para os arquitetos?

O marketing se tornou uma arma poderosa para os arquitetos, principalmente nos últimos anos, quando a internet e as redes sociais se popularizaram entre os profissionais da área. É por meio dessa estratégia que o autônomo no início da carreira tem a capacidade de se posicionar no mercado da mesma forma que um arquiteto renomado com anos de experiência.

A partir da construção de uma boa estratégia de marketing, com ações de diversas naturezas, o profissional passa a não depender da indicação para alcançar novos clientes, pois essa aquisição se torna muito mais natural.

Marketing para arquitetos

Ele tem a capacidade de atuar de forma ativa em busca de consumidores em potencial, demonstrando profissionalismo e conquistando a confiança do público.

Em resumo, os resultados obtidos são dois. O primeiro deles é a redução significativa de custos em relação à aquisição de clientes, pois eles passam a ser atraídos de forma espontânea para conhecer o trabalho do arquiteto ou do escritório em questão. O segundo é a autoridade de mercado, uma vez que o nome do profissional ou empresa estará estampado por toda parte, junto aos seus projetos, se tornando referência quando o assunto é arquitetura.

Quais são os benefícios de uma estratégia bem-elaborada?

Os benefícios de uma estratégia de marketing para arquitetos são vários, há uma infinidade de oportunidades que podem ser conquistadas a partir dessas ações. Mas, de maneira geral, algumas vantagens se destacam:

  • a atração de clientes é facilitada: a realização de ações de marketing significa o investimento em ações que vão possibilitar a propagação das ideias do profissional entre o público e para o mercado de forma espontânea. Os projetos poderão ser encontrados por qualquer um de forma contextualizada, seja na internet ou em um evento do qual o profissional estiver participando.
  • os custos são reduzidos: a partir do momento em que o arquiteto estrutura sua própria estratégia de marketing e divulga seu trabalho, ele passa a não depender da indicação de outras pessoas ou da publicidade em veículos renomados da área. Apenas com alguns centavos por clique, por exemplo, é possível fazer anúncios segmentados nas redes sociais ou impulsionar uma publicação, reduzindo o custo de aquisição por cliente.
  • divulgação: ganhar prêmios por um projeto é o sonho de todo arquiteto. Entretanto, com divulgações pontuais, essa não passa a ser uma demanda para que um trabalho específico se torne conhecido. É possível desenvolver ações para propagar a ideia de cada um dos projetos separadamente. Isso permite que o público conheça cada uma das ideias desenvolvidas pelo profissional, garantindo que ele não se torne conhecido apenas por uma obra em particular e ampliando suas possibilidades de atuação.
  • autoridade de mercado: após certo tempo de divulgação constante, o nome do autor ou do escritório responsável passa a ser reconhecido com facilidade pelo público e pelo mercado, transformando esse nome em uma marca de autoridade. Assim, ele passa a ser visto como referência de alta qualidade.
  • captação de parcerias: não são apenas os clientes que podem ser atraídos com a adoção de ações de marketing. A partir do momento em que o profissional de arquitetura se torna conhecido, outras empresas também passam a desejar se aproveitar de seu nome em troca da divulgação simultânea. Escritórios de decoração, designers de interiores, engenheiros, construtoras… A lista de oportunidades é enorme e basta saber agir com sensatez para garantir um retorno maior ainda.
  • possibilidade de atuação segmentada: os maiores nomes da arquitetura são conhecidos por projetos gigantescos e significativos para a população. Entretanto, o consumidor, de forma geral, não procura esses profissionais para construir suas casas, por exemplo. Com uma divulgação direcionada, você atrai esse tipo de consumidor mostrando exatamente o que ele quer encontrar. Assim, é possível se mostrar especialista em ambientes reduzidos, áreas externas, espaços corporativos ou qualquer outro segmento que o arquiteto desejar.
  • aumento significativo de oportunidades: o arquiteto que sabe divulgar seu trabalho não precisa depender de convites para realização de grandes projetos para começar. O aumento de oportunidades é significativo, tanto em relação à quantidade de pequenos projetos sendo desenvolvidos simultaneamente quanto ao aparecimento de propostas de grandes trabalhos ocasionalmente.
Marketing para arquitetos
Marketing para arquitetos

Todos esses benefícios de marketing para arquitetos podem ser gerados de forma simultânea, desde que um plano bem-estruturado seja colocado em prática. Além disso, é preciso ter em mente qual é o objetivo do arquiteto antes de realizar as ações, garantindo que o caminho ideal será trilhado para conquistar essa meta.

Sete passos para um marketing de arquitetura eficiente

Entre tantas possibilidades de atuação, listamos sete que podem ser consideradas essenciais para qualquer um que deseje se tornar referência e aumentar sua carteira de clientes de forma significativa.

1. Produza conteúdo relevante para o seu público

Não há nada mais eficiente do que a produção de um conteúdo relevante no ambiente online. Por meio de textos, infográficos, e-books, publicações nas redes sociais, vídeos ou qualquer outro tipo de material, o arquiteto é capaz de conquistar novos clientes enquanto tira as dúvidas deles.

Imagine a seguinte situação: um consumidor qualquer deseja reformar sua sala de estar e está em busca de orientações sobre como fazer isso, além de inspirações. A partir do momento em que ele faz algumas pesquisas no Google ou segue alguns perfis de arquitetura nas redes sociais, passa a considerar os autores desses materiais como seus aliados. Se o seu perfil ou blog é encontrado, oferecendo informações, tirando dúvidas, apresentando projetos anteriores e mostrando exemplos, a chance de esse cliente em potencial entrar em contato para fazer um orçamento é enorme.

Marketing para arquitetos

Um bom começo para colocar essa ideia em prática é conversar com seus atuais clientes para levantar as principais dúvidas e curiosidades que eles tiveram antes de fechar negócio com seu escritório. Provavelmente, esses também são os questionamentos de várias outras pessoas, e respondê-los vai facilitar a tomada de decisão na hora da contratação.

Feito isso, crie seu perfil nas redes sociais mais interessantes, elabore um site com informações ricas, construa um portfólio cheio de referências e comece seu próprio blog, contando suas experiências e falando de forma aprofundada sobre o desenvolvimento dos seus projetos de arquitetura, usando técnicas de marketing de conteúdo sempre que possível.

Além disso, é importante saber como atrair o público no início da produção. Isso pode ser feito por meio de estratégias de SEO para gerar acesso orgânico no Google, impulsionando publicações nas redes sociais ou até mesmo criando anúncios com segmentação de público com base nas características dos clientes que se pretende alcançar.

2. Invista nas redes sociais com foco em imagens

Textos ricos em informações e experiências são extremamente valiosos para os seus clientes em potencial. Mas a verdade é que, em uma área como a arquitetura, na qual o principal elemento de atenção é a questão estética, uma fotografia bem-tirada vale muito mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.

Por isso, é importante estar presente nas redes sociais com foco em imagens, como o Pinterest, Instagram, Tumblr, YouTube, Vine e muitas outras possibilidades. É preciso estudar cada uma das redes para saber exatamente de que maneira usá-las no dia a dia de divulgação, pois elas têm uma lógica completamente diferente e trazem propostas de interação com os usuários de forma bem particular.

No Instagram, por exemplo, você terá a oportunidade de fazer pequenos vídeos de sua experiência com outros clientes em tempo real por meio dos stories. As fotos mais trabalhadas podem ser colocadas no feed diariamente, e há também a possibilidade patrocinar publicações ocasionalmente.

Enquanto isso, a abordagem do Pinterest está voltada à inspiração dos usuários, montando painéis ricos em referências e mesclando imagens de trabalhos autorais com fotografias de outros perfis.

O essencial é ter imagens bem-produzidas que traduzam exatamente o significado de cada projeto, permitindo que os usuários dessas redes captem a essência do trabalho, gerando ainda mais valor agregado para o portfólio do profissional.

É necessário saber escolher as melhores redes sociais para arquitetos com base no estilo do trabalho, além de levar em consideração os hábitos de consumo online do público que considera o ideal para se tornar cliente.

Marketing para arquitetos

3. Marque presença nos eventos mais importantes

Não é só no mundo online que é possível fazer uma divulgação eficiente e que gere resultado. É essencial que o arquiteto marque presença nos eventos importantes do meio, tanto para humanizar seu contato com o mercado quanto para fazer networking com grandes nomes da área.

Esteja presente em vários tipos de ocasião, desde as convenções que contam com participantes de todo o Brasil e do mundo até pequenas exposições de artistas pouco conhecidos com um público bastante segmentado e local em galerias de bairro.

Obviamente, cada um desses eventos terá um propósito diferente. Os maiores terão como objetivo o aprendizado e o networking com grandes nomes do mercado, permitindo que o profissional se torne conhecido e comece a trabalhar sua rede de contatos para projetos futuros. Já os menores servem para se firmar enquanto referência e ter outros profissionais como aliados.

Mas ambos servirão também para tornar a estratégia de marketing mais humanizada e menos virtual, permitindo que todos vejam frente a frente o responsável pelo projeto.

Além disso, existem alguns eventos que devem estar na agenda do arquiteto anualmente, garantindo que essa ação seja colocada em prática com excelência. CASACOR, Design Weekend, Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo e muitos outros precisam ser frequentados por todo profissional pelo menos uma vez em sua carreira.

Então prepare-se, monte sua agenda e marque presença estrategicamente nesses eventos, pensando sempre sobre como fazer uma conexão entre essa aparição e as demais estratégias de marketing contidas neste artigo.

Marketing para arquitetos

4. Saiba trabalhar o marketing de indicação

Uma indicação de um cliente vale ouro! Afinal, não há ninguém melhor do que uma pessoa que já contratou seus serviços para falar sobre a qualidade do resultado final e do atendimento ao longo da execução do projeto. Por isso, apesar de ser considerada uma técnica ultrapassada por muitos, o marketing de indicação pode ser sua arma secreta em momentos de dificuldade.

A realização de um bom trabalho gera a indicação automaticamente. Afinal, todas as pessoas que visitarem o ambiente elaborado vão elogiá-lo, fazendo perguntas sobre sua proposta e sobre como ele foi elaborado na prática. O proprietário, naturalmente, vai mencionar o autor do projeto, explicando um pouco sobre seu trabalho e indicando que eles também o contratem em alguma oportunidade.

Mas é possível atuar de forma mais ativa, realizando ações objetivas de diversas formas. Uma delas é oferecer descontos nessas circunstâncias. Por exemplo: a pessoa que fechar contrato a partir da indicação de um cliente anterior receberá um valor especial, além de gerar desconto para o indicador em uma segunda obra ou reforma.

Essa é uma proposta interessante tanto para o público quanto para o escritório de arquitetura, principalmente quando se trata de uma atuação de nicho.

Se você atua de forma especializada criando ambientes corporativos, por exemplo, o empreendedor que te contratar tem uma rede de contatos ampla e segmentada que pode ser trabalhada por você ao longo do tempo. Você pode ir oferecendo descontos e divulgando seu trabalho e, pouco a pouco, transformar essa rede em sua própria base de clientes.

5. Cadastre seus projetos no Archtrends Portobello

Uma das mais recentes tendências do universo da arquitetura é o próprio Archtrends Portobello. Além de servir de fonte de informação relevante para os profissionais da área, o portal da Portobello, empresa líder no mercado de revestimentos no Brasil, também é um canal de divulgação de trabalhos.

Há uma seção exclusiva para o cadastro de projetos de diversos tipos, permitindo a publicação de ideias, o networking com outros profissionais e até mesmo a atração de novos clientes.

Sob o slogan “onde as referências se encontram”, a proposta do portal é que o arquiteto faça um rápido cadastro e se una a uma série de outros profissionais da área para compartilhar ideias, dividir experiências e mostrar o que seus projetos têm de melhor, se inspirando e servindo de inspiração ao mesmo tempo.

Após se registrar no portal, basta fazer o upload das imagens do trabalho e escolher uma categoria para que os demais usuários consigam encontrar o projeto com maior facilidade em meio a outros do mesmo tipo. Além disso, também é possível deixar comentários, trocar ideias e marcar os produtos utilizados para que os usuários da rede tenham uma noção clara de cada detalhe da construção.

O arquiteto também poderá conquistar algumas oportunidades como a chance de ser entrevistado pela marca para diferentes publicações no blog, ter seu perfil divulgado nas redes sociais da empresa e, com isso, ganhar cada vez mais visibilidade.

A participação no Archtrends Portobello é gratuita e o retorno é garantido. A experiência de se cadastrar e estar em contato com tantos outros profissionais gera um aprendizado rico e ainda é capaz de divulgar seu projeto para o mercado de forma natural, gerando cada vez mais autoridade.

6. Entregue muito mais do que é esperado

Para que o arquiteto seja realmente valorizado por seu cliente, é preciso entregar muito mais do que foi prometido no contrato assinado por ambos. Não se trata de gastar mais do que estava previsto no orçamento, de realizar serviços extras ao longo da realização do projeto ou nenhuma outra estratégia que possa prejudicar o lucro durante o desenvolvimento do trabalho.

A ideia aqui é fazer mais do que a prestação de um serviço: é firmar uma parceria com o cliente enquanto o projeto é executado. Algumas coisas que o arquiteto pode fazer a partir dessa ideia são: realizar ajustes ao longo do tempo com base na necessidade dele, fazer consultorias periódicas que ajudem a estruturar melhor as ideias, indicar outros profissionais com serviços complementares etc.

A proposta vai muito além de oferecer um serviço em troca de dinheiro. É preciso que seja apresentado um valor agregado que mostre que aquele tipo de trabalho não será encontrado em outro lugar, garantindo tanto a satisfação quanto a indicação do arquiteto em outras oportunidades.

O nome dessa estratégia é marketing de relacionamento, e é a base principal para uma carreira sólida. Ela permite que o profissional cresça cada vez mais e se torne referência no mercado, tanto pela qualidade de seu trabalho quanto pela relação de confiança estabelecida entre seus clientes.

Marketing para arquitetos

7. Use o atendimento como estratégia de fidelização

Quem foi que disse que o marketing é uma estratégia que deve ser adotada pensando apenas na aquisição de novos clientes? Muito pelo contrário. Ele também pode e deve ser trabalhado com os que já foram conquistados, afinal é muito mais barato e vantajoso para o arquiteto trabalhar com pessoas que ele já entende e que têm certa confiança em seu trabalho.

O bom atendimento é a base para garantir a fidelização, pois é por meio do contato diário após a assinatura do contrato que os resultados são de fato considerados satisfatórios ou não. Existe uma série de cuidados que devem ser tomados durante esse atendimento para que o cliente não se sinta “deixado de lado”.

Há algumas técnicas para colocar em prática diariamente com os clientes para os quais você está executando uma obra. Você pode, por exemplo:

  • deixar um número de telefone disponível para tirar qualquer dúvida ao longo do processo;
  • perguntar ocasionalmente se há alguma questão em que ele precisa de ajuda;
  • antecipar os riscos do projeto antes que se tornem um problema grave;
  • oferecer serviços complementares que façam sentido a partir da demanda.

Não se esqueça de que um cliente insatisfeito pode invalidar todos os resultados das ações listadas anteriormente, pois a reputação do profissional é sua principal arma para garantir o sucesso ao longo da carreira. Não importa o quão incrível é o seu network nas redes sociais, o resultado de um bom trabalho ainda é o ponto que faz toda diferença no fim das contas.

Como começar a planejar as ações de marketing?

Agora que você já sabe quais são as principais ações a serem adotadas para atrair e reter cada vez mais clientes, chegou a hora de se planejar. Essas estratégias não podem ser colocadas em prática de forma solta e sem conexão, pois uma pode ajudar a alcançar os melhores resultados na outra se forem planejadas conjuntamente.

É muito importante que os objetivos a serem conquistados estejam claros para o arquiteto, pois são eles que vão guiar as ações, estabelecendo prioridades, selecionando as propostas mais interessantes e criando métricas de sucesso — além de permitir um foco nas maiores dificuldades do profissional.

Só assim será possível selecionar as ações que vão trazer maior retorno, pois cada arquiteto terá uma demanda diferente com base nos desafios enfrentados no dia a dia e no estágio em que sua carreira se encontra.

Basta refletir sobre seus objetivos, organizar as ideias e listar as principais estratégias que serão adotadas, se dedicando a colocar cada uma delas em prática com perfeição para que os resultados alcançados sejam, de fato, os que são almejados.

Gostou do texto sobre marketing para arquitetos? Continue acompanhando o Archtrends Portobello para ficar por dentro de todas as tendências do universo da arquitetura e da decoração. Assim, além de ter acesso a conteúdos exclusivos sobre diversos assuntos, você também tem a chance de mostrar seu trabalho.

Basta fazer um rápido cadastro e compartilhar seus projetos! Comece hoje mesmo e conquiste cada vez mais oportunidades, utilizando essa ferramenta de divulgação junto com todas as outras ações mencionadas ao longo do conteúdo. Você não vai se arrepender!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

7 ações de marketing para arquitetos para g...

7 ações de marketing para arquitetos para gerar diferencial competitivo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adorei o texto. Bem esclarecedor. Me formei este ano e agora surgem as dúvidas a respeito de marketing e captação de clientes. Obrigada por esclarece-las.

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies